oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Programa de Forma o Continuada para docentes do ensino superior da UNIVALI: um balan o de sua atua o  [PDF]
Neitzel, Adair Aguiar,Ferri, Cássia,Leal, Elisabeth Juchem Machado
Educa??o , 2007,
Abstract: Este artigo apresenta os eixos de sustenta o do Programa de Forma o Continuada para Docentes do Ensino Superior da Universidade do Vale do Itajaí, suas metas, a es e resultados atingidos de 2001 a 2006. Delineado em 2000, o programa tem o propósito de promover a reflex o sobre as práticas pedagógicas e impulsionar a busca de novos saberes que possibilitem ao docente enfrentar as quest es que cotidianamente desafiam sua prática pedagógica. A produ o do programa está sistematizada e publicada nos Cadernos de Ensino da UNIVALI cujas orienta es teórico-metodológicas orientam as atividades do Programa.
Desafios da media o pedagógica em cursos de forma o de professores presenciais e a distancia  [cached]
Elena Maria Mallmann,Araci Hack Catapan,Fábio da P. de Bastos
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2006,
Abstract: Sistematizamos nossas reflex es sobre a media o pedagógica em cursos de forma o escolar de professores presenciais e a distancia. Destacamos inicialmente as orienta es das políticas públicas e literatura da área educacional. A partir desses princípios explicitamos que a inser o das tecnologias de comunica o digital na media o pedagógica em cursos de forma o de professores requer investigar as atividades docentes como a elabora o e implementa o de materiais didáticos online e o monitoramento eletr nico das aprendizagens a distancia. Palavras-chave: Media o Pedagógica. Forma o de Professores Presencial e a Distancia.
Forma o continuada de professores para atua o em informática na educa o: reflex es sobre uma prática  [cached]
Miguel Alfredo Orth,Patrícia Kayser Vargas Mangan,Dirleia Fanfa Sarmento
ETD : Educa??o Temática Digital , 2011,
Abstract: O presente artigo busca problematizar uma experiência de capacita o, dentro de um programa de forma o e ou capacita o continuada, de professores para atuar na Educa o a Distancia (EAD) vivida em uma institui o de ensino superior. Além disso, o trabalho tem por base uma pesquisa que se está realizando na área de capacita o professor para atuar na modalidade a distancia, bem como busca apresentar algumas reflex es decorrentes da análise de dados coletados. Para obter esses dados, se fez uso da pesquisa-a o e de depoimento dos próprios professores/alunos.
Programa de Forma??o Continuada para Docentes da Educa??o Superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma tese
Luz, Sueli Petry da;Balzan, Newton César;
Avalia??o: Revista da Avalia??o da Educa??o Superior (Campinas) , 2012, DOI: 10.1590/S1414-40772012000100002
Abstract: this article offers some evaluative considerations of the results of a doctorate thesis entitled "programa de forma??ocontinuada para docentes do ensino superior: um estudo de caso" (continuing education program for higher education teachers: a case study), carried out at the universidade do vale do itajaí (university of vale do itajaí) - univali, in itajaí, santa catarina, and presented at the school of education of the universidade estadual de campinas - unicamp, in campinas, state of s?o paulo, in november 2007. the methodology used in the research was a case study, by means of a narrative. the article is divided into four sections. the first section outlines the context of the institution that developed the program and the program itself in its first edition. the second presents the research methodology used and the data analysis. the third addresses the results of the case study, and the fourth section evaluates the results obtained. at the end, some considerations are made that point to the importance of further studies on the state- of- the- art in the area of continuing education for higher education teachers, seeking to characterize the identity of the teaching professional, at the national level, particularly based on the knowledge and activities of these programs.
Teaching Reading Comprehension in English in a Distance Web-Based Course: New Roles for Teachers La ense anza de la comprensión de lectura en inglés en un curso a distancia en la red: nuevos roles para los docentes
Jorge Hugo Mu?oz Marín,Adriana González Moncada
Profile Issues in Teachers` Professional Development , 2010,
Abstract: Distance web-based learning is a popular strategy in ELT teaching in Colombia. Despite of the growth of experiences, there are very few studies regarding teachers' participation in these courses. This paper reports preliminary findings of an on-going study aiming at exploring the roles that a teacher plays in an efl reading comprehension distance web-based course. Data analysis suggests that teachers play new roles solving technical problems, providing immediate feedback, interacting with students in a non traditional way, providing time management advice, and acting as a constant motivator. The authors conclude that efl teachers require training for this new teaching roles and the analysis of web-based distance learning environments as an option under permanent construction that requires their active participation. El aprendizaje a distancia con apoyo de la red se ha convertido en una estrategia popular en la ense anza del inglés en Colombia. A pesar de ser una experiencia en crecimiento, hay pocos estudios relacionados con la participación del docente en estos cursos. Este artículo presenta los hallazgos preliminares de un estudio que busca explorar los roles que un docente de inglés como lengua extranjera tiene en un curso de competencia lectora en un programa a distancia basado en la red. El análisis de los datos sugiere que los docentes enfrentan aspectos como la resolución de problemas técnicos, la provisión inmediata de retroalimentación, la interacción con los estudiantes en una forma no tradicional, la asesoría en el manejo del tiempo y el ser un motivador constante. Los autores concluyen que los docentes de inglés como lengua extranjera requieren formación para estos nuevos roles y el análisis de ambientes de aprendizaje a distancia como una opción en permanente construcción que demanda su participación activa.
Educa o Musical a distancia e forma o de professores
Cassia Virginia Coelho de Souza
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2003,
Abstract: O presente trabalho tem como foco duas grandes temáticas que envolvem a educa o musical – a forma o de professores e a educa o a distancia. O objetivo principal é chamar a aten o dos educadores musicais para a importancia da educa o a distancia, principalmente, na forma o de professores. As bases apontadas – prática reflexiva, autonomia, colabora o, motiva o e diversidade conduzem à compreens o da proposta no sistema a distancia. S o mencionados alguns resultados de uma pesquisa encaminhada pela autora para demonstrar as condi es de um programa de educa o musical a distancia. Os argumentos tentam evidenciar as transforma es ocorridas com os participantes da pesquisa mostrando aos educadores musicais a importancia pedagógica dos programas de educa o musical a distancia para professores. Palavras-chave: forma o de professores, educa o a distancia, educa o musical a distancia.
Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacita o para docentes do ensino técnico  [cached]
Vellozo Vitoria,Martins Maria Inês C.,Nascimento Rejane B. do
Cadernos de Saúde Pública , 1999,
Abstract: O presente artigo visa contribuir para reflex o acerca das alternativas de capacita o e qualifica o de docentes atuantes no ensino técnico, com base na experiência do Programa de Aperfei oamento do Ensino Técnico (PAETEC), desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio (EPSJV/FIOCRUZ). O PAETEC busca a renova o das práticas de aperfei oamento profissional, no próprio local de trabalho, de forma a possibilitar maior intera o entre processos educacionais e atividade de pesquisa. Para tanto, utiliza como estratégia uma metodologia integradora que permite ao professor refletir sobre sua própria prática, transformando-a em objeto de investiga o
Constru o coletiva de uma proposta de um Curso Técnico em Multimeios Didáticos no espa o de forma o docente.  [cached]
Roberta Carvalho Nobre Palau,Paula Garcia Lima,Maria Isabel Giusti Moreira
Revista Thema , 2010,
Abstract: Este trabalho relata uma experiência multidisciplinar proposta em sala de aula, no Programa Especial de Forma o Pedagógica de Docentes do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no ano 2008/09, para as Disciplinas do Currículo da Educa o Profissional de Nível Técnico. A partir desta proposta de trabalho foi desenvolvido um projeto de um Curso Técnico em Multimeios Didáticos que prevê a forma o de um profissional que fará o papel de intermediário entre os professores e a tecnologia, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais interativo, visto que a inser o da tecnologia em sala de aula é de fundamental importancia para complementar o conteúdo, tornando-o mais fácil de ser assimilado a medida que proporciona contextualiza o com a realidade. Este profissional estará apto para atuar em escolas públicas e privadas, empresas de cria o de material didático e Institui es de educa o à distancia e presencial.
FORMA O IDENTITáRIA DE DOCENTES DA EDUCA O INFANTIL  [cached]
Tatiane Dalpério Toninato
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: FORMA O IDENTITáRIA DE DOCENTES DA EDUCA O INFANTIL
Leitura e constru o de identidades na forma o docente
Araceli Sobreira Benevides
Linguagem em (Dis)curso , 2002,
Abstract: O presente artigo constitui – se da análise de discurso de alunos professores de um curso de forma o de professores em servi o. Com o objetivo de analisar o posicionamento que os alunos-professores assumem diante da leitura, através de suas histórias de vida e da vis o particular de suas experiências, optamos por uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista para realizarmos as entrevistas com 4 alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do Programa Especial de Forma o Profissional para Professores de Educa o Básica – PROFORMA O, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os resultados indicam que, embora n o haja uma atividade de leitura reflexiva sobre os conteúdos lidos na forma o, os alunos-professores identificam-se e se posicionam como sujeitos- leitores. Baseados nas teorias sobre letramento (BARTON, 1994), na concep o n o-essencialista da forma o/constitui o das identidades (WOODWARD, 2001) e nas teorias sobre forma o de leitores docentes (BATISTA, 1998), concluímos que a forma o docente precisa ser repensada no sentido de se destacar o papel da reflex o crítica (CLARK, 1995) sobre o processo de forma o do qual o aluno- professor faz parte.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.