oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Processamento visual da forma: análise de sistema linear e alguns paradigmas psicofísicos  [cached]
Santos Natanael Antonio dos,Simas Maria Lúcia de Bustamante
Psicologia: Reflex?o e Crítica , 2002,
Abstract: O objetivo deste trabalho é discutir alguns aspectos conceituais básicos da análise de Fourier enquanto ferramenta que fundamenta a perspectiva de filtros ou canais múltiplos de freqüências espaciais no estudo do processamento visual da forma. Ser o também discutidos alguns dos principais paradigmas psicofísicos utilizados para caracterizar a resposta do sistema visual humano para filtros de freqüências espaciais de banda estreita. A análise de sistema linear e alguns paradigmas psicofísicos têm contribuído para o desenvolvimento teórico da percep o e do processamento visual da forma.
Influência das condi es de processamento ceramico na resistência mecanica e na permeabilidade dos filtros de Al2O3-SiC  [cached]
Salvini V. R.,Innocentini M. D. M.,Pandolfelli V. C.
Ceramica , 2002,
Abstract: Filtros ceramicos devem apresentar alta permeabilidade e eficiência de reten o de inclus es sólidas, além de uma boa resistência mecanica. No entanto, estas propriedades variam de modos distintos para uma determinada estrutura celular. Poros grandes aumentam a permeabilidade, mas diminuem a eficiência de reten o das inclus es. Em rela o ao desempenho do filtro, a porosidade aparente apresenta alta relevancia, uma vez que a resistência mecanica diminui e a permeabilidade aumenta para valores de porosidade elevados. Neste trabalho investigou-se a rela o entre a resistência mecanica e a permeabilidade para filtros do sistema Al2O3-SiC de 10 ppi (poros por polegada linear). A quantidade da suspens o impregnada na esponja, durante a fabrica o do filtro, foi escolhida como variável de controle, pois por meio desta modifica-se a porosidade e o tamanho de poro do filtro. Os resultados obtidos foram comparados aos de filtros de 8 a 90 ppi.
Processamento e caracteriza??o de filtros ceramicos fibrosos
Muller, D.;Acchar, W.;Silva, G. M. C.;Moreira, E. A.;Coury, J. R.;Innocentini, M. D. M.;Hotza, D.;Rambo, C. R.;
Ceramica , 2009, DOI: 10.1590/S0366-69132009000300012
Abstract: filters with fibrous structure were produced from low cost, commercially available raw materials and characterized for aerosol filtration. refractory aluminosilicate fibers were uniaxially pressed with polyvinyl acetate as binder. different pressures were applied, which yielded samples with different porosities. after pressing, the samples were heat treated at 500 oc during 1 h in air for debinding with subsequent sintering at 1200 oc for 1 h, which resulted in porous fibrous structures composed mainly by mullite (3sio2.2al2o3) with porosity in the range of 50%-75%. the microstructure of the fibrous filters was evaluated by scanning electron microscopy, which revealed a porous morphology comprised by three-dimensional interconnected fibers. mechanical strength was measured by compressive and 4-point bending tests. permeability and particle collection efficiency were evaluated and compared with commercially available filters. the permeability and collection efficiency values are in the order of magnitude of cellular supports for aerosol filters and, therefore, suitable for several technological applications.
Otimiza o do processamento para a fabrica o de filtros no sistema Al2O3-SiC  [cached]
Salvini V. R.,Pupim A. M.,Innocentini M. D. M.,Pandolfelli V. C.
Ceramica , 2001,
Abstract: Neste trabalho avaliou-se o efeito das condi es de processamento ceramico na permeabilidade e resistência mecanica de filtros celulares. Esta avalia o compreendeu a fabrica o e caracteriza o de filtros ceramicos de 8 ppi (poros por polegada linear) no sistema Al2O3-SiC produzidos a partir de suspens es ceramicas com diferentes ajustes granulométricos. O ajuste granulométrico tem por objetivo otimizar o empacotamento das partículas nos filamentos sólidos e, conseqüentemente, melhorar as propriedades mecanicas do filtro, porém sem comprometer a permeabilidade do mesmo. Neste estudo, a caracteriza o compreendeu tanto as propriedades reológicas das suspens es selecionadas bem como a caracteriza o física, fluidodinamica e mecanica dos filtros obtidos.
Mensura o da sensibilidade ao contraste em crian as pré-escolares com método psicofísico e estímulos radiais  [PDF]
Fran?a, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos,Santos, Natanael Antonio dos,Lacerda, Aline Mendes
Psico , 2008,
Abstract: O objetivo deste trabalho foi utilizar o método psicofísico da escolha for ada para mensurar a fun o de sensibilidade ao contraste para freqüências radiais (FSCr) na faixa de 0,25-2 cpg em crian as pré-escolares. Foram estimados liminares de contraste para 15 participantes (dez crian as e cinco adultos). Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doen as oculares identificáveis. Os resultados mostraram diferen as significantes entre as curvas de FSCr de crian as de 4 anos, 5 anos e adultos. Os resultados mostram ainda que as curvas de FSCr de crian as de 4 a 5 anos apresentam perfis semelhantes a dos asultos. Estes resultados sugerem que o método psicofísico da escolha for ada pode ser utilizado para mensurar a FSCr de crian as a partir dos 4 anos.
Dise o e implementación de filtros digitales  [cached]
Oscar F. Corredor C,Luis F. Pedraza M.,César A. Hernández S.
Visión Electrónica , 2009,
Abstract: En este artículo se presenta el dise o de filtros FIR mediante el método de las ventanas, el dise o de filtros IIR mediante la transformación bilineal y la implementación mediante la programación directa, estandar y escalera. Finalmente se realiza una comparación entre este tipo de filtros digitales, con ayuda de a herramienta computacional MATLAB.
Correla o entre permeabilidade e resistência mecanica de filtros ceramicos no sistema Al2O3-SiC  [cached]
Salvini V. R.,Innocentini M. D. M.,Pandolfelli V. C.
Ceramica , 2000,
Abstract: Tem sido crescente o uso de ceramicas reticulares em processos de refino e purifica o de metais fundidos, filtra o de gases quentes e combust o catalítica. A aplica o depende da composi o química e das propriedades físicas do material (número de poros por polegada linear (ppi), porosidade e diametro de poro). Há um consenso de que a melhoria das propriedades dos filamentos resulta em um melhor desempenho mecanico do filtro ceramico. Entretanto, a análise dos valores de resistência mecanica n o pode ser considerada isoladamente, uma vez que para filtros ceramicos esta tem que estar associada à permeabilidade. Neste trabalho é feita uma análise entre as propriedades fluidodinamicas e mecanicas de filtros ceramicos no sistema Al2O3-SiC na faixa de 8 a 90 ppi. Os resultados obtidos permitem considera es tanto no aspecto do processamento ceramico quanto no modelamento mecanico apresentado na literatura.
Percep o e processamento visual da forma: discutindo modelos teóricos atuais  [cached]
Santos Natanael Antonio dos,Simas Maria Lúcia de Bustamante
Psicologia: Reflex?o e Crítica , 2001,
Abstract: Este trabalho discute alguns aspectos teóricos sobre os modelos detector de características e análise de freqüência espacial em cinco se es. A primeira mostra uma breve história e a idéia básica de cada modelo. A segunda mostra evidências psicofísicas e neurofisiológicas sobre a seletividade à freqüência espacial. A terceira, a quarta e a quinta mostram aspectos controversos sobre estes modelos: freqüência espacial versus detectores de características, filtragem local versus global e processamento espacial linear versus n o-linear, respectivamente. Um dos objetivos deste trabalho foi discutir tópicos importantes sobre percep o e processamento visual da forma.
Influência das condi??es de processamento ceramico na resistência mecanica e na permeabilidade dos filtros de Al2O3-SiC
Salvini, V. R.;Innocentini, M. D. M.;Pandolfelli, V. C.;
Ceramica , 2002, DOI: 10.1590/S0366-69132002000300003
Abstract: ceramic filters must present not only high permeability and particle trapping efficiency, but also suitable mechanical strength. however, these parameters are influenced in different ways by the cellular structure. large pores favor permeability, but lower removal efficiency of small particles. small pores, on the other hand, enhance particle collection, although the filter pressure drop increases. the porosity is also essential for determining ceramic foam performance. mechanical strength generally decreases with increasing porosity, even though permeability is improved. in this work, the relationship between mechanical strength and permeability has been investigated for 10 ppi (pores per linear inch) al2o3-sic filters. the amount of slurry impregnated on the organic struts walls during processing has been chosen as the control variable. the results have been compared with those obtained from cellular structures where the pore count variation ranged from 10 to 90 ppi.
Efeitos de filtros e alturas de enxertia no desenvolvimento e produ o da mangueira, var. Tommy Atkins  [cached]
Sampaio V. R,Sim?o S
Scientia Agricola , 1996,
Abstract: Estudou-se o efeito da introdu o de filtros, com duas dimens es (15 e 30cm), de três variedades de mangueiras (Coquinho, Carlota e Imperial) e duas alturas de enxertia (25 e 55cm), na var. Tommy-Atkins, enxertada na var. Espada. Os resultados mostraram que os tratamentos n o afetaram o desenvolvimento vegetativo das mangueiras, avaliados após seis anos de implanta o do experimento, através dos parametros: perímetro do porta-enxerto e filtro, altura e diametro da copa. As produ es de frutos analisadas após quatro colheitas, embora acusassem certa varia o entre os tratamentos, n o foram estatisticamente significantes.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.