oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
The prevalence and spatial epidemiology of cysticercosis in slaughtered cattle from Brazil A prevalência e epidemiologia espacial da cisticercose em bovinos abatidos no Brasil  [cached]
Leonardo Hermes Dutra,Aline Girotto,Rafael Felipe da Costa Vieira,Thállitha Samih Wischral Jayme Vieira
Semina : Ciências Agrárias , 2012,
Abstract: Cisticercose bovina é uma doen a endêmica em vários países com um importante potencial zoonótico e uma crescente importancia na saúde pública. A inspec o da carne nos matadouros é fundamental para estabelecer a prevalência e preven o de doen as zoonóticas, tais como a cisticercose. No entanto, no Brasil, n o há estudo que tenha investigado a dinamica da cisticercose em bovinos abatidos em todo o país. Assim, o presente estudo teve como objetivo usar Sistema de Informa o Geográfica (GIS) como uma ferramenta para analisar a prevalência de cisticercose bovina em bovinos, usando os dados de matadouros inspecionados pelo Servi o de Inspe o Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIF/MAPA), no período de janeiro de 2007 a abril de 2010. As informa es de bovinos abatidos foram usadas para gerar um banco de dados sobre cisticercose bovina para todos os estados e municípios do Brasil, a fim de analisar e criar mapas epidemiológicos usando o software GIS. Durante o período analisado, 75.983.590 bovinos foram abatidos e a prevalência de cisticercose bovina no Brasil foi de 1,05%, com a regi o Sudeste apresentando a maioria dos casos. A maior quantidade de casos cisticercose bovina ocorreram no estado de S o Paulo (400.834), seguido por Mato Grosso do Sul (151.735) e Paraná (94.046), enquanto n o houve observa o de ocorrência em nove estados. Os dados fornecidos por matadouros inspecionados pelo SIF/MAPA podem ser usados como uma fonte informativa para animais e agências de saúde pública para a preven o do complexo teníase/cisticercose. Este estudo elucida a importancia da inspec o da carne associado aos mapas epidemiológicos, visando o controle da doen a nos rebanhos bovinos e a vigilancia ativa para infec o zoonótica potencial para humano. Os dados deste estudo sugerem que a cisticercose bovina é endêmica em vários estados brasileiros, e o risco de infec o está diretamente relacionado com as principais áreas de cria o de bovinos, independentemente da demografia da popula o humana.
REBANHOS EM ALDEIAS: INVESTIGANDO A INTRODU O DE ANIMAIS DOMESTICADOS E FORMAS DE CRIA O ANIMAL EM POVOS INDíGENAS NA AMAZ NIA (ROND NIA)  [cached]
FELIPE FERREIRA VANDER VELDEN
Espa?o Ameríndio , 2011,
Abstract: This paper discuss the introduction of European domestic animals in indigenousvillages in the Amazon, with particular stress on groups in Rondonia, specially the Karitiana, aTupi-Arikém-speaking people that lives in the north of that state. In what concerns the historyof Brazilian territorial conquest, marked by the ‘frentes pastoris’’ great narrative, and thepresent expansion – material and also ideological – of husbandry throughout Amazonia, thisarticle points to many questions about the position of these animals – above all cattle – inindigenous peoples’ symbolical and material universes. Suggests new investigativepossibilities, that inquires not only implemented experiences with animal husbandry inindigenous villages, but also desires and projects designed to future implementations.Este artigo discute a introdu o de animais domesticados de origem européia emaldeias indígenas na Amaz nia, com particular aten o aos grupos em Rond nia, em especialos Karitiana, povo de língua Tupi-Arikém que habita o norte daquele estado. Tendo em vista ahistória da ocupa o do território brasileiro, marcada pela grande narrativa das ‘frentespastoris’, e a recente expans o – material e ideológica – da pecuária pela floresta amaz nica,o texto aponta para várias quest es referentes à posi o desses animais – sobretudo bois – nosuniversos simbólicos e materiais das popula es indígenas, e sugere possibilidadesinvestigativas que interroguem n o apenas sobre as experiências já realizadas com a cria oanimal em aldeias, mas também os desejos e projetos desenhados para que esta sejaimplantada.
Cisticercose em animais abatidos em Sabáudia, Estado do Paraná
Falavigna-Guilherme, A.L.;Silva, K.;Araújo, S. M.;Tobias, M.L.;Falavigna, D.L.M.;
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 2006, DOI: 10.1590/S0102-09352006000500036
Abstract: the aim of this work was to verify the occurrence of bovine and swine cysticercosis in animals slaughtered at the abatedouro municipal de sabáudia, paraná state. the number of daily-abated animals, the number of animals with cysticercus and the number and location of the cysticercus in the animals in a period of twelve months were collected. from 1046 swines slaughtered none showed cysticercus, but 36/out of 389 bovines (9.3%) were contaminated. head was the most parasited region, followed by heart, tongue and liver. the absence of contamination observed in swines and the low contamination of the bovines reinforce the efficiency of the control measures accomplished in paraná state.
Imagem em tuberculose pulmonar  [cached]
BOMBARDA SIDNEY,FIGUEIREDO CLáUDIA MARIA,FUNARI MARCELO BUARQUE DE GUSM?O,SOARES JúNIOR JOSé
Jornal de Pneumologia , 2001,
Abstract: A tuberculose é uma doen a de alta incidência e prevalência no Brasil. Sinais sugestivos de atividade ou seqüela da tuberculose podem ser obtidos através dos métodos de imagem. Na radiografia de tórax, a tuberculose pulmonar ativa pode manifestar-se sob a forma de consolida es, cavita es, padr es intersticiais (reticulares/retículo-nodulares), linfonodomegalias hilares ou mediastinais e derrame pleural. Imagens compatíveis com doen a ativa, como nódulos centrolobulares de distribui o segmentar, cavidades de paredes espessas, espessamento de parede br nquica ou bronquiolar, bronquiectasias e linfonodomegalias, podem ser observadas pela tomografia computadorizada do tórax; cavidades de paredes finas, bronquiectasias de tra o e estrias s o imagens sugestivas de seqüela da doen a, assim como o enfisema e o aspecto em mosaico do parênquima pulmonar. A cintilografia com o citrato de gálio-67 é um método complementar útil na detec o de processos infecciosos, incluindo a tuberculose, especialmente em pacientes imunossuprimidos. Estudos de inala o e perfus o pulmonar s o utilizados na avalia o pré-operatória de pacientes com seqüelas de tuberculose ou tuberculose multirresistente. A tomografia por emiss o de pósitrons utilizando a deoxiglicose marcada com o flúor-18 permite a detec o do processo inflamatório que ocorre na fase ativa da tuberculose e que pode persistir, em menor intensidade, após o término do tratamento. Métodos de imagem constituem importantes recursos para o diagnóstico e acompanhamento da tuberculose pulmonar.
Prevalência da tuberculose em bovinos abatidos em Minas Gerais
Baptista, F.;Moreira, E.C.;Santos, W.L.M.;Naveda, L.A.B.;
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 2004, DOI: 10.1590/S0102-09352004000500002
Abstract: the prevalence of tuberculosis among bovines slaughtered in minas gerais state, brazil, from 1993 to 1997, in 10 slaughterhouses under federal inspection, was 0.7?. the cattle was native mainly from minas gerais and goiás states, respectively 74% and 25%. prevalence of tuberculosis varied, temporal and spatially, from zero to 8.7?. this variation was also observed in other partial studies in brazil since 1924. place of slaughter and the kind of bovines slaughtered contributed to this variation. the prevalence of tuberculosis in minas gerais cattle was 0.8? and that of goiás was 0.4?. of investigated municipalities in minas gerais, 16.8% were affected by tuberculosis. the occurrence in cattle of municipalities of goiás was 12.7%. in minas gerais, the southwest region presented the highest prevalence of tuberculosis (1.7?).
Prevalência de tuberculose, brucelose e infec es víricas em bovinos leiteiros do município de Passo Fundo, RS  [cached]
Poletto Rosangela,Kreutz Luiz Carlos,Gonzales Jo?o Carlos,Barcellos Leonardo José Gil
Ciência Rural , 2004,
Abstract: Dois mil cento e dezenove bovinos adultos pertencentes a 156 propriedades leiteiras distribuídas em 22 localizadas do município de Passo Fundo foram testados para tuberculose bovina (TB) e brucelose bovina (BB). A prevalência de anticorpos contra o vírus da diarréia viral bovina (BVDV), vírus da leucose enzoótica bovina (BLV) e herpesvírus bovino tipo 1 (BHV-1) foi estimada por amostragem aleatória em 28 dessas propriedades. Para tanto, considerou-se prevalência acima de 30% para essas infec es e intervalo de confian a de 90%, e sorteou-se 204 amostras de soro sangüíneo. Entre os 2.119 animais testados, 32 (1,51%) foram positivos para TB e 26 (1,22%) foram positivos para BB. Os exames sorológicos dos animais pertencentes às 28 propriedades indicaram animais positivos para BHV-1, BVDV e BLV em 22 (92,85%), 19 (67,85%) e 17 (60,71%) propriedades, respectivamente; 11 (39,28%) propriedades apresentaram animais soropositivos tanto para BHV-1, BVDV e BLV; em 1 (3,57%) propriedade apenas todos os animais eram soronegativos para essas infec es.
Tuberculose canina e sua importancia em saúde pública  [cached]
Megid Jane,Bracarense Ana Paula F.R.L.,Reis Antonio Carlos F. dos,Sturion Domingos José
Revista de Saúde Pública , 1994,
Abstract: Relata-se um caso de uma família com diagnóstico de tuberculose, cujo c o também apresentava a enfermidade. Discute-se a importancia do rastreamento epidemiológico animal em casos de tuberculose humana.
Características bioquímicas da carne de bubalinos Mediterraneo terminados em confinamento e abatidos em diferentes pesos  [cached]
Jorge André Mendes,Andrighetto Cristiana,Millen Danilo Domingues,Calixto Michel Golfetto
Ciência Rural , 2006,
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar as características bioquímicas da carne de bubalinos Mediterraneo terminados em confinamento e abatidos em diferentes pesos. Foram utilizados 28 bubalinos Mediterraneo jovens, com idade de 9 meses, e peso vivo médio inicial de 240kg. Os animais foram alimentados com ra o total à vontade em regime de confinamento até atingirem pesos de abate de 450, 480, 510 e 540kg de peso vivo (tratamentos). Os valores de pH e temperatura dos músculos Longissimus dorsi e Bíceps femoris foram coletados a intervalos de duas horas durante 24 horas após o abate. Determinou-se a cor da carne pelos métodos subjetivo e objetivo. N o houve efeito de intera o entre tratamento e tempo de coleta. N o houve diferen a significativa entre os tratamentos em rela o ao pH e à temperatura nos dois músculos estudados (Longissimus dorsi e Bíceps femoris) durante o processo de resfriamento das carca as. Os valores médios de pH inicial e pH final dos músculos Longissimus dorsi e Bíceps femoris foram de 6,6 e 5,4; e de 6,3 e 5,5, respectivamente. Os valores médios de temperatura inicial e final dos músculos Longissimus dorsi e Bíceps femoris foram 39,7degreesC e 4,1degreesC; 40,4degreesC e 7,0degreesC, respectivamente. Quanto à cor da carne, pelo método subjetivo, n o houve diferen a significativa entre os tratamentos estudados, obtendo-se a média geral de 3,41 pontos. Em rela o à cor da carne pelo método objetivo, n o houve diferen a significativa entre os tratamentos estudados. Os valores médios encontrados foram : L*= 35,16; a*=12,43 e b*=5,29. A carne bubalina, apesar de se apresentar mais escura que a carne bovina, n o traz prejuízos quanto ao aspecto visual para o consumidor.
Soroprevalência de Toxoplasma gondii em rebanhos caprinos no Estado de S o Paulo
Mainardi Rodrigo Soares,Modolo José Rafael,Stachissini Anee Valéria Mendon?a,Padovani Carlos Roberto
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , 2003,
Abstract: Foi colhido um total de 442 soros em rebanhos caprinos de sete regi es do Estado de S o Paulo e testados para anticorpos contra Toxoplasma gondii pela rea o de imunofluorescência indireta. Em todos os rebanhos, foram encontrados caprinos reagentes, totalizando 64 (14,5%) animais com sorologia positiva em diferentes capris.
PREVALENCE OF CYSTICERCOSIS IN ORGANS AND CARCASSES OF CATTLE IN SLAUGHTERHOUSE UNDER FEDERAL INSPECTION IN THE JEQUIé CITY, BAHIA, BRAZIL PREVALêNCIA DA CISTICERCOSE EM óRG OS E CARCA AS DE BOVINOS ABATIDOS EM MATADOURO FRIGORíFICO SOB INSPE O FEDERAL NO MUNICíPIO DE JEQUIé, BAHIA, BRASIL  [cached]
Valdir Cleber Rêgo Santos,Emanoel Tomé Regis Ramos,Francisco Salles de Almeida Filho,Jaqueline Maria da Silva Pinto
Ciência Animal Brasileira , 2008,
Abstract: The current study verified the prevalence of bovine cysticercosis in 142.579 slaughtered bovines in the period between August 2004 and July 2006, in a slaughter house-cold storage room, in the city of Jequié, Bahia, Brazil that has a Federal Inspection Service. Monthly nosograph maps related to the daily post-mortem, created by the Inspection Service during the period, were used. The data was submited into analysis that revealed a prevalence of 1.74% of bovine cysticercosis. From the total of 10.857 condemned organs, 5.571 (51.31%) were due the presence of cysticercus. The parasite presended a prevalence of 1.11% on the head muscles, 1.7% on the heart and 1.1% on the tongue. The cysticercosis is an importante cause of organ and carcass condemnation, on slaughtered bovines, creating significant economic profit losses and the prevalence of cysticercosis in organs and carcasses indicate the presence of human teniasis on the population of the surround area of the animals O presente estudo verificou a prevalência da cisticercose bovina em 142.579 bovinos abatidos no período de agosto de 2004 a julho de 2006, em um matadouro-frigorífico no município de Jequié, Bahia, Brasil que possui servi o de Inspe o Federal. Foram utilizados os mapas nosográficos mensais relativos aos exames pos-mortem diários realizados pelo servi o de inspe o no referido período. Os dados foram submetidas a análise que revelou uma prevalência de 1,74% para cisticercose bovina. Do total de 10.857 órg os condenados 5.571 (51,31%) foram devido à presen a dos cisticercos. O parasita apresentou prevalência de 1,11% nos músculos da cabe a, 1,7% no cora o e 1,1% na língua. A cisticercose é uma importante causa de condena o de órg os e carca as, dos bovinos abatidos, com gera o de prejuízos econ micos significativos e a prevalência de cisticercose em órg os e carca as indica a presen a de teníase humana na popula o próxima aos animais.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.