oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Quais itens incluir em um questionário para avaliar a qualidade em servi os?
Tiago José Menezes Gon?alves,Mischel Carmen Neyra Belderrain,André Luís Policani Freitas
Iberoamericana de Engenharia Industrial , 2011,
Abstract: A identifica o dos itens a serem avaliados no processo de medi o da qualidade em servi os representa um grande desafio aos pesquisadores, já que a realiza o de medi es irrelevantes para o cliente pode comprometer o sucesso do processo de melhoria da qualidade. Neste contexto, este trabalho prop e a aplica o de uma abordagem para a identifica o dos itens a serem avaliados neste processo baseada no Value Focused Thinking – VFT (KEENEY, 1992, 1994, 1996), denominada como VFT-SQ (Service Quality). Esta abordagem visa elicitar os aspectos do servi o que representam maior valor para o cliente através da identifica o de objetivos de desempenho da qualidade, de onde s o elaborados os itens para a composi o do questionário de pesquisa. Para alcan ar este objetivo, a abordagem proposta foi realizada em um restaurante universitário, a qual possibilitou elicitar os itens considerados mais relevantes de acordo com os valores pessoais de seu grupo de clientes. A abordagem proposta permitiu concluir o processo de constru o do questionário de pesquisa, permitindo confirmar sua aplicabilidade em estudos desta natureza.
QUAIS OS CONTRIBUTOS DA ANTROPOLOGIA PARA A COMPREENS O DAS SITUA ES DE DEFICIêNCIA?  [cached]
Charles Gardou
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2012,
Abstract: O presente artigo tem como propósito refletir sobre a importancia da Antroplogia para pensar a quest o da deficiência. Apergunta inicial é em que situa o de deficiência, esta pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzir-nos discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humaninade. Tentamos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, encarnando a nossa difícil rela o com os outros. Por fim, procuramos demonstrar que a Antropologia ocupa um lugar de alerta para a vida das sociedades como para o funcionamento dos seus dispositivos ou sistemas sociais e educativos.
O direito à diversidade sexual no Brasil e os efeitos violentos do descaso do poder legislativo federal
Gabriela Soares Balestero
Revista Espa?o Acadêmico , 2011,
Abstract: O presente estudo trata da necessidade de combater o preconceito e respeitar a diversidade sexual criminalizando práticas homofóbicas. A Constitui o Federal de 1988 apesar de proibir a discrimina o de qualquer tipo, n o foi o suficiente no combate ao preconceito com base na orienta o sexual. Até ent o, o Poder Legislativo Federal se mantêm inerte na aprova o do Projeto de Lei de n. 122/2006 referente à criminaliza o da homofobia deixando ao desamparo às minorias sexuais (LGBT) no que tange ao respeito à vivência prática da homoafetividade, deixando-as expostas ao preconceito e à violência. A violência homofóbica e a homofobia no meio escolar demonstram a necessidade de dar amparo legal protetivo às minorias sexuais. é necessário o respeito à diversidade sexual e, em especial, aos princípios constitucionais de igualdade e da dignidade da pessoa humana.
Estresse ocupacional na administra o pública Brasileira: quais os fatores impactantes? Occupational stress in the Brazilian public administration: what are the impacting factors?
Moises Balassiano,Elaine Tavares,Roberto da Costa Pimenta
Revista de Administra??o Pública , 2011, DOI: 10.1590/s0034-76122011000300009
Abstract: Neste artigo é examinado o estresse ocupacional no ambiente organizacional da administra o pública brasileira. Na recens o teórica, s o indicados os principais estressores organizacionais apontados na literatura especializada e identificados efeitos destes estressores sobre a saúde e o desempenho do indivíduo. A pesquisa empírica utilizou dados de uma investiga o realizada com base em uma amostra de 242 servidores públicos federais. Na identifica o dos estressores e dos sintomas de estresse, bem como a forma como eles se relacionam, foi utilizado um modelo de equa es estruturais (SEM). Com base nesse modelo, foram identificados três tipos de estressores ambientais: emo o, social e mobilidade, na forma percebida pelos servidores. Foram também identificados dois tipos de estresse: o psicológico e o fisiológico. Os resultados revelam que apenas o fator emocional presente no ambiente de trabalho nas organiza es públicas influencia o estresse ocupacional psicológico, entre os fatores estudados. Espera-se que os resultados possam contribuir para orientar gestores públicos a criar um ambiente propício ao trabalho, com melhor qualidade de vida, gerando condi es favorecedoras a altos padr es de produtividade na administra o pública brasileira. In this article, we examine occupational stress in the organizational environment of the Brazilian public administration. In the theoretical review, the major organizational stressors highlighted in the literature are pointed out and their effects on health and performance of individuals are identified. The empirical research used data from a survey based on a sample of 242 federal public servants. A Structural Equation Model (SEM) was used to identify the stressors, the related stress symptoms, as well as the way they relate with each other. Three types of environmental stressors has been identified, namely: emotion, and social mobility, as perceived by the servants. The symptoms were classified according to two types of stress: psychological and physiological. The results show that only the emotional factor present in the workplace, in public organizations, influences the psychological occupational stress, among the factors studied. It is expected that the present results may help public managers to create better environment and a workplace favorable with high standards of productivity in the Brazilian public administration.
As redes de autoatendimento bancário e os idosos: quais as características das ATMS que determinam sua rejei o  [cached]
Sirlei Pitteri,Duilio Nachbar Júnior,Alessandro Gustavo Santos Arruda
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , 2010,
Abstract: Este trabalho aborda a evolu o das redes de autoatendimento bancário no sistema financeiro brasileiro e os desafios na utiliza o dos caixas eletr nicos pelos idosos. O objetivo do presente estudo foi investigar as características do autoatendimento, que se relacionam com as diversas dificuldades encontradas para a operacionaliza o das máquinas de caixas eletr nicos pelos idosos. A metodologia utilizada para este estudo constitui-se de pesquisas bibliográficas sobre equipamentos de autoatendimento, sobre o idoso e seu estilo de vida. A pesquisa de campo foi efetuada em caixas eletr nicos existentes no interior de uma agência bancária na regi o central de S o Paulo, em dias e horários de grande concentra o de idosos e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social. Consistiu num questionário aplicado em duas fases: a primeira, com cinco quest es, que teve como finalidade definir o instrumento de pesquisa final, composto por 15 quest es. A pesquisa realizada neste estudo resultou em melhor compreens o de algumas quest es, levantadas inicialmente, e em indica es que podem auxiliar futuros estudos, com o objetivo de melhorar a operacionaliza o dos caixas eletr nicos. De modo geral, ficou evidente que os idosos já foram conquistados pelo autoatendimento.
Há vida na política social: representa o social de cidadania entre senadores brasileiros There is life in social politics: social representation of citizenship among Brazilian senators  [cached]
Carolina Fernandes Pombo-de-Barros,Tatiana Wargas de Faria Baptista,?ngela Maria Silva Arruda
Physis: Revista de Saúde Coletiva , 2013,
Abstract: O artigo debate os resultados de uma pesquisa sobre as representa es sociais de cidadania encontradas em discursos emitidos por senadores no plenário do Senado Federal, entre os anos de 2003 e 2006. O material analisado compreende os discursos de 46 senadores, na temática das políticas sociais, e foi investigado com o uso do programa Alceste. E, apesar de diferentes partidos políticos estarem representados, encontramos relativo consenso em torno da ideia-chave de cidadania. O campo representacional mostrou a centralidade da consciência global e a entrada de temas periféricos nos debates políticos, como a Renda Básica de Cidadania e a Igualdade Racial, assim como sinalizou a pouca influência do setor Saúde nos problemas abordados pelos senadores, no ambito da política social, no período estudado. The paper discusses the results of a survey on the social representations of citizenship found in speeches issued by senators in the Senate, between years 2003 and 2006. The analyzed material includes speeches of 46 senators, the theme of social politics, and was investigated using the Alceste software. And despite different political parties are represented, we find relative consensus on the key idea of citizenship. The representational field showed the centrality of global awareness and input peripherals issues in political debates, such as the Basic Income and Racial Equality, and also signaled little influence on health sector issues raised by senators, in social politics, in period studied.
Evolu o das redes profissionais de agricultores e formas de assessoria em agricultura biológica: quais os desafios para o desenvolvimento? O caso da Bretanha  [PDF]
Claire Ruault
Desenvolvimento e Meio Ambiente , 2002,
Abstract: o importante desenvolvimento que conhece atualmente a agricultura biológica tem por conseqüência uma recomposi o das redes de rela es profissionais dos agricultores ligada à chegada de "novos" agricultores biológicos e ao aumento do crédito acordado a esse modo de produ o no interior dos organismos profissionais agrícolas; além de uma evolu o da posi o ocupada pela agricultura biológica no campo do desenvolvimento agrícola, marcada pelo aumento da oferta de assessoria aos agricultores bios. Trata-se de mostrar, através do estudo das redes de rela es profissionais em diversas sub-regioes (départementsr do oeste da Fran a, o que caracteriza hoje as formas de organiza ao social do trabalho na agricultura biológica e de interrogar seu papel em tomo de duas quest es: o modo com o qual os agricultores tomam parte (ou tentam guardar uma certa autonomia) na evolu o das formas de produ o e de introdu o de seus produtos nomercado e o modo como sao geridas as diversas "maneiras de exercer a profiss o de agricultor" que caracterizam a agricultura biológica e as condi es segundo as quais ela pode ser mantida. A ênfase é colocada sobre a importancia do multipertencimento dos agricultores bios e sobre o papel complementar que têm as diferentes redes (rede local de vizinhan a, redes microrregionais ou departamentais específicas aos agricultores bios) como suporte de elabora o de conhecimentos e de tratamento de quest es que se poem concretamente aos agricultores frente às mudan as em curso. Tomando como base o desenvolvimento agrícola em plena estrutura o, é em torno destas mesmas questoes que procura-se interrogar, paralelamente e de maneira prospectiva, as práticas de assessoria e as maneiras de apoiar aos agricultores bios, tendo em vista o surgimento de novos desafios na distribui o das fun es e dos papéis dos agentes entre os diferentes organismos.
ética en el Poder Legislativo  [cached]
Efrén Chávez Hernández
Boletín mexicano de derecho comparado , 2006,
Abstract: En este artículo, el autor plantea la inclusión del argumento ético en la la bor legislativa, desarrollando tanto su concepción como su instrumentación, con el fin de lograr una implementación exitosa. Para esto, se reflexiona sobre la importancia del poder legislativo en el Estado contemporáneo, y las razones por las que se presenta como el prin ci pal órgano garante de la democracia. Asimismo, se aborda el tema de la corrupción como elemento que ha provocado tanto la falta de confianza de los ciudadanos, como la falta de eficacia en su organización y funcionamiento. De aquí que la ética puede fungir como instrumento para la mejora de tal institución fundamental.
Educando para a cidadania: a experiência da escola do Legislativo
Assis Luiz Fernandes de
Educa??o & Sociedade , 1997,
Abstract: Este artigo apresenta a Escola do Legislativo, uma idéia pioneira da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, como capaz de oferecer conhecimento e de estimular a reflex o, nas áreas de ensino, pesquisa e extens o. Após um breve histórico de sua cria o, relata o avan o da Escola para uma prática editorial e pedagógica de uma educa o para a cidadania e o desafio de usar ferramentas tecnológicas adequadas: a televis o e a Internet. O artigo n o se omite ao revelar os limites institucionais e históricos para uma participa o verdadeiramente cidad e democrática: a subserviência do Legislativo ao Executivo, o clientelismo nas rela es entre o representante e o representado, o corporativismo parlamentar e a impunidade.
Os "doutores" da federa??o: forma??o acadêmica dos senadores brasileiros e variáveis associadas
Neiva, Pedro;Izumi, Maurício;
Revista de Sociologia e Política , 2012, DOI: 10.1590/S0104-44782012000100011
Abstract: we provide a detailed description of the academic background of brazilian senators during the 1987-2006 period, attempting to identify emerging cross-sectional and longitudinal patterns. we also attempt to verify to what extent backgrounds are related to region of origin, political party affiliation, participation in commissions, parliamentary experience and behavior within senate plenaries. we discern a predominance of senators with law degrees, yet a longitudinal perspective shows us that this advantage is on the decline. other important groups are engineers, health professionals and people with backgrounds in the humanities. particular mention should be given to the role of senators with backgrounds in economics, concentrated primarily in the south eastern region of the country and within political parties that demonstrate presidential vocation - the worker's party (partido dos trabalhadores (pt)) and the social democratic party (partido da social-democracia brasileira (psdb) - and within the economic affairs committee (comiss?o de assuntos econ?micos.) economists seem to have played an important role at a time of internal and external economic crises, galloping inflation and an agenda that privileges fiscal adjustment, reform, privatization and macroeconomic stability.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.