oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Tradu o, adapta o e estudo da validade de construto da Scale of Ethnocultural Empathy =Translation, adaptation, and construct validity study of the Scale of Ethnocultural Empathy  [PDF]
Sampaio, Leonardo Rodrigues et al.
Psico , 2012,
Abstract: A empatia etnocultural é um construto que ajuda na compreens o de fen menos que envolvem quest es culturais, respeito às diferen as etnoculturais e desenvolvimento afetivo e sociomoral. O presente estudo objetivou traduzir, adaptar e testar a validade de construto da Scale of Ethnocultural Empathy – SEE para uso no Brasil. Participaram desta pesquisa 350 estudantes universitários residentes na cidade de Juazeiro (BA). Eles responderam à vers o adaptada da SEE, que passou a se chamar Escala de Empatia Etnocultural – EEE, além de um questionário sociodemográfico. Foram realizadas análises fatoriais e os resultados apontaram como melhor solu o uma estrutura composta por 26 itens, dispostos em três fatores. A consistência interna da Escala de Empatia Etnocultural como um todo (Nível Geral de Empatia Etnocultural) foi considerada boa (α = . 808). Destarte, a Escala de Empatia Etnocultural revelou propriedades psicométricas adequadas à avalia o do construto e demonstrou ser uma importante ferramenta de investiga o em pesquisas futuras. Ethnocultural Empathy is a construct that helps to understand phenomena encompassing cultural issues, respect to ethnocultural differences, and affective and social-moral development. The present study aimed to translate, to adapt and to assess the construct validity of the Scale of Ethnocultural Empathy – SEE for use in Brazil. A total of 350 undergraduate students resident in the city of Juazeiro, BA (Brazil) participated of this study. They answered to the modified version of the SEE – which was called in Portuguese Escala de Empatia Etnocultural – EEE, and a questionnaire assessing socio-demographic characteristics. A factor analysis of 26 items suggested that a three-factor solution provided the best fit to the data. The overall internal consistency of the SEE (general level of ethnocultural empathy) was good (α = . 808). Taken as a whole, the psychometric properties of the Scale of Ethnocultural Empathy are suitable to assess the Ethnocultural Empathy and demonstrate that the SEE is an important research tool in future studies.
Validade de construto de um instrumento informatizado de avalia o dinamica da inteligência fluida  [PDF]
Primi, Ricardo et al.
Psico , 2006,
Abstract: A inteligência fluida (Gf) refere-se à capacidade geral de raciocínio em situa es novas pouco estruturadas. Em termos de processo cognitivo subjacentes, estudos recentes apontam que a Gf está associada á memória de trabalho, especialmente às fun es do executivo central, nomeadamente, coordena o simultanea de tarefas e aten o, seletiva/abstra o. Esse estudo verificou a estrutura fatorial de um conjunto de itens de raciocínio analógico com figuras geométricas criados sistematicamente para representarem esses dois componentes do constructo. O instrumento é informatizado e composto por: (a) Pré-teste contendo doze problemas; (b) Fase de treino na qual s o ensinados os componentes do processamento cognitivo e a estrutura geral dos problemas e (c) Pós-teste com mais doze problemas estruturalmente idênticos aos do pré-teste e com feedback, sobre a corre o da resposta e três tentativas possíveis. Participaram 343 estudanetes universitários, 56,5% homens e 43,5% mulheres de cinco cursos: Administra o (16,4%), Engenharia elétrica (17%), Engenharia mecanica (26,5%), Matemática (9,1%) e Psicologia (30,9%). Os alunos tinham entre 17 e 43 anos com média de 22,2 anos e desvio padr o 4,68. Os resultados da análise Full Information Factor Analysis indicaram a existência de três fatores, um agrupando itens do pré-teste, outro agrupando itens do pós-teste e um terceiro com itens mais difíceis destinados a medir o componente abstra o. Os resultados indicam que a constru o sistemática dos itens foi efetiva em separar os dois componentes da inteligência fluida assim como o formato dinamico da avalia o foi efetivo para avaliar diferen as individuais em rela o ao potencial de aprendizagem.
Proposta de uma medida de empatia focada em grupos: validade fatorial e consistência interna
Galv?o, Lilian Kelly de Sousa et al.
Psico , 2010,
Abstract: O presente artigo procurou reunir evidências da validade fatorial e consistência interna de uma Escala de Empatia focada em Grupos (EEG). Para tanto, foram realizados dois estudos: o primeiro refere-se a um estudo exploratório e o segundo a uma valida o confirmatória. Foram utilizadas duas amostras, com aproximadamente 200 adolescentes cada. Os participantes responderam a EEG e a um questionário demográfico. Os resultados da análise de componentes principais identificaram quatro fatores representativos da estrutura interna do instrumento, com um Alfa total de 0,83. Uma análise fatorial confirmatória revelou indicadores psicométricos aceitáveis para o modelo com quatro fatores em compara o com outros modelos. De uma maneira geral, o presente estudo traz contribui es significativas para a compreens o da dimensionalidade do construto da empatia.
Filariose bancroftiana em áreas urbanas do Estado de Alagoas, nordeste do Brasil: estudo em popula o geral
Rocha Eliana M. Mauricio da,Fontes Gilberto,Brito Ana C.,Silva Tatiana R.C.
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , 2000,
Abstract: Com objetivo de estudar a situa o da filariose linfática em Alagoas, foi realizado um inquérito hemoscópico na popula o geral de áreas urbanas das três diferentes regi es fisiográficas do estado. Dos 101 municípios, foram pesquisados aleatoriamente 10, sendo a bancroftose detectada somente na capital, Maceió. Em um estudo seccional feito com a popula o geral de 4 bairros desta cidade foram examinados 10.973 indivíduos sendo detectados 226 microfilarêmicos, com prevalências nos bairros variando de 0 a 5,4%. Tanto a prevalência de microfilarêmicos como a microfilaremia média foram significativamente maiores em indivíduos do sexo masculino. Entre os examinados n o nascidos em Maceió, o tempo de residência na área endêmica foi significativamente maior entre microfilarêmicos que entre amicrofilarêmicos. Baseado nestes dados, medidas de controle já foram implementadas visando a elimina o da filariose linfática na regi o.
Atitudes de gestantes e da popula o geral quanto ao uso de substancias durante a gesta o
Adriana da Matta,Lissandra Vieira Soares,Lisiane Bizarro
SMAD Revista Electrónica Salud Mental, Alcohol y Drogas , 2011,
Abstract: Investigaram-se atitudes permissivas ou restritivas ao uso de substancias psicoativas (SPA) e medica es sem prescri o, durante a gesta o e a amamenta o. Os participantes da popula o geral (n=172) e gestantes (n=137) responderam uma enquete sobre cenários nos quais uma gestante e uma lactante poderiam ou n o consumir SPAs e medica es. O uso de SPAs e medica es foi restringido pela maioria. Dentre os participantes que permitiram o consumo, esse deveria ser em frequência e/ou doses menores. Dentre as gestantes, houve discrepancia entre atitudes e comportamento, pois parte das gestantes fumou durante a gesta o, mesmo tendo atitude restritiva.
Validade e confiabilidade do método de custo de viagem: um estudo aplicado ao Parque Nacional da Serra Geral
Maia, A. Gori;Romeiro, Ademar R.;
Economia Aplicada , 2008, DOI: 10.1590/S1413-80502008000100005
Abstract: the main purpose of this paper is to analyze the validity and reliability of an economic valuation obtained by travel costs method applied to serra geral national park (brazil). the review of the theoretical postulates of methodology and of the main literature recommendations adds arguments to analyze the content validity of the estimation and, in order to analyze its reliability, it was simulated the effect of possible sample variations on the final result of valuation.
Clima organizacional: uma revis o histórica do construto  [cached]
Igor Gomes Menezes,Ana Cristina Passos Gomes
Psicologia em Revista , 2010,
Abstract: Clima organizacional pode ser caracterizado como um conjunto de percep es compartilhadas por trabalhadores sobre diferentes aspectos do ambiente organizacional, sendo um dos construtos mais investigados no campo do comportamento organizacional. Este trabalho objetivou sistematizar parte dos conhecimentos produzidos sobre clima organizacional ao longo dos anos, ao estabelecer um ordenamento histórico das pesquisas sobre o tema em três momentos: de 1930 a 1960, estudo da taxonomia, contexto e estrutura do construto; de 1970 a 1980, diferencia o entre os conceitos de clima e cultura organizacionais; e de 1990 à atualidade, estudos empíricos para testar a validade discriminante do clima organizacional em rela o a outros construtos e desenvolvimento de novos métodos de análise. Ressaltase a premência pelo desenvolvimento de novos modelos teóricos que integrem o conjunto de descritores dos modelos já existentes e uma maior aplica o de técnicas psicométricas para valida o desses modelos.
Valida o da escala de depress o geriátrica em um ambulatório geral  [cached]
Paradela Emylucy Martins Paiva,Louren?o Roberto Alves,Veras Renato Peixoto
Revista de Saúde Pública , 2005,
Abstract: OBJETIVO: A Escala de Depress o Geriátrica, utilizada para o rastreamento de sintomas depressivos em idosos, ainda n o teve suas características de medida avaliadas em ambulatórios gerais no Brasil. O objetivo foi estudar a validade da Escala, com 15 itens (EDG-15), na identifica o de episódio de Depress o Maior ou Distimia em idosos atendidos em ambulatório geral. MéTODOS: A Escala foi aplicada em 302 indivíduos com 65 anos ou mais, que em seguida foram examinados, de maneira independente, por um geriatra que n o tinha conhecimento dos resultados da Escala. Os diagnósticos de Depress o Maior ou Distimia foram feitos utilizando-se os critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-IV. A sensibilidade e a especificidade nos vários pontos de corte foram expressas pela curva Receiver Operating Characteristic. RESULTADOS: O ponto de corte de melhor equilíbrio foi 5/6, obteve sensibilidade de 81% e especificidade de 71%; e o valor da área sob a curva Receiver Operating Characteristic foi de 0,85 (IC 95%: 0,79-0,91). CONCLUS ES: A Escala de Depress o Geriátrica pode ser utilizada para o rastreamento de sintomas depressivos na popula o geriátrica ambulatorial brasileira. O ponto de corte 5/6, sugerido inicialmente por outros autores, mostrou-se adequado.
Vers o e adapta o para o português brasileiro do questionário: cren as e atitudes sobre preven o de perda auditiva Translation and adaptation of the questionnaire "beliefs and attitudes on hearing loss prevention" into Brazilian Portuguese  [cached]
Luciana Bramatti,Thais Catalani Morata,Jair Mendes Marques,Ulisses Gabriel Martini
Revista CEFAC , 2012,
Abstract: OBJETIVO: validar a vers o para língua portuguesa do questionário "Cren as e Atitudes sobre a Preven o de Perdas Auditivas", desenvolvido pelo National Institute for Occupational Safety and Health in 1996. MéTODO: a valida o do questionário seguiu as seguintes etapas: tradu o do idioma inglês para o português, pré-teste com um subgrupo de 10 trabalhadores, adapta o lingüística, revis o da equivalência gramatical e idiomática e processo inverso de tradu o do português para o inglês, para verificar se houve descaracteriza o do questionário. Participaram do estudo 31 trabalhadores de uma indústria frigorífica, 17 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idade média de 29 anos e 7 meses. As quest es utilizadas foram medidas seguindo a escala de Likert com cinco graus, onde 1 - corresponde a "concordo totalmente" e 5 - "discordo totalmente". A análise fatorial objetivou explicar a liga o entre um conjunto de variáveis correlacionadas. Os trabalhadores responderam ao primeiro questionário (Vers o A) e num prazo de 15 dias responderam ao segundo questionário (Vers o B). RESULTADOS: a reprodutibilidade do instrumento foi demonstrada pelo índice geral de Alfa de Cronbach de 0, 8146 para o formulário A e 0, 8569 para o formulário B. As correla es foram significantes indicando a validade de construto e conteúdo da vers o em Português Brasileiro para o seu uso com uma popula o trabalhadora. CONCLUS ES: o questionário foi traduzido e adaptado para ser aplicado na popula o brasileira, denominado Cren as e Atitudes sobre a Preven o de Perdas Auditivas, e servirá como instrumento na avalia o das atitudes e comportamento dos trabalhadores frente ao ruído e preven o de perdas auditivas. PURPOSE: to evaluate the Brazilian Portuguese version of the instrument "Beliefs and Attitudes on Hearing Loss Prevention", developed by the National Institute for Occupational Safety and Health in 1996. METHOD: the development of the Portuguese scale followed the following steps: translation from English into Brazilian Portuguese, pre-test with a group of 10 workers compared to the target population, linguistic adaptation, review of grammatical and idiomatic equivalence, and reverse translation into English in order to check that the instrument remained true to its original version. Following this elements, the Portuguese instrument was validated with the group of 31 workers. The participating workers came from a meat-packing company. Seventeen were males and 14 were females, and their mean age was 29 years and 7 months. The questions were constructed using a 5-point Like
Questionário de Saúde Geral (QSG-12): o efeito de itens negativos em sua estrutura fatorial
Gouveia, Valdiney V.;Lima, Tiago Jessé Souza de;Gouveia, Rildésia Silva Veloso;Freires, Leogildo Alves;Barbosa, Larisse Helena Gomes Macedo;
Cadernos de Saúde Pública , 2012, DOI: 10.1590/S0102-311X2012000200016
Abstract: the general health questionnaire (ghq-12) detects non severe psychiatric illnesses. although commonly treated as a general index, the definition of its factorial structure is cause for debate. this study aimed to test this structure comparing three models: two frequently cited in the literature (one- and t bi- factorial) and a third, also one-factor, which controls response bias due to the negative wording of items. a total of 1,180 people participated (300 undergraduates, 311 military policemen, 274 elementary school teachers and 295 members of the general population) answering the ghq-12 and demographic questions. confirmatory factor analyses showed that the one-factor structure, controlling by the wording effect, gathered the best fit indexes, except among the military. this structure showed greater than0.80 reliability in all groups. it was concluded that the one-factor model of the ghq-12 is more appropriate, however, future studies are required with people with different occupations and levels of mental health.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.