oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Complica es locais na pele, relacionadas à aplica o de insulina  [cached]
Camata Daniela Gasparelli
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2003,
Abstract: A administra o de insulina constitui um dos aspectos importantes na educa o em diabetes. Este estudo enfoca as complica es locais na pele, relacionadas à aplica o de insulina. Foram entrevistados 51 portadores de diabetes mellitus, em uma institui o particular, no interior do Estado de S o Paulo. Os resultados apontam que o hematoma foi a complica o mais freqüente e está relacionada, principalmente, à técnica incorreta de aplica o. Conclui-se que os profissionais de saúde precisam tra ar estratégias efetivas que propiciem seguran a aos sujeitos, a fim de prevenir as complica es na pele.
Influência do procedimento radiográfico na dose de entrada na pele de pacientes em raios-X pediátricos  [cached]
Oliveira Mércia Liane,Khoury Helen
Radiologia Brasileira , 2003,
Abstract: OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo discutir os efeitos dos principais parametros que interferem na qualidade da imagem e na dose de entrada na pele do paciente. MATERIAIS E MéTODOS: Foram acompanhadas radiografias pediátricas de tórax em três institui es. Em cada uma delas foram feitos testes de desempenho dos equipamentos de raios-X utilizados. A avalia o da dose de entrada na pele foi feita com a utiliza o de dosímetros termoluminescentes. RESULTADOS: Apenas um dos equipamentos de raios-X testados mostrou-se em condi es aceitáveis de funcionamento. Os valores médios de dose de entrada na pele para os exames investigados, em fun o da faixa etária, foram: (0,222 ± 0,088) mGy para menores de 1 ano, (0,28 ± 0,11) mGy entre 1,1 e 4 anos, (0,26 ± 0,13) mGy entre 4,1 e 6 anos, (0,23 ± 0,13) mGy entre 6,1 e 10 anos e (0,26 ± 0,25) mGy para maiores de 10 anos. CONCLUS O: Os valores médios de dose de entrada na pele s o bastante elevados se comparados aos níveis de referência adotados pela Comiss o da Comunidade Européia e aos demais resultados encontrados na literatura pesquisada. Recomenda-se a implanta o de programas de garantia de qualidade para a redu o da dose-paciente com a obten o de imagens com qualidade para o diagnóstico.
Uso do cianoacrilato na síntese da pele de ratos trabalho de pesquisa experimental
Borba Cláudio Carneiro,Roubaud Neto Eduardo,Val Renata De Loreto R. do,Borba Jr. Cláudio de Oliveira
Acta Cirurgica Brasileira , 2000,
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar o uso dos adesivos etil-cianoacrilato e butil-cianoacrilato com o náilon monofilamentar, comparativamente , na síntese da pele de ratos. Trinta e dois ratos foram distribuídos em três grupos: A, B e C. Estes grupos foram divididos em dois subgrupos, para estudo no sétimo e no décimo-quarto dia pós-operatório. Foram efetuadas no abdome do rato, duas incis es longitudinais e paralelas distando cada uma delas um centímetro da linha mediana, sendo uma do lado direito e a outra do lado esquerdo. Em todos os grupos a síntese da incis o do lado direito, foi realizada com pontos separados de náilon 5-zeros, sendo este considerado o grupo controle (C). Nos animais do grupo A, a síntese do lado esquerdo foi realizada com etil-cianoacrilato (Super Bonder) e nos animais do grupo B, a síntese foi realizada com butil-cianoacrilato (Histoacryl). No sétimo e no décimo-quarto dia pós-operatório, o aspecto macroscópico da cicatriz n o mostrou diferen a significante.No aspecto microscópico.os grupos B e C foram melhores do que o A. Os resultados demonstraram que a síntese com o adesivo sintético é eficaz, mais rápida, indolor e com bons resultados estéticos.
Estudo comparativo das altera es histológicas imediatas causadas pelo uso do laser de CO2 e do laser de erbium na pele de ratos wistar
Noronha Lúcia de,Schulz Ricardo Teles,Martins Vanessa Dello Monaco,Auersvald André
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , 2001,
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar, do ponto de vista anatomopatológico, os efeitos térmicos encontrados na pele de ratos wistar após a aplica o do laser de CO2 e do laser erbium. Utilizaram-se oito ratos submetidos a tricotomia em toda a regi o toracodorsal. Selecionaram-se duas áreas separadas, as quais receberam a aplica o do laser. Na primeira foram realizadas duas passadas do laser de CO2 e na segunda, duas passadas do laser erbium. A área-controle correspondeu àquela imediatamente adjacente à área submetida ao laser. A análise microscópica da les o causada pelo laser de CO2 revela les o em forma de U, com abla o completa da epiderme em toda a sua extens o. A derme superficial apresenta degenera o do colágeno, correspondendo ao dano térmico residual, e a transi o deste para a derme normal é bem demarcada. Na pele lesada com laser erbium observa-se também extensa área de pele lesada em forma de plat , com algumas pequenas áreas de pele n o-lesada. Pode-se observar, ainda, dano do colágeno na derme superficial, porém mais discreto que aquele causado pelo CO2.
Estudo das altera es relacionadas com a idade na pele humana, utilizando métodos de histo-morfometria e autofluorescência
Oriá Reinaldo B.,Ferreira Francisco Valdeci A.,Santana érika N.,Fernandes Mariana R.
Anais Brasileiros de Dermatologia , 2003,
Abstract: FUNDAMENTOS: O processo de envelhecimento tecidual é evidente nas modifica es visíveis na pele, resultando em importantes implica es psicológicas para o indivíduo e crescente interesse científico. OBJETIVOS: O presente trabalho objetivou analisar as altera es da pele normal com o envelhecimento mediante estratégias de histomorfometria e autofluorescência. MéTODOS: Foram coletadas amostras de pele do abd men de 18 cadáveres, incluindo cinco indivíduos jovens (menos de 20 anos), sete indivíduos com idade intermediária (20-60 anos) e seis indivíduos idosos (mais de 60 anos). Foram feitos cortes histológicos em parafina seguidos de colora o pela Hematoxilina-Eosina (H&E) e pelo tricr mio de Van Gieson-elastina. Avaliaram-se a espessura da epiderme e derme, e a superfície de contato epidermo-dérmica. Investigaram-se ainda as modifica es qualitativas do aparelho colágeno-elástico, considerando sua disposi o espacial na derme. Espécimes corados em H&E também foram utilizados para autofluorescência. RESULTADOS: A espessura da epiderme e derme do grupo idoso foi significativamente diminuída (p<0,05) em rela o aos demais grupos. Os grupos idoso e intermediário exibiram acentuada redu o na superfície de contato epiderme-derme (p<0,05). Detectaram-se a perda da distribui o em rede das fibras elásticas com sua progressiva fragmenta o, altera es da compacta o do colágeno e espessamento da membrana basal com o envelhecimento. CONCLUS O: O envelhecimento leva à redu o da espessura da derme e epiderme, bem como ao aplanamento da jun o dermo-epidérmica. As mudan as da pele ao longo da vida nem sempre seguem um perfil linear, mostrando drásticas altera es nas últimas décadas de vida. O método de autofluorescência mostrou-se um instrumento valioso no estudo da complexa rela o espacial das fibras elásticas e colágenas.
Dermatologia na pele negra
Alchorne, Mauricio Mota de Avelar;Abreu, Marilda Aparecida Milanez Morgado de;
Anais Brasileiros de Dermatologia , 2008, DOI: 10.1590/S0365-05962008000100002
Abstract: this study approaches dermatology in dark skinned individuals. first, it discusses the concepts of race and ethnicity, as well as the classification criteria of the brazilian population, indicating areas where the dark skinned people are concentrated. next, it makes one brief explanation on skin color classification systems and describes structural, biological and functional characteristics of the epidermis, dermis and cutaneous attachments that differentiate dark from fair skin. it also approaches some physiological alterations that usually are observed in the skin, nails and in the mucosa of dark skinned people. also discussed are some patterns of reactions and alterations of lesion color, due to cutaneous hyperpigmentation, which lend unexpected aspects to the dermatosis, making its recognition difficult. finally, the study highlights some diseases in particular, emphasizing inherent characteristics associated to lesion patterns and the frequency of some dermatoses in the black skin. the aim of this study was to bring data to help the dermatologist be familiar with the different nuances that lesions may present in a more pigmented skin.
Pele na gesta??o
Carneiro, Sueli Coelho da Silva;Azulay-Abulafia, Luna;
Revista Brasileira de Reumatologia , 2005, DOI: 10.1590/S0482-50042005000300010
Abstract: the cutaneous manifestations of pregnancy can correspond to physiologic changes, specific dermatoses of pregnancy or preexisting diseases. gestational pemphigoid, polymorphic eruption of pregnancy, pruritic folliculitis, prurigo and pruritus of pregnancy are considered specific cutaneous diseases of pregnancy. impetigo herpetiformis, a severe variant of pustular psoriasis, is also described in pregnancy. psoriatic arthritis, lupus erythematosus, dermatopolymyositis and pemphigus skin can worsen during pregnancy. erythema nodosum and erythema nodosum leprosum can also appear during pregnancy. the treatment of any of these diseases must consider the risks and benefits for the mother and the fetus.
Enxerto autólogo de pele, em malha, com espessura completa, na repara o de feridas carpometacarpianas de c es: resposta à irradia o laser AsGa  [cached]
Paim Carlos Breno Viana,Raiser Alceu Gaspar,Cardoso Ewerton,Beck Cristiane
Ciência Rural , 2002,
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar clinicamente os efeitos da radia o laser AsGa, em enxertos autólogos de pele, em malha, com espessura completa, na repara o de feridas carpometacarpianas de c es. Para a sele o da amostra, escolheram-se, aleatoriamente, 20 c es que foram separados em dois grupos nos quais foi criada ferida medindo 7,5cm2 na regi o carpometacarpiana. Nos animais do grupo I, a transposi o realizou-se em leito receptor fresco. Os do grupo II se diferenciaram, por a enxertia ser em leito receptor contendo tecido de granula o. A regi o doadora foi a parede costolateral. O tratamento laser AsGa foi realizado sempre no membro esquerdo, imediatamente após a transplanta o perdurando por dez dias (grupo I e II). O leito receptor (grupo II) foi irradiado durante 6 dias. Os resultados indicaram diferen a significativa em favor dos enxertos tratados com laser AsGa quando comparados aos enxertos testemunhas, considerando as variáveis exsuda o, colora o e edema. Isso permite concluir que enxertos irradiados exibem uma pega mais avan ada no estádio inicial da enxertia.
Les es da mosca dos chifres (Haematobia irritans Linnaeus,1758) na pele de bovinos e impacto na indústria do couro  [cached]
Silva Luciana Viero da,Rue Mario Luiz de la,Gra?a Dominguita Lühers
Ciência Rural , 2002,
Abstract: Foram selecionados 22 bovinos, da ra a Ibagé, com idade média de 2 anos. Os animais foram divididos em dois grupos de 11 bovinos cada. O grupo testemunha n o foi tratado e o grupo experimental foi tratado com produto mosquicida. Após contagem de moscas, a cada 14 dias, num período de 16 meses, quando também era realizada a pesagem dos animais, estes foram abatidos e os respectivos couros remetidos ao curtume onde foram curtidos e avaliados em dois estágios: o Wet-Blue e o curtimento total. Foram realizados estudos sobre peso dos animais, peso de carca a e rendimento de carca a nos dois grupos ficando demonstrado que n o houve correla o entre a presen a do parasita e a varia o destes parametros. No abate, foram colhidas amostras de pele do flanco e da garupa, dos animais do grupo n o tratado, e processadas para histopatologia, o que revelou a presen a de infiltrado inflamatório com eosinófilos e poucas células mononucleares (linfócitos e plasmócitos) ao redor dos vasos da derme superficial que em 84,21% das amostras foi discreto, em 10,52% foi moderado e em 5,26% foi acentuado. Na fase de curtimento, denominada de Wet-Blue, os couros dos animais do grupo n o tratado foram classificados como: 18,18% tipo "A",28,28% tipo "B", e 54,54% tipo "C", já os couros dos animais pertencentes ao grupo tratado obtiveram a seguinte classifica o: 45,45% tipo "A", 36,36% tipo "B" e 18,18% tipo "C". Nesta fase, observou-se que, no grupo de animais tratados, as áreas comumente parasitadas pela mosca dos chifres (flancos e garupa) apresentavam poucas ou nenhuma les o enquanto no grupo de animais n o tratados essas áreas estavam cobertas por les es. Após o curtimento total a classifica o dos couros dos animais do grupo n o tratado passou a ser de 54,54% dos couros tipo "A"36,36% tipo "B" e 9,09% tipo "C"; já os couros dos animais do grupo tratado passaram a receber a seguinte classifica o:81,81% tipo "A", 9,09% tipo "B", e 9,09% tipo "C". Após a aplica o de pastas especiais por profissionais especializados evidenciou-se que as áreas afetadas pela mosca dos chifres onde se observara um grande numero de les es passaram a ter um aspecto homogêneo e sem marcas. Deve-se salientar que estes couros, mesmo provenientes de animais tratados apresentavam les es características de outros parasitas como Dermatobia hominis e Boophilus microplus e também les es provavelmente adquiridas durante o processamento no frigorífico. Estes resultados sugerem que a mosca dos chifres n o representa um fator econ mico importante para a industria do couro.
Effect of fasting time at farm and transport conditions of slaughter pigs on lairage resting behaviour and skin injuries EFEITO DO JEJUM NA GRANJA E CONDI ES DE TRANSPORTE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS SUíNOS DE ABATE NAS BAIAS DE DESCANSO E LES ES NA PELE  [cached]
osmar antonio dalla costa,Jorge Vitor Ludke,Mateus Jose Rodrigues Paranhos da Costa,Luigi Faucitano
Ciência Animal Brasileira , 2009,
Abstract: The objective of this study was evaluate the effect of pig fasting time at farm (TJG= 9, 12, 15 or 18 hours) and the pen position into the lorry’s livestock compartment (PBO= anterior, middle or rear), deck (PPI= lower or upper) and side (PLA= left or right) on swine and carcass skin bruises occurrence and swine resting behaviour on lairage pens at abattoir. One hundred ninety two females weighing 133.1±10.9 kg from two finishing pig farms were evaluated. A high percentage of pigs with skin bruises were observed at the farm (53.7%), before loading (80.7%), after unloading (91.2%) and before slaughtering (95.8%). Pigs submitted to a TJG of 15 hours presented lower incidence of skin injuries at loading and higher incidence of injuries at downloading and the carcasses had higher incidence of lesions generated by fights when compared to pigs submitted to TGJ of 12 hours. Pigs transported in anterior lorry’s compartment had lower incidence of skin damage on carcass due to density that those transported in the middle position. It is concluded that pigs submitted to 15 hours of fasting time at farm present higher incidence of skin bruises. Pigs transported in anterior lorry’s compartment had lower incidence of skin damage than pigs hold in middle lorry’s compartment. The fasting time at farm had no effect on pigs resting behaviour in abattoir lairage pens. KEY WORDS: Carcass evaluation, heavy-weight slaughter pigs, pig skin injuries index, pig slaughter conditions, pre-slaughter management. Key words: Carcass evaluation, heavy-weight slaughter pigs, pig skin injuries index, pig slaughter conditions, pre-slaughter management O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de jejum na granja (TJG= 9, 12, 15 e 18 horas) e da posi o do suíno no box da carroceria do caminh o (PBO= anterior, central e posterior), no piso da carroceria (PPI= inferior e superior) e lado (PLA= direito e esquerdo) sobre a ocorrência de les es nos suínos e nas carca as e no comportamento dos suínos nas baias de descanso no frigorífico. Utilizaram-se 192 fêmeas de abate com peso de abate de 133,1±10,9 kg oriundas de duas granjas. Verificou-se alta porcentagem de suínos com les o na pele na granja (53,7%), no embarque (80,7%), no desembarque (91,2%) e ao abate (95,8%). Suínos submetidos a TJG de 15 horas apresentaram menor incidência de les o de pele no embarque e maior incidência de les o no desembarque e, na carca a, maior incidência de les o originada por briga em rela o aos suínos submetidos TJG de 12 horas. Os suínos transportados no box da frente apresentaram menor i
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.