oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O IMPACTO DAS POLíTICAS PúBLICAS NAS PRáTICAS ESCOLARES SOB A óTICA DA AVALIA O DE APRENDIZAGEM  [PDF]
Adriana Patrício Delgado
Revista Espa?o do Currículo , 2012,
Abstract: O artigo analisou o impacto das políticas públicas nas práticas escolares por meio de observa es sistemáticas do cotidiano escolar em turmas do EFI, tendo como base os teóricos Vi ao Frago, Bourdieu e Peréz Gómez. Objetivou analisar como a escola e seus atores têmmodificado suas práticas, sobretudo, as avaliativas, a partir da implanta o dos ciclos e da progress o continuada, bem como as rela es que se estabelecem com a cultura escolar. Obteve como dados conclusivos o descompasso entre as políticas públicas e o cotidianoescolar.
Impacto da Ado o das IFRS nas Empresas Brasileiras de Saneamento: a Percep o dos Profissionais do Setor
Pedro Cláudio da Silva,Elionor Farah Jreige Weffort,Marcos Reinaldo Severino Peters,Joanília Neide de Sales Cia
Contabilidade Vista & Revista , 2010,
Abstract: A promulga o da Lei no 11.638, em 28 de dezembro de 2007, abre caminho para a convergência contábil das normas brasileiras com as internacionais, obrigando a utiliza o por companhias de capital aberto e equiparadas das IFRS (Internacional Financial Reporting Standards) para as demonstra es financeiras consolidadas a partir de 2010. Experiências de outros países mostram que o processo de convergência de demonstra es financeiras para as IFRS pode ser complexo, de longa dura o e resultar em impactos expressivos sobre o resultado e o patrim nio líquido das empresas, com efeitos significativos no pre o de suas a es nos mercados de capitais. Considerando que tais mudan as poder o trazer impactos econ micos significativos para as empresas brasileiras, este trabalho tem por objetivo analisar, a partir da percep o dos profissionais de contabilidade, quais as dificuldades na ado o das IFRS e os impactos prováveis no patrim nio e resultado, para as companhias brasileiras de saneamento. A pesquisa foi realizada por meio da aplica o de questionários aos profissionais responsáveis pelas informa es contábeis das empresas brasileiras do setor de saneamento. A amostra obtida representa 73,48% do ativo total e 63,60% da receita líquida da popula o. Submetidos os resultados à análise descritiva e de cluster, observou-se, entre outros aspectos, que, na percep o dos profissionais contábeis, a ado o das IFRS proporcionará impactos no balan o e no resultado para as empresas do setor. O estudo revelou ainda que existe diferen a de percep o entre os profissionais que trabalham em companhias de capital aberto e fechado.
A floresta nas explora es agrícolas: condicionantes naturais, econ micos e sociais  [cached]
Claudia Sonda
Revista Paranaense de Desenvolvimento , 1996,
Abstract: Este estudo propicia a compreens o do componente florestal nas explora es agrícolas de quatro municípios - Guaraque aba, Cruz Machado, Pato Branco e Bela Vista do Paraíso -, diferenciados pelo grau de desenvolvimento das rela esde mercado, condi es naturais e estrutura de suas unidades de produ o. Nesses municípios foram obtidos grupos homogêneos de explora es agrícolas, definidos em funn o de suas características florestais.
CONTROLE DA VISITA O PúBLICA NAS PISCINAS NATURAIS DA COSTA DOS CORAIS EM MARAGOGI (AL).  [cached]
Cláudia Cordeiro de Assis
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2011,
Abstract: O presente estudo promove o entendimento da importancia do controle da visita o pública nas piscinas naturais do Município de Maragogi em Alagoas. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de bibliografias referente às áreas de Preserva o Ambiental (APA) e Legisla o Ambiental, observa o in loco e acompanhamento de pesquisadores. Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma área de Preserva o Ambiental (APA) criada em 1997, que compreende 13 municípios ao longo de seus 135 km, entre o litoral norte de Alagoas e o sul de Pernambuco. Os recifes presentes na costa fazem parte de uma forma o de barreira de corais e é definida como a segunda maior e mais importante do mundo. Com a maré baixa, formam-se piscinas naturais que unidas à presen a de corais, contempla numerosas espécies endêmicas de inestimável beleza, contribuindo por representar o principal atrativo da regi o. As piscinas naturais das Galés de Maragogi s o atualmente, o segundo destino turístico no estado de Alagoas, só perdendo em número de visitantes para a capital, Maceió. Os principais impactos causados pela atividade turística desordenada até 2009, nesta regi o eram a ancoragem das embarca es; pisoteio sobre os recifes; a retirada de organismos ornamentais; aumento da turbidez da água e a pesca irregular, além da falta de preparo e descuido com a seguran a e salvaguarda da vida humana. Com a explora o intensiva da iniciativa privada, nessa área de patrim nio público, através dos passeios, mergulho aut nomo, vendas de fotos subaquáticas, comércio de alimentos e bebidas, agravaram-se ainda mais a degrada o. A partir de janeiro de 2010, as a es referentes à instru o normativa no. 08 de 29 de dezembro de 2009 passaram a regular o ordenamento da atividade de turismo e demais formas de explora o econ mica das piscinas naturais de Maragogi, delimitando o número máximo de visitantes nas piscinas para 720 pessoas/dia; somente as embarca es autorizadas passam a realizar o passeio às piscinas naturais respeitando o limite demarcado pelo zoneamento estabelecido pela APA da Costa dos Corais; a proibi o da permanência das embarca es na zona de uso público no período de maré cheia, o impedimento da comercializa o de bebidas e comidas na zona de uso público, sendo fornecidos somente no interior das embarca es autorizadas. Efetuadas as análises e observa es, foi possível identificar que a cultura da coopera o, entre os empresários locais, a comunidade e Governo através do Arranjo Produtivo Local de Turismo – Costa dos Corais instigaram a busca de a es emergenciais de uma gest o susten
“Representa es Sobre a Aprendizagem em Alunos do Curso de Licenciatura”: um estudo comparativo entre a Faculdade de Humanidades e a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UNMDP
Orlanda Se?ori?o,María García,Silvia Vilanova
Meta : Avalia??o , 2010,
Abstract: Quando nos referimos a concep es sobre a aprendizagem, devemos insistir nas distintas idéias, de caráter mais intuitivo, que as pessoas possuem a respeito dos processos, das condi es e dos resultados relacionados ao ensino e à aprendizagem e que guiam suas a es na prática docente. Diferentes investiga es sobre o tema têm demonstrado que tanto os professores já formados como os alunos dos cursos de licenciatura têm representa es sobre a aprendizagem e o ensino que nem sempre correspondem com a forma o recebida, que, porém, parecem adquiridas de diferentes maneiras, através da prática profissional ou como resultado da própria experiência educativa. A disciplina ou domínio de forma o do docente, também se converteu em um aspecto relevante a ser investigado nos últimos anos, e a influência que exerce na forma o destas representa es. Este trabalho, como parte de um projeto mais amplo cujo objetivo é analisar as representa es sobre a aprendizagem em docentes e alunos de nível universitário, apresenta os resultados da análise qualitativa de duas perguntas abertas, parte de um questionário mais extenso. Os participantes deste estudo foram 351 alunos n o iniciantes dos cursos de licenciatura das Faculdades de Humanidades e de Ciências Exatas e Naturais da UNMDP e os resultados gerais obtidos s o analisados e comparados em fun o da área disciplinar de forma o dos estudantes.
Impacto dos investimentos no desempenho das empresas brasileiras.
Graziela Fortunato,Bruno Funchal,André Pereira da Motta
Revista de Administra??o Mackenzie , 2012,
Abstract: Este artigo objetiva verificar como o desempenho das empresas de capital aberto, com a es negociadas na Bolsa de Valores de S o Paulo entre os anos de 1998 e 2007, é influenciado pelos investimentos de capital realizados pelas empresas. Trabalhos que investigam como os investimentos realizados pelas empresas afetam seu desempenho n o s o encontrados com facilidade e frequência na literatura (LI, 2004). Os trabalhos encontrados em publica es nacionais concentram-se em analisar o impacto da divulga o dos investimentos nas cota es das a es em bolsa, através da técnica de estudo de eventos (ANTUNES; PROCIANOY, 2003; FAMá; LUCCHESI, 2005; LYRA; OLINQUEVICTH, 2007; MCCONNELL; MUSCARELLA, 1985), havendo uma lacuna nas pesquisas sobre os investimentos realizados. Espera-se, por meio deste trabalho, reduzir a lacuna existente ao verificar o impacto dos investimentos do desempenho das empresas por meio de dados de painel. A técnica de análise de regress o em painel foi utilizada numa amostra de 508 empresas. Foram adotadas como proxys para o desempenho das empresas o valor de mercado e o lucro operacional (Ebit). Os resultados encontrados indicam que, pela métrica do mercado, os investimentos influenciam positivamente o desempenho das empresas; no entanto, pela métrica contábil, n o há evidências da existência de rela o. Os resultados obtidos sugerem, ainda, que as conclus es dos trabalhos de Lyandres, Sun e Zhang (2008) e Titman, Wei e Xie (2004) n o s o verificadas nas empresas brasileiras, visto que n o se encontrou rela o negativa entre os investimentos e o desempenho das empresas. Com esses resultados, espera-se fornecer subsídios que auxiliem tanto a constru o de cenários para precifica o e valuation das empresas, como também uma orienta o da qualidade da decis o de investimentos por parte de seus gestores.
PIGMENTOS NATURAIS BIOATIVOS
Ana Carolina Pinheiro VOLP,Isis Rodrigues Toledo RENHE,Paulo César STRINGUETA
Alimentos e Nutri??o , 2009,
Abstract: Os pigmentos naturais est o relacionados com importantes atividades biológicas. Seus efeitos benéficos em rela o à saúde est o relacionados com suas propriedades antioxidantes, prote o contra danos oxidativos a componentes celulares, efeitos antiinfl amatórios e preven o das doen as cr nicas n o transmissíveis. Este artigo de revis o teve como o objetivo descrever os efeitos dos pigmentos naturais clorofi las; cúrcuma e curcumina; carmim; betalaínas; pigmentos de monascus e tagetes em rela o à nutri o e saúde.
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIêNCIAS CONTáBEIS: práticas docentes nas Universidades do Estado do Rio Grande do Norte
VALDéRIO FREIRE MORAES JUNIOR,ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
Revista de Educa??o e Pesquisa em Contabilidade , 2009,
Abstract: A interdisciplinaridade se prop e a diminuir a fragmenta o do ensino nas universidades, fortalecendo as competências e as habilidades nos discentes, a partir da rela o entre conteúdo e disciplinas e o mercado de trabalho, apoiado em uma atitude interdisciplinar do corpo docente. A presente pesquisa tem como objetivo identificar as práticas de interdisciplinaridade nas disciplinas específicas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, preenchido por 65 docentes, representando 90% da popula o. A análise dos dados obtidos demonstra que a interdisciplinaridade é praticada parcialmente por meio da rela o de conteúdos das disciplinas ministradas, principalmente com as antecedentes e concomitantes da atitude interdisciplinar, que se preocupa com a integra o da pesquisa e a extens o ao ensino, bem como associar os conteúdos às possibilidades de aplica o no mercadode trabalho.
CONCEP ES, OPINI ES E ATITUDES DOCENTES ASSOCIADAS à INCLUS O DA PESSOA COM DEFICIêNCIA NA EDUCA O FíSICA: UMA REVIS O DA PRODU O CIENTíFICA BRASILEIRA/ TEACHERS CONCEPTIONS RELATED TO INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN PHYSICAL EDUCATION: A REVISION OF THE BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION
Paulo José Barbosa Gutierres Filho*,Maria Dolores Ferreira Monteiro**,Rudney da Silva***,Carla Regiane Vargas****
Liberabit , 2011,
Abstract: RESUMOA presente investiga o tem como objetivo desenvolver uma revis o sistemática sobre as concep es, opini es eatitudes docentes associadas à inclus o das pessoas com deficiência nas aulas de Educa o Física do sistema regular deensino e o seu impacto sobre o movimento de inclus o educacional no Brasil na última década. Realizaram-se buscas nasbases de acesso público e no idioma português, entre os períodos de 1994 a 2010. Treze artigos fizeram parte das análisesenvolvendo esta temática. Pode-se concluir que as concep es, as opini es e as atitudes do professores de Educa oFísica sobre a inclus o educacional est o associadas principalmente à forma o acadêmica, às competências percebidas naatua o com pessoas com deficiência, ao tempo de experiência de magistério com pessoas com deficiência, ao gênero dodocente e à vincula o administrativa da escola.ABSTRACTThis research aims to develop a systematic review of the views, opinions and attitudes teachers for the inclusion ofpersons with disabilities in physical education classes in regular school system and its impact on the movement of educationalinclusion in Brazil in the last decade. There were searches in bases for public access and in the Portuguese language,between the periods 1994 to 2010. 13 articles were part of the analysis involving this issue. It can be concluded that theconceptions, opinions and attitudes of physical education teachers about the educational inclusion are mainly linked toacademic training, perceived competence in acting with people with disabilities, on-time teaching experience with disabledpersons, gender of the teacher and the school’s administrative attachment.
La integración de las TIC en los centros educativos: percepciones de los coordinadores y directores Integra o das TIC na escola na perspectiva de coordenadores e diretores ICT integration in educational institutions: perceptions of head teachers and coordinators  [cached]
M Amor Pérez,ángel Hernando-Gómez,Ignacio Aguaded-Gómez
Estudios Pedagógicos (Valdivia) , 2011,
Abstract: En este trabajo se exponen los resultados de una investigación llevada a cabo para evaluar el impacto de la implantación de las tecnologías de la comunicación (TIC) en centros de ense anza. La investigación ha analizado las repercusiones directas de las TIC en los procesos didácticos de ense anza-aprendizaje utilizando para ello una variada gama de instrumentos, nos centramos en este trabajo en los resultados que proporcionan las entrevistas y los grupos de discusión, dado que éstos nos muestran, algunas de las percepciones, retos y demandas del profesorado involucrado en dicha experiencia. Se destacan como conclusiones la necesidad de consolidar la profesionalización de los equipos directivos, la relevancia del coordinador TIC como catalizador de innovaciones y la necesaria apuesta por un cambio de mentalidad del profesorado, así como de renovación de las metodologías educativas para afianzar el uso integral y didáctico de las TIC. Este artigo/trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada nas escolas, para avaliar o impacto da implementa o das Tecnologias de Comunica o e Informa o (TIC). Com esta pesquisa/investiga o, analisaram-se as repercuss es directas das TIC, nos processos didácticos de ensino-aprendizagem, utilizando diversos instrumentos/meios para a (de) recolha de dados, com especial destaque para os resultados provenientes das entrevistas e dos grupos de discuss o, dado que mostram, de forma mais objectiva e clara, algumas das perspectivas, desafios e exigências dos professores envolvidos nesta experiência. Como conclus es (principal conclus o), destaca-se a necessidade de consolidar (refor ar), nesta área, a profissionaliza o das direc es das escolas, com especial destaque do Coordenador TIC, que tem um importante papel a desempenhar como catalisador para a inova o educativa e para a mudan a de mentalidades (atitudes) junto dos docentes, na renova o e/ou implementa o de novas de metodologias educativas, que visem um uso global e permanente da integra o das TIC no ensino. This work presents the results of an investigation that assesses the impact of information and communication technologies (ICT) on educational institutions. The research uses a wide range of instruments to analyse the direct effects of ICT on the didactic processes of teaching and learning, and the results are based on a series of interviews and group discussions that reveal the challenges, demands and perceptions of teachers involved in this experience. The main conclusions call for the need to professionalize management teams, and to stress the importan
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.