oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O processo avaliativo na progress o continuada: qual o sentido do erro?/The evaluation process in the continued progression: what is the meaning of the error?
Regina Célia Montefusco Florindo Pessoa
ETD : Educa??o Temática Digital , 2007,
Abstract: PESSOA, Regina Célia Montefusco Florindo. O processo avaliativo na progress o continuada : qual o sentido do erro? 171fl. 2007. Disserta o (Mestrado em Educa o) – Faculdade de Educa o, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2007.
Contribui o da educa o continuada na constru o da inteireza dos docentes da educa o superior
Portal, Leda Lisia Franciosi,Franciscone, Fabiane
Educa??o , 2007,
Abstract: Este artigo pretende, numa mensagem de esperan a, propor um novo olhar para as quest es da Educa o Continuada em sua trajetória de "fazer-se homem". Numa abordagem qualitativa, compreensiva-interpretativa, buscou investigar quais as contribui es que a Educa o Continuada tem propiciado à constru o da Inteireza dos Docentes da Educa o Superior, selecionados em Programas de Mestrado em Educa o. Seus resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educa o Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à Dimens o do "Eu Profissional" e do "Eu Individual/Intelectual", descuidando-se das demais dimens es: "Eu Relacional, Eu Individual Físico e Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual". Ancorado em Wilber, para quem todo o ser humano ao assumir seu processo de evolu o, necessita ampliar sua consciência, investindo em sua auto-forma o/Educa o Contimuada, a contribui o desta pesquisa pela compreens o e interpreta o de seus resultados, está em apontar a necessidade de enfatizar o enfoque no "Eu Espiritual", inspirador dos demais para o despertar de uma nova consciência, que nos iluminará para o reconhecimento do verdadeiro propósito da vida e assim contribuir para a transforma o t o almejada do mundo.
Programa de Forma o Continuada para docentes do ensino superior da UNIVALI: um balan o de sua atua o  [PDF]
Neitzel, Adair Aguiar,Ferri, Cássia,Leal, Elisabeth Juchem Machado
Educa??o , 2007,
Abstract: Este artigo apresenta os eixos de sustenta o do Programa de Forma o Continuada para Docentes do Ensino Superior da Universidade do Vale do Itajaí, suas metas, a es e resultados atingidos de 2001 a 2006. Delineado em 2000, o programa tem o propósito de promover a reflex o sobre as práticas pedagógicas e impulsionar a busca de novos saberes que possibilitem ao docente enfrentar as quest es que cotidianamente desafiam sua prática pedagógica. A produ o do programa está sistematizada e publicada nos Cadernos de Ensino da UNIVALI cujas orienta es teórico-metodológicas orientam as atividades do Programa.
Forma o Continuada em Descontinuidade: política de mandato ao invés de Política de Estado
Walk Loureiro,Francisco Eduardo Caparróz
Meta : Avalia??o , 2011,
Abstract: O artigo apresenta uma das quest es trabalhadas numa pesquisa que visou a estudar e compreender a forma o continuada dos professores de Educa o Física que atuam na Educa o Básica da Rede Municipal de Educa o de Vitória (Espírito Santo - Brasil), tendo em conta, como ponto de partida, o imaginário social desses professores. Valendo-se do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa, foi realizada análise documental do Plano Municipal de Educa o de Vitória 2001/2010, bem como entrevistas com seis professores de Educa o Física dessa rede de ensino. Como resultado, constata que boa parte desses professores avaliam que a forma o continuada n o é percebida e tampouco vem sendo trabalhada como uma política de Estado, mas de mandato. Também aponta para a necessidade de os docentes se comprometerem com a forma o continuada n o como uma a o individual, mas coletiva.
Os desafios da forma o continuada de professores visando à inclus o de alunos com necessidades especiais  [cached]
Maria Isabel Castreghini de Freitas,Silvia Elena Ventorini,Carla Rios,Thais Helena Buzzato de Araújo
Revista Ciência em Extens?o , 2010,
Abstract: O presente artigo tem por objetivo divulgar a experiência obtida pelo grupo de pesquisadores em um curso de forma o continuada, apresentado no formato de Curso de Extens o para Professores da Rede Pública de Ensino do Município de Araras-SP,através do Centro de Educa o Continuada em Educa o Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Universidade Estadual Paulista - Unesp. O CECEMCA adotou como estratégia centralizar na Educa o Ambiental e nos estudos voltados para os aspectos ambientais a gera o de seus cursos, que podem ser presenciais, semi-presenciais e à distancia, bem como do material didático a eles relacionados. Este trabalho pretendeu disseminar as técnicas desenvolvidas na constru o e aplica o de material didático, em especial maquetes táteis, em atividades interdisciplinares voltadas para a inclus o de alunos com necessidades especiais, com ênfase a educa o de alunos cegos e de baixa vis o através de uma a o reflexiva, norteando as práticas docentes na A o-Reflex o-A o. As atividades presenciais eram compostas por exposi es teóricas abordando conceitos cartográficos, geográficos e ambientais; atividades práticas nas quais os participantes construíram conjuntos didáticos (maquetes) e momentos de leitura de relatos e discuss es sobre as experiências dos professores nos projetos realizados com os alunos na escola. As atividades a distancia eram compostas por duas etapas denominadas atividades extra-classe que incluíram o desenvolvimento de um projeto englobando a constru o de uma maquete temática com seus alunos, prioritariamente com abordagem interdisciplinar, bem como visita técnica e prática com material cartográfico. A experiência do curso de forma o continuada de professores atingiu seu objetivo ao possibilitar o envolvimento de docentes, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Os projetos temáticos foram desenvolvidos com seus alunos, tendo como tema a cartografia e a inclus o de alunos com necessidades especiais.
FORMA O IDENTITáRIA DE DOCENTES DA EDUCA O INFANTIL  [cached]
Tatiane Dalpério Toninato
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: FORMA O IDENTITáRIA DE DOCENTES DA EDUCA O INFANTIL
Forma o continuada de professores: a quest o psicossocial  [cached]
Gatti Bernardete A.
Cadernos de Pesquisa , 2003,
Abstract: Mentores e implementadores de programas ou cursos de forma o continuada, que visam a mudan as em cogni es e práticas, têm a concep o de que, oferecendo conteúdos e trabalhando a racionalidade dos profissionais, produzir o a partir do domínio de novos conhecimentos mudan as em posturas e formas de agir. Essa concep o é muito limitada e n o corresponde ao que ocorre nesses processos formativos. Os conhecimentos s o incorporados ou n o, em fun o de complexos processos n o apenas cognitivos, mas socioafetivo e culturais. Essa é uma das raz es pelas quais tantos programas que visam a mudan as cognitivas, de práticas, de posturas, mostram-se inefetivos. O objetivo deste trabalho é analisar em que condi es podem ocorrer mudan as profissionais e pessoais como resultado de um programa de forma o em servi o de professores. Toma-se como caso-referência um programa desenvolvido pelo Ministério da Educa o - Proforma o -, que visa prover a forma o de docentes em exercício em regi es menos desenvolvidas do país, docentes estes que lecionam nas escolas de ensino fundamental (1a a 4a séries) sem nenhuma forma o para o magistério.
Auto-avalia o: uma alternativa contemporanea do processo avaliativo  [cached]
Kleber Aparecido da Silva,Maria Amélia Nader Bartholomeu,Maristela M. Kondo Claus
Revista Brasileira de Linguística Aplicada , 2007,
Abstract: A auto-avalia o, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma vis o mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avalia o, seus objetivos e suas restri es, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educa o e Lingüística Aplicada. According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.
FORMA O CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCA O SUPERIOR
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira,Mirian Célia Castellain Guebert,Sirley Terezinha Filipak
Olhar de Professor , 2012, DOI: 10.5212/olharprofr.v.15i2.0009
Abstract: The content knowledge acquired during undergraduate courses, specialization courses, masters or doctoral degrees in specifi c areas is not enough for teachers who start teaching in higher education. The dynamics of the classroom, the guidance of students′ learning are complex procedures that require specifi c training. This article refl ects on the importance of continuing education for beginning teachers in higher education. First, the article considers the context of the topic, and then discusses the concept of initial and continuing education to analyze the results of the practice conducted at a private university. The analysis is based on the studies by Imbernon (1994), Canário (1997), Masetto (2001), Tardif (2002), Gil (2009) and Saviani (2009), among others. The Law of Guidelines and Bases of National Education - Law No. 9.393/96; the document “Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad”, by CEPAL; and the Delors Report presented by UNESCO were also used to support the analysis. From the methodological point of view, this is a case study, whose data collection involved beginning teachers who participated in a teacher training course in 2011. Data were tabulated, categorized, and analyzed. This study expects to have contributed to demonstrate the need for pedagogical training of teachers who start working in higher education, promoting further refl ection about their practice and needs.Resumo: Ao ingressar como docentes na educa o superior, os egressos de cursos de bacharelado, especializa o, mestrado ou doutorado em áreas específi cas passam a atuar numa área em que apenas o conhecimento dos conteúdos n o é sufi ciente. A dinamica da sala de aula e a orienta o da aprendizagem dos alunos s o procedimentos complexos, que exigem forma o específi ca. Este artigo faz uma refl ex o sobre a importancia da forma o continuada para professores iniciantes na educa o superior. A partir da contextualiza o do tema, discute o conceito de forma o inicial e continuada, para analisar os resultados da prática realizada em uma universidade privada. Fundamenta-se o estudo em Imbernón (1994), Canário (1997), Masetto (2001), Tardif (2002), Gil (2009) e Saviani (2009), entre outros. Foram utilizados, igualmente, como suporte, o documento “Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad”, da CEPAL; a Lei de Diretrizes e Bases da Educa o Nacional – Lei no 9.393/96; e o Relatório Delors, apresentado pela UNESCO. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu professo
Educa o continuada do bibliotecário: revis o de literatura
Zulma Pures Alves Prosdócimo,Maria Lourdes Blatt Ohira
Revista ACB , 1999,
Abstract: [Portuguese]Apresenta as diversas formas de educa o continuada com o objetivo de alertar os bibliotecários / profissionais da informa o da importancia da atualiza o profissional para manter-se no competitivo mercado de trabalho. Discute também, a quem cabe a responsabilidade pel educa o continuada e a importancia da mesma para o profissional da informa o.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.