oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A Case Study: Problem Solving in High School Mathematics Estudo de um Caso de Implanta o da Metodologia de Resolu o de Problemas no Ensino Médio  [cached]
Melise Maria Vallim Reis,Edna Maura Zuffi
Bolema: Boletim de Educa??o Matemática , 2008,
Abstract: This paper is based on activities developed in a public school project entitled “Development and Evaluation of a Participative Pedagogy of University in High School: emphasis on Mathematics, Science, and Communication”. In this project, we use qualitative research to study the introduction and development of a methodology that uses problem solving to teach Mathematics in a public high school class, in the State of S o Paulo, Brazil. The data analysis showed that the experience was successful in generating new meanings for students, exposing them to an investigative approach, as well as stimulating their participation in the classes. It provided strong evidence that problem solving methodology is feasible for public schools, despite the many constraints that may interfere in the process. Keywords: Mathematics Education. Problem Solving. High School. Linear Systems and Functions. Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo – modalidade FAPESP “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avalia o de Uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunica o”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implanta o da metodologia de ensino de Matemática através da Resolu o de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de S o Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a gera o de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participa o em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudan as. Palavras-chave: Educa o Matemática. Resolu o de Problemas. Ensino Médio. Sistemas Lineares e Fun es.
Desenvolvimento adulto e escolaridade: um estudo sobre a resolu o de problemas dedutivos  [cached]
Maria Helena Fávero,Eulália Correia Maurmann,Célia Maria Soares Gomes de Souza
Psicologia em Revista , 2003,
Abstract: Comparamos o desempenho de 112 universitários e 148 alunos de classesde alfabetiza o, entre 20 e 39 anos, em problemas dedutivos de trêstermos. Dez sujeitos submeteram-se a entrevista semi-estruturada. Osresultados indicam: superioridade nas médias dos universitários; diferen a n o significativa para a variável sexo; média das estudantes de ciências humanas mais baixa; maior freqüência de erros nos mesmos problemas para os dois grupos, evidenciando a influência de variáveis lingüísticas.Nossas conclus es recaem sobre o papel da escolariza o no desenvolvimento adulto, a especificidade das áreas de conhecimento e a escolha profissional.
O ESTUDO DA MéDIA, DA MEDIANA E DA MODA ATRAVéS DE UM JOGO E DA RESOLU O DE PROBLEMAS. THE STUDY OF THE MEAN, MEDIAN AND MODE BY MEANS OF A GAME AND PROBLEM SOLVING  [PDF]
José Marcos Lopes,Renato Sagiorato Corral,Jéssica Scavazini Resende
Revista Eletr?nica de Educa??o , 2012,
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou avaliar os resultados da aplica o de uma proposta didático-pedagógica, que utiliza um jogo associado à resolu o de problemas para o estudo dos conceitos de média, mediana e moda da Estatística Descritiva. Elaboramos um jogo (original) e formulamos alguns problemas envolvendo situa es de jogo que auxiliam os alunos no refor o da aprendizagem desses conceitos. A proposta de ensino foi aplicada em uma sala do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de uma cidade do interior do estado de S o Paulo, Brasil. Os resultados desta investiga o indicam que o uso do jogo associado à resolu o de problemas pode contribuir com a aprendizagem dos alunos e também o desenvolvimento de seus próprios conhecimentos.The objective of this article is to present the findings of a research that aimed to evaluate the results of a didactic-pedagogical proposition using games and problem solving for studies of the concepts of mean, median and mode in Descriptive Statistics. A game (original) was elaborated and some problems involving game situations were created to support the students on improvement of learning from these concepts. The purpose of learning was applied on a public high school classroom (seniors), in a countryside city of S o Paulo State, Brazil. The results of this investigation point out that the use of games associated to problem solving can contribute to the students’ learning process and also on their own knowledge development.
Solu o de um problema de roteiriza o com janelas de tempo através de um algoritmo de múltiplas col nias de formigas
Rafael Lorenzo Santos,José Eugenio Leal
Transportes , 2009,
Abstract: Sistemas de col nias de formigas (Ant Colony Systems - ACS) s o modelos matemáticos baseados no comportamento de formigas quando imersas em col nias de indivíduos semelhantes. Formigas s o indivíduos simples, porém capazes de interagir entre si, obtendo muitos benefícios desta prática. Estes modelos s o muito úteis na resolu o de grandes problemas de otimiza o combinatória, geralmente muito complexos para serem resolvidos por métodos exatos de otimiza o e representam um incipiente e importante campo de estudos da pesquisa operacional. Neste trabalho ser o descritos alguns algoritmos de col nias de formigas, utilizados em problemas de otimiza o combinatória/discreta. Particularmente, o foco do trabalho será na aplica o destes algoritmos no problema de roteiriza o de veículos com janelas de tempo. Uma implementa o do algoritmo no ambiente Matlab foi realizada e testada em problemas padr o usados como benchmarking na literatura.
RESOLU O DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMáTICA. PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS CLASSES  [PDF]
Romanatto, Mauro Carlos
Revista Eletr?nica de Educa??o , 2012,
Abstract: Este texto procura mostrar que a metodologia através da resolu o de problemas pode ser trabalhada sem grandes rupturas no trabalho docente dos professores que ensinam Matemática. Entretanto, para que isso aconte a, os professores devem, em um primeiro momento, analisar e discutir suas concep es e seus conhecimentos sobre educa o, conhecimento matemático, ensino, aprendizagem, avalia o, entre outros elementos presentes no trabalho docente para verificar se s o consistentes diante dessa perspectiva de ensinar e de aprender Matemática. Assim, com concep es e conhecimentos coerentes com a metodologia da resolu o de problemas, os professores podem enfrentar com sucesso as situa es inesperadas e n o pensadas que, muitas vezes, ocorrem quando utilizam a resolu o de problemas n o só como uma metodologia, mas também como uma filosofia de ensino. A experiência do professor como resolvedor de problemas e a reflex o, com especialistas, sobre os resultados de uma aula de Matemática focada na resolu o de problemas s o condi es essenciais para potencializar esse caminho metodológico bastante promissor para a educa o matemática. Um problema explorando uma propriedade das fra es exemplifica um possível trabalho docente com essa metodologia na busca de tornar o aprendizado matemático significativo para os estudantes. This text is intended to show that problem solving methodology can be worked with no big ruptures in Mathematics teaching. However, this is possible only if teachers, in a first moment, analyze and discuss their conceptions and knowledge about education, mathematical knowledge, teaching and learning, evaluation, among other elements in teaching work, to verify if they are consistent in this perspective of teaching and learning Mathematics. So, with conceptions and knowledge that match problem solving methodology, teachers can successfully face unexpected and unpredictable situations that, many times, happen when problem solving is seen not only as a methodology but also as a teaching philosophy. The teacher's experience as a problem solver and consideration, with experts, about results in a Mathematics class based on problem solving are essential conditions to support that way of teaching, which is very promising to Mathematics education. A problem that explores fractions properties shows a possible teaching work on that methodology that intends to make mathematical learning more meaningful for students.
Gêneros textuais e a matemática: uma articula o possível no contexto da sala de aula  [cached]
Cidinéia da Costa Luvison,Regina Célia Grando
Reflex?o & A??o , 2012,
Abstract: O artigo se refere a uma pesquisa que buscou investigar como os conhecimentos matemáticos — explorados em um contexto de leitura e produ o escrita em situa es de jogo, na perspectiva da resolu o de problemas — s o mobilizados e (re)significados por alunos de um 5o ano do Ensino Fundamental. Em um ambiente de leitura, escrita e resolu o de problemas de jogo, os alunos apropriam-se da linguagem e dos conceitos matemáticos, quando elucidados através de um contexto de investiga es, em que a inferência, o dialogismo e a rela o leitor-autor ajudam a constituir e a desenvolver cada sujeito que, enquanto escreve, lê e comunica, (re)significa o conhecimento matemático. Abstract The article refers to research that investigates how mathematical knowledge - explored in the context of reading and writing in game situations from the perspective of problem solving - are mobilized and (re) signified by students from a 5 grade of elementary school. In a reading, writing and problem-solving environment with games, students make use of mathematical language and concepts, when they are elucidated through an investigation context, in which inference, dialogism and the reader-author relationship help constitute and develop every individual who reads, communicates and (re)signifies mathematical knowledge while writing.
O papel da modelagem mental dos enunciados na resolu o de problemas em física
Costa Sayonara Salvador Cabral da,Moreira Marco Antonio
Revista Brasileira de Ensino de Física , 2002,
Abstract: Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolu o de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecanica Geral, disciplina do currículo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolu o de problemas) e escritos nas verifica es de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1o semestre de 1998 a 1o semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representa o mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso lingüístico, acompanhado ou n o de representa o pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situa es enfocadas no enunciado.
A utiliza??o de CAD associado a banco de dados na resolu??o de problemas de engenharia: um exemplo de aplicabilidade: a localiza??o de indústrias em sítios geográficos
Lima, Fernando Rodrigues;
Produ??o , 1994, DOI: 10.1590/S0103-65131994000300005
Abstract: este artigo descreve nossa experiência na elabora??o de uma ferramenta gráfica informatizada voltada para o estudo de problemas georeferenciados. para torná-la acessível à maior parte dos profissionais de ensino e projeto, empregamos recursos já difundidos nos meios acadêmicos e técnicos: os sistemas ca.d. e os bancos de dados para plataformas pc-at. isto garante um baixo custo de aquisi??o de hardware e software, uma arquitetura aberta para o usuário personalizar a parte operacional e uma maior facilidade de implementa??o. o monitoramento gráfico dos dados do problema estudado e suas possíveis solu??es é garantido por uma modelagem ic?nica que desenvolvemos em c.a.d., dotada de amplos recusos de edi??o. as altera??es e configura??es no modelo podem ser controladas através da consulta criteriosa (s.q.l.) ao conteúdo dos bancos de dados. para solucionar o problema de localiza??o industrial, representamos em arquivos gráficos vetorizados (dwg) os elementos de geografia e as zonas elementares (regi?es a analisar) do território, e armazenamos em arquivos de dados relacionais (dbf) as legendas cartográficas e os parametros quantitativos de oferta dos fatores locacionais. aplicamos ent?o o modelo matemático do prof. cosenza para cotejar estes dados de oferta com os de outra base contendo a demanda verificada em algumas tipologias industriais. obtemos assim, para cada zona elementar, novos campos de informa??o contendo indica??es de seu potencial de assentamento industrial por tipologia. a modelagem gráfica elaborada permite ent?o visualizar tais resultados através de ícones tridimensionais, sobrepostos aos dados cartográficos
Solu??o de problemas em saúde e ambiente: ciência pós-normal e comunidade ampliada de pares em um município brasileiro de pequeno porte
Soares,Marisa da Silveira; Silva,Cesar Luiz Pinto Ayres Coelho da; Barreto,Magali Gon?alves Muniz; Baptista,Darcílio Fernandes; Borges,Denise Assun??o;
Ciência & Saúde Coletiva , 1998, DOI: 10.1590/S1413-81231998000200011
Abstract: this article reports the way in which we are evolving towards a solution for health and environmental problems in guapimirim (rio de janeiro, brasil). our goal is being achieved trough an interdisciplinary study and through a partnership, which is gradually getting concepts and praxis proposed by contemporary theorists to deal with complexity, uncertainty and evaluation. the concepts of "post-normal science", "extended peer community" and "transdisciplinarity" were basic to our understanding of the scientific experience in course at the municipality and to the proposals for its continuity.
O professor como gerente: relato de uma experiência ética em sala de aula  [cached]
Roberto Patrus Mundim Pena
Revista Gest?o & Tecnologia , 2002,
Abstract: O problema da disciplina em sala de aula é um fen meno presente nas escolas desde o ensino fundamental até o ensino superior. As recomenda es para a cria o e a manuten o de um ambiente de aprendizagem, baseado no respeito e na vontade de aprender, n o passam, em geral, de um plano de inten es abstratas, ainda que permitam o levantamento de ricas reflex es sobre as causas e as diversas dimens es do fen meno. Nos cursos superiores de Administra o, a quest o ganha maior relevancia, pois se um professor n o consegue administrar a sua sala de aula, qual o exemplo que está dando para a administra o de uma empresa ou de um setor dela? Este artigo tem o propósito de descrever uma experiência bem sucedida para resolver o problema da disciplina em sala de aula nos cursos de Administra o de um Centro Universitário privado de Minas Gerais. A iniciativa coube ao professor da disciplina de Filosofia e ética, com apoio das Coordena es dos Cursos. O problema da (in)disciplina é contextualizado teoricamente a partir de seis variáveis: ética, antropológica, política, psicológica, tecnológica e gerencial. Tais variáveis s o reunidas no conceito de fun o gerencial, compreendido como a capacidade do gerente de administrar, com competência técnica, política e pessoal, os conflitos presentes nas rela es interpessoais de um grupo de trabalho, como a sala de aula. Os pressupostos teóricos embasaram a implementa o, pelo professor, de um conjunto de regras estabelecidas no primeiro dia de aula. Os resultados apontaram para a resolu o dos problemas de indisciplina, melhor aproveitamento do tempo das aulas e aumento da satisfa o dos alunos e do professor com a qualidade das aulas. O artigo oferece informa es para que o procedimento seja repetido por outros professores e sugere que a administra o dos conflitos em sala de aula constitui-se no primeiro testemunho que o aluno tem da capacidade gerencial do seu professor.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.