oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Subsídios para a gênese da imprensa musical brasileira e para a história do Hino da Independência, de Dom Pedro I
Cardoso, Lino de Almeida;
Per Musi , 2012, DOI: 10.1590/S1517-75992012000100004
Abstract: this article aims at reviewing, through bibliographical and primary sources analysis, the history of one of brazil′s national anthems, the independence hymn, by dom pedro i, as well as bringing new subsidies for the study of the brazilian musical press origins. it also intends to reveal some peculiarities of an early and lesser known piano and voice score of the hymn, not present in today's editions of this composition.
Imprensa e história
Derocina Alves Campos Sosa
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informa??o , 2006,
Abstract: O artigo a seguir discute a quest o da utiliza o da Imprensa escrita como fonte para a História, destacando como a Imprensa pode utilizar-se de certos expedientes como a manipula o e a coer o na hora de apresentar e representar a notícia. Elenca ainda alguns conceitos que podem embasar o come o de uma discuss o a respeito de sua ado o por parte dos historiadores. Por fim, abre algumas possibilidades de como pode, ela, enriquecer o conhecimento histórico.
Sociologia da imprensa: um programa de pesquisa  [cached]
Weber Max
Lua Nova: Revista de Cultura e Política , 2002,
Abstract: Nesse texto pouco conhecido Max Weber formula, em 1910, um programa de pesquisa para a análise sociológica da imprensa.
A Liberdade da Imprensa Agrilhoada
Marco Aurelio Peri Guedes
Lex Humana , 2010,
Abstract: O presente trabalho aborda caso decidido no ano de 2009 - MCRecl. no 9.428 - pelo STF, envolvendo possível censura ao jornal O Estado de S o Paulo. O jornal publicou matéria sobre opera o da Polícia Federal designada Boi Barrica, envolvendo entre tantas outras pessoas o empresário Fernando Sarney, filho do ent o presidente do Senado José Sarney. O empresário, ent o, ingressa com a o junto ao T.J.D.F. a fim de tutelar o seu direito fundamental à intimidade, que estaria sendo violado pelo jornal. Medida liminar favorável lhe é concedida por desembargador daquele tribunal, que havia sido anteriormente indicado politicamente pelo Senador José Sarney – pai do empresário. Sem o conhecimento de todos os detalhes, poderíamos dizer que pondera o de interesses foi realizada – liberdade de imprensa e direito à privacidade - e direitos fundamentais foram protegidos, tendo o poder judiciário agido proativamente em sua defesa – sob uma leitura de ativismo judicial. Contudo, o que se observou foi a express o de práticas oligárquicas a influenciar politicamente a composi o do poder judiciário com vistas a dirigir suas decis es, denotando a for a do patrimonialismo na república e a fragilidade de nossa constitui o. Assim, teria se estabelecido uma censura em via oblíqua à liberdade de imprensa em plena vigor de um Estado democrático e social de direito, a ferir mortalmente nossas liberdades públicas e a constitui o. Lembre-se que a constitui o de 1988 veda todas as formas de censuta. Precisamos compreender o significado desta decis o e reverter este quadro de inseguran a à liberdade de imprensa.
Imprensa e mundos do trabalho: a singularidade da imprensa operária no Amazonas (1890-1920)
Luciano Everton Costa Teles
Revista Mundos do Trabalho , 2011, DOI: 10.5007/1984-9222.2011v3n5p186
Abstract: http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2011v3n5p186 O presente artigo procura elucidar a rela o entre História e Imprensa, enfatizando a Imprensa Operária como objeto-fonte de estudos, revelando as potencialidades desta rela o para a produ o do conhecimento histórico. Focaliza também algumas quest es presentes em suas páginas, destacando uma configura o específica e assuntos relacionados e direcionados ao universo operário.
Análise da imagem organizacional de universidades por meio da matriz familiaridade-favorabilidade.
Danielle Magierski Valerio,Nádia Kassouf Pizzinatto
Revista de Administra??o Mackenzie , 2003,
Abstract: Este artigo relata os resultados de uma análise de imagem organizacional realizada por meio da Matriz Familiaridade-Favorabilidade (MFF), com cinco universidades paulistas pertencentes a uma mesma regi o geográfica, sob a ótica de entrevistados que atuam no meio empresarial. A análise da imagem com base na MFF permite à institui o verificar a conscientiza o e sua reputa o perante determinado público. A informa o referente à imagem organizacional obtida por meio dessa análise pode ser útil no planejamento de marketing das universidades, permitindo a canaliza o dos esfor os do seu departamento de comunica o e de marketing.
O conservadorismo patronal da grande imprensa brasileira  [cached]
Fonseca Francisco
Opini?o Pública , 2003,
Abstract: Através da análise da opini o dos editoriais dos quatro principais periódicos diários da grande imprensa, isto é, o Jornal do Brasil, O Globo, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo - aqui considerados "aparelhos privados de hegemonia" -, este artigo procura desvendar os posicionamentos adotados perante a ordem social na Constituinte de 1987/1988, que também contribuem para compreender a rea o à Consolida o das Leis do Trabalho. Observa-se, além do mais, as estratégias utilizadas para sua consecu o. Conclui-se que, por mecanismos diversos, a grande imprensa contribuiu decisivamente para a introdu o da agenda ideológica neoliberal no país, pois atuou de forma a "divulgar e vulgarizar" as idéias pertinentes a este ideário e de forma militantemente conservadora e patronal.
Reproducibility of the Portuguese version of the PEDro Scale
Shiwa, Silvia Regina;Costa, Leonardo Oliveira Pena;Costa, Luciola da Cunha Menezes;Moseley, Anne;Hespanhol Junior, Luiz Carlos;Venancio, Roberta;Ruggero, Cintia;Sato, Tatiana de Oliveira;Lopes, Alexandre Dias;
Cadernos de Saúde Pública , 2011, DOI: 10.1590/S0102-311X2011001000019
Abstract: the objective of this study was to test the inter-rater reproducibility of the portuguese version of the pedro scale. seven physiotherapists rated the methodological quality of 50 reports of randomized controlled trials written in portuguese indexed on the pedro database. each report was also rated using the english version of the pedro scale. reproducibility was evaluated by comparing two separate ratings of reports written in portuguese and comparing the portuguese pedro score with the english version of the scale. kappa coefficients ranged from 0.53 to 1.00 for individual item and an intraclass correlation coefficient (icc) of 0.82 for the total pedro score was observed. the standard error of the measurement of the scale was 0.58. the portuguese version of the scale was comparable with the english version, with an icc of 0.78. the inter-rater reproducibility of the brazilian portuguese pedro scale is adequate and similar to the original english version.
O conflito de civiliza es na imprensa espanhola  [cached]
Ingrid Schulze Schneider
Revista Organiza??es em Contexto , 2005,
Abstract: Este artigo trata dos modos de percep o e julgamento da globaliza o por parte da imprensa espanhola. A autora analisa a cobertura de eventos e a postura crítica de jornalistas ante o capitalismo neoliberal e seus opositores.
A imprensa e o discurso da defesa do consumidor  [cached]
Renata Maldonado da Silva Lyra
Ciberlegenda , 2011,
Abstract: Este artigo teve o objetivo de discutir o discurso construído pela imprensa sobre os chamados direitos dos consumidores. Através da análise de colunas que se prop em a defendê-los, existentes em jornais da cidade do Rio de Janeiro, buscou-se perceber como os ‘consumidores’ representam a atua o da imprensa sobre o problema. Mencionou-se, ainda, os principais assuntos e reclama es reivindicados pelos leitores dos periódicos analisados.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.