oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Os dez anos do Euro: passado de orgulho, futuro de incertezas  [cached]
Patrícia Nasser de Carvalho,Elói Martins Senhoras
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2009,
Abstract: O presente artigo objetiva analisar os dez anos da trajetória histórica da mais significativa integra o monetária mundial em escala e escopo tomando como referência a centralidade geoecon mica do euro nas rela es internacionais de coopera o interestatal.
Reforma e desafios da Educa o Superior: O processo de Bolonha dez anos depois  [PDF]
Clarissa Eckert Baeta Neves
Sociologia & Antropologia , 2011,
Abstract: Este artigo trata da implementa o do Processo de Bolonha iniciado em 1998. Tal processo consiste em uma ampla reforma da educa o superior na Europa. Após se examinar a trajetória de consolida o dos objetivos e as metas desse programa, é focalizada, privilegiadamente, a situa o atual do ensino superior na Alemanha. S o abordados três aspectos centrais: o processo de formula o de uma reforma de propor es continentais por meio das conferências e dos comunicados; as mudan as introduzidas na organiza o do ensino superior; e, por fim, a análise do processo de ado o do modelo Bolonha no sistema de ensino superior na Alemanha e os problemas e desafios dez anos depois.
Dez anos de MERCOSUL: uma vis o brasileira  [cached]
Paulo Roberto de Almeida
Scientia Iuris , 2000,
Abstract: Critical assessment of the first ten years of MERCOSUL, from a Brazilian perspective, dealing with the following questions: brief historical information on the backround process of the integration between Brazil and Argentina, the decision-making process in the context of the 1991 Asuncion treaty, the development of MERCOSUL in the 1990’s, its achievements and shortcomings, its political underpinnings and its legal-institutional structure, as well as its unfinished agenda, together with the challenges ahead in the regional, hemispheric and global contexts, in particular the FTAA question. Avalia o crítica dos primeiros dez anos do MERCOSUL, numa vis o brasileira, tratando das seguintes quest es: breve digress o histórica sobre os antecedentes do esquema integracionista, a decis o integracionista adotada pelo Brasil e pela Argentina, o desenvolvimento do MERCOSUL nos anos 1990, suas realiza es materiais e frustra es econ micas, seus pressupostos políticos e sua estrutura jurídico-institucional, assim como as lacunas remanescentes do processo integracionista, em face dos desafios existentes nos planos regional, hemisférico e global, com destaque para a quest o da ALCA.
Gest o de pessoas por competências: análise de repercuss es dez anos pós-implanta o
Luciano Munck,Mariana Gomes Musetti Munck,Rafael Borim de Souza
Revista de Administra??o Mackenzie , 2011,
Abstract: Este artigo tem como objetivo avaliar um modelo de gest o de pessoas articulado por competências implementado há dez anos. A avalia o foi feita com base nas premissas metodológicas de valida o e legitima o de modelos de gest o de competências propostas por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005). As categorias consideradas foram: defini o constitutiva, validade de construto (validade de conteúdo, validade de face e confiabilidade) e validade preditiva. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso descritivo, no qual as informa es foram consolidadas a partir da triangula o de dados advindos de documentos, relatórios e entrevistas. Foram feitas 29 entrevistas com pessoas identificadas como fontes essenciais para a pesquisa, tais como o consultor do projeto, funcionários, gerentes, diretores e o presidente da empresa. Encontrou-se baixa consistência em rela o ao cumprimento das exigências de valida o. Os resultados demonstraram que o modelo analisado apresenta problemas operacionais, problemas relacionados à compreens o de conceitos e problemas relacionados a organiza o, gest o e cumprimento de premissas. Em suma, o processo avaliativo demonstrou fragilidades do modelo pesquisado em rela o a alinhamento conceitual, alcance dos objetivos propostos e direcionamentos para verifica o da validade preditiva. Também se verificou baixa credibilidade do modelo para orientar contrata es, promo es, remunera o e desenvolvimento. O presente estudo demonstrou que a avalia o de modelos de competências a partir de critérios de valida o promove a aproxima o de premissas, a es e resultados.
Dez anos de PCNs de língua estrangeira sem avalia o dos livros didáticos pelo PNLD
Maura Regina da Silva Dourado
Linguagem em (Dis)curso , 2008,
Abstract: Passados dez anos do lan amento dos Parametros Curriculares Nacionais de línguas estrangeiras (BRASIL, 1998), a língua inglesa permanece fora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como os documentos fazem um deslocamento de ensino sobre a língua para um ensino visando ao engajamento discursivo do aluno, i.e., língua como prática social, partimos da hipótese de que os livros didáticos, mesmo sem avalia o pelo PNLD, têm tentado se adequar aos princípios postulados pelo documento oficial. O objetivo deste artigo é, portanto, comparar a proposta dos PCNs de LE com a de duas séries didáticas – Great! e English In Formation. O corpus se restringe a dois textos e respectivas atividades, cuja análise evidencia a concep o de língua como código e texto como pretexto para ensino de vocabulário e gramática, a descaracteriza o de gêneros textuais, e a inclus o de atividades de leitura e linguagem que v o de encontro ao documento.
DEZ ANOS DA RBIE: RETROSPECTIVA E DESAFIOS  [cached]
Marcos da Fonseca Elia
Revista Brasileira de Informática na Educa??o , 2009,
Abstract: A Revista Brasileira de Informática na Educa o faz dez anos e chega à adolescência com todo o orgulho de uma publica o científica que traz, em t o pouco tempo, um currículo de vinte e quatro edi es voltadas para uma comunidade formada por profissionais com interesses e competências multidisciplinares. E estes resultados quantitativos foram alcan ados sem se afastar de um padr o de qualidade, o que veio a ser reconhecido em 2005 pelo conceito “B” atribuído à RBIE pelo processo de qualifica o Qualis do sistema de avalia o da CAPES1, pelo qual, como se sabe, desde 2001 os periódicos e eventos científicos passaram a ser enquadrados em categorias indicativas da qualidade A, B ou C e esta informa o vem sendo utilizada para avaliar os cursos de pós-gradua o stricto sensu. Celebrar este primeiro decênio de vida t o auspiciosa significa render tributos, primeiramente, à comunidade de Informática na Educa o que, amalgamada dentro da Sociedade Brasileira de Computa o, engendrou a Revista e vem exigindo níveis de qualidade cada vez maiores de si mesma, para nutrila e dela se servir. Em segundo lugar, significa também lembrar dos membros da comunidade que cumpriram com abnega o uma miss o designada por seus pares, dedicando boa parte de sua energia, tempo e competência para que o sonho se transformasse em realidade. A eles e elas, representados aqui pelos editoreschefes de cada uma das equipes editoriais da Revista: Raul Wazlawick (UFSC, 1997-2001), Ant nio Carlos Rocha Costa (UCPel, 2002-2004), Fábio Sampaio (UFRJ, 2005-2006) e Lúcia Giraffa (PUCRS, 2007- 2008); o nosso muito obrigado! E à comunidade, tentaremos retribuir oferecendo um ensaio histórico e reflexivo sobre a RBIE neste primeiro decênio, levantando alguns desafios para o próximo.
O projeto gráfico de revistas: uma análise dos dez anos da revista Capricho  [cached]
Ana Cláudia Gruszynski,Sophia Seibel Chassot
Conex?o : Comunica??o e Cultura , 2006,
Abstract: Este artigo avalia de que maneira o projeto gráfico de uma revista se relaciona com seu projeto editorial, tomando como estudo de caso a revista Capricho no período de 1995 e 2005. Para isso, apresenta os elementos básicos de projetos gráficos de revistas, bem como um histórico da revista Capricho, detendo-se em aspectos relacionados ao seu público-alvo, os adolescentes, a fim de melhor compreender como os projetos editorial e gráfico se estruturam a fim de dialogar com ele. Analisa e discute as diferentes propostas de projeto gráfico apresentadas ao longo do período observado.
Dez anos de experiência em controle de qualidade em imuno-hematologia
Novaretti, Marcia C. Z.;Bonifácio, Sílvia L.;Medeiros, Vitor R.;Ruiz, Azulamara S.;Dorlhiac-Llacer, Pedro E.;Chamone, Dalton A. F.;
Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia , 2009, DOI: 10.1590/S1516-84842009005000052
Abstract: transfusion medicine has the purpose of guaranteeing the quality and quantity of blood, blood derivatives and services offered to the community. thus, the analysis of serological reagents is critical in pre-transfusion testing and, consequently, reliable transfusions. a constant improvement in the tests that analyze the quality of reagents and equipment utilized is the responsibility of quality control. this paper aims at presenting the results and experience achieved over 10 years in the department of quality control in immunohematology at funda??o pró-sangue / hemocentro de s?o paulo. in the period of january 1997 to december 2007 we carried out analyses of 3,417 serological reagents at acquisition and/or during their use. the analyses included from visual inspection to specific laboratory tests for each kind of reagent. of the 3,417 lots analyzed (mean = 310/year, median = 252/year), 94 (2.7% - median=8.54/year) failed the tests. from 2004 to date, once the reagents were approved, none failed during use. the implementation of a quality control system with standardized techniques is important for the adequate utilization of serological reagents. this system accomplished by retroactive control of the reagents, contributed to the safety and reliability of results in immunohematology testing.
Estudo retrospectivo de dez anos em endoscopia das cavidades nasais de pacientes com hanseníase
Martins, Ana C. C.;Castro, Jair de Carvalho e;Moreira, Jo?o Soares;
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , 2005, DOI: 10.1590/S0034-72992005000500011
Abstract: leprosy is an infectious condition that has a chronic evolution caused by the mycobacterium leprae. it very often attacks the nasal cavities mucosa independent of its clinical form, even before skin lesions or lesions to other parts of the body arise, in the presence or not of clinical complaints. aim: to show the efficiency of nasal endoscopy to identify endonasal mucosa lesions and the importance of the otorhinolaryngologist in the diagnosis and follow-up of leprosy patients. study design: clinical history study. material and method: a historic study was performed with 173 patient's records without previous treatment from 1990 to 2000 at the otorhinolaryngology services, instituto de pesquisas clinicas hospital evandro chagas, fiocruz. results: all of the patients showed nasal lesions, 121 with and 52 without clinical complaints. discussion: nasal cavities endoscopy exam enabled early identification of the mucosa alteration in leprosy patients as well as how to identify the evolution of the lesions. this type of exam also helps to establish local treatment. conclusion: the evaluation and follow-up of leprosy patients by the otorhinolaryngologist in a multidisciplinary team are justified and offer the patient early diagnosis and specific treatment.
11 de Setembro, dez anos: recep o no mundo, rea es no Brasil
Paulo Roberto de Almeida
Revista Espa?o Acadêmico , 2011,
Abstract: Considera es sobre as rea es aos atos terroristas do Onze de Setembro nos EUA, em outros países, e no seio da esquerda em diversos países, em especial na América Latina e no Brasil. A esquerda apresenta diversos equívocos de compreens o do fen meno terrorista, tendendo a ser leniente quando atos terroristas s o praticados contra alvos pertencentes ao universo da potência imperial, legitimando assim, parcialmente, o terrorismo fundamentalista, que na verdade representa uma ideologia profundamente reacionária e totalmente desumana.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.