oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Aprendendo a ler e a escrever: a narrativa das crian as sobre a alfabetiza o  [cached]
Correa Jane,MacLean Morag
Psicologia: Reflex?o e Crítica , 1999,
Abstract: Esse estudo examina as narrativas orais feitas por crian as da primeira série escolar acerca da alfabetiza o. Foram entrevistadas 38 crian as vindas de famílias de baixa renda e que freqüentavam uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. A maioria das crian as que encontraram dificuldade durante o processo de alfabetiza o produziu narrativas que se referiam à descri o da rotina escolar ou de atividade relacionada à leitura e à escrita sem men o ao desempenho do protagonista da história. Por outro lado, as crian as que foram bem-sucedidas produziram um número significativo de histórias relatando o sucesso do protagonista durante o aprendizado inicial da leitura e da escrita. Poucas histórias foram produzidas, por ambos os grupos, narrando o insucesso do protagonista. Os resultados foram discutidos com rela o às representa es acerca da experiência de sucesso ou fracasso experimentado pela crian a em seu aprendizado.
AS FUN ES DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZA O THE FUNCTIONS OF LANGUAGE AND LITERACY PROCESS  [cached]
Maria Freire Alves
Signótica , 1990, DOI: 10.5216/sig.v2i1.7223
Abstract: Este artigo discute a import ¢ncia de se le -var em conta, no processo de aquisi § £o da leitura e da escrita, as fun § μes da linguagem, ou seja, os di -ferentes usos que a mesma assume a depender dos prop 3sitos com que os indiv -duos a utilizam. Dentro da perspectiva te 3rica abordada, busca, tamb m, analisar alguns recortes de aulas observadas em classes de alfabetiza § £o da rede p o -blica estadual. The main goal of this articleis to discuss the importance of taking into account the functions and uses of language in the process of literacy. Under this perspective it also shows how this theoretical assumption has been observed in some public school literacy classrooms.
Alfabetiza o de adultos: o sentido da escrita em uma comunidade com predominancia oral  [cached]
Ivete Silveira
Revista Brasileira de Educa??o de Jovens e Adultos , 2013,
Abstract: Este artigo tem por objetivo responder à pergunta: qual o sentido da escrita para adultos n o alfabetizados que pertencem a uma comunidade de predominancia oral? A constru o dessa resposta é formulada a partir do recorte da disserta o intitulada Usos funcionais da escrita na história de vida dos atores de EJA da Escola Municipal de Bananeiras/Ilha de Maré – Salvador/BA, defendida no ambito do Programa de Pós-Gradua o em Educa o e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em setembro de 2010. Para responder a essa pergunta, seguimos uma organiza o textual que parte da descri o da comunidade de Bananeiras, tra ando-lhe um perfil etnográfico e, em seguida, discorremos sobre o caminho percorrido, com ênfase na Análise do Discurso de tradi o francesa, dispositivo empregado para a análise do material de linguagem coletado. A partir da análise dessa coleta, trazemos o sentido da escrita atribuído pelos adultos n o alfabetizados, categorizando esses sentidos em for as mobilizadoras em sentido amplo e for as mobilizadoras em sentido restrito. Antes disso, porém, distinguimos letramento aut nomo e letramento ideológico, e práticas de letramento e evento de letramento com o intuito de relacioná-los aos sujeitos-educandos e ao contexto sociocultural de Bananeiras. Nas Considera es Finais, evidenciamos que os educandos e as educandas revelaram, e desvelaram, que o sentido atribuído à escrita é o sentimento de perten a à sociedade grafocêntrica pela qual transitam.
Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetiza??o
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra;Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo;Ferracini, Fernanda;Caparrotti, Nayá Bellintani;Carvalho, Marlene Ribeiro de;Raad, Alexandre José;
Psicologia Escolar e Educacional , 2004, DOI: 10.1590/S1413-85572004000200007
Abstract: this study aims to identify the reading strategies &– logographic, alphabetic and orthography &– used by children without reading learning difficulties manifested and the relation between the strategies and writing performance. it were evaluated 55 first class students from public school with the prova de escrita sob ditado and teste de competência de leitura silenciosa &– tecolesi. the results showed positive correlation between the students‘ score in prova de escrita sob ditado and tecolesi (r = 0,33; p = 0,028). the poor readers group was discriminated by the phonological strategy performance; the others didn‘t discriminate the groups. it‘s shows that this strategy is the more frequently used in this school stage. by this result, it‘s suggests to teach reading strategies in the beginning of the reading acquisition.
Cartilha de alfabetiza o e cultura escolar: um pacto secular  [cached]
Mortatti Maria do Rosário Longo
Cadernos CEDES , 2000,
Abstract: No Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organiza o republicana da instru o pública, observa-se o início de um movimento de escolariza o das práticas de leitura e escrita e de identifica o entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a quest o dos métodos. A partir de ent o, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretiza o dos métodos propostos e, em decorrência, de configura o de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concep es de alfabetiza o, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas quest es, problematizar a rela o entre cartilha de alfabetiza o e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educa o e da alfabetiza o em nosso país.
Alfabetiza o e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concep o construtivista  [cached]
Sawaya Sandra Maria
Educa??o e Pesquisa , 2000,
Abstract: O objetivo deste artigo é contribuir com elementos para o debate das quest es relativas à alfabetiza o e ao fracasso escolar das crian as de baixa renda. Parte-se de resultados de uma pesquisa que examina algumas teses que, tendo como uma das suas bases conceituais a teoria construtivista de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, vêm norteando as políticas públicas de alfabetiza o em nosso país desde a década de 1980. Levaram-se também em conta dados de pesquisas anteriores que estudaram a presen a dos materiais escritos na cultura popular. Os pressupostos construtivistas acerca do desenvolvimento cognitivo das crian as das camadas populares e suas rela es com o texto escrito foram analisados a partir de uma linha de pensamento da História Cultural, que vê a leitura e a escrita como práticas culturais, ou seja, como forma de express o do indivíduo na sociedade. As conclus es a que se chegou s o: n o há marginalidade cultural no sentido de n o participa o na cultura escrita, pois numa sociedade letrada as práticas de escrita se imp em de diferentes maneiras nas formas de existência social, definindo rela es sociais. As rela es das crian as de camadas populares com o texto escrito só podem ser compreendidas em toda sua complexidade dentro do contexto e da diversidade das formas culturais da sua produ o.
Alfabetiza o e linguagem em rede: a forma o continuada de professores  [cached]
?Aparecida Paiva
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2007, DOI: 10.5902/19846444660
Abstract: Este texto relata a experiência do CEALE – Centro de Alfabetiza o, Leitura e Escrita- da FaE/UFMG, em dois momentos: antes e depois de sua integra o à Rede Nacional de Forma o Continuada da SEB/MEC. Os objetivos principais s o: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar a forma o de professores na área da Alfabetiza o e Letramento. Os impactos das a es desenvolvidas por um dos Centros que comp em a Rede, apresentados aqui, de forma sucinta, contribuem para o adensamento dessa política e sua conseqüente capilaridade em dire o a todos os estados brasileiros; além de agregar, ao debate conceitual, (em momento de efervescência teórica) quest es vividas pelos professores, no cotidiano escolar, por meio do processo de institucionaliza o da forma o, em parceria com as universidades. Por fim, este texto pretende, ainda, sugerir reflex es sobre o papel da Universidade na articula o entre forma o inicial e continuada de professores. Palavras-chave: Alfabetiza o e Letramento. Forma o Continuada de Professores. Políticas Públicas.
SíNDROME DE DOWN: ANáLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZA O DE 2001 A 2011. DOWN SYNDROME: ANALYSIS OF ARTICLES ABOUT READING, WRITING AND LITERACY (2001 - 2011)  [PDF]
Bruna Cristina Comin,Maria da Piedade Resende da Costa
Revista Eletr?nica de Educa??o , 2012,
Abstract: Com os avan os das pesquisas e dos recursos disponíveis para o atendimento à pessoa com Síndrome de Down é que se torna possível observar os espa os que esta vem conquistando no mercado de trabalho, assim como no ensino superior. Desta forma, o papel da leitura e escrita é fundamental para que este caminho se torne possível. Pensando nestas afirma es, este estudo traz a seguinte problemática: quais artigos relacionam a temática da Síndrome de Down com assuntos como: leitura, escrita e alfabetiza o? Diante desta quest o é que este estudo tem como objetivo identificar os Artigos já produzidas na área da Síndrome de Down, focando a leitura, escrita e alfabetiza o por meio de uma revis o bibliográfica pelo SciELo, Google Acadêmico e Portal CAPES. O presente estudo justifica-se na medida em que oferece uma dimens o da totalidade de trabalhos produzidos sobre a temática em quest o, identificando os avan os tidos sobre o assunto. Os dados apontam que a maior parte das pesquisas sobre a Síndrome de Down é realizada pela área de biológicas. é possível concluir, portanto, a importancia em se desenvolver mais trabalhos pela área de humanas sobre a pessoa com Síndrome de Down. Na segunda parte deste estudo, sobre a rela o entre o termo Síndrome de Down e os termos leitura, escrita e alfabetiza o, foram identificadas contribui es de diversas áreas do saber.With advancements in research and available resources for Down Syndrome people it is possible to observe the space they are conquering in labor market, as well as in college. Hence, reading and writing have an essential role in making this path possible. Bearing these statements in mind, this work brings the following question up: how many and which are the articles that have already been produced in Down Syndrome field that focus on reading, writing and literacy? A bibliography research was made via SciELo, Google Scholar and Portal CAPES tools. The present study is justified because it presents the total dimension of academic works about Down Syndrome. Data indicate that most of Down Syndrome research is carried out by the Biology field. It is possible to conclude, therefore, the importance of developing more works about Down Syndrome in Humanities. On the second part of this research, on the relationship between Down Syndrome and reading, writing and literacy terms, contributions in several knowledge areas were identified.
O processo de alfabetiza o escolar numa perspectiva crítica
Sérgio Antonio da Silva Leite,Cíntia Wolf do Amaral,Maria do Carmo Martins,Maria de Lourdes Pinto de Almeida,,Milton José de Almeida,Sandra Berenice Villodre Alliegro,Célia Maria Boscolo,Silvia Maria Azevedo dos Santos,Maria José D'Elboux Diogo,Paulino José Orso,Márcia Maria Strazzacappa Hernández,Paulino José Orso,Márcia do Nascimento V. Antunes,Luís Marcelo Alves Ramos
ETD : Educa??o Temática Digital , 2000,
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetiza o escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concep o de alfabetiza o considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetiza o escolar pode colaborar com a forma o do cidad o crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracteriza o do cidad o crítico; papel da escola na forma o do cidad o crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetiza o escolar numa perspectiva crítica. This research aimed to describe the characteristics of the literacy process, developed in a critical perspective. It was planned a selected sample with four educators who maintained a modern literacy concept, according to previous criterion. Data were collected by recurrent interviews, aiming to identify the relations between the school literacy process and critical citizenchip. The analysis of verbal reports identified four thematic groups: the characteristics of critical citizenchip; the role of the school in critical student development; the analysis of traditional educational practices; the theoritical and methodological principles of school literacy process in a critical perspective. Keywords Alfabetiza o crítica --- Alfabetiza o e cidadania --- Leitura/escrita --- Critical literacy --- Literacy and citizenchip --- Reading/writing
Alfabetiza o, leitura, escrita: 25 anos da ANPEd e 100anos de Drummond  [cached]
Cecília Goulart,Sonia Kramer
Revista Brasileira de Educa??o , 2002,
Abstract: chave: alfabetiza o, leitura e escrita, grupo de trabalho. Literacy, reading and writing
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.