oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Corpo estranho perfurante cervical: relato de caso
Pinto F.R.,Durazzo M.D.,Cordeiro A.C.,Ferraz A.R.
Revista da Associa??o Médica Brasileira , 2000,
Abstract: As perfura es cervicais por corpos estranhos s o incomuns. Sua abordagem cirúrgica depende do grau de les o das vísceras cervicais e do desenvolvimento de sinais e sintomas de infec o cérvico-mediastinal. OBJETIVO: O presente artigo objetiva registrar a ocorrência de trauma perfurante cervical por fragmento de arame com les o de laringe e hipofaringe dando origem a extenso enfisema cérvico-mediastinal. Correla es anátomo-clínicas e a conduta adotada s o discutidas MATERIAL E MéTODOS: O caso relatado é o de um indivíduo de 28 anos, do sexo masculino, vítima de ferimento perfurante na regi o cervical anterior por fragmento de arame. O corpo estranho assestou-se no espa o retrofaríngeo do doente, ao nível da 6a vértebra cervical, após perfurar a laringe e a hipofaringe. N o há caso semelhante relatado na literatura. A documenta o radiológica do caso é apresentada. Apesar da potencial gravidade das les es, o doente evoluiu bem e n o necessitou de tratamento cirúrgico. CONCLUS ES: O caso em quest o, além de ilustrar, através dos exames de imagem, a complexa anatomia das fáscias e dos espa os cervicais profundos, demonstra a possibilidade da aplica o do tratamento conservador em grande parte das les es traumáticas de laringe e hipofaringe.
Forma o de cálculo uretral ao redor de um corpo estranho: relato de um caso  [cached]
Almeida Jo?o Ricardo Maltez de,Parma Alexandre Henrique Caetano de,Araújo Neto Severino Aires de,Bauab Jr. Tufik
Radiologia Brasileira , 2001,
Abstract: Os cálculos uretrais primários s o raros no ocidente. O seu desenvolvimento freqüentemente está associado a altera es prévias do fluxo urinário, como divertículos uretrais, áreas de estenose ou corpos estranhos impactados. Os autores relatam um caso de um paciente de 77 anos de idade que se apresentou com queixa de reten o urinária aguda e dor na regi o genital. O diagnóstico de uretrolitíase foi feito e, mediante estudos radiográficos, um objeto estranho, cilindro de madeira, foi identificado no interior do cálculo.
Corpo estranho na nasofaringe: a propósito de um caso  [cached]
Sobrinho Fernando P. G.,Jardim Alena M. B.,Sant'Ana Iara C. de,Lessa Hélio A.
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , 2004,
Abstract: A ingest o acidental de corpo estranho constitui um problema comum nas unidades de emergência e pronto atendimento, principalmente em crian as. Embora raro, um corpo estranho supostamente deglutido ou aspirado pode ser projetado e impactar-se na nasofaringe, existindo, a respeito, alguns relatos de caso na literatura. O exame clínico e o estudo radiológico de rotina podem n o evidenciar qualquer anormalidade. Portanto, neste relato de caso, os autores recomendam a realiza o de radiografia do cavum e/ou a visualiza o da rinofaringe, executada com cautela, utilizando-se o espelho de García, telescópio tipo Hopkins ou naso-fibroscópio flexível nos casos em que a radiografia cervical n o evidenciar adequadamente a nasofaringe, sendo a visualiza o instrumental particularmente importante na presen a de corpo estranho radiotransparente. O diagnóstico precoce se imp e, haja vista a possibilidade de significativas complica es.
Corpo estranho perfurante cervical: relato de caso
Pinto, F.R.;Durazzo, M.D.;Cordeiro, A.C.;Ferraz, A.R.;
Revista da Associa??o Médica Brasileira , 2000, DOI: 10.1590/S0104-42302000000100012
Abstract: background: neck perforations by foreign bodies are uncommon. the surgical approach depends on the extension of visceral wounds and the development of cervical or mediastinal infection. purpose: the objective of this paper is to report a neck perforation trauma by a piece of wire, with associated laryngeal and hypopharyngeal wounds and extensive cervico-mediastinal emphysema. anatomic and clinical correlations are discussed, as well as the management of the case. material and methods: a 28-year-old male patient suffered a perforating trauma in his neck by a piece of wire. this foreign body was laid in the retropharyngeal space, at the level of the sixth cervical vertebra, after perforating the larynx and hypopharynx. there are no similar cases previously reported. the imaging tests are presented. despite the potential severity of the lesions, the patient had a favorable outcome, and no surgical approach was necessary. conclusions: this case illustrates, by the imaging tests, the complex anatomy of the cervical fasciae and deep neck spaces, and confirms the possibility of conservative management in a great number of laryngeal and hypopharygeal traumatic lesions.
Abscesso retrofaríngeo de evolu o tardia após ingesta de corpo estranho
Ramos, Henrique Faria,Takahashi, Marystella Tomoe,Monteiro, Tatiana Alves,Koishi, Henry Ugadin
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia , 2009,
Abstract: Introdu o: As complica es relacionadas à ingesta de corpos estranhos, como o abscesso retrofaríngeo, s o de baixa prevalência, no entanto potencialmente graves. Objetivo: Apresentar um caso de abscesso retrofaríngeo de evolu o tardia após ingesta de corpo estranho. Relato de Caso: Paciente do sexo feminino apresentando disfagia, dor a movimenta o cervical e sensa o de corpo estranho em faringe, cerca de um mês após remo o de corpo estranho no nível do músculo cricofaríngeo. Apesar de n o apresentar febre ou leucocitose, devido à leve dificuldade de mobiliza o cervical e perda da crepita o laríngea foram realizados radiografia simples e tomografia computadorizada de pesco o, que demonstravam sinais de abscesso retrofaríngeo. Drenagem cirúrgica do abscesso e antibioticoterapia conduziram a boa evolu o do quadro e revers o dos sintomas. Conclus o: Abscesso retrofaríngeo pode ocorrer várias semanas após ingesta de corpo estranho. Ausência de febre e leucocitose n o exclui o diagnóstico mesmo em pacientes imunocompetentes. Um alto grau de suspei o conduz à realiza o de exames diagnósticos e conduta adequados.
Hemangioma de úvula: relato de um caso
G. Sobrinho Fernando P.,Félix Marco A.,Valle Aldo C. do,Lessa Hélio A.
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , 2003,
Abstract: O hemangioma é o mais comum tumor de origem vascular, benigno, freqüentemente diagnosticado em crian as, e com predile o pela cabe a e pesco o, mas que raramente tem origem na úvula. Neste órg o, apresenta risco de traumatismo local e sangramento. Este artigo relato um caso de hemangioma de úvula num adulto jovem com disfagia orofaríngea progressiva e sensa o de corpo estranho na garganta, tratado com sucesso por ressec o cirúrgica do tumor com bisturi de radiofreqüência.
Forma??o de cálculo uretral ao redor de um corpo estranho: relato de um caso
Almeida, Jo?o Ricardo Maltez de;Parma, Alexandre Henrique Caetano de;Araújo Neto, Severino Aires de;Bauab Jr., Tufik;
Radiologia Brasileira , 2001, DOI: 10.1590/S0100-39842001000200015
Abstract: primary urethral calculi are uncommon in the western world. stone formation is frequently associated with prior disorders affecting the urinary flow such as urethral diverticula, stenosis of the urethra and impacted foreign bodies. the authors report a case of a 77-year-old man, who complained of acute urinary retention and pain on the genital area. the diagnosis of urethral lithiasis was established and radiological studies revealed a wood cylindrical foreign body inside the stone.
Melanocitoma de corpo ciliar: relato de caso
Ayres Bernadete,Maia Hugo Soares,Molles Sandra,Brazuna Adriane
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , 2004,
Abstract: Os autores relatam os achados clínicos e histopatológicos de um caso raro de melanocitoma de corpo ciliar. O paciente, do sexo masculino, 40 anos, apresentou extensa les o pigmentada de corpo ciliar que foi diagnosticada como melanoma. Submetido a enuclea o, o exame histopatológico revelou um raro melanocitoma de corpo ciliar, o qual apresenta características peculiares, devendo ser considerado com diagnóstico diferencial de les es pigmentadas do segmento anterior.
Diagnóstico tardio de corpo estranho na língua: relato de caso Delayed diagnosis of foreign body on the tongue: case report  [cached]
Sultan ?evik Eli?ora,Mehmet Güven
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology , 2012, DOI: 10.5935/1808-8694.20120047
Abstract:
Lipoma do corpo caloso associado a hipertrofia do corpo caloso: relato de caso
PIOVESAN ELCIO JULIATO,TATSUI CLáUDIO ESTEVAN,KOWACS PEDRO ANDRé,PRAZERES RAQUEL F.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria , 2000,
Abstract: Apesar dos lipomas serem os tumores que mais comumente ocorrem no corpo caloso (CC), sua incidência na popula o é rara. Relatamos caso de menino, com 5 anos de idade e história de atraso no desenvolvimento psicomotor associado a dificuldade na marcha secundária a hipotonia generalizada. Na investiga o, a ressonancia magnética mostrou presen a de lipoma curvilinear do CC, associado a hipertrofia do CC. Na literatura, pacientes com lipoma do CC possuem agenesia ou hipotrofia do CC, sendo que neste caso observamos pela primeira vez uma hipertrofia do CC. Tecemos considera es embriológicas, genéticas, clínicas, radiográficas e terapêuticas sobre pacientes com lipoma do CC relacionando-as à descri o deste caso.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.