oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Teores de nutrientes na folha, qualidade do suco e massa seca de raizes de laranja-"Valência" em fun o da irriga o e fertirriga o  [cached]
VILLAS B?AS ROBERTO LYRA,MORAES MARIA HELENA,ZANINI JOSé RENATO,PAVANI LUIS CARLOS
Revista Brasileira de Fruticultura , 2002,
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido na área Experimental de Irriga o da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal/Unesp, com o objetivo de avaliar o efeito da fertirriga o sobre o teor foliar de macro e de micronutrientes, a massa fresca de raízes e a qualidade do suco de frutos em um pomar de laranja-'Valência'. Os tratamentos utilizados foram: (SI) sem irriga o e aduba o com fertilizante sólido parcelado em quatro vezes; (MI-100) fertirriga o por microaspers o com 100% da evapotranspira o; (MI-50) fertirriga o por microaspers o com 50% da evapotranspira o; (G-100) fertirriga o por gotejamento com 100% da evapotranspira o; e (G-50) fertirriga o por gotejamento com 50% da evapotranspira o. Os teores de macro e micronutrientes nas folhas n o foram alterados pela irriga o, pelos sistemas de fertirriga o e pela lamina de água aplicada. A acidez total titulável foi superior no tratamento sem irriga o, e a % de suco no fruto e "ratio" n o foram afetadas pelos tratamentos com e sem irriga o. A massa fresca de raiz foi maior nos tratamentos irrigados, porém n o foram constatadas para esse parametro diferen as entre os sistemas de gotejamento e microaspers o. A maior concentra o de raízes ocorreu até 10 cm de profundidade e até 30 cm de distancia do emissor.
Impacto de quatro substratos e parcelamento da fertirriga o na produ o de tomate sob cultivo protegido
Fernandes Carolina,Araújo Jairo A. C.,Corá José E.
Horticultura Brasileira , 2002,
Abstract: Analisou-se a produ o do tomateiro, híbrido longa vida Carmen, cultivado em quatro substratos, com fertirriga o semanal e duas vezes por semana. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 2 (quatro substratos e duas formas de fertirriga o), em quatro repeti es. Os substratos testados foram: S1 = areia fina (0,250 - 0,105 mm); S2 = 1/2 areia fina + 1/2 baga o de cana-de-a úcar; S3 = 1/2 areia fina + 1/2 casca de amendoim moída (passada em peneira com abertura de 7 x 18 mm) e S4 = 1/3 areia fina + 1/3 baga o de cana-de-a úcar + 1/3 casca de amendoim moída. As fertirriga es avaliadas foram: F1 = fertirriga o realizada uma vez por semana, com aplica o da quantidade total de nutrientes e, F2 = fertirriga o realizada duas vezes por semana, com aplica o da metade da quantidade total de nutrientes, demandada por semana, em cada vez. A quantidade de nutrientes, em mg L-1, fornecida por meio de fertirriga o, foi: 200 de nitrogênio, 60 de fósforo, 350 de potássio, 206 de cálcio, 60 de magnésio, 150 de enxofre, 0,50 de boro, 0,10 de cobre, 2 de ferro, 0,75 de manganês, 0,10 de zinco e 0,01 de molibdênio. A dota o hídrica foi realizada em fun o dos dados obtidos em um tanque classe A, localizado no centro da casa de vegeta o. Avaliou-se a altura das plantas, o número de cachos e de frutos por planta, o peso individual do fruto e a produ o por planta. Os dados foram submetidos à análise de variancia e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Verificou-se que a fertirriga o realizada duas vezes por semana, suprindo a demanda total de nutrientes da semana, resultou em consideráveis melhorias de produ o. Os substratos utilizados, com exce o do substrato S2, apresentaram potencial de uso para o cultivo do tomateiro em ambiente protegido.
Utiliza o da medida do clorofil metro no manejo da aduba o nitrogenada em plantas de piment o
Godoy L. J. G.,Villas B?as R. L.,Büll L. T.
Revista Brasileira de Ciência do Solo , 2003,
Abstract: O adequado manejo da aduba o nitrogenada ao longo do ciclo da cultura do piment o é complicado pela falta de um índice do N disponível no solo e por ser a análise química de folhas um método de diagnose demorado. Foi realizado um experimento em vasos, em um túnel de plástico pertencente ao Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo, da FCA/UNESP, Botucatu (SP), com o objetivo de avaliar o índice de suficiência de nitrogênio (ISN), calculado com base nas medidas do clorofil metro, como ferramenta auxiliar no manejo da aduba o nitrogenada em plantas de piment o. O experimento foi composto de doses de N (4,9; 9,8; 14,7; 19,6; e 24,5 g de N 50 kg-1 de solo - uma planta) aplicadas de modo convencional ou pela fertirriga o e um tratamento em que as plantas n o receberam apenas a aduba o nitrogenada, com sete repeti es. As medidas do clorofil metro foram realizadas a cada 15 dias em cinco folhas recém-maduras por planta. O ISN foi calculado pela rela o entre a média das medidas do clorofil metro nas plantas dos tratamentos (MCT) e a média das medidas do clorofil metro nas plantas que receberam a maior dose (MCR), na área de referência (ISN = MCT/MCR x 100). O ISN pode ser um bom indicador do momento de aplica o do adubo nitrogenado e auxiliar no ajuste da dose de N de acordo com a exigência das plantas de piment o, com a finalidade de aumentar a eficiência de utiliza o do N aplicado.
Uso da fertirriga??o e teores de macronutrientes em planta de piment?o
Marcussi, Francisco F. N.;
Engenharia Agrícola , 2005, DOI: 10.1590/S0100-69162005000300009
Abstract: in this study, it was aimed the determination of macronutrients contents (n, p, k, ca, mg and s) in different organs of the hybrid of bell pepper elisa, under fertigation and protected atmosphere, through eight times of plant extraction. at the end of the experiment it was obtained the contents of macronutrients in the fruit, leaf, stem and root and in the plant as a whole, in each growth stage. the fertilization in the studied cycle, 140 days, was done through localized fertigation (drip system). the experiment was developed in the department of natural resources - soil science, fca-unesp, botucatu - sp, brazil. the experiment consisted of eight treatments (time of plant extraction: 0; 20; 40; 60; 80; 100; 120, and 140 days after the transplant of the seedlings) and four repetitions, being each repetition formed by four plants. the macronutrients contents found in the plant have the following decreasing order: k (39, 9 g kg-1) > n (28,3g kg-1) > ca (12, 8 g kg-1) > mg (5, 9 g kg-1) > s (4, 1 g kg-1) > p (3, 7 g kg-1).
Produ??o de piment?o em substratos e fertirriga??o com efluente de biodigestor
Factor, Thiago L.;Araújo, Jairo A. C. de;Vilella Júnior, Luiz V. E.;
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , 2008, DOI: 10.1590/S1415-43662008000200006
Abstract: the use of biological reactor effluent in fertigation and use of dry swine waste as a component of the substrate, would lower the cost of production and prevent discarding residues in the environment. based on that, the objective of this research was to evaluate both yield and quality of pepper fruits, adopting the factorial scheme 4 x 3 in randomized blocks, with 4 substrates (s1, s2, s3 e s4) and 3 nutrient solutions: mineral nutrient solution (sn1), nutrient solution as based on biological reactor effluent boosted with mineral fertilizers (sn2) and nutrient solution based on biological reactor effluent (sn3). the different mixtures that yielded different substrate could be recommended for both fruit and quality production perspectives, except substrate 1 (s1), which revealed inferior quality of fruits. the use of sn1 permitted greater weight of the fruits, thickness of the pulp and productivity. partial substitution of fertilizers by biodigestor effluent of swine waste (sn2) was not sufficient to promote productivity equivalent to 100% mineral nutrient solution, however it reached mean index of productivity with standards of quality of fruits equivalent to the mineral solution (sn1). this supports the conclusion that the use of the biological reactor effluent would be an alternative in potential to reduce the cost of production of pepper crop and to prevent the discarding of this material, still rich in nutrients, into the environment.
Resposta biológica de plantas de piment o cultivadas com efluente de piscicultura, fosfato natural e esterco bovino. = Biological response of bell pepper plants cultivated with fi sh effl uent, natural phosphate, and cow bovine.
Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel,Hudson do Vale de Oliveira,Cybelle Barbosa e Lima,Ana Valéria Lacerda Freitas
Agro@mbiente On-line , 2008,
Abstract: Com o objetivo de avaliar a resposta biológica do piment o cultivado com efluente de piscicultura, fosfato natural e esterco bovino nas condi es do semi-árido nordestino, por meio do teor e acúmulo de nutrientes nos frutos de piment o, fez-se a condu o de um experimento no período de julho a outubro de 2006, na horta didática da UFERSA. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema de parcela sub-dividida, onde a parcela foi composta pelas águas (po o tubular e efluente de piscicultura), com repeti o dentro do bloco, e a sub-parcela em esquema fatorial 2 x 2, sendo, este, uma combina o do fosfato natural com a matéria organica, formando oito tratamentos com três repeti es. O efluentefavoreceu o acúmulo de nutrientes nos frutos de piment o, principalmente o nitrogênio e potássio; o efluente pode ser umaalternativa para irriga o do piment o desde que o sistema de irriga o seja melhor manejado. = With the objective to evaluate the biological response of the bell pepper cultivated with fish effluent, natural phosphate and cow manure in the conditions of the Northeasterner semi-arid, through the nutrients tenor and accumulation in the bell pepper fruits an experiment was done during the period of July to October of 2006, in the didactic vegetable garden of UFERSA. The experimental design used was the random blocks with repetition. The factors were arranged in sub-divided portions, where the portion was composed of waters (well water and fish effluent) with repetition within the block, and the sub-portion in factorial outline 2 x 2. This being a combination of the natural phosphate with the organic matter, forming eight treatments with three repetitions. The fi sh effluent favored the accumulation of nutrients within the bell pepper, mainly the nitrogen and potassium; fi sh effluent can be an alternative for the irrigation of the bell pepper if the overhead irrigation is well managed.
Resistência genética à mancha-bacteriana em genótipos de piment o  [cached]
Costa Roberto Alexandre,Rodrigues Rosana,Sudré Cláudia Pombo
Horticultura Brasileira , 2002,
Abstract: A mancha-bacteriana, principal doen a bacteriana do piment o causa desfolha intensa quando em condi es favoráveis, deixando os frutos expostos ao sol, depreciando-os e diminuindo a produ o. Para estimar, nas condi es de Campos dos Goytacazes, os efeitos genéticos da rea o do hospedeiro ao patógeno, tanto em folhas como em frutos, foram obtidos híbridos F1, sem recíprocos, a partir de cruzamentos dialélicos entre cinco genótipos de piment o, sendo três suscetíveis ('UENF 1420', 'UENF 1421' e 'UENF 1422') e dois resistentes ('UENF 1381' e 'UENF 1382'). A inocula o com Xanthomonas campestris pv. vesicatoria constou de infiltra o no mesófilo foliar, utilizando-se a concentra o de 103 células/ml, ajustada com auxílio de espectrofot metro. Os efeitos de variedade e de heterose média foram significativos para resistência em folhas, indicando que efeitos aditivos e de dominancia est o envolvidos no controle genético deste caráter. Para resistência em frutos, apenas os efeitos de variedade foram significativos, indicando a presen a de efeitos aditivos no controle desta característica. A partir das análises puderam ser selecionados os parentais para RMB em folhas: 'UENF 1381' e 'UENF 1382'. Para RMB em frutos 'UENF 1381' e 'UENF 1421' foram os melhores parentais. Os melhores híbridos para RMB em folhas foram: 'UENF 1420' x 'UENF 1421', 'UENF 1382' x 'UENF 1420', 'UENF 1381' x 'UENF 1420', 'UENF 1381' x 'UENF 1421', 'UENF 1381' x 'UENF 1422' e 'UENF 1381' x 'UENF 1382'.
Nutrientes minerais na biomassa da parte aérea em culturas de cobertura de solo
Borkert Clóvis Manuel,Gaudêncio Celso de Almeida,Pereira José Erivaldo,Pereira Leonardo Régis
Pesquisa Agropecuária Brasileira , 2003,
Abstract: O objetivo deste trabalho foi estimar as quantidades de nutrientes reciclados por cinco espécies vegetais utilizadas como culturas de cobertura do solo e que podem retornar ao solo pela mineraliza o da biomassa. Foram coletadas de vários experimentos amostras da matéria verde de aveia-preta (Avena strigosa Schreb), mucu-napreta (Stizolobium aterrimum Piper & Tracy), guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp), tremo o (Lupinus albus L. e L. angustifolius L.) e ervilhaca (Vicia sativa L.). Foi estimado o rendimento de matéria seca e determinados os teores de N, P, K, Ca, Mg, Mn, Zn, Cu, e, a partir dessas concentra es, foram calculadas a média observada, a média estimada e o intervalo de confian a a 95% para cada nutriente dentro de cada classe de rendimento de matéria seca, em cada espécie vegetal. Os dados foram tabulados dentro de intervalos de classe de rendimento de matéria seca e apresentadas as quantidades estimadas de nutrientes minerais. Foram ajustadas equa es para estimar as quantidades desses nutrientes. A aveia-preta e a ervilhaca reciclam grande quantidade de K, e a ervilhaca, a mucu-napreta, o tremo o e o guandu reciclam grande quantidade de N. Todas as espécies reciclam quantidades apreciáveis de Ca, Mg e micronutrientes, porém baixas quantidades de P. A rota o de culturas é um meio de implementar com sucesso o aumento das áreas de lavoura em semeadura direta.
Termodegradacion de carotenoides en el pimentón
Pérez Gálvez, A.,Garrido Fernández, J.
Grasas y Aceites , 1997,
Abstract: Commercial paprika is placed at different temperatures, from 30 up to 100°C in order to control the effect of heat in carotenoids of this spice. A degradation is found via cis-isomers, with a concentration increase at low temperature. There is, from 70°C, a great destruction in all pigments. Pimentón comercial se somete a distintas temperaturas, desde 30 hasta 100°C para controlar el efecto del calor en los carotenoides de esta especia. Se encuentra una degradación de pigmentos, vía isómeros cis, que para las temperaturas más bajas incrementan su concentración. A partir de los 70°C se observa una destrucción generalizada.
Características de frutos de piment?o cultivado em ambiente protegido sob doses de nitrogênio via fertirriga??o
Araújo, Jucilene S.;Andrade, Alberício P. de;Ramalho, Cícera I.;Azevedo, Carlos A. V. de;
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , 2009, DOI: 10.1590/S1415-43662009000200007
Abstract: this study was conducted at the center of agricultural sciences-ufpb, from february to june 2004, aiming to evaluate the effect of applied doses of nitrogen via fertigation, on the characteristics of bell pepper fruits cultivated in greenhouse. the adopted experimental design was in randomized blocks, with five treatments (0, 100, 200, 300 and 400 kg ha-1) and 4 repetitions. length, diameter and mean weight of fruits and number of fruits per plant were evaluated. significant effects of the doses of nitrogen were verified on the diameter, mean weight and total, commercial and noncommercial number of fruits of bell pepper. the length of fruits of the bell pepper was not influenced by the doses of nitrogen; however, the obtained values are within the standard average for the studied variety. the maximum dose of nitrogen (400 kg ha-1) promoted an increment of 7.3 (increase of 133%) fruits considered of commercial quality in relation to the control (0 kg ha-1). the fruits recognized as noncommercial showed an excellent aspect, in their appearance and hygiene quality, with just their length and diameter below the estabilished standards.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.