oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Quisto do colédoco como causa de obstru o biliar no adulto  [cached]
I. Rosa,A. D. Pereira,A. A. Santos,A. Bettencourt
Jornal Português de Gastrenterologia , 2007,
Abstract: O diagnóstico dos quistos do colédoco é feito na idade adulta em 20-30% dos casos, com quadros clínicos variados. Apresenta-se o caso dum homem de 46 anos com múltiplos episódios de colangite ao longo de quatro anos, a que se associaram epigastralgias e perda ponderal nos últimos dois. Na colangiopancreatografia retrógada endoscópica, constatou-se quisto em comunica o com o colédoco, que se encontrava estenosado na zona de transi o. A cirurgia e o exame anatomo-patológico da pe a confirmaram o diagnóstico de quisto do colédoco. A importancia do reconhecimento desta patologia relaciona-se com as suas complica es, incluindo colangite, pancreatite e colangiocarcinoma. Apatologia congénita das vias biliares deve também ser incluída no leque de diagnósticos diferenciais de quadros sindromáticos com início no adulto. Choledochal cysts are diagnosed in adulthood in 20-30% of cases, with several clinical pictures. The authors present the case of a 46 years old male with several cholangitis episodes over a four years period, accompanied by epigastric pain and weight loss over the last two. An endoscopic retrograde cholangiopancreatography showed a cyst communicating with the common bile duct, with a stenosis in the transitional zone. Surgery was performed and the pathological exam confirmed the diagnosis of a choledochal cyst. The importance of this diagnosis is related to its complications, including cholangitis, pancreatitis and cholangiocarcinoma. Congenital disorders of the biliary tree must be considered in the differential diagnosis, even in adults.
Duplica o Duodenal  [cached]
C. Gon?alves,F. Silva,I. Cotrim
Jornal Português de Gastrenterologia , 2006,
Abstract: As duplica es gastrointestinais s o situa es detectadas em cada 1/4500 autópsias, sendo que as duplica es duodenais s o relativamente raras, contribuindo para apenas 5.5-7% do total de casos descritos. O quadro clínico é muito diversificado, podendo apresentar-se como síndrome oclusivo, pancreatite aguda, icterícia obstrutiva ou mesmo como episódio de hemorragia digestiva. Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito durante a infancia (cerca de 80% dos casos ainda durante o primeiro ano de vida), sendo mais incomum a sua detec o já na idade adulta. Apresentamos o caso clínico de um indivíduo de 29 anos, com queixas de epigastralgia inespecífica, a quem foi diagnosticada uma duplica o duodenal. A esse propósito, discutem-se os aspectos clínicos, métodos de diagnóstico e terapêutica. Gastrointestinal duplications are detected in 1 of every 4500 autopsies, with only 5.5-7% of these being of duodenal origin. The clinical picture varies widely and can include occlusion symptoms, acute pancreatitis, obstructive jaundice or gastrointestinal bleeding. In most cases, the diagnosis is made during infancy (80% are detected in the first year of life); detection is uncommon in the adult. We report on a case of a 29-year-old man with complaints of epigastric pain, in whom a diagnosis of duodenal duplication was made. The clinical features, diagnosis and treatment of this condition are discussed.
Duplica o da hipófise e da haste hipofisária: relato de um caso e revis o da literatura  [cached]
Leite Claudia da Costa,Lacerda Maria Teresa Carvalho de,Costa Maria Olívia Rodrigues da,Amaro Júnior Edson
Radiologia Brasileira , 2001,
Abstract: Os autores relatam um caso de uma paciente do sexo feminino, com idade cronológica de sete anos, idade óssea de 11 anos, aparecimento de mamas Tanner III bilateralmente, cuja investiga o diagnóstica confirmou quadro de puberdade precoce dependente de gonadotrofinas, e a ressonancia magnética da hipófise evidenciou duplica o da haste e da glandula hipofisária associada a hamartoma hipotalamico.
APRESENTA O  [cached]
Autor Nuances
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2010,
Abstract: APRESENTA O
Apresenta o
Autor Nuances
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2010,
Abstract: Apresenta o
APRESENTA O  [cached]
Revista Nuances
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: APRESENTA O
APRESENTA O  [cached]
SERGIO BAPTISTA DA SILVA
Espa?o Ameríndio , 2012,
Abstract: Apresenta o
Tendência secular da altura na idade adulta de crian as nascidas na cidade de S o Paulo entre 1950 e 1976
Fran?a Júnior Ivan,Silva Guilherme Rodrigues da,Monteiro Carlos Augusto
Revista de Saúde Pública , 2000,
Abstract: OBJETIVO: Estimar a tendência/mudan a secular das estaturas de jovens do sexo masculino, aos 18 anos de idade, nascidos na cidade de S o Paulo, SP, entre 1950 e 1976. MéTODOS: Foi coletada amostra aleatória e representativa de 6.942 indivíduos avaliados no alistamento militar. A análise estatística compreendeu a avalia o da normalidade da distribui o estatural (teste de Shapiro-Wilk) e a análise da tendência pelas técnicas de regress o linear. RESULTADOS/CONCLUS ES: A distribui o das estaturas foi considerada normal para todas as coortes. O aumento total das estaturas foi de 3,42 centímetros ao longo dos 27 anos do estudo (1,26 cm/década). A tendência no período n o foi linear, havendo aumento significativo na década de 50 (0,84 cm/década), aumento n o significativo na década de 60 (0,5 cm/década) e aumento expressivo no período 1970-76 (2,9 cm/década). O ritmo de mudan a secular observado é comparável ao de outros países e estados do Brasil. As coortes mais recentes (1975 e 1976) atingiram a maior estatura (~175 cm); contudo, este valor ainda indica déficits de 1,8 cm e 6,2 cm quando comparado às estaturas de jovens americanos nascidos em 1961 (NCHS) e holandeses em 1972. Mantidas as aceleradas taxas de mudan a secular da década de 70, os jovens paulistas poder o recuperar estes déficits entre uma a três décadas. Isto indica a necessidade de contínua monitora o da tendência secular das alturas na cidade de S o Paulo.
Apresenta o
Marcelo Mac Cord,Osvaldo Batista Acioly Maciel
Revista Mundos do Trabalho , 2010, DOI: 10.5007/18428
Abstract: Apresenta o do dossiê "Os trabalhadores e o mutualismo".
INTRODUCTION. APRESENTA O  [PDF]
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Revista Eletr?nica de Educa??o , 2012,
Abstract: Introduction. Apresenta o.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.