oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A reunifica o da Alemanha
Carl Goerdeler
Revista Espa?o Acadêmico , 2009,
Abstract: Resenha: BANDEIRA, Moniz. A reunifica o da Alemanha - do ideal socialista ao socialismo real. S o Paulo: Editora da UNESP, 2009.
Visita a bibliotecas na Alemanha
Ursula Blattmann
Revista ACB , 2005,
Abstract: [Portuguese] Relato sobre a viagem técnico e científica, realizada no período de outubro a novembro de 2005, na Alemanha. Com o apoio da Biblioteca & Informa o Internacional da Federa o das Associa es de Bibliotecários da Alemanha, foram visitadas bibliotecas – acadêmicas, públicas, estaduais e nacional, centro de coopera o catalográfica, institui o na forma o de profissionais da informa o e servi o de preparo técnico de materiais para bibliotecas. A viagem foi uma excelente oportunidade para conhecer acervos, processos e servi os desenvolvidos por profissionais da informa o. [English] Report about the tecnhnical and scientific travel activities, between October and November 2005, in Germany. The Library & International Information of the Librarians Federation of Germany support and organized the visits to: academics, public, state and national libraries, cooperation cataloguing and informations service center, also to see a high education institution for information professionals. The journey was an excellent opportunity to know some libraries activities, processes and services.
Colesteatoma causando paralisia facial
Testa José Ricardo Gurgel,Vicente Andy de Oliveira,Abreu Carlos E.C.,Benbassat Simone F.
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , 2003,
Abstract: A paralisia facial causada pelo colesteatoma é pouco freqüente. As por es do nervo mais acometidas s o a timpanica e a regi o do 2o joelho. Nos casos de dissemina o da les o colesteatomatosa para o epitímpano anterior, o ganglio geniculado é o segmento do nervo facial mais sujeito à injúria. A etiopatogenia pode estar ligada à compress o do nervo pelo colesteatoma seguida de diminui o do seu suprimento vascular como também pela possível a o de substancias neurotóxicas produzidas pela matriz do tumor ou pelas bactérias nele contidas. OBJETIVO: Avaliar a incidência, as características clínicas e o tratamento da paralisia facial decorrente da les o colesteatomatosa. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. MATERIAL E MéTODO: Estudo retrospectivo envolvendo dez casos de paralisia facial por colesteatoma selecionados através de levantamento de 206 descompress es do nervo facial com diferentes etiologias, realizadas na UNIFESP-EPM nos últimos dez anos. RESULTADOS: A incidência de paralisia facial por colesteatoma neste estudo foi de 4,85%,com predominancia do sexo feminino (60%). A idade média dos pacientes foi de 39 anos. A dura o e o grau da paralisia (inicial) juntamente com a extens o da les o foram importantes em rela o à recupera o funcional do nervo facial. CONCLUS O: O tratamento cirúrgico precoce é fundamental para que ocorra um resultado funcional mais adequado. Nos casos de ruptura ou intensa fibrose do tecido nervoso, o enxerto de nervo (auricular magno/sural) e/ou a anastomose hipoglosso-facial podem ser sugeridas.
Bases para o cuidado de idosos portadores de Paralisia Supra-Nuclear Progressiva  [PDF]
Flávia Vilas Boas Oliveira,Denize Bouttelet Munari,Marlene Teda Pelzer
Revista Eletr?nica de Enfermagem , 2010,
Abstract: Doen as cr nico-degenerativas acometem parcela significativa de idosos, constituindo-se em importante problema de saúde pública, considerando-se o envelhecimento populacional em todo o mundo. Em particular, aquelas que trazem limita es e incapacidades funcionais s o as que mais comprometem a qualidade de vida, especialmente, quando causam dependência para atividades de vida diária. Com o avan o da ciência, algumas dessas doen as s o descobertas recentes, trazendo aos profissionais dúvidas quanto ao seu manejo. A paralisia supra-nuclear progressiva (PSP) se constitui em uma delas e é objetode estudo do presente artigo de atualiza o, cujo objetivo foi descrever a PSP, bem como alguns aspectos que d o base paracuidado de idosos portadores dessa patologia. O texto traz inicialmente informa es sobre o histórico da doen a, suaprevalência, etiologia, diagnóstico e características clínicas. Em seguida discute a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no acompanhamento do portador de PSP, bem como explora algumas quest es relacionadas aos cuidados que devem ser dirigidos aos familiares. Considerando-se a natureza rara da doen a, fica evidente a necessidade dos profissionais de saúde estar atentos aos sinais de instala o da doen a para que seu diagnóstico seja precoce e o acompanhamento iniciado o mais rápido possível, evitando-se assim danos irreversíveis, especialmente relacionados a quedas e aspira o.
Na o e nacionalismo na era global: o caso da reunifica o da Alemanha  [cached]
Márcio Santos de Santana
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2008,
Abstract: o artigo trata das conseqüências do processo de reunifica o da Alemanha. Nesse sentido, aborda as dificuldades para se superar o passado problemático de duas Alemanhas no período da Guerra Fria.
SILVICULTURA SEMINATURAL NA REGI O SUDOESTE DA ALEMANHA
Peter Spathelf,Irene Seling
Ciência Florestal , 1999,
Abstract: Um breve histórico mostra o desenvolvimento geral da silvicultura alem e menciona o desenvolvimento acessório da silvicultura seminatural (seminatural silviculture, naturally-oriented silviculture). As motiva es, para a silvicultura seminatural s o discutidas com referência a seus aspectos ecológicos e econ micos. Os elementos da silvicultura seminatural do estado de Baden-Württemberg s o apresentados. O conceito em si n o é uma estratégia de preserva o, mas visa também à produ o de madeira. Alguns aspectos de florestas jardinadas, como o bem-conhecido "Plenterwald", com sua longa tradi o na Floresta Negra, s o discutidos. Como ainda há muitos povoamentos puros no sudoeste da Alemanha, estratégias de convers o desses povoamentos em povoamentos mistos inequianeos s o mostrados, utilizando alguns exemplos. Critérios e indicadores de silvicultura seminatural, que s o desenvolvidos por regi es ou sítios, podem ser utilizados para estabelecer um processo de certifica o de madeira de florestas. A silvicultura seminatural é considerada como sistema adequado e racional para cumprir necessidades futuras das florestas num mundo que muda rapidamente.
A Agência Federal de Redes da República Federal da Alemanha [The German Federal Network Agency]  [cached]
Patrick Leonardo de Faria e Silva
Revista de Direito, Estado e Telecomunica??es , 2009,
Abstract: O propósito do artigo é o de analisar a Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur) – a sucessora da antiga Autoridade Regulatória de Correios e Telecomunica es (RegTP) – na República Federal da Alemanha. A primeira parte do artigo descreve o histórico de evolu o das telecomunica es na Alemanha. A segunda parte se dedica a explicar as raz es para a cria o da Bundesnetzagentur, suas fun es e sua estrutura. [The purpose of this paper is to analyze the Federal Network Agency (Bundesnetzagentur), the new name for the Regulatory Authority for Telecommunications and Posts (RegTP) in the Federal Republic of Germany. In the first part of the article will be described the historical evolution of the telecommunication’s Law in Germany. The second part is devoted to explain the reasons for the creation of the Bundesnetzagentur, its tasks and its organization].
Paralisia periódica hipocalêmica como primeiro sintoma de hipertireoidismo: relato de caso  [cached]
Grzesiuk Anderson Kuntz,Pinheiro Marcelo Maia,Figueiredo Neto Nicandro,Rosa Ezilaine do Nascimento
Arquivos de Neuro-Psiquiatria , 2002,
Abstract: Relatamos caso de hipertireoidismo em um homem de 37 anos, no qual a paralisia periódica hipocalêmica apresentou-se como primeiro sintoma desta patologia. Abordamos aspectos do diagnóstico diferencial com outras formas de paralisia periódica e destacamos a necessidade de realizar um correto diagnóstico desta patologia, a fim de evitar complica es clínicas e degenera o muscular permanente.
Visita a bibliotecas na Alemanha

Visiting Germany libraries p. 269-294
Ursula Blattmann
Revista ACB , 2006,

Abstract: Relato sobre a viagem técnico e científica, realizada no período de outubro a novembro de 2005, na Alemanha. Com o apoio da Biblioteca & Informa o Internacional da Federa o das Associa es de Bibliotecários da Alemanha, foram visitadas bibliotecas – acadêmicas, públicas, estaduais e nacional, centro de coopera o catalográfica, institui o na forma o de profissionais da informa o e servi o de preparo técnico de materiais para bibliotecas. A viagem foi uma excelente oportunidade para conhecer acervos, processos e servi os desenvolvidos por profissionais da informa o. Abstract: Report about the tecnhnical and scientific travel activities, between October and November 2005, in Germany. The Library & International Information of the Librarians Federation of Germany support and organized the visits to: academics, public, state and national libraries, cooperation cataloguing and informations service center, also to see a high education institution for information professionals. The journey was an excellent opportunity to know some libraries activities, processes and services.
Paralisia do VI nervo (abducente) VI nerve palsy (abducens palsy)  [cached]
Renato Luiz Nahoum Curi,Ian Curi Bonotto de Oliveira Costa,Tábatta Graciolli Moreira Barroso
Revista Brasileira de Oftalmologia , 2013,
Abstract: Neste trabalho foi realizada uma revis o da literatura com o objetivo de integrar e compilar artigos disponíveis sobre a paralisia do VI nervo (abducente) para rever suas características clínicas, etiologias possíveis e os procedimentos clínicos, farmacológicos e cirúrgicos para seu tratamento. Primeiramente, descreve-se sua a o, localiza o, trajeto e possíveis les es, depois seus principais fatores etiológicos para em seguida abordar-se o diagnóstico e o tratamento. Proposta de transposi o de Carlson-Jampolsky isolada no tratamento cirúrgico da paralisia do VI nervo é também apresentada. The authors review the basic aspects, etiology, clinical signs, diagnosis and treatment of the VI nerve palsy. Review the possible causes of abducent paralysis and location of determinant lesions. The clinical signs and clinical follow up are also observed in order to guide the etiology and therapeutic. The authors describe the clinical, pharmacological and surgical treatment. The authors emphasizes their proposal of VI nerve palsy correction using the isolated Carlson-Jampolsky transposition.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.