All Title Author
Keywords Abstract


Biblioteca digital geográfica distribuída: uma arquitetura para desenvolvimento Biblioteca digital geográfica distribuida: una arquitectura para el desarrollo

DOI: 10.5433/1981-8920.2007v12n2p

Keywords: Biblioteca Digital Geográfica , Geoprocessamento , Sistema de Informa o Geográfica , Metadados , Geo-ontologias , Biblioteca Digital Geográfica Distribuída.

Full-Text   Cite this paper   Add to My Lib

Abstract:

O desenvolvimento de tecnologias de informa o e comunica o aplicadas às informa es geo-gráficas cresce de forma considerável e torna mais visível o aumento de Sistemas de Informa es Geográficas, principalmente em ambientes governamentais, que buscam disponibilizar a informa- o geográfica a um número de pessoas cada vez maior. O objetivo deste trabalho é apresentar uma arquitetura com elementos para a constru o de uma Biblioteca Digital Geográfica Distribuí-da, utilizando os padr es e os conceitos da Ciência da Informa o juntamente com o Geoproces-samento. Ser o apresentados os conceitos de bibliotecas digitais, os padr es de metadados para informa es geográficas, além de geo-ontologias que contribuem para melhor organiza o e re-cupera o da informa o geográfica. Utilizaram-se os SIGs e a teoria da Ciência da Informa o, focados em especial para o desenvolvimento de Biblioteca Digital Geográfica Distribuída. A pro-posta para constru o de uma Biblioteca Digital Geográfica Distribuída baseia-se no princípio de coopera o entre sistemas e considera o acesso livre às informa es geográficas, a interoperabi-lidade possibilitada pela padroniza o dos metadados e das geo-ontologias. A arquitetura propos-ta para o desenvolvimento de Bibliotecas Digitais Geográficas Distribuídas atende os requisitos de representa o da informa o, as formas de comunica o e o protocolo de coleta de metadados e objetos digitais, possibilitando assim, o compartilhamento dos acervos informacionais geográficos distribuídos em diferentes Bibliotecas Digitais Geográficas. Apontam-se os elos entre o Geopro-cessamento e a Ciência da Informa o em rela o à estrutura o de ambientes de informa es geográficas, que possam ser acessados via rede de computadores.

Full-Text

comments powered by Disqus