oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Avaliando o conhecimento sobre pré-natal e situa??es de risco à gravidez entre gestantes residentes na periferia da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil
Mendoza-Sassi, Raúl A.;Cesar, Juraci A.;Ulmi, Eduardo F.;Mano, Patrícia S.;Dall'Agnol, Marinel M.;Neumann, Nelson A.;
Cadernos de Saúde Pública , 2007, DOI: 10.1590/S0102-311X2007000900023
Abstract: the aim of this study was to assess knowledge on prenatal care and pregnancy risk among women in poor neighborhoods in the city of rio grande, rio grande do sul state, brazil. data were collected using a cross-sectional design. a standard questionnaire was applied to all pregnant women from poor neighborhoods. trained interviewers visited these women at home, covering demographic, socioeconomic, and reproductive data and knowledge concerning prenatal care and pregnancy risk factors. a total of 367 pregnant women were interviewed using non-random sampling. except for urine tests and hiv testing, spontaneously reported as necessary, other procedures were reported by no more than 30% of the women. digital vaginal examination, clinical breast examination, and pap smear were reported by a maximum of 7% of the women. only two-thirds felt that vaginal bleeding and abdominal pain were serious signs during gestation. other signs and symptoms were reported by a maximum of one-third of the women. in conclusion, knowledge of prenatal tests and situations indicating serious risk fell far short of the desired levels. improving this level of information in pregnant women could help reduce maternal and child morbidity and mortality.
Avaliando a usabilidade da interface da comunidade virtual do Muzar  [cached]
Aline Posser,Ana Carolina Bertoletti de Marchi
Revista Brasileira de Computa??o Aplicada , 2012, DOI: 10.5335/rbca.2012.2060
Abstract: A CV-Muzar é uma comunidade de aprendizagem informal disponível aos visitantes do Museu Zoobotanico Augusto Ruschi com o objetivo de propiciar a experimenta o de recursos, constru o de problemas e comunica o de ideias por meio um espa o de encontros e convivên-cias. Um dos aspectos fundamentais para o sucesso das comunidades está relacionado ao processo de intera o e, como consequência, a facilidade de uso e aprendizagem da interface – a usabilidade. Este trabalho descreve a avalia o da usabilidade da interface da CV-Muzar por meio de inspe o com vistas a melhorar as intera es assíncronas entre os participantes da comunidade.
Fenologia de quatro espécies tóxicas de Senecio (Asteraceae) na regi o Sul do Rio Grande do Sul
Karam Fernando Sérgio Castilhos,Carmen Méndez Maria del,Jarenkow Jo?o André,Riet-Correa Franklin
Pesquisa Veterinária Brasileira , 2002,
Abstract: O objetivo principal desse trabalho foi determinar a fenologia de Senecio brasiliensis, S. oxyphyllus, S. heterotrichius e S. selloi, e relacioná-la com a epidemiologia da intoxica o em bovinos, na regi o sul do Rio Grande do Sul. O estudo fenológico foi feito durante dois anos nos municípios de Bagé e Cap o do Le o. As leituras foram mensais durante o período vegetativo e quinzenais no período reprodutivo das espécies, para observa o desde sua emergência até dispers o de sementes, avaliando-se o vigor, e relacionando essas variáveis com fatores ambientais. Os resultados permitiram concluir que durante todo o ano há emergência de plantas de Senecio spp, desde que haja condi es ambientais favoráveis, como umidade e luz, e as fenofases vegetativas s o praticamente constantes durante todo o ciclo da planta. Fatores ambientais desfavoráveis como o déficit hídrico, o manejo do solo e o dano de insetos, associados ou n o, podem alterar o ciclo das plantas e serem determinantes para a sua permanência no ambiente. A maioria dos exemplares, das quatro espécies, comportou-se como anual e monocárpica. A espécie mais persistente no ambiente foi S. heterotrichius (15% das plantas persistiram durante os dois anos de estudo), seguida de S. selloi (2,8%) e S. brasiliensis (0,9%). S. oxyphyllus n o permaneceu no ambiente por mais de um ano.
Tecnologia da Informa o: Estratégia para os Negócios do Sistema Unimed do Rio Grande do Sul
Rafael Panozzo,José Pretto da Silva,Samuel Meoti,Gabriela Zanandréa
Revista de Administra??o IMED - RAIMED , 2011,
Abstract: No contexto atual em que vivemos a Tecnologia de Informa o (TI) está cada vez mais inserida no ambiente empresarial já que está sendo considerado um componente fundamental para a gest o das empresas. Se por um lado essa tecnologia aplicada com sucesso rende muitos benefícios para as empresas por outro traz grandes desafios para a administra o deste recurso, dos quais as empresas passam a ter elevada dependência. Nesse mesmo período, as Unimeds passaram a atuar num cenário complexo, em virtude da lei dos planos de saúde, que resultou em maior competitividade, melhoria da qualidade dos produtos e servi os oferecidos aos clientes. Dentro deste contexto o presente artigo teve como objetivo investigar os investimentos estratégicos feitos em Tecnologia da Informa o, avaliando os impactos gerados na gest o de negócios do Sistema Unimed do Rio Grande do Sul. Para a realiza o da coleta de dados foi realizada uma pesquisa de caráter descritiva através de um questionário, onde foram enviados 58 questionários às singulares. A pesquisa permitiu analisar que as Unimeds na sua grande maioria est o fazendo investimentos modestos, ou seja, até 1% do faturamento anual, visando atender as determina es legais primeiramente e após utilizando a TI como uma ferramenta para se obter vantagem competitiva. Observou-se também que seus CEOs foram classificados como de segundo nível (1 – causal ou ad hoc) conforme o Modelo de Maturidade de Capacidade (CMM –Capability Maturity Model) definido por Humphrey (1989), ou seja, quando os executivos percebem que existe a necessidade de envolvimento, mas n o existe nenhum processo ou comportamento estabelecido para isto.
Confirmation of Eupetomena macroura (Gmelin, 1788) for the state of Rio Grande do Sul
Elisa de Souza Petersen,Maria Virginia Petry
Biotemas , 2009,
Abstract: The Swallow-tailed Hummingbird (Eupetomena macroura) is recorded for all Brazilian regions. However, there is no documented record for the state of Rio Grande do Sul, southern Brazil. This note reports a photographic record of the species for the municipality of Cap o da Canoa, northern coast of Rio Grande do Sul.
O Sonderweg do Rio Grande do Sul =The Sonderweg of Rio Grande do Sul  [cached]
Gertz, René Ernaini
Estudos Ibero Americanos , 2011,
Abstract: Dentre as supostas ou efetivas peculiaridades do estado do Rio Grande do Sul, no contexto brasileiro, está a de que, no período republicano, a fun o dos líderes políticos locais, os “coronéis”, seria diferente do restante do país. A discuss o historiográfica a respeito vem desde a década de 1960. Este texto sugere que essa discuss o deveria ser retomada, pelas profundas implica es das respectivas interpreta es, n o só para o próprio estado, mas para todo o Brasil. Between the supposed or effective peculiarities of the State Rio Grande do Sul in Brazilian context is the one which tells that, by the republican period, the local political leader’s function, the “colonels”, was different from the rest of the country. The historiographical discussion about this issue comes from the 60’s decade. This text suggests that this discussion should be resumed due, to the deep implications of the respective interpretations, not just for the State itself, but for Brazil as well.
AS DIMENS ES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: AVALIANDO OS CASOS DOS GERENTES E VENDEDORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE
CLAUDIO JOSE ALVES COSTA,LúCIO FLáVIO RENAULT DE MORAES
Perspectivas Contemporaneas , 2007,
Abstract: ResumoEm um ambiente bastante competitivo, possuir uma for a de trabalho que esteja permanentemente comprometida com a organiza o, aliada a uma modernidade organizacional, é essencial para a sobrevivência das organiza es atuais - porque as inova es tecnológicas se frustram ou perdem a sua for a caso a organiza o n o disponha de um patrim nio humano efetivamente comprometido com a empresa. Dentro deste contexto, as pesquisas sobre comprometimento organizacional têm se revelado pertinentes, sendo objeto de estudo para um grande número de administradores e pesquisadores. Portanto, com o objetivo de contribuir com o incremento do conhecimento sobre o construto comprometimento organizacional, esta pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do setor varejista do comércio da cidade de Belo Horizonte. Quanto aos métodos de pesquisa este estudo caracteriza-se como quantitativo e descritivo. Valendo-se de um modelo teórico – Modelo das Três Dimens es de Meyer e Allen (1997) - testado e validado no Brasil, foram pesquisados os graus e tipos de comprometimento dos vendedores e gerentes com a organiza o. Os resultados encontrados, em ambas as redes de lojas, indicaram um grau moderado de comprometimento – afetivo, normativo, instrumental. Por fim, apresentaram-se as implica es acadêmicas e práticas, bem como as limita es deste estudo e recomenda es para futuras pesquisas. ABSTRACT In a very competitive atmosphere, to have a labor force wiling to be permanently committed with the enterprise, allied to an organizational modernity, is absolutely necessary to the present companies’ survival – because the technologic innovations become frustrated or lose its power in case of the organization doesn’t have a human patrimony really committed with the institution. In this context, the searches about organizational compromising have been indicated as appropriate, it’s being focus to a vast number of businessman and researchers. Therefore, with the aim to cooperate with the knowledge increase about the construto organizational compromising, this research was developed in two retail companies from Belo Horizonte city. The search methods used in this study were quantitative and descriptive. It was applied a theorist model – The three dimensions model from Meyer and Allen (1997) – it is tested and legalized in Brazil, the degrees and kinds of manager and salespeople compromising related to the organization were searched. The results founded reveal a moderate degree of compromising – affective, normative, instrumental, in both stores network. In the end, it was showed the
A ecossondagem pesqueira no litoral do Rio Grande do Sul
Cunha, Luiz Paulo Rodrigues;
Boletim do Instituto Oceanográfico , 1980, DOI: 10.1590/S0373-55241980000200030
Abstract: in the present paper the echo-sounding use accomplished by fishery boats for demersal species in the rio grande do sul littoral is discussed. considerations on the best use are made, including the need of more adequate echo-sounders and the training of the skeepers in echo-sounding techniques.
Enterotoxemia em caprinos no Rio Grande do Sul  [cached]
Colodel Edson M.,Driemeier David,Schmitz Milene,Germer Marlise
Pesquisa Veterinária Brasileira , 2003,
Abstract: S o descritos surtos de enterotoxemia em caprinos em cinco propriedades no Estado do Rio Grande do Sul. Os animais afetados eram, normalmente, encontrados mortos ou apresentavam evolu o aguda de 2 a 3 horas com acentuada depress o, cólicas abdominais e diarréia profusa com fibrina. Em duas propriedades relataram-se casos com a evolu o de até 12 horas. Em treze animais necropsiados observaram-se aumento de líquidos nas cavidades abdominal, torácica e pericárdica, congest o e hiperemia da serosa e mucosa do intestino, conteúdo do cólon líquido com fibrina além de hemorragias de serosa e fibrina. Em um animal constatou-se microangiopatia cerebral caracterizada por acúmulo de material homogêneo e eosinofílico no espa o perivascular. No conteúdo intestinal, col nias com bastonetes morfológica e bioquimicamente sugestivos de Clostridium perfringens foram caracterizadas no estudo bacteriológico. A soroneutraliza o em camundongos com conteúdo intestinal dos animais afetados, revelou a presen a da toxina épsilon. Estes achados evidenciam a enterotoxemia como doen a de importancia para cria o de caprinos no Rio Grande do Sul.
Cercopídeos no Rio Grande do Sul: Ischnorhinini (Homoptera)
Carvalho, Gervásio Silva;
Revista Brasileira de Zoologia , 1987, DOI: 10.1590/S0101-81751987000300004
Abstract: four spittlebugs belonging to the ischnorhinini (hom., auchenorhyncha), occurring in rio grande do sul (brazil), with respective synonymy and distribution, are characterized in the present paper. also keys for the distinction of brazilian tribes, genera and species are presented.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.