oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
DE RéUS A COLABORADORES: NATIVOS CONVERTIDOS AO CATOLICISMO DIANTE DO TRIBUNAL DA INQUISI O DE GOA  [PDF]
Patricia Souza de Faria
Revista Brasileira de História das Religi?es , 2010,
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar as rela es estabelecidas entre o Santo Ofício de Goa e a popula o nativa, a partir da análise de cartas redigidas pelos inquisidores. O motivo do estabelecimento da Inquisi o de Goa (1560) foi a presen a de crist os-novos na índia suspeitos de judaizar, mas as persegui es aos suspeitos de praticar o gentilismo (ritos hindus realizados por crist os nativos) aumentaram a partir do final do século XVI. Destacaremos as práticas e as cren as dos crist os nativos que foram concebidas como uma amea a à consolida o de uma disciplina crist (ado o de valores e comportamentos crist os) no Oriente Português e demonstraremos quais os agentes que auxiliaram os inquisidores nesta tarefa. Constatamos que o Santo Ofício de Goa n o contou apenas com a colabora o de agentes europeus (bispos e membros de ordens religiosas), pois recebeu o auxílio de parte da popula o nativa.
Uma estratégia para o ensino da ordem dos elementos na frase portuguesa
Rogério Chociay
Alfa : Revista de Linguística , 2001,
Abstract: Neste artigo examinam-se alguns aspectos da ordem dos elementos na frase portuguesa e sugere-se uma estratégia para a abordagem da quest o no ensino de Língua Portuguesa.
A delega??o de poderes inquisitoriais: o exemplo de Goa através da documenta??o da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Feitler, Bruno;
Tempo , 2008, DOI: 10.1590/S1413-77042008000100007
Abstract: the brazilian national library in rio de janeiro holds an important set of documents regarding the inquisition in goa. this data allows us to study the history of this institution in many different ways. in the present article, it will be used to unveil the holy office as an instrument of power and, more specifically, the modalities of the delegation of inquisitorial power. the study of the delegation of inquisitorial powers in the estado da índia, considering its greatly fragmented territory of action, can be regarded as an extreme case of the holy office's activities in this important but poorly studied facet of inquisitorial functioning.
Projeto YAM – Yoga para Adolescentes da Funda o Casa
Cesar Deveza
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade , 2012, DOI: 10.5712/rbmfc7(1)512
Abstract: O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 31.088.484 jovens entre 15 e 24 anos (19,8% da popula o) no Brasil. Em todo o país, a maior parte desses adolescentes (9.446.918) vive em centros urbanos maiores, representando 77,8% dos adolescentes brasileiros1. Um dado fundamental para reflex o é o que aponta para a sobre-mortalidade masculina nos contextos urbanos e metropolitanos (mortes por causa externa, sobretudo por violência) em adolescentes maiores de 15 anos de idade, que vem aumentando de forma alarmante. Os índices de criminalidade, nessa mesma faixa, também têm apresentado índices geometricamente crescentes2. Há indícios na literatura de que situa es pós traumáticas induzem atitudes criminosas em raz o desse estado psicológico3. Esses e outros dados igualmente preocupantes tornam óbvias a importancia e a urgência de medidas direcionadas a essa popula o, no sentido de melhorar a condi o de vida desses jovens. O Projeto YAM assiste adolescentes do sexo masculino do complexo da Vila Maria da Funda o CASA (Centro de Assistência Sócioeducativa ao Adolescente) com idade entre 12 e 20 anos, submetidos a rotinas de vida de múltiplas carências e expostos a altos níveis de violência pelo meio social em que est o inseridos. Essa assistência compreende aulas de ética, cidadania, comportamento, conceitos de espiritualidade além de praticas de Yoga e medita o, apoiadas na cultura do Yoga Clássico ou “Raja Yoga” de Pata jali. Além dessas aulas, buscamos reintegrar socialmente esses jovens, buscando oportunidades de trabalho e bolsas de estudo para complementa o de forma o acadêmica, após suas altas do período de interna o. Uma pesquisa, apoiada pelo Instituto do Cora o da Faculdade de Medicina da Universidade de S o Paulo (InCor-USP), avaliou os resultados de tais práticas nesses adolescentes, demonstrando uma expressiva diminui o nos índices de ansiedade e depress o, moderada e grave (Beck Depression e Anxiety Inventory), melhora significativa na qualidade de vida (Whoqol-bref) e na qualidade de sono (Pittsburg Sleep Quality Index).
O sistema escolar e o ensino da língua portuguesa  [cached]
Roberto Gomes Camacho
Alfa : Revista de Linguística , 2001,
Abstract: Nesie trabalho, discute-se a quest o do ensino da língua portuguesa em rela o ao sistema escolar em geral. Mostra-se que o conflito entre a norma culta e a varia o lingüística é uma das causas do fracasso de alunos sócio-culturalmente marginalizados e sugere-se um enfoque bidialelista para solucioná-lo.
Principais indicadores e ferramentas utilizados pelos gestores: uma análise estatística da percep o dos alunos de MBA da Funda o Getúlio Vargas Management indicators and tools: perceptions of MBA students  [cached]
Marcelo Cauduro de Castro,Fernando Dal-Ri Murcia,José Alonso Borba,Claudio Loesch
Rege : Revista de Gest?o , 2007,
Abstract: O objetivo deste estudo foi identificar a relevancia de indicadores e ferramentas de gest o na percep o dos alunos de MBA da Funda o Getúlio Vargas (FGV). Para isso, utilizou-se um questionário com 26 quesitos definidos a partir de pesquisas anteriores e uma escala de varia o de importancia do tipo Likert. A amostra foi composta de um total de 425 alunos. Desses, 97 entrevistados n o selecionaram nenhum indicador ou ferramenta de gest o. Assim, 328 respostas foram analisadas e interpretadas. Os resultados demonstraram que o Fluxo de Caixa Projetado é o indicador de gest o mais relevante, seguido da Margem Líquida de Vendas. Os dados também apontaram, entre as cinco primeiras posi es, indicadores considerados mais sofisticados, como, por exemplo, o Balanced Scorcard (BSC), o Earnings before Interest Taxes Depreciation and Amortization (EBITDA) e o Economic Value Added (EVA ). Verificou-se também que as exigências relativas à informa o contábil variavam de acordo com o perfil dos respondentes. Os resultados demonstram também que n o existe um indicador ou ferramenta de gest o que seja considerado ótimo. Finalmente, há indícios apontados pela pesquisa de que, apesar de a contabilidade gerencial ser considerada uma disciplina global, suas especificidades e características podem ser locais ou regionais. The relevance of management indicators and tools, according to perception of 425 MBA students of the Funda o Getulio Vargas, was identified using a questionnaire with 26 queries based on previous surveys. Results from only 328 respondents were analyzed because 97 did not select any management indicator or tool. Project Cash Flow was the most relevant indicator followed by Net Revenues. In addition the three more sophisticated indicators of Balanced Scorecard (BSC), Earnings before Interest Taxes Depreciation and Amortization (EBITDA) and Economic Value Added (EVA ) were among the first five ranked. Since it was noted that accounting information for decisions varied according to the respondent profile, no one management indicator or tool may be considered optimal. This study concluded that while management accounting is a global discipline, preference for specific information concerning decisions may be local or regional.
Estados Unidos: primeiras impress es da gest o de Obama  [cached]
Virgílio Caixeta Arraes
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2009,
Abstract: o artigo trata dos cem primeiros dias do governo Obama. Relata a dificuldade administrativa da Casa Branca, em vista da crise herdada do governo Bush.
Iodine and Thyroid Cancer in Goa  [cached]
Raman Arora,Avril Dias
Online Journal of Health & Allied Sciences , 2007,
Abstract: There is a low papillary to follicular ratio in iodine deficient areas. A study of malignant thyroid tumors done over a period of 4 years in Goa shows that the ratio of papillary to follicular carcinoma in Goa conforms to a iodine deficient status of the population.
A regenera o da Amaz nia: crítica moral à coloniza o portuguesa no contexto da ilustra o
Mauro Cezar Coelho
S?culum : Revista de História , 1998,
Abstract: O artigo discute a crítica à coloniza o portuguesa no contexto da ilustra o, a partir dos debates levantados por Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista baiano, em sua viagem filosófica, concentrada na regi o amaz nica.
Erradica o da poliomielite no Brasil: a contribui o da Funda o Oswaldo Cruz
Schatzmayr Hermann G.,Filippis Ana Maria Bispo de,Friedrich Fabian,Leal Maria da Luz Fernandes
História, Ciências, Saúde-Manguinhos , 2002,
Abstract: A erradica o dos vírus selvagens da poliomielite nas Américas constituiu um marco notável da saúde pública no continente americano. A Funda o Oswaldo Cruz (Fiocruz) contribuiu de forma decisiva para este resultado de várias formas, como o apoio laboratorial do Centro Nacional de Enteroviroses, do Departamento de Virologia do Instituto Oswaldo Cruz, a formula o e o fornecimento da vacina oral por Bio-Manguinhos, o apoio laboratorial e epidemiológico da Escola Nacional de Saúde Pública e o controle das vacinas pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde. A Fiocruz também desenvolveu importantes projetos de pesquisa em enterovírus. Sendo a poliomielite ainda um problema para vários países do mundo, é oportuno relatar a importancia do trabalho realizado pela Fiocruz para a erradica o da doen a no Brasil e nas Américas.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.