oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A LITERATURA COMO GERADOR DE NOVOS SIGNIFICADOS
MIRANDOLA, S?nia Maria Machado,SPAZZIANI, Maria de Lourdes
Nucleus , 2004,
Abstract: The presen to paper makes a reflexion about the interdisciplinary practice in the area ofPortuguese Language and Literature, from a project developed thr work: Os Sert es by Euclides da Cunha.O presente artigo faz uma reflex o sobre a prática interdisciplinar na área de LínguaPortuguesa e Literatura, a partir de um projeto desenvolvido em torno da obra Os Sert es, de Euclides daCunha.
Transacciones no observadas en los fondos mutuos: el caso de Chile  [cached]
Franco Parisi,Vito Sciaraffia,Paola Ahumada,Patricia Aguilar
Academia : Revista Latinoamericana de Administración , 2010,
Abstract: La rentabilidad de los fondos mutuos se sustenta en estrategias dinámicas de inversión. Sin embargo, no todas las transacciones son informadas públicamente. éstas son conocidas como transacciones no observadas y persiguen rentabilidades basadas en estrategias de inversión activa. Por esto último, y utilizando datos para el caso de la industria de fondos mutuos en Chile, comparamos la rentabilidad generada para el inversionista en fondos mutuos con aquella rentabilidad hipotética, que considera exclusivamente las carteras de inversiones publicadas para estos respectivos fondos. A partir de este análisis, concluimos que prácticamente la totalidad de los fondos mutuos analizados evidenciaron la existencia de transacciones no observadas. Aproximadamente un 70% de los fondos mutuos presentaron efectos estadísticamente significativos sobre las rentabilidades gracias a estrategias de inversión activa, equivalentes a un incremento del promedio mensual en la rentabilidad de un 17%.
Production capacity as a remedy for profit generator A capacidade de produ o como recurso gerador de ganhos
Norberto Tamborlin,Cristian Tadeu von der Hayde,Camila da Silva Schmitt,Gabriele Heiden
Revista Eletr?nica de Estratégia e Negócios , 2013,
Abstract: The gradual growth of the flexography market generates different expectations in organizations of this segment. To ensure the fulfillment of the demand and ensure its market share, it is important to know the real productive capacity of its plant. The research aimed to identify the capacity of the sector recording a stereotype workshop the city of Blumenau/SC. Was defined as qualitative research, objective descriptive and as in the investigation, the research is characterized as action research. Data were collected from the daily monitoring of the processes performed in the recording industry, observing the development of activities, recording information in reports and informal interviews with employees. Thus, the data were triangulated and presented in tables and figures. The results of this investigation was identified the bottleneck of production as well as the existence of hours shutdowns for lack of service, and made suggestions to optimize production capacity, as well as strategies to increase earnings. O crescimento gradativo do mercado de flexografia gera diversas expectativas nas organiza es deste segmento. Para garantir o atendimento da demanda e garantir a sua fatia de mercado, é importante conhecer a real capacidade produtiva da sua unidade de produ o. A pesquisa teve como objetivo identificar a capacidade de produ o do setor de grava o de uma clicheria da cidade de Blumenau/SC. Foi definida como pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo e quanto aos procedimentos de investiga o, a pesquisa se caracterizou como pesquisa-a o. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento diário dos processos realizados no setor de grava o, observa o do desenvolvimento das atividades, registro das informa es em relatórios e entrevistas informais com os funcionários. Dessa forma, os dados obtidos foram triangulados e apresentados em figuras e tabelas. Como resultados desta investiga o, foi identificado o gargalo de produ o, bem como a existência de horas paradas programadas por falta de servi o, sendo feitas sugest es para otimizar a capacidade produtiva, assim como estratégias para aumentar os ganhos.
A SEGREGA O SóCIO-ESPACIAL COMO TEMA GERADOR PARA ESCOLAS DE PERIFERIAS: UMA EXPERIêNCIA EM MARICá  [cached]
Diego Jasmin Marino
Revista Tamoios , 2009,
Abstract: Esta monografia tem por finalidade discutir a escolha de conteúdos que contemplem a realidade experimentada pelos alunos, apresentando uma experiência realizada em uma escola pública de periferia no município de Maricá - RJ. O ensino de geografia tem seguido o mesmo caminho que outras disciplinas escolares trilham, o de apresentar um currículo que valorize a memoriza o sem problematizar a realidade, desvalorizando assim a prática do aluno. Trabalhou-se nessa monografia, portanto, com a metodologia dos temas geradores, que busca no universo temático do sujeito a problematiza o da realidade. No colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva que está localizado no bairro de S o José de Imbassaí, regi o que apresenta sérios problemas, devido ao descaso das autoridades, chegou-se ao consenso com os alunos acerca do tema-gerador segrega o sócio-espacial, como um tema muito presente em seu cotidiano. Palavras-chaves: ensino de geografia; segrega o sócio- espacial; tema gerador. ABSTRACT This monograph aims to discuss the choice of content that address the reality experienced by the students, presenting an experience in a school in the outskirts of the city of Maricá - RJ. The teaching of geography has followed the same path as other school subjects tread, to present a curriculum that values the memorization without question the reality, thus devaluing the practice of the student. We will work in this article, therefore, the methodology of generating themes, looking at the thematic universe of the subject to questioning of reality. State College Euclydes Paulo da Silva who is located in S o José de Imbassaí region, which presents serious problems due to the negligence of the authorities, we reached a consensus with the students about the socio - spatial segregation as a theme present in much their daily lives. Key-words: teaching of geography; socio-spatial segregation; and theme .
Análise comparativa de pre os: variáveis influentes na percep o de vantagem de compra.
Jorge Henrique Fran?a dos Santos,Delane Botelho
Revista de Administra??o Mackenzie , 2011,
Abstract: Este artigo verifica a influência das variáveis “informa o sobre pre o” (forma de apresenta o), “familiaridade com o produto” e “nível de escolaridade” na percep o do comprador sobre a vantagem relativa de propostas de pre o de produtos. A base teórica considerou prioritariamente a teoria dos prospectos e a teoria da contabilidade mental. Por ser realizado no contexto maranhense, este estudo permite avaliar tais teorias em condi es culturais distintas do que vem sendo produzido tradicionalmente na literatura de administra o no Brasil, nas Regi es Sudeste e Sul. A pesquisa empírica consistiu em um experimento de laboratório com manipula o de instru o, com uma amostra de 192 indivíduos. Os resultados indicam que a inclus o do pre o de referência influencia as percep es do comprador em rela o aos ganhos e às perdas envolvidas no contexto da compra, e a percep o dos estímulos de pre o varia em fun o de escolaridade e familiaridade com o produto. Em cenários sem a presen a de pre os de referência e com ganhos altos e perdas baixas, a vers o integrada dos eventos é preferível. A inclus o do pre o de referência e a apresenta o em reais das informa es, em condi es combinadas de perdas e ganhos, n o mostraram altera o de preferência pela vers o integrada, indicando que compradores percebem uma perda menos dolorosa quando um ganho maior é apresentado em um único pacote do que perceberiam caso a perda fosse apresentada isoladamente. Sugest es para futuras pesquisas incluem os estímulos relacionados à ambienta o de loja e dos veículos de apresenta o como moderadores da forma o do pre o de referência e consequente percep o do comprador sobre a vantagem relativa das promo es de pre o.
Fatores influentes na desistência de idosos em um programa de exercício físico  [cached]
Adilson Sant'Ana Cardoso,Lucélia Justino Borges,Giovana Zarpellon Mazo,Tania Bertoldo Benedetti
Movimento , 2008,
Abstract: Este estudio viso a investigar los factores influyentes en la aderencia e renuncia de ancianos en un programa de ejercicio físico implantado en las Unidades del Local de Salud (ULS)de Florianópolis, SC. Para eso, se entrevistó 13 ancianos, con edad media de 71,08 (DP=5,75), por medio de una entrevista semi-estructurada aplicada vía teléfono. Se concluyó que el principal motivo de aderencia a lo programa fue lo aspecto de las relaciones personales (convites de amigos y/o familiares), ya los motivos de renuncia más frecuentes fueran razones personales (problemas de salud del conjugue, muerte del mismo o de los demás familiares).
Pesquisa qualitativa: reflex es sobre o trabalho de campo  [cached]
Duarte Rosália
Cadernos de Pesquisa , 2002,
Abstract: Este trabalho discute algumas das dificuldades mais freqüentemente enfrentadas por pesquisadores em trabalhos de campo, no que diz respeito ao uso de metodologias de base qualitativa. Procura-se apresentar, no decorrer do texto, problemas que envolvem, por exemplo, a delimita o do universo de pesquisa, a defini o de critérios para a sele o dos sujeitos a serem entrevistados, elabora o de roteiros de entrevistas e sua realiza o, organiza o e análise de dados qualitativos, entre outros, visando contribuir com as discuss es relativas à ado o desse tipo de metodologia no campo educacional.
Desenvolvimento de metodologia qualitativa para identifica o de ceftazidima
ANDREIA HARO MORENO,HERIDA REGINA NUNES SALGADO
Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada , 2010,
Abstract: A partir deste estudo, métodos para análise qualitativa foram desenvolvidos a fim de identificar ceftazidima em matéria-prima e em formula es farmacêuticas. Esses métodos incluíram testes físico-químicos baseados em propriedades químicas por rea es clássicas de colora o e testes instrumentais, tais como cromatografia em camada delgada, calorimetria e espectroscopia no ultravioleta. Os resultados foram obtidos diretamente através de identifica o visual pela colora o desenvolvida e pela análise dos espectros obtidos nos testes instrumentais. Esses métodos mostraram-se reprodutíveis e rápidos para identificar ceftazidima na presen a de outros antibióticos -lactamicos, podendo ser usados rotineiramente em análises de controle de qualidade. Palavras-chave: Análise qualitativa. Controle de qualidade. Ceftazidima. ABSTRACT Qualitative methods for the identification of ceftazidime In this study, qualitative analytical methods were developed for the identification of ceftazidime in raw material and in pharmaceutical formulations. These methods included physicochemical tests based on chemical properties, performed by classical colorimetric reactions, and instrumental tests, such as thin-layer chromatography, calorimetry and ultraviolet spectroscopy. Results were obtained directly, through the visual identification of the drug by the color developed, and by analyzing the spectra obtained. These methods proved to be reproducible and fast means of identifying ceftazidime in the presence of other beta-lactam antibiotics and may be used for routine quality control tests. Keywords: Qualitative analysis. Quality control. Ceftazidime.
Aspectos Influentes na Decis o de Compra de Bens de Luxo: Estudo do Comportamento do Consumidor de Alta Renda de Belo Horizonte  [cached]
Tiago da Costa Carvalho,José Marcos Carvalho de Mesquita
Revista Gest?o & Tecnologia , 2009,
Abstract: A palavra luxo causa interesse, despertando o desejo e incentivo ao consumo por parte dos indivíduos. Objetivou-se com o estudo, analisar as percep es dos consumidores de bens de luxo da regi o Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a realiza o de um Grupo Focal, procurou-se conhecer os principais aspectos que influenciam suas decis es de compra. Concluiu-se que os aspectos decisivos para a aquisi o de um bem de luxo s o: o desejo de se possuir determinado bem, a importancia da imagem da marca, a busca pelo prazer no ato de adquirir o produto e o contexto social, no qual esses consumidores est o inseridos. Esses resultados poder o servir de base qualitativa para futuras a es de marketing e gest o de empresas belohorizontinas do segmento de luxo, com o intuito de que possam planejar estratégias para melhor atingirem e atenderem a esse seleto e exigente público.
Aspectos Influentes na Decis o de Compra de Bens de Luxo: Estudo do Comportamento do Consumidor de Alta Renda de Belo Horizonte
Tiago da Costa Carvalho,José Marcos Carvalho de Mesquita
Revista Gest?o & Tecnologia , 2010,
Abstract: A palavra luxo causa interesse, despertando o desejo e incentivo ao consumo por parte dos indivíduos. Objetivou-se com o estudo, analisar as percep es dos consumidores de bens de luxo da regi o Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a realiza o de um Grupo Focal, procurou-se conhecer os principais aspectos que influenciam suas decis es de compra. Concluiu-se que os aspectos decisivos para a aquisi o de um bem de luxo s o: o desejo de se possuir determinado bem, a importancia da imagem da marca, a busca pelo prazer no ato de adquirir o produto e o contexto social, no qual esses consumidores est o inseridos. Esses resultados poder o servir de base qualitativa para futuras a es de marketing e gest o de empresas belohorizontinas do segmento de luxo, com o intuito de que possam planejar estratégias para melhor atingirem e atenderem a esse seleto e exigente público.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.