oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O tema movimentos sociais nos espa os de divulga o e socializa o do conhecimento no servi o social na primeira década do milênio =The theme of social movements in the areas of disclosure and socialization of knowledge in social work in the first decade of the millennium  [PDF]
Ribeiro, Edaléa Maria,Schuelter, Bárbara
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2011,
Abstract: O presente trabalho é resultado final da pesquisa realizada junto ao grupo de pesquisa MOSCOPSS – Movimentos Sociais Contemporaneos, Políticas Sociais Setoriais e Servi o Social – do Departamento de Servi o Social da UFSC. Apresenta o resultado quantiqualitativo quanto à presen a da temática movimentos sociais nos primeiros dez anos do milênio em trabalhos publicados nos eventos promovidos pela categoria profissional no Brasil: os Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e os Encontros Nacionais de Pesquisa em Servi o Social (ENPESS). Os dados coletados permitem afirmar que o tema n o desapareceu por completo nesses espa os de socializa o do conhecimento no Servi o Social, ainda que a profiss o tenha tido um distanciamento profundo em rela o ao mesmo, fruto das referencias teóricas que orientaram as reflex es do tema na profiss o.
Os movimentos sociais como campo de pesquisa nas ciências humanas
Leonilde Servolo de Medeiros
Revista Mundos do Trabalho , 2012, DOI: 10.5007/1984-9222.2012v4n7p7
Abstract: http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2012v4n7p7 Este artigo objetiva mapear algumas dos temas envolvidas na pesquisa sobre movimentos sociais. Partindo de quest es suscitadas pela dicotomia entre novos e velhos movimentos sociais, que se difundiu nos anos 1980, elenca alguns temas centrais para o estudo da forma o dos movimentos e sua rela o com a sociedade e Estado. Assim apresenta alguns apontamentos sobre a forma o do ator coletivo, contexto de mobiliza o e constitui o de demandas, o espa o público e as intera es entre movimentos sociais e Estado, transnacionaliza o dos movimentos sociais e suas implica es na discuss o de repertórios de a o coletiva.
Cultura Politica e Movimentos Sociais
Cibele Maria Lima Rodrigues
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2012,
Abstract: O artigo tem por objetivo aplicar o conceito de cultura política ao estudo dos movimentos sociais. Trata-se de uma discuss o teórica, mas se baseia em pesquisas realizadas com os movimentos que lutam por moradia. Nossa abordagem é baseada nos pressupostos de Stuart Hall, Laclau e Mouffe, especialmente os conceitos de cultura, tradi o e hegemonia. Nessa discuss o, estamos propondo o conceito de tradi o dos revolucionários, considerando a defini o de a o coletiva de Mutzenberg. Esta tradi o é definida como um imaginário político que se constitui a partir da memória coletiva das lutas sociais e seus projetos de emancipa o, tal como definiu Marx.
O LUGAR NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E O LUGAR DA GEOGRAFIA NA TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS  [cached]
Breno Marqués Bringel
Boletim Goiano de Geografia , 2007,
Abstract: Muito longe de serem estáticos, os mapas nos guiamhoje pela geografia variável da nova composi o dotrabalho, da mobilidade entre as fronteiras, das transforma esurbanas e rurais. Uma nova (des)ordem global,gerida pela lógica dominante da globaliza o capitalista,imp e-se e provoca diversas muta es que nos levama refletir, neste ensaio, sobre a dialética entre poder eresistência e o papel dos movimentos sociais atuais dentrodeste contexto. Para isto, procuramos analisar o conceitode lugar dentro da a o dos movimentos sociais,assim como debater o lugar da geografia dentro da teoriados movimentos sociais, oferecendo uma breve revis oda literatura brasileira existente sobre o estudo dos movimentossociais dentro da geografia e ressaltando asprincipais tendências e perspectivas.
Melucci e Tarrow: revis o teórica sobre movimentos sociais
Nayra Veras de Araújo,Ant?nia Jesuíta de Lima
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2012,
Abstract: O campo empírico que envolve os movimentos sociais é amplo e diversificado, o que resulta na existência de uma multiplicidade de modelos teóricos e abordagens diferentes para interpretá-los. Este fato deriva do esfor o de alguns teóricos em tentar esclarecer o que s o os movimentos sociais, quais seus fundamentos, como se formam, quais suas características, seus componentes entre outros tra os que os definem e os comp em. O objetivo do artigo é discutir a contribui o teórica de Sidney Tarrow e Alberto Melucci para o estudo dos movimentos sociais. Tal intento deve ser compreendido como interesse em partilhar as contribui es dos autores supracitados para o estudo analítico dos movimentos sociais e evidenciar que, apesar de situados em paradigmas distintos, seus pressupostos teóricos n o est o completamente desligados. O diálogo será tra ado com vistas a oferecer o panorama teórico de análise de cada um dos autores: conceitos, categorias e abordagens
Educa o para a cidadania: quest o colocada pelos movimentos sociais  [cached]
Ribeiro Marlene
Educa??o e Pesquisa , 2002,
Abstract: O artigo problematiza a rela o entre a cidadania e a educa o das camadas populares. Tem por objetivo dialogar, no espa o e no tempo, com o conceito de cidadania, buscando averiguar se este possui conteúdo para infundir-se na educa o das camadas populares e quais seus limites e possibilidades que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a novos conceitos e práticas. Para alcan ar tal objetivo os conceitos de cidadania e de educa o s o mergulhados na história e na filosofia, mais propriamente nas condi es em que se assenta a constitui o de um cidad o, deduzindo-se, a partir daí, a educa o necessária a uma tal constitui o. As contradi es mostram as possibilidades e os limites da educa o como via preferencial de acesso à cidadania, e o fato de que os movimentos sociais populares criam novas formas de produzir, de conviver e de se educar. Nesse processo, gestam novos conceitos cujos conteúdos, marcados pelas práticas de coopera o e solidariedade, parecem projetar a emancipa o social em sentido mais amplo do que o proposto pelos princípios formais de liberdade e igualdade em que se assenta a cidadania burguesa. Assim, os movimentos sociais populares ampliam também o horizonte da educa o para além da cidadania.
Movimentos sociais e saúde: notas para uma discuss o  [cached]
Stotz Eduardo N.
Cadernos de Saúde Pública , 1994,
Abstract: Na forma de anota es para intervir no debate sobre a contribui o dos cientistas sociais na constru o do campo da saúde, o presente texto aborda a problemática das dificuldades e perspectivas da incorpora o de uma temática específica - a dos movimentos sociais. Aponta-se, na crítica ao "politicismo" da tradi o da análise política brasileira, o problema da diminui o do poder reflexivo sobre uma quest o teórica e politicamente relevante, a saber, a da constitui o dos sujeitos coletivos na conjuntura, e procura-se indicar tentativas de supera o desse impasse.
Resenha de O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Tarrow, Sidney. Petrópolis: Vozes, 2009.
Rodrigo Salles Pereira dos Santos
Sociologia & Antropologia , 2012,
Abstract: Resenha de O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Tarrow, Sidney. Petrópolis: Vozes, 2009.
Características do Jornalismo Alternativo dos Movimentos Sociais na Web  [cached]
Laércio Torres de Goés
Ciberlegenda , 2007,
Abstract: O jornalismo alternativo da mídia dos movimentos sociais na Web diferencia-se da mídiatradicional, principalmente, pela sele o das notícias, fontes e enquadramento (framing). Este artigodefende que, destes elementos jornalísticos diferenciadores, o enquadramento se destaca. Aoanalisar durante uma semana duas agências de notícias alternativas na Internet (Agência CartaMaior e IPS) e uma tradicional (Reuters), evidencia-se que a agenda das notícias e a aplica o dateoria do framing ajudam estabelecer contrastes e defini es entre os dois tipos de mídias. Estaforma de pesquisa permite identificar na atua o dos meios de comunica o como privilegiamcertos temas e certos enquadramentos na produ o de notícias.
State and civil society in the history of brazilian welfare policies Estado e sociedade civil na história das políticas sociais brasileiras  [cached]
Maria Luiza Amaral Rizotti
Semina : Ciências Sociais e Humanas , 2001,
Abstract: The present article discusses the elements that drive welfare policies in Brazil by means of the organization of historical data on welfare policies and social movements in the country. The historical correspondence between both of them was considered the focus of the analysis, highlighting the main events concerning the fights for better life conditions as well as for the increase of social rights in Brazilian legislation.< O presente artigo discute os elementos condicionantes das políticas sociais no Brasil através de sistematiza o dos dados históricos sobre as políticas sociais e os movimentos sociais no país. Procuramos tomar como diretriz de análise a correspondência histórica entre ambos, destacando especialmente os principais acontecimentos voltados para as lutas por melhores condi es de vida e pelo aumento dos direitos sociais na legisla o brasileira.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.