oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Políticas do sensível no corpo docente - Arte e Filosofia na Forma o Continuada de professores  [cached]
Cynthia Farina
Revista Thema , 2010,
Abstract: Qual a relevancia de se relacionar, em uma pesquisa sobre forma o docente, campos do conhecimento t o distintos em seus fundamentos, como podem ser as ciências da educa o, a arte contemporanea e as filosofias da diferen a? Há rela es entre as transforma es atuais nos modos de vida (modos de subjetiva o) e de saber (modos de produ o de saber) com as formas como nos formamos professores de Arte (processos de forma o)? Como se relacionam as formas de ser professor de Arte e as formas de ser sensível (estética) ao que nos acontece dentro e fora da escola, com as formas como nos posicionamos (política) diante dessa quest o? E mais: as experiências estéticas com propostas de arte contemporanea podem ativar processos de forma o de professores de arte? Como? Acontece algo singular nessa forma o se as experiências estéticas envolverem diretamente o corpo dos professores? Que diferen a pode haver nesse processo se a forma o se der em grupo? Estes s o alguns dos interrogantes abordados aqui. Este texto tra a, brevemente, o campo problemático, os fundamentos estético-filosóficos e o modo de fazer de uma pesquisa com forma o continuada de professores de arte. A pesquisa intitula-se “Políticas do sensível no corpo docente. Arte, filosofia e forma o na contemporaneidade” e está em andamento desde o final de 2008. Envolve professores de arte da rede pública municipal pública de ensino da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, colaboradores e alunos. E como o próprio nome diz, cultiva-se entre três campos do conhecimento: arte contemporanea, filosofias da diferen a e ciências da educa o.
Os desafios da forma o continuada de professores visando à inclus o de alunos com necessidades especiais  [cached]
Maria Isabel Castreghini de Freitas,Silvia Elena Ventorini,Carla Rios,Thais Helena Buzzato de Araújo
Revista Ciência em Extens?o , 2010,
Abstract: O presente artigo tem por objetivo divulgar a experiência obtida pelo grupo de pesquisadores em um curso de forma o continuada, apresentado no formato de Curso de Extens o para Professores da Rede Pública de Ensino do Município de Araras-SP,através do Centro de Educa o Continuada em Educa o Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Universidade Estadual Paulista - Unesp. O CECEMCA adotou como estratégia centralizar na Educa o Ambiental e nos estudos voltados para os aspectos ambientais a gera o de seus cursos, que podem ser presenciais, semi-presenciais e à distancia, bem como do material didático a eles relacionados. Este trabalho pretendeu disseminar as técnicas desenvolvidas na constru o e aplica o de material didático, em especial maquetes táteis, em atividades interdisciplinares voltadas para a inclus o de alunos com necessidades especiais, com ênfase a educa o de alunos cegos e de baixa vis o através de uma a o reflexiva, norteando as práticas docentes na A o-Reflex o-A o. As atividades presenciais eram compostas por exposi es teóricas abordando conceitos cartográficos, geográficos e ambientais; atividades práticas nas quais os participantes construíram conjuntos didáticos (maquetes) e momentos de leitura de relatos e discuss es sobre as experiências dos professores nos projetos realizados com os alunos na escola. As atividades a distancia eram compostas por duas etapas denominadas atividades extra-classe que incluíram o desenvolvimento de um projeto englobando a constru o de uma maquete temática com seus alunos, prioritariamente com abordagem interdisciplinar, bem como visita técnica e prática com material cartográfico. A experiência do curso de forma o continuada de professores atingiu seu objetivo ao possibilitar o envolvimento de docentes, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Os projetos temáticos foram desenvolvidos com seus alunos, tendo como tema a cartografia e a inclus o de alunos com necessidades especiais.
A motiva o de alunos no contexto da progress o continuada  [cached]
Neves Edna Rosa Correia,Boruchovitch Evely
Psicologia: Teoria e Pesquisa , 2004,
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar as orienta es motivacionais intrínsecas e extrínsecas de alunos no contexto da progress o continuada. A amostra foi composta de 160 estudantes de 2a, 4a, 6a e 8a séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados mediante a apresenta o de duas pranchas com histórias envolvendo a motiva o intrínseca, extrínseca e a progress o continuada. Os participantes foram entrevistados individualmente. As respostas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que uma porcentagem expressiva de estudantes n o conhecem o sistema de progress o continuada. Quanto à motiva o para estudar, mesmo sabendo que n o ir o repetir de ano, os alunos apresentaram uma orienta o motivacional predominantemente intrínseca com o avan ar da idade e da escolaridade. Conclui-se pela importancia do aprofundamento dos conhecimentos acerca do impacto da progress o continuada na motiva o para aprender dos alunos.
A Forma o Inicial e a Forma o Continuada do Professor Licenciado em Letras  [cached]
Raimunda Abou Gebran,Patrícia Cineiro Carneiro
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: 0 presente artigo refere-se a uma pesquisa que pretendeu analisar e entender como vem se concretizando a forma o inicial e a forma o continuada do professor licenciado em Letras, a partir da "fala" dos sujeitos envolvidos nesse processo: alunos e professores do curso e professores da rede de ensino fundamental e médio, com vistas aredimens o pedagógica e melhoria do ensino.
Forma o continuada de professores para a diversidade  [PDF]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho,Mendes, Enicéia Gon?alves
Educa??o , 2004,
Abstract: O objetivo desse estudo foi implementar e analisar um programa de forma o continuada para 30 professores durante oito meses, utilizando como metodologia aulas dialogadas, simula es, dinamicas de grupos, vídeos e debates, articulando teoria e prática no interior de um modelo circular de a o-reflex o-a o. Em cada encontro, os professores elaboraram planos de a o para desenvolverem em sala. Como resultado, dos 28 professores que concluíram o projeto, 23 afirmaram notar mudan as em sala de aula, e o ganho maior dessa forma o continuada foi minimizar a ansiedade encontrada em rela o à expectativa da aprendizagem dos alunos que n o caminham no mesmo ritmo dos demais (mas caminham), respeitando o seu processo, acreditando nas suas possibilidades.
Forma o continuada de professores para atua o em informática na educa o: reflex es sobre uma prática  [cached]
Miguel Alfredo Orth,Patrícia Kayser Vargas Mangan,Dirleia Fanfa Sarmento
ETD : Educa??o Temática Digital , 2011,
Abstract: O presente artigo busca problematizar uma experiência de capacita o, dentro de um programa de forma o e ou capacita o continuada, de professores para atuar na Educa o a Distancia (EAD) vivida em uma institui o de ensino superior. Além disso, o trabalho tem por base uma pesquisa que se está realizando na área de capacita o professor para atuar na modalidade a distancia, bem como busca apresentar algumas reflex es decorrentes da análise de dados coletados. Para obter esses dados, se fez uso da pesquisa-a o e de depoimento dos próprios professores/alunos.
Stress e inclus o: indicadores de stress em professores frente a inclus o de alunos com necessidades educacionais especiais  [cached]
Maria Inês Naujorks
Revista Educa??o Especial , 2002,
Abstract: Este artigo refere à pesquisa que investigou o stress em professores do ensino fundamental e os principais agentes desencadeadores frente a inclus o de alunos com necessidades educacionais especiais. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo envolvendo 163 professores distribuídos em 91 escolas da rede pública do município de Santa Maria-RS. O instrumento de coleta dos dados quantitativos foi a vers o adaptada e validada do Inventário Faculty Stress Index. Identificamos que a falta de preparo dos professores para o processo de inclus o é a principal fonte geradora de stress e sugerimos que a Universidade juntamente com as escolas organizem programas de apoio aos professores tanto no sentido de uma forma o continuada como no sentido de identifica o e controle de sintomas físicos e emocionais. Palavras chaves: stress, inclus o, forma o de professores.
Saberes necessários aos professores para promover a inclus o de alunos com necessidades Educacionais Especiais  [cached]
Gislaine Semcovici Nozi,Celia Regina Vitaliano
Revista Educa??o Especial , 2012, DOI: 10.5902/1984686x3343
Abstract: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3343 O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de revis o da literatura da área especializada, os saberes necessários aos professores para promover a inclus o de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico junto a sete periódicos, dez capítulos de livros e três disserta es da área de Educa o e Educa o Especial, produzidos entre os anos de 2005 a 2009. Os resultados indicam a necessidade de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos específicos para incluir tais alunos em classe comum. Os dados obtidos foram organizados em categorias. Dentre os saberes indicados pelos autores consultados, destacam-se os conhecimentos relacionados a métodos e técnicas cooperativas e colaborativas para favorecer a inclus o de alunos com NEE; à caracteriza o desses alunos; aos procedimentos didático-pedagógicos para favorecer sua inclus o; à legisla o e fundamentos da educa o inclusiva; ao papel da educa o especial na educa o inclusiva; às barreiras sociais que dificultam o processo de inclus o dos alunos com NEE, dentre outros. Consideramos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para subsidiar a organiza o dos conteúdos a serem contemplados no processo de forma o de professores inicial, continuada e/ou em servi o para favorecer o processo de inclus o de alunos com NEE. Palavras-chave: Educa o inclusiva; Saberes docentes; Forma o de professores.
Forma o Continuada de professores: os desafios da constru o de propostas político-pedagógicas = Continuing Education of Teachers: the challenge of constructing political-pedagogical proposals
Leny Cristina Soares Souza Azevedo,Maria Nailde Martins Ramalho
Linhas Críticas , 2011,
Abstract: Este texto apresenta os estudos que delinearam a pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 na Universidade Estadual do Norte Fluminense, tendo como foco a proposta de forma o continuada de professores implementada pela Secretaria Municipal da Educa o em Campos dos Goytacazes – RJ. O objetivo da pesquisa foi analisar as implica es políticas e as práticas pedagógicas que permeiam o projeto de forma o continuada de professores(as) para o Ensino Fundamental oferecido pela Equipe de Atualiza o Continuada (EAC/SEMC/RJ). Desse modo, a pesquisa encontra-se ancorada nas discuss es feitas por Ferreira (2003), Rold o (1998), Gatti (2008) e outras (os). Esse processo de forma o permanente é uma das dimens es relevantes para a materializa o de uma política de valoriza o docente, e aponta para o reconhecimento da urgente necessidade de mudan as na forma de olhar a escola e o trabalho pedagógico.This text presents the studies that have outlined the research conducted at Universidade Estadual do Norte Fluminense, from 2008 to 2009, focusing on a proposal for continuing education of teachers implemented by the Municipal Secretary of Education in the town of Campos dos Goytacazes – RJ. The research objective was to analyze the political implications and pedagogical practices that permeate the project for continued education of elementary school teachers offered by the Equipe de Atualiza o Continuada (EAC/SEMC/RJ). Thus, the research is anchored on discussions performed by Ferreira (2003), Rold o(1998), Gatti (2008) and others. This process of continuing education is one of the dimensions relevant for the materializing of a policy that values teaching professionals, and points to the recognition of an urgent need for changes in the way of looking at schools and pedagogical work.
Conselhos de classe como espa o de educa o continuada de professores
Engers, Maria Emilia Amaral,Gomes, Vanise dos Santos
Educa??o , 2007,
Abstract: Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educa o continuada de professores. No momento em que as a es pedagógicas s o contadas e percep es a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) s o salientadas, os professores anunciam suas concep es educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valoriza o de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tens o entre representa o e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.