oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
MARKETING POLíTICO E COMPORTAMENTO ELEITORAL: REFLEX ES SOBRE AS ESTRATéGIAS DE MARKETING POLíTICO EM CAMPANHAS ELEITORAIS DOI: 10.5585/remark.v11i1.2268 MARKETING POLITICAL AND ELECTORAL BEHAVIOR: REFLECTIONS ON THE POLITICAL MARKETING STRATEGIES IN ELECTION CAMPAIGNS  [cached]
Silmara Carneiro e Silva
REMark : Revista Brasileira de Marketing , 2012, DOI: 10.5585/remark.v11i1.2268
Abstract: Este artigo reflete sobre as rela es entre marketing político e comportamento eleitoral. A reflex o proposta tem por objetivo problematizar as teorias da ciência política no que se refere ao comportamento eleitoral e aplicá-las no ambito da análise das estratégicas de marketing político e sua aplicabilidade no ambito das campanhas eleitorais, uma vez que o conhecimento sobre o comportamento eleitoral é fundamental para o sucesso das a es de marketing político durante as campanhas eleitorais. A discuss o é realizada por meio de pesquisa bibliográfica baseada em autores referenciais para a área da comunica o e da ciência política. Inicialmente, o artigo apresenta análise dos aspectos teóricos e conceituais sobre marketing político. Na seqüência apresenta as escolas de comportamento eleitoral e suas principais características e ao final faz uma discuss o sobre as estratégias de marketing político nas campanhas eleitorais. Chegamos ao entendimento de que as diferentes teorias sobre o comportamento eleitoral contribuem para a análise dos indivíduos, grupos e classes sociais frente aos desafios da polí-tica na sociedade contemporanea. Em sistemas multipartidários, como é o caso do Brasil, as estratégias de marketing político necessitam de uma abordagem pluralista para se imbuir dos conhecimentos necessários à compreens o do processo político tal qual ele se estabelece no ambito das democracias capitalistas. This article reflects on the relationship between political marketing and voting behavior. Since knowledge about voting behavior is critical to the success of political campaigns, this reflection aims to illustrate the relationship between theories of political science and voting behavior and review strategic political marketing and its applicability in the context of election campaigns. The discussion is based on literature references in the area of communication and political science. Initially, the paper presents an analysis of the theoretical and conceptual aspects of political marketing. Next, it presents the schools of voting behavior and their main characteristics. The end is a discussion of marketing strategies in political campaigns. We assert that the different theories about voting behavior contribute to the analysis of individuals, groups, and social classes, and to the challenges of politics in contemporary society. In multiparty systems, as is the case of Brazil, the political marketing strategies require a pluralistic approach to instill the knowledge necessary to understand the political process such as it is established within the capit
A mudan a na imagem do presidente Lula nas campanhas eleitorais à Presidência da República  [cached]
Cecília de Castro Rodrigues,Amalia Raquel Pérez-Nebra
Conex?o : Comunica??o e Cultura , 2007,
Abstract: Líderes políticos, profissionais da comunica o e pesquisadores em geral têm se interessado em fotografia pelo fato de ela atingir um maior número de indivíduos e, também, pelo poder de persuas o e alcance que tem. Levando em considera o as peculiaridades da fotografia, foram selecionadas 36 fotos das campanhas eleitorais do presidente Lula, entre 1989 e 2002, para uma análise de conota o fotográfica. Foram analisadas por meio de análise fotográfica as mudan as na imagem do presidente Lula nesse intervalo.
Ao servi o do líder: as campanhas eleitorais do Partido Socialista  [cached]
Marco Lisi
Análise Social , 2008,
Abstract: Este artigo procura analisar a evolu o das campanhas eleitorais do Partido Socialista entre 1976 e 2005, evidenciando as suas principais características organizativas ao nível nacional e local. As conclus es apontam para a importancia dos especialistas externos e para o refor o da centraliza o, que contribuem para o aumento da autonomia do líder socialista. This article analyses the development of the Socialist Party's election campaigns between 1976 and 2005, revealing their main organizational characteristics both nationally and locally. The conclusions demonstrate that outside experts were important and that there was increasing centralization, both of which contribute to the increased autonomy of the socialist leader.
Recortes de ciudad  [cached]
Torres Tovar Carlos Alberto
Bitácora Urbano-Territorial , 2011,
Abstract: Como en las Ciudades Invisibles de Italo Calvino, también nosotros llevamos interiorizadas ciudades pluridimensionales, que llegan no sólo cuando las evocamos, sino cuando un signo o un acontecimiento las aproxima a la memoria. Y la memoria, por frágil y vulnerable, las ha ido transformando en otros seres, las ha reconstruído infinito número de veces.
Chuvas de papéis. Ritos e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil
Pinto Céli Regina Jardim
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 1999,
Abstract:
De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana  [cached]
Magnani José Guilherme Cantor
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 2002,
Abstract: O texto busca p r em rela o duas linhas de análise, uma sobre cidade e outra sobre etnografia. O objetivo é discutir as possibilidades que este enfoque, próprio da antropologia, abre para o estudo da dinamica urbana. Tomando como ponto de partida a apresenta o de alguns quadros analíticos sobre o fen meno urbano contemporaneo, caracterizados como um "olhar de fora e de longe", é desenvolvida a perspectiva da etnografia, chamada, por contraste, de um "olhar de perto e de dentro". Explicitados os pressupostos teóricos que sustentam essa posi o, é apresentada uma estratégia de pesquisa com base nessa argumenta o para, finalmente, mostrar seu uso em alguns exemplos etnográficos mais recentes. O argumento termina sinalizando que um olhar "distanciado" amplia e complementa a perspectiva proposta, possibilitando a articula o do recorte etnográfico, bem delimitado, com planos e modelos mais gerais de análise.
Prevalência de deficiência visual de perto e fatores associados: um estudo de base populacional  [cached]
Duarte Wladimir Ribeiro,Barros Aluísio J. D.,Dias-da-Costa Juvenal Soares,Cattan Jacobo Melamed
Cadernos de Saúde Pública , 2003,
Abstract: Este artigo teve como objetivo estimar a prevalência de presbiopia em adultos com trinta anos ou mais e explorar características associadas, como variáveis demográficas, sócio-econ micas e individuais. Realizou-se um estudo transversal de base populacional com 3.007 adultos acima de trinta anos em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Avaliou-se a acuidade visual para perto com a tabela de Jaeger e as outras variáveis foram investigadas através de questionários padronizados e pré-codificados. Encontrou-se uma prevalência de 54,7% de presbiopia na amostra estudada. Quando a acuidade visual foi medida utilizando meios de corre o visual, a prevalência encontrada foi de 29,3%. As variáveis idade e sexo feminino se mostraram associadas com o desfecho, controlando-se para fatores de confus o. Cerca de 42,4% da amostra referiram n o necessitar da vis o de perto nas suas tarefas habituais. Concluiu-se que a presbiopia tem elevada prevalência na popula o adulta e se relaciona diretamente com o aumento da idade (especialmente após os 45 anos) manifestando-se mais precocemente nas mulheres. Em 30% dos usuários de corre o visual a mesma n o é adequada para vis o de perto.
Pesquisas, enquetes e estudos eleitorais  [PDF]
Silveira, Flavio Eduardo
Civitas , 2002,
Abstract: O artigo analisa as experiências de pesquisaa eleitorais desenvolvidas no Brasil. Inicialmente s o eleboradas defini es conceptuais, visando estabelecer as distin es entre as enquetes feitas pelos meios de comunica o, as pesquisas eleitorais produzidas pelos institutos e os estudos eleitorais desenvolvidos na área acadêmica. Posteriormente é analisada a produ o intelectual acadêmica, desde as primeiras obras publicadas nos anos 40 até os trabalhos da atualidade. Por fim, é avaliada a experiência dos institutos de pesquisa, tendo em vista os problemas da credibilidade dos institutos, da influência exercida pelas pesquisas e das possibilidades de erro em pesquisa eleitoral.
Representa??o política e interesses particulares na saúde: o caso do financiamento de campanhas eleitorais pelas empresas de planos de saúde privados no Brasil
Scheffer, Mário;Bahia, Lígia;
Interface - Comunica??o, Saúde, Educa??o , 2011, DOI: 10.1590/S1414-32832011000300030
Abstract: the brazilian legislation regulates the financial donations from private sources to both majoritarian and proportional election candidates. based on approaches found in the literature on the party-system structure and on the relationships between the legislative and executive, this study uses the categories political representation and interests to analyze the information on donating health insurance companies and the receiving candidacies. the donating health plan companies were duly identified, as well as the resources donated to candidates. comparing these data allows an assessment of the health plan companies' interests projected in the legislative power, but does not authorize the establishment of causal relationships between donors and the representatives' performance. the presence in the electoral dispute of health plan companies from every region in the country and the tendency of donations to go to parties on the right of the political spectrum are the major findings of this paper.
Revisitando o desmame precoce através de recortes da história
Ichisato Sueli Mutsumi Tsukuda,Shimo Antonieta Keiko Kakuda
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2002,
Abstract: A a o básica de saúde requer estratégia direcionada quanto à tomada de consciência da importancia do aleitamento materno, principalmente para redu o da morbi-mortalidade infantil. A história da amamenta o mostra um hiato sobre como os povos lidaram com o desmame precoce. Objetiva-se, neste estudo, revisitar o desmame precoce através de recortes históricos. A revis o bibliográfica foi a estratégia utilizada para este estudo. A amostra constou de livros, monografias, teses, disserta es, textos publicados em revistas científicas e artigos captados via Internet, no período de 1978 a 1998, os quais retratam histórias desde a época mitológica até os séculos atuais. A revis o apontou que o desmame é sócio-culturalmente construído e determinado e que a mulher, para manter o aleitamento materno, necessita n o só de suporte/apoio familiar e social, mas também governamental.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.