oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Polímeros condutores intrínsecos e seu potencial em blindagem de radia es eletromagnéticas
Faez Roselena,Rezende Mirabel C.,Martin Inácio M.,De Paoli Marco-A.
Polímeros , 2000,
Abstract: A procura por novos materiais que possuam propriedades magnéticas e dielétricas adequadas ao uso em absorvedores de radia o eletromagnética é de grande importancia. Dentre os materiais em estudo, os polímeros condutores têm sido aplicados como centros de absor o de radia o, devido à possibilidade de varia o da sua condutividade com a freqüência da radia o das ondas incidentes, sendo esta pesquisa o estado da arte no processamento de materiais absorvedores de radia o (MAR). O objetivo deste trabalho é apresentar a ampla faixa de propriedades dos polímeros condutores, correlacionando-as com o potencial de aplica o destes materiais como aditivos no processamento de MAR. Uma breve análise dos resultados obtidos com uma blenda de EPDM contendo 30-80 %(m/m) de PAni-DBSA e espessuras de 1 e 3 mm, analisadas na faixa de 8-12 GHz, mostra que o material absorveu na faixa de 50 a 90% da radia o incidente.
Dosimetria esporular: Bacillus subtilis TKJ6312 como biossensor de radia??o solar biologicamente ativa
Rosa, Marcelo Barcellos da;Rampelotto, Pabulo Henrique;Schuch, Nelson Jorge;Schuch, André Passaglia;Munakata, Nobuo;
Química Nova , 2009, DOI: 10.1590/S0100-40422009000200003
Abstract: since 2000, spore dosimetry and spectral photometry have been performed in parallel at the southern space observatory, s?o martinho da serra (southern brazil). a comparative study involving data from punta arenas - chile (53.2o s), s?o martinho da serra (29.5o s), padang - indonesia (0.9os), brussels - belgium (50.9o n) and kiyotake - japan (31.9o n) from 2000 to 2006 is presented. the spore inactivation doses presented the higher values in summer (973 ± 73 for punta arenas and 4,369 ± 202 for s?o martinho da serra, as well 1,402 ± 170 and 3,400 ± 1,674 for brussels and kiyotake, respectively). the simplicity, robustness and high resistance of bacterial spores makes the biosensor an potential biological tool for uv-b monitoring.
Sinteriza o ultra-rápida de materiais ceramicos usando radia o laser  [cached]
Macedo Z. S.,Hernandes A. C.
Ceramica , 2000,
Abstract: Nessa comunica o apresentamos nossos primeiros resultados de sinteriza o ultra-rápida em materiais ceramicos óxidos usando a radia o de um laser de CO2 como fonte de aquecimento. Os compostos Bi4Ti3O12 (BIT) e Bi4Ge3O12 (BGO) foram sintetizados via rea o do estado sólido, conformados em corpos ceramicos cilíndricos de 12 mm de diametro e 2 mm de espessura e, posteriormente, levados ao laser para o processo de sinteriza o. A análise dos pós reagidos, efetuada por difratometria de raios X, confirmou a presen a de fase cristalina única em cada um dos sistemas investigados. A potência máxima do laser necessária para a sinteriza o apresentou forte dependência com a estratégia usada na irradia o. A análise da microestrutura, realizada por microscopia eletr nica de varredura (MEV), revelou um alto grau de eficiência do processo desenvolvido. Em alguns casos, pudemos verificar que a sinteriza o ocorreu a uma profundidade de até 1 mm, apontando para a viabilidade de obten o de corpos ceramicos sinterizados como um todo.
UM NOVO MéTODO PARA CARACTERIZA O DE PROPRIEDADES MEC NICAS EM MATERIAIS CER MICOS  [cached]
Eduardo A. de Carvalho
Vértices , 2010,
Abstract: As dificuldades de propriedades mecanicas em materiais ceramicos, seja pela fragilidade intríseca do material, seja pelo desalinhamento de barras de tra o nos métodos tradicionais utilizados para metais, levou à proposi o de um novo método de trabalho. O método proposto n o se utiliza de contatos mecanicos para a aplica o de carregamento, porém de radia o de uma emiss o lase. Aqui é apresentado um caso estudado onde o método determina, com sucesso, a Tenacidade, a Fratura de um corpo de prova em forma de disco feito de nitreto e silício.
Avalia o do desempenho de materiais absorvedores de radia o eletromagnética por guia de ondas
Pinho Magali S.,Lima Roberto C.,Soares Bluma G.,Nunes Regina C. R.
Polímeros , 1999,
Abstract: Neste trabalho, amostras elastoméricas contendo diferentes tipos de cargas absorvedoras de microondas, sob a forma de pós, foram obtidas para medidas de refletividade. Os materiais utilizados com diferentes composi es percentuais em peso foram: ferrocarbonila, negro de fumo, polianilina e ferrita dopadas. As medidas de refletividade foram determinadas com base nas propriedades magnéticas e dielétricas dos compósitos elastoméricos a partir de dados de espalhamento, através da inser o e fixa o em um guia de ondas, para a faixa de freqüência de 8-16 GHz. Os melhores resultados foram apresentados pelo ferrocarbonila e negro de fumo para as freqüências mais baixas, enquanto a ferrita dopada absorveu em uma freqüência mais elevada.
Sinteriza??o ultra-rápida de materiais ceramicos usando radia??o laser
Macedo, Z. S.;Hernandes, A. C.;
Ceramica , 2000, DOI: 10.1590/S0366-69132000000400005
Abstract: in this communication we present our first results on ultra-fast laser sintering of oxide ceramics employing a co2 laser as the heating source. the bi4ti3o12 (bit) and bi4ge3o12 (bgo) compounds were synthesized following a solid state route in air atmosphere. cylindrical ceramic bodies with 12 mm in diameter and 2 mm in thickness were shaped and sintered under laser irradiation. the x-ray diffraction of the calcined powders confirmed the presence of single phase in each of the investigated systems. the maximum laser power required to the sintering process showed to have a strong dependency on the strategy used for irradiation. the microstructure analysis of the samples, performed by scanning electron microscopy (sem), revealed the high efficiency of the process. in some cases we could verify that the sintering occurred until a depth of 1mm, indicating the feasibility of obtaining the ceramic bodies sintered as a whole.
Produtos poliolefínicos reciclados com desempenho superior aos materiais virgens correspondentes
Martins Agnes F.,Suarez Jo?o Carlos M.,Mano Eloisa B.
Polímeros , 1999,
Abstract: O balan o das rea es de reticula o e cis o em cadeias poliolefínicas, quando expostas a condi es ambientais de radicais livres, pode resultar em boas propriedades e novas aplica es. Materiais descartados de alta qualidade despertam cada vez mais interesse para reciclagem. Os resíduos plásticos de embalagens alimentícias, assim como pe as descartadas de grandes dimens es, provenientes da indústria automotiva, s o exemplos daqueles materiais. No presente trabalho, s o relatadas as propriedades mecanicas da madeira plástica IMAWOOD, obtida a partir de resíduos sólidos urbanos, principalmente embalagens de polietileno, e do material IMACAR, recuperado de pára-choques descartados de carros de passeio, constituído basicamente de misturas PP/EPDM. Verificou-se que o IMAWOOD mostrou comportamento mecanico melhorado por efeito da radia o-gama, enquanto que o IMACAR revelou alta resistência ao impacto, muito superior ao material virgem de composi o correspondente.
Condutividade térmica e sua correla o com a temperatura e a massa específica volumétrica de materiais refratários sílico-aluminosos e aluminosos  [cached]
Akiyoshi M. M.,Silva A. P. da,Silva M. G. da,Pandolfelli V. C.
Ceramica , 2001,
Abstract: Neste trabalho foram estudadas as correla es existentes entre a condutividade térmica e as características físicas de materiais refratários comerciais com massa específica volumétrica na faixa entre 0,55 g/cm3 e 3,14 g/cm3 e porosidade total compreendida entre 15% e 81%. é apresentado e discutido um modelo empírico que correlaciona a condutividade térmica como fun o da massa específica volumétrica, fornecendo assim uma forma rápida para estimar a condutividade térmica de materiais refratários em fun o da temperatura (dentro da faixa de varia o de teor de alumina, massa específica e porosidade empregados neste trabalho). Tal correla o é possível conhecendo-se apenas a massa específica volumétrica que é comumente avaliada no controle de qualidade durante a produ o de refratários. Análises estatísticas s o apresentadas para a valida o do modelo proposto.
Metas do design pedagógico: um olhar na constru o de materiais educacionais digitais
Patricia Alejandra Behar,Cristina Alba Wildt Torrezzan
Revista Brasileira de Informática na Educa??o , 2010,
Abstract: Frente a expans o da internet e das tecnologias digitais em várias áreas da sociedade atual, verifica-se a crescente aplica o de recursos digitais na educa o. Porém, a maioria desses materiais educacionais digitais (MED’s) é desenvolvida a partir da simples digitaliza o de materiais educacionais analógicos, normalmente ocorrendo um desequilíbrio entre fatores técnicos, gráficos e pedagógicos. Portanto, torna-se necessário a constru o de novas práticas pedagógicas que se relacionem harmonicamente com esses novos recursos e, principalmente, que sejam centradas na aprendizagem do aluno. A partir disso, esta pesquisa investiga a constru o de materiais educacionais digitais sob o ponto de vista do design pedagógico (DP). Primeiramente, este artigo organiza e relaciona as metas do design pedagógico. Após, relata o processo de aplica o e valida o dessas metas, através da constru o e aplica o do OA PEDESIGN. Por fim, aborda a aplica o das referidas metas na elabora o da tabela de parametros para a constru o de materiais educacionais digitais baseadas no DP. O objetivo é gerar uma reflex o sobre a importancia da aplica o do design pedagógico em materiais educacionais digitais, assim como investigar os parametros responsáveis pela elabora o de MED’s que possibilitem a a o crítica do aluno sobre o objeto de estudo. PUBLICIDADE Aprender sobre o mundo digital é essencial para todos nós. Hoje, tanto de nossas vidas está online o que o torna t o importante para entender o que está acontecendo, como avan ar ou pelo menos manter-se com o que está acontecendo. Este livro é um olhar sobre um dos aspectos mais importantes da era digital. Educa o Digital é um aspecto cada vez maior do mundo. Como um professor em especial que você vai encontrar este desempenha um papel importante no que você faz. Você pode já estar familiarizado com o mundo digital, talvez você enviar e-mails ou jogar partypoker, mas ainda s o unwware do valor educativo dos recursos online. Metas do projeto pedagógico: um olhar sobre a constru o de materiais educacionais digitais irá ajudá-lo chegar ao fundo da quest o.<
Os Compósitos e a sua aplica o na Reabilita o de Estruturas metálicas  [cached]
Ana Mafalda F.M. Ventura
Ciência & Tecnologia dos Materiais , 2009,
Abstract: Com o avan o tecnológico as propriedades exigidas aos materiais convencionais sofreram altera es levando ao aparecimento de materiais capazes de responder aos requisitos pretendidos das novas tecnologias. A combina o química e estrutural de diferentes materiais produziu uma nova classe de produtos de engenharia. Este artigo come a por fazer uma breve apresenta o histórica de um grupo inovador de materiais que s o cada vez mais requisitados por inúmeras aplica es na indústria. Ao longo do mesmo s o enunciadas as características e propriedades dos materiais compósitos para uma vis o mais clara das vantagens que estes apresentam em rela o a outros materiais requisitados para o mesmo uso. é feita também uma evolu o das diferentes aplica es ao longo dos tempos, nas diversas áreas da indústria em geral. Como objectivo principal este trabalho apresenta uma análise dos materiais quando aplicados na manuten o, repara o e reabilita o de estruturas metálicas das indústrias de engenharia naval e civil. With technological advancement the properties required of conventional materials change leading to the appearing of materials able to meet the requisites expected of new technologies. Combination of chemical and structural materials produced a new class of engineering products. Firstly, this article provides a brief historical presentation of an innovative group of materials that are increasingly required by many applications in industry. Along the same are set out the characteristics and properties of composite materials for a clearer view of the advantages that they have in relation to other materials needed for the same use. There is also an evolution of different applications over the time, in many areas of the industry in general. As the main objective this work presents an analysis of these materials when applied in maintenance, repair and rehabilitation of metallic marine and civil engineering infrastructures.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.