oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Significado e sentido do trabalho docente  [cached]
Basso Itacy Salgado
Cadernos CEDES , 1998,
Abstract: O estudo tem como objetivo a compreens o do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de forma o acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importancia da forma o do professor para o exercício da prática pedagógica. A interpreta o do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado - finalidade dessa atividade fixada socialmente - e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre significado e sentido torna seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente.
Expectativas e envolvimento no trabalho: estudo com profissionais terceirizados de uma organiza o pública catarinense Expectations and involvement in work: study with professionals outsourced of the catarinense public organization
Rosangela Klumb,Simone Ghisi Feuerschütte
Revista Eletr?nica de Estratégia e Negócios , 2013,
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar as expectativas e o envolvimento com o trabalho por parte de profissionais terceirizados que prestam servi os na área de informática de uma organiza o pública catarinense, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC). A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa. Em termos metodológicos foram pesquisados oito profissionais terceirizados, escolhidos por meio de amostragem n o-probabilística, segundo critérios de acessibilidade. Para a coleta de dados fez-se uso de técnicas de observa o participante e entrevistas com roteiro semi-estruturado e a análise do material empírico abrangeu etapas de descri o, categoriza o e interpreta o dos dados qualitativos à luz dos fundamentos teóricos estudados e dos objetivos da pesquisa. Os resultados demonstraram a rela o entre as expectativas dos profissionais terceirizados e o seu envolvimento com as atividades do trabalho, destacando-se a predominancia do contrato psicológico do tipo relacional. This article aims to analyze the expectations and involvement with work by professional outsourced that provide services in computer science from a public organization in Santa Catarina, the Regional Electoral Court (TRE/SC). The research was established as an exploratory case study, qualitative in nature. In terms of methodology were surveyed eight professionals outsourced, selected through non-probability sampling, based on criteria of accessibility. To collect the data was made using techniques of participant observation and interviews with semi-structured and empirical analysis covered steps of description, categorization and interpretation of qualitative data in light of the theoretical study and the research objectives. The results demonstrated the relationship between the expectations of professionals outsourced and involvement with work activities, highlighting the predominance of the relational psychological contract type.
Concep o docente sobre avalia o qualitativa da aprendizagem no ensino fundamental: uma interpreta o da LDB 9394/96
Soraia Oliveira da Cunha Silva
Meta : Avalia??o , 2010,
Abstract: Este artigo busca discutir as características da concep o docente como uma espécie de espelho de compreens o de saberes e atua o, bem como analisar as implica es da concep o docente no processo de avalia o da aprendizagem. Para tanto, a referência 7deste texto é a pesquisa descritiva e exploratória realizada nas escolas municipais de uma cidade do oeste da Bahia. Seu problema de investiga o teve origem com a implementa o na rede pública de ensino fundamental, a partir de 1997, de duas modalidades de avalia o: uma quantitativa, referente aos conteúdos das disciplinas trabalhadas, com valor de quatro pontos e outra qualitativa, com valor de seis pontos, com critérios: pontualidade, interrela o, produtividade, participa o, clareza de ideias e criatividade. Essa avalia o qualitativa é decorrente da interpreta o oficial do alcance qualitativo da avalia o da aprendizagem, feita pela Secretaria Municipal de Educa o do art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei no. 9.394 (BRASIL, 1996), que estabelece que os aspectos qualitativos da aprendizagem devem prevalecer sobre os quantitativos. Os resultados obtidos demonstram que, em decorrência de tal interpreta o e da consequente prática oficialmente institucionalizada nas escolas públicas, imp em-se procedimentos alheios ao alcance formal da qualidade da educa o referente à aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Oficialmente, a qualidade resulta de condutas que pouco ou nada respondem à apropria o de conhecimentos, inclusive porque n o mudam ao longo do processo de ensino aprendizagem. Constata-se a falta de um referencial teórico aplicado sobre avalia o qualitativa disponível para os professores compreenderem as implica es didático-pedagógicas de tal avalia o, e, por isso, as referências de trabalho das professoras pesquisadas s o os conhecimentos de senso comum, que n o as ajudam a superar as suas dificuldades operacionais e conceituais referentes à realiza o de uma efetiva avalia o da aprendizagem dos alunos. Portanto, na falta deste referencial, ficam-lhes ainda mais inacessíveis as competências, n o apenas para melhor se posicionarem em rela o à interpreta o feita do texto da LDB (BRASIL, 1996), mas também para prevenir prejuízos à educa o que lhes está confiada no que diz respeito à qualidade de aprendizagem dos conteúdos científico-culturais no ensino fundamental.
Qualidade de vida no trabalho docente em enfermagem  [cached]
Rocha Sandra de Souza Lima,Felli Vanda Elisa Andres
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2004,
Abstract: O estudo aborda a qualidade de vida no trabalho-QVT-docente de enfermagem, tendo como objetivo conhecer o significado e os processos desgastantes e potencializadores da QVT, geradores de seu perfil saúde-doen a. O referencial teórico foi aquele da determina o social e a análise de conteúdo das entrevistas. QVT tem como significado marcante as condi es de trabalho, identifica o profissional e relacionamento interpessoal. No perfil saúde-doen a os fatores desgastantes sobrep em-se aos fatores potencializadores.
Entre senhas e telas: as reconfigura es do trabalho docente  [cached]
Sálua Cecílio,Priscila Perim de Sousa
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2009, DOI: 10.5902/19846444249
Abstract: No contexto da reestrutura o produtiva e da cultura digital, analisam-se aqui os efeitos das transforma es tecnológicas e culturais no ensino superior. Mediante a mudan a cultural e os novos conteúdos e rela es sociais que delineiam o trabalho docente, com base em um estudo de caso, avaliam-se os desafios postos à profissionalidade de professores e sua forma o para atuar em uma sociedade em rede. Trata-se de compreender como eles entendem o seu trabalho, as mudan as que nele ocorrem e como este reconfigura sua subjetividade. Os resultados variam da percep o das novas exigências e ritmos de trabalho trazidos pelas tecnologias digitais e sua vis o como recursos de atualiza o até a preferência pela educa o tradicional. Persistem o reconhecimento do papel social do educador e a reafirma o de valores que independem da a o das tecnologias digitais. Apesar da consciência de que algo n o vai bem na profiss o, a percep o da historicidade do processo educativo mostra-se frágil. Falta aos sujeitos suficiente clareza das condi es que contribuem para fortalecer o isolamento e a expans o da mentalidade individualista refor ados pela sobreimplica o em um trabalho que tende a níveis de precariza o cada vez maiores. As tecnologias da informa o e da comunica o têm uma a o ambivalente no trabalho docente. Tanto podem contribuir para a mudan a, quanto podem manter antigas práticas, com a aparência de inova o. Resta aos professores, diante tal quadro, buscar o seu desenvolvimento profissional, de modo que nele encontrem bases para uma a o que lhes propicie engajamento, realiza o profissional e autonomia diante as transforma es contemporaneas. Palavras-chave: Trabalho docente. Forma o de professores. Tecnologias da Informa o e da Comunica o.
Reformas educacionais e proletariza o do trabalho docente = Educational reform and the proletarization of teaching
Margarita Victoria Rodríguez
Acta Scientiarum : Human and Social Sciences , 2008,
Abstract: Em um primeiro momento, este artigo procura reconstruir historicamente o processo de conforma o da profiss o docente, desde uma a o vocacional até sua configura o como prática intencional e planejada, e sua possível profissionaliza o. Em um segundo momento, discute as reformas educacionais implementadas nas últimas décadas doséculo XX e seu impacto na atua o do professor. As diretrizes neoconservadoras intensificaram a proletariza o do trabalho docente, que, seja do estado ou do setor educativo privado, tem a responsabilidade de contribuir para o sucesso das reformas, porémem um ambito caracterizado por desqualifica o de seu trabalho, forma o deficiente, baixos salários, desprestígio social da profiss o e, às vezes, manipula o ideológica. At first, this article aims to reconstruct historically the conformation process of the teaching profession, which goes from a vocational action to the configuration of an intentional and plannedpractice, and its possible professionalization. Secondly, it discusses the educational reforms implemented in the last decades of the 20th century and their impacts on the teaching profession. The neo-conservatives directives intensified the proletarization of teaching work, which, either public or from the private educational sector is responsible for contributing to the sucess of the reforms, although in a dimension characterized by disqualification of this line of work, deficient education, low salaries, lack of social prestige for the profession and sometimes ideological manipulation.
"Vá e conte ao seu povo": interpreta??es e media??es no trabalho antropológico
Castro, Josué Tomasini;
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas , 2008, DOI: 10.1590/S1981-81222008000100007
Abstract: anthropologists are translators, interpreters of a culture, of social practices. but what then qualify them as truly interpreters of a society, a group, or a cultural environment? if there is no consent about possible answers to this question, there is no doubt about the place where the final translation will occur: the writing. however, it does not prove the truthfulness of things described, but gives shape to one truth that is not exactly the one 'natives' want to be told ("go and tell your people"). what is revealed in ethnographies is a hybrid object that can only be described using what james clifford said to be "powerful lies of exclusion and rhetoric". in this article, the discussion about the writing of ethnographies and some aspects that underwrite and determine it will be on its theoretical base. such questions will finally be confronted with the experience of the researcher himself, based upon a fieldwork in namibia, in the village of okondjatu, among a herero group. it is intended, thereafter, to discuss some general aspects about anthropologists' experience of speaking its truth about an "other", of "describe identities" and possess, generally, the dangerous aspect of spokesperson and cultural middleman.
(RE) CONSTRUINDO O TRABALHO DOCENTE NA PRé-ESCOLA: UMA TENTATIVA DE INTERVEN O  [cached]
Gilza Maria Zauhy Garms
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: (RE) CONSTRUINDO O TRABALHO DOCENTE NA PRé-ESCOLA: UMA TENTATIVA DE INTERVEN O
Do tribalismo disciplinar ao novo pardigma do trabalho docente
José Gregório Viegas Brás, Maria Neves Gon?alves
História da Educa??o , 2011,
Abstract: Com este artigo pretendemos colmatar uma grande lacuna que se verifica no domínio da investiga o em educa o: analisar a história do trabalho docente. Para isso, escolhemos o momento histórico crítico que desencadeou a grande transforma o laboral no exercício da profiss o docente. Neste sentido, investigámos os efeitos produzidos no trabalho docente pelo regime de disciplina que vigorava em Portugal e o que se pretendeu com a reforma que introduziu o regime de classe promulgado no século 19. Esta mudan a de regime é um marco de referência na história do trabalho docente. Procurámos equacionar o que variou no posto de trabalho para percebermos a divis o do trabalho docente. Foi promulgada no século 19, criou uma nova divis o de trabalho que apela para uma dinamica laboral diametralmente oposta à prática tradicional que estava em vigor. Esta revolu o curricular trouxe n o só novas exigências no trabalho docente, mas teve também consequências ao nível da identidade profissional.
Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente  [cached]
Rosa Cristina Porcaro
Eccos Revista Científica , 2011,
Abstract: The thematic work is about the the educator of youth and adults. The purpose of this study was to investigate the challenges that stand in the pedagogical practice of teachers of adult education in Brazil. The fundamental questions of the study are: what challenges the educator of adults and youth in development work? That search paths to face these challenges? For the theoretical background of the study, some authors were consulted, as Freire, Sch n, Oliveira Franco, among others. To meet the proposed objectives, the methodological procedures were chosen: an application of questionnaires to twenty-five youth and adult educators, one from each state, and in-depth interviews, made with eight teachers, selected from among those who responded to the questionnaire. Some challenges were identified: the younger players, heterogeneity, low self esteem of students and school dropouts.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.