oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
UM AMBIENTE VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ONDAS SONORAS: CONCEP O E PRIMEIRAS ANáLISES
Rodrigo Claudino Diogo,Shirley Takeco Gobara
Revista Brasileira de Informática na Educa??o , 2009,
Abstract: Este trabalho apresenta a concep o, modeliza o e desenvolvimento de um ambiente virtual em que as tecnologias da informa o e comunica o foram utilizadas como recurso educacional para a aprendizagem de conceitos introdutórios sobre a Física do Som. O objetivo foi verificar se as seqüências elaboradas na forma de desafios facilitam a aprendizagem de conceitos em Física. O material foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa. Este artigo traz a análise de dois desafios que fazem parte do ambiente virtual: “O Pernilongo e os sons” e “O “Jogo do Erro” e que foram testados em um grupo experimental. Os resultados sugerem que estes desafios, elaborados por meio das tecnologias da informa o e comunica o, favorecem a aprendizagem e a constru o do conhecimento pelo aluno e se apresentam como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para auxiliar a aprendizagem de seus alunos.
O Portfólio Como Instrumento de Avalia o da Aprendizagem em Escola Montessoriana
Delcy Lacerda de Oliveira,Ligia Gomes Elliot
Meta : Avalia??o , 2012,
Abstract: O presente estudo teve por objetivo registrar o processo de constru o, em tempo real, do portfólio como instrumento de avalia o da aprendizagem de alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental I, do Colégio ágora, Escola Montessoriana. O que caracteriza o portfólio como modalidade de avalia o n o é o seu formato físico, mas a concep o de ensino que ele veicula. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2009 em diferentes etapas: prepara o, desenvolvimento e avalia o. Cada uma delas contribuiu, em importancia, para a parceria entre os elementos do processo educacional: o educando, educador e a família, visando transformar o método de avalia o no Ensino Fundamental I, favorecendo o trabalho coletivo e uma ‘nova’ meta de ensino-aprendizagem. Chegado ao final do 3o trimestre, percebeu-se o quanto os alunos compreendiam claramente o caminho percorrido, suas dificuldades e conquistas. O portfólio tratado como abordagem pedagógica didática realizada com fidelidade às etapas de desenvolvimento de cada crian a dentro dos agrupamentos constituiu um caminho facilitador de aprendizagens significativas, de descobertas e constru o de identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. Recomenda-se que seja elaborada uma ficha para validar, de forma sistemática, as próximas constru es do portfólio, como também o registro e a documenta o do desenvolvimento e dos níveis de aprendizagem de cada aluno, a cada trimestre letivo.
Representa es de conceitos de linguagem, ensino e aprendizagem e de papéis no discurso de professores de inglês recém-formados
Luciane Kirchhof Ticks
Linguagem em (Dis)curso , 2007,
Abstract: Este artigo discute as representa es de alunos recém-formados em Letras/Inglês acerca de suas concep es de linguagem, de ensino e aprendizagem e do curso universitário no qual completaram seus estudos. As representa es reúnem o conhecimento construído pelos indivíduos e expressam o controle que eles têm sobre o mundo que os cerca (FAIRCLOUGH, 2003, p. 28). Desse modo, discuto o conjunto de significados construídos sócio-historicamente pelos professores de inglês em servi o. Para analisar tais representa es, utilizo a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Embora tenhamos identificado algumas contradi es conceituais que indicam que os professores est o em processo de “digest o” desses conceitos, a análise demonstra que os participantes, via de regra, s o capazes de construir concep es contemporaneas de linguagem e de ensino e aprendizagem.
Dimens es da aprendizagem em organiza es: valida o do dimensions of the learning organization questionnaire (DLOQ) no contexto brasileiro.
Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes,Tomas de Aquino Guimar?es,Diógenes de Souza Bido
Revista de Administra??o Mackenzie , 2011,
Abstract: Este artigo descreve resultados de um estudo que teve por objetivo validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e sua rela o com desempenho em organiza o brasileira. O instrumento dimensions of the learning organization questionnaire (Dloq) ou questionário das dimens es da organiza o que aprende, proposto por Marsick e Watkins (2003), foi traduzido da língua inglesa para a portuguesa e em seguida semanticamente validado. O questionário foi respondido por 566 empregados de uma organiza o do setor elétrico. Os dados foram coletados via intranet da organiza o pesquisada no segundo semestre de 2005. O instrumento, em sua vers o completa, possui 55 itens, sendo 43 da cultura de aprendizagem e 12 do desempenho organizacional. O referencial teórico discute inicialmente conceitos de cultura de aprendizagem organizacional e apresenta estudos que utilizaram o Dloq em outros contextos. Na sequência, s o discutidos conceitos de desempenho organizacional utilizados por Marsick e Watkins (2003) na constru o do instrumento. A aplica o do Dloq no contexto brasileiro com sua vers o completa apresentou validade convergente e confiabilidade adequada, no entanto n o apresentou validade discriminante (CORRêA; GUIMAR ES, 2006). Para resolver esse problema, neste estudo foi utilizada uma vers o simplificada desse instrumento, criada por Yang (2003), chamado pela autora de Dloq-A. Essa vers o é composta de 27 itens distribuídos nas sete dimens es da cultura de aprendizagem – oportunidades para a aprendizagem contínua, questionamento e diálogo, colabora o e aprendizagem em equipe, sistemas para capturar e compartilhar a aprendizagem, delega o de poder e responsabilidade, desenvolvimento da vis o sistêmica da organiza o e estímulo à lideran a estratégica para a aprendizagem – e nas duas dimens es do desempenho organizacional – desempenho financeiro e ganho de conhecimento organizacional. Os resultados deste estudo apresentaram validade convergente, validade discriminante, confiabilidade e validade de critério, além de ser parcimonioso. Dessa forma, conclui-se que o Dloq-A foi validado no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que a cultura de aprendizagem explica 43% da variancia do desempenho organizacional.
O papel das intera es sociais e de atividades propostas para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos The role of social interactions and of proposed activities in the teaching and learning of Chemistry  [cached]
Juciene Moura de Nascimento,Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Ciência & Educa??o (Bauru) , 2012, DOI: 10.1590/s1516-73132012000300006
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o papel das intera es sociais e de atividades didáticas propostas em aulas de Química. Apresenta discuss es com base nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e Leontiev, suas implica es e abordagens nos diversos processos de constru o de conceitos. O trabalho foi realizado em uma Escola Pública de Pernambuco, onde foram observados doze alunos, os quais participaram de diferentes tipos de atividade em sala de aula. Essas atividades, realizadas em pequenos grupos, sob a supervis o da professora, foram analisadas considerando-se como relevantes as oportunidades de intera o e discuss o que as mesmas possam ter possibilitado entre os alunos durante as aulas. Os resultados apontaram para a importancia do planejamento de atividades que promovam um processo coletivo, cooperativo e interacionista de ensino e aprendizagem, refor ando o papel do outro na forma o mais ampla dos alunos e contribuindo para uma melhor significa o dos conceitos científicos. This study aimed to analyze the role played by social interactions and by didactical activities in chemistry classes. We have taken into account aspects of sociointeractionist theory such as proposed by Vygotsky and Leontiev, and their implications and approaches applied to the processes for concept formation. The investigation was carried in a Public School of Recife, PE - Brazil, where different types of didactical activities were proposed in the chemistry classroom. These activities were performed by students in small groups under teacher supervision and analyzed by considering as relevant opportunities for interaction and discussion among students which started from tasks demanded during the classes. The results pointed out the importance in planning activities which encourage students to engage in a collective, cooperative and interactional process in teaching and learning, reinforcing the role played by pairs in the learning and contributing from students in making scientific concepts meaningful.
Um experimento para medir velocidades como instrumento motivador no aprendizado de conceitos da ótica física
Müller M.,Fabris J. L.,Falate R.,Ca??o Jr. E.
Revista Brasileira de Ensino de Física , 2003,
Abstract: Neste artigo é descrito um arranjo experimental que forma a base para opera o dos Velocímetros Laser. O arranjo é usado na medi o da velocidade de um sistema físico bem conhecido. A utiliza o deste arranjo experimental possibilita ao aluno a compreens o dos fen menos de interferência, difra o e espalhamento da luz, com a utiliza o de uma técnica ótica com inúmeras aplica es no campo de medidas de velocidades de partículas. Como sistema físico a ser analisado é utilizado um pêndulo simples, cuja velocidade pode ser facilmente calculada, permitindo sua compara o com os resultados experimentais.
Contribui es da Teoria da Aprendizagem Significativa para a aprendizagem de conceitos em Botanica = Contributions of the Meaningful Learning Theory to the learning of botany concepts  [cached]
Airton José Vinholi Júnior
Acta Scientiarum : Education , 2011,
Abstract: O trabalho foi realizado em uma escola da comunidade quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari, Estado do Mato Grosso do Sul). Para sua realiza o, inicialmente, um teste com quest es de Botanica foi aplicado aos alunos para identificar ausência ou presen a de subsun ores, classificados em adequados ou parcialmente adequados. Esta análise foi utilizada para o planejamento e confec o de estratégias instrucionais, visando a facilitar a intera o entre as novas informa es e as preexistentes na estrutura cognitiva do aluno, com o intuito de promover aprendizagem. Posteriormente, foram propostas interven es pedagógicas baseadas no diálogo entre conhecimento tradicional e científico em sala de aula. Baseando-se nos resultados dessas estratégias e em Mapas Conceituais fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, construídos pelos alunos sobre os conteúdos propostos, concluiu-se que a aprendizagem foi satisfatória. Quanto à metodologia utilizada, verificou-se que essa contribui o foi significativa para a aprendizagem de Botanica. The study was conducted in a school of the black community of Furnas do Dionísio (Jaraguari, Mato Grosso do Sul State). For its realization, initially, a test with questions of botany was applied to the students to identify the absence or presence of subsumers classified into adequate or partially adequate. This analysis was used for the planning and production of instructional strategies in order to facilitate interaction between new information and background on the student's cognitive structure in order to promote learning. After, educational interventions have been proposed based on dialogue between traditional knowledge and science in the classroom. Based on the results of these strategies and concept maps based on the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel, built by students on the proposed content, we concluded that learning was satisfactory. Taking into account the methodology used to investigate the local knowledge about medicinal plants, it is concluded that this contribution was significant to the learning of botany.
Nem só de conceitos vivem as transforma es: equívocos em torno da avalia o formativa no ensino/aprendizagem de línguas  [cached]
Myriam Crestian Chaves da Cunha
Revista Brasileira de Linguística Aplicada , 2006,
Abstract: Este artigo apresenta uma reflex o sobre o modo como, no ensino/aprendizagem do português língua materna, o conceito de avalia o formativa sofre um esvaziamento ao ser manipulado como senha mágica para a transforma o das práticas, sem que as representa es às quais se articulam as atividades de ensino/aprendizagem e de avalia o sejam analisadas em seus fundamentos epistemológicos e desdobramentos didáticos. Examinam-se alguns equívocos gerados pela fetichiza o do conceito, como aqueles perpetrados em torno da pretensa independência das práticas de avalia o do caráter qualitativo dos objetos de avalia o e do caráter contínuo e processual das práticas avaliativas, com o intuito de mostrar a legitimidade de uma avalia o verdadeiramente reguladora no desenvolvimento das competências discursivas. The purpose of this article is to present how in the learning and teaching of Portuguese as a mother tongue the concept of formative evaluation becomes meaningless when used as a magic wand to transform practices while neglecting the analysis of epistemological foundations and didactic consequences of the corresponding representations. In order to prove the legitimacy of a real regulative evaluation in the development of discursive competences, this article also examines misinterpretations motivated by the fetishizing of the concept such as the presumed interdependency of evaluative practices, the qualitative aspect of evaluative objects and also the continuous and processual aspect of evaluative practices.
O movimento pendular no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, a partir do romance Budapeste de Chico Buarque  [cached]
Cecília Martha Botana
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 2006,
Abstract: Resumo: A nossa proposta é mostrar a necessidade de uma abordagem cultural no ensino de língua estrangeira (LE), através da análise de Budapeste, último romance de Chico Buarque. A análise se inscreve na área da Lingüística Aplicada e traspassa as suas fronteiras para penetrar o campo do Sócio-interacionismo e dos Estudos Culturais. Do primeiro, trabalharemos com a no o de identidades fragmentadas de Moita Lopes (2002), ocupando-nos de uma das faces dessa identidade social múltipla: a construída no plano da nacionalidade. Dos Estudos Culturais, tomaremos os conceitos de viagem, circuito, vida fronteiri a, migra o como palavras-chave de uma nova concep o de ensino/aprendizagem de LE. Budapeste nos oferece algumas pistas muito ricas a respeito de como se da o processo de ensino/aprendizagem de uma língua/ cultura a partir da situa o de migra o do seu protagonista. O roteiro desse aprendizado será descrito através dos três movimentos pendulares que o mesmo vivencia: o movimento entre o Encantamento e o Estranhamento; o movimento entre o EU e o TU e o movimento entre o eu e o outro-eu. Palavras-chave: Chico Buarque; Budapeste; ensino de língua estrangeira; sócio-interacionismo; estudos culturais. Resumen: En este trabajo nos proponemos mostrar la necesidad de un abordaje cultural en la ense anza de las lenguas extranjeras (LE), a través del análisis de Budapeste, la última novela de Chico Buarque. El análisis se halla enmarcado en el área de la Lingüística Aplicada y traspasa sus fronteras para penetrar el campo del Sociointeraccionismo y de los Estudios Culturales. Del primero, trabajaremos con la noción de identidades fragmentadas de Moita Lopes (2002) y nos ocuparemos de una de las faces de esa identidad social múltipla: la construida en el plano de la nacionalidad. De los Estudios Culturales, tomaremos los conceptos de viaje, circuito, vida fronteriza, migración como palabras clave de una nueva concepción de ense aza/aprendizaje de LE. Budapeste nos ofrece algunas pistas muy ricas con respecto a cómo se da el proceso de ense anza/aprendizaje de una lengua/cultura a partir de la situación de migración de su protagonista. El itinerario de este aprendizaje será descripto a través de tres movimientos pendulares que el mismo protagonista vivencia: el movimiento entre el Encantamiento y el Extra amiento; el movimiento entre el YO y el Tú y el movimiento entre el yo y el otro-yo. Palabras-clave: Chico Buarque; Budapeste; ense anza de lengua extranjera; sociointeracionismo; estudios culturales. Keywords: Chico Buarque; Budapeste; foreign language teaching;
Ambiente virtual de aprendizagem: estrutura o de roteiro para curso online Ambiente virtual de aprendizaje: estructuración de guión para curso online Virtual learning environment: script structure of an online course  [cached]
Carlos Alberto Seixas,Isabel Amélia Costa Mendes,Simone de Godoy,Alessandra Mazzo
Revista Brasileira de Enfermagem , 2012, DOI: 10.1590/s0034-71672012000400016
Abstract: O presente trabalho visa descrever os passos para desenvolvimento de um curso e sua estrutura em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para tanto, a pesquisa consistiu na aplica o de conteúdos de enfermagem para oferecimento de curso online em workshop internacional para grupo de estudantes de gradua o e licenciatura em enfermagem do Brasil e de Portugal. Durante a pesquisa foram registradas etapas distintas, desde o planejamento do curso passando pela constru o e transforma o dos conteúdos, até a disponibiliza o aos estudantes. As atividades interativas e conteúdos foram elaborados pelos professores com participa o de equipe técnica. No trabalho s o apresentados procedimentos específicos e papéis a serem desempenhados por professores, especialistas, estudantes e técnicos. Os resultados do desenvolvimento e oferecimento do curso online apontaram alguns aspectos a serem aperfei oados no processo de trabalho, no formato dos conteúdos e na utiliza o das ferramentas. La finalidad de este trabajo es describir los pasos para desarrollo de un curso y su estructura en ambiente virtual de aprendizaje Moodle. Para eso, la investigación comprendió la aplicación de contenidos de enfermería para ofrecimiento de curso online en oficina internacional para grupo de alumnos de pregrado y licenciatura en enfermería de Brasil y Portugal. Durante la investigación fueron registradas etapas distintas, desde la planificación del curso, incluyendo la construcción y transformación de contenidos, hasta su disponibilidad para los alumnos. Las actividades interactivas y contenidos fueron elaborados por los profesores con participación de equipo técnico. En el trabajo son presentados procedimientos y papeles que deben desempe ar los profesores, especialistas, alumnos y técnicos. Los resultados del desarrollo y ofrecimiento del curso online indicaron algunos aspectos que se debe perfeccionar en el proceso de trabajo, formato de los contenidos y en la utilización de las herramientas. This study describes the steps for developing a course and its structure in the Virtual Learning Environment Moodle. It consisted of an application of nursing content offered in an online course included in an international workshop directed to a group of nursing students from a bachelor and a teaching diploma program in Brazil and Portugal. Distinct stages were identified during the study: planning, construction and transformation of content as well as availability of such content to students. The interactive activities and context were developed by professors with the participation of the tec
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.