oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Turismo e etnicidade
Grünewald Rodrigo de Azeredo
Horizontes Antropológicos , 2003,
Abstract: Um dos aspectos mais significativos que marcam os estudos em antropologia do turismo é o da mudan a cultural percebida em sociedades hospedeiras em conseqüência do impacto de um fluxo turístico. Muitas vezes essas mudan as s o acompanhadas de uma reorganiza o da popula o hospedeira em linhas étnicas, ou seja, com o estabelecimento de etnicidades orientadas para o turismo. O artigo pretende examinar as rela es entre turismo e etnicidade em termos teóricos e tentar promover uma melhor compreens o do turismo étnico para o meio acadêmico.
Intersubjetividade e historicidade: contribui es da moderna hermenêutica à pesquisa etnográfica
Costa Maria Cristina Silva
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2002,
Abstract: Dada a ampla penetra o do paradigma hermenêutico nas pesquisas sociais contemporaneas, este artigo prop e a reflex o sobre alguns de seus pressupostos teóricos e metodológicos, que podem ser enfeixados sob as categorias de "intersubjetividade" e "historicidade".
Os Tupinikim e a cidade: etnicidade em contexto urbano  [cached]
Celeste Ciccarone,Eduardo Moreira
Geografares , 2008,
Abstract: No censo de 2000, ganha visibilidade o crescimento demográfico dos indígenas na cidade e o processo de emergência étnica desta popula o, desconstruindo a imagem da cidade como espa o de nega o da identidade indígena. As rela es entre a cidade e a aldeia emergem em sua historicidade nos relatos dos Tupinikim, como fluxos constantes de m o-de-obra infantil e adulta para a produ- o e reprodu o da sociedade urbana, e de parentes, bens e mensagens que mantêm articuladas, na mobilidade, a cidade, da qual se apropriam, em seus próprios termos, com o lugar de origem, habitando os dois mundos.
O debate acerca da constitui o do sujeito e a historicidade: um desafio das ciências humanas?
Rafael Egidio Leal e Silva
Revista Espa?o Acadêmico , 2011,
Abstract: Resenha TOMANIK, E. A.; CANIATO, A. M. P.; FACCI, M. G. D. (Orgs). A constitui o do sujeito e a historicidade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza  [cached]
Isabel Cristina de Moura Carvalho
Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani , 2009,
Abstract: This article analyzes, from a hermeneutic perspective, the historical production of meanings about the nature and the environment in order to think what could be called an environmental tradition in the context of modernity in the West. This tradition refers to a long duration history of the senses of the environment which are located within the (re) interpretations of contemporaneity and from where one (re) construct the meanings of the actual experience of nature and the environment. In this environmental tradition is possible to detach: enlightened understanding of nature controlled by reason, the vision of the idyllic pastoral; the english naturalism of the seventeenth century; the new bourgeois sensibilities of the eighteenth century; the european romanticism of the XVIII-XIX centuries; the imaginary about America like a Eden. Go along with to these different historical landscapes evoke different kinds of nature as fields of meaning, memories and experiences that are constantly renegotiated in contemporary modes of experiencing the environment. This is the case of the ecological movement and its intersections with the counterculture and new left movements. By drawing this line of analysis the article highlights the elements of a historicity that is (re) update in permanent renegotiation of meanings in contemporary experience. Este artigo tematiza, desde uma perspectiva hermenêutica, cursos históricos de produ o de sentidos sobre a natureza e o ambiente significativos para pensar o que se poderia chamar uma tradi o ambiental no ambito da modernidade no Ocidente. Esta tradi o remete à uma história de longa dura o dos sentidos do ambiental dentro da qual se localizam as (re)interpreta es contemporaneas e a partir de onde se (re) constroem os sentidos atuais da experiência da natureza e do ambiente. Destacam-se nesta tradi o ambiental a compreens o iluminista de uma natureza controlada pela raz o, a vis o pastoral idílica do naturalismo inglês do século XVII; as novas sensibilidades burguesas do século XVIII; o romantismo europeu dos séculos. XVIII-XIX; e o imaginário edênico sobre a América. Ao percorrer estas diversas paisagens históricas s o evocadas as várias naturezas da natureza enquanto campos de sentido, memórias e experiências que s o renegociadas permanentemente nos modos contemporaneos de experienciar o ambiente. Este é o caso dos movimentos ecológicos e suas intersec es com os movimentos contraculturais e a nova esquerda. Ao tra ar esta linha de análise o artigo destaca os elemento de uma historicidade que se (re)atualiza em permanen
Apontamentos sobre a produ o do conhecimento científico e a constru o do conceito de historicidade  [cached]
Carlos Bauer de Souza
Historia 2.0 : Conocimiento Histórico en Clave Digital , 2012,
Abstract: Resumo Nesse artigo temos por objetivo refletir sobre alguns aspectos teóricos da produ o do conhecimento científico, seus desdobramentos na produ o do conhecimento e do saber histórico e a indica o de algumas preposi es pertinentes à constru o do conceito de historicidade. Palavras – chave: conhecimento científico, teoria da história, historicidade. Abstract In this article we aim to reflect on some theoretical aspects of scientific knowledge production, its developments in the production of knowledge and historical knowledge and an indication of some prepositions relevant to the construction of the concept of historicity. Key - words: scientific knowledge, theory of history, historicity.
De Gonzaga para Londres: etnicidade e preconceito na historia de Jean Charles de Menezes De Gonzaga para Londres: etnicidade e preconceito na historia de Jean Charles de Menezes  [cached]
Gláucia de Oliveira Assis
Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani , 2011,
Abstract: This paper aims to re-build the experience of Brazilians in London from the case of Jean Charles de Menezes. Who migrated to London, from Gonzaga, Minas Gerais, and died on the 22nd of July 2005 when he was ‘mistaken’ for a terrorist. We hope with this article to re-build the route of his life from his family members’ verbal accounts as well as from accounts of the national and international press, aiming to discuss how the route of dramatic life and death can help us understand the routes of many emigrants, and also understand the prejudice contexts and hosting society discrimination. Keywords: International migration, ethnicity, life history, Brazilian emigrants, Brazilians in London. Este artigo busca reconstruir a experiência de brasileiros em Londres a partir do caso de Jean Charles de Menezes que partiu de Gonzaga Minas Gerais e emigrou para Londres e morreu em julho de 2005, “confundido” com um terrorista. A sua trajetória de vida foi reconstruída a partir dos relatos de seus familiares bem como a partir das notícias nos jornais nacionais e internacionais, procurando discutir como a sua vida e morte dramática pode nos ajudar a compreender as trajetórias dos emigrantes brasileiros e os contextos de preconceito e discrimina o na sociedade de acolhimento. Palavras-chave: Migra o Internacional, etnicidade, história de vida, emigrantes brasileiros, brasileiros em Londres. This paper aims to re-build the experience of Brazilians in London from the case of Jean Charles de Menezes. Who migrated to London, from Gonzaga, Minas Gerais, and died on the 22nd of July 2005 when he was ‘mistaken’ for a terrorist. We hope with this article to re-build the route of his life from his family members’ verbal accounts as well as from accounts of the national and international press, aiming to discuss how the route of dramatic life and death can help us understand the routes of many emigrants, and also understand the prejudice contexts and hosting society discrimination. Keywords: International migration, ethnicity, life history, Brazilian emigrants, Brazilians in London. Este artigo busca reconstruir a experiência de brasileiros em Londres a partir do caso de Jean Charles de Menezes que partiu de Gonzaga Minas Gerais e emigrou para Londres e morreu em julho de 2005, “confundido” com um terrorista. A sua trajetória de vida foi reconstruída a partir dos relatos de seus familiares bem como a partir das notícias nos jornais nacionais e internacionais, procurando discutir como a sua vida e morte dramática pode nos ajudar a compreender as trajetórias dos emigrantes brasil
Etnicidade, política e ascens o social: um exemplo teuto-brasileiro
Seyferth Giralda
Mana , 1999,
Abstract: Imigrantes alem es tiveram participa o relevante no processo de coloniza o baseado na pequena propriedade familiar, iniciado no sul do Brasil em 1824. Nesse contexto de ocupa o do território, por meio de assentamentos de famílias em regi es demarcadas como col nias, os processos de diferencia o interna e ascens o social aconteceram juntamente com a forma o da identidade étnica teuto-brasileira. Os princípios distintivos dessa identidade foram baseados na especificidade cultural e social das col nias alem es e no jus sanguinis, constrastando com os imperativos de assimila o ditados pelo nacionalismo brasileiro como condi o de cidadania. Este artigo aborda a quest o da mobilidade social nos campos econ mico e político, e as controvérsias associadas a sentimentos de etnicidade, evidenciadas em uma regi o de coloniza o alem em Santa Catarina (Vale do Itajaí) nas primeiras décadas da República - período inicial da industrializa o a partir da atividade comercial, e de aproxima o da elite teuto-brasileira com a sociedade nacional.
Scale and ethnicity in Southeast Poland: tourism in the European periphery Escala e etnicidade no Sudeste da Polónia: turismo na periferia europeia  [cached]
Juraj Buzalka
Etnográfica , 2009,
Abstract: This paper discusses the staging of Ukrainian ethnicity during the celebrations of Kupaly Night, an annual community ritual in Southeast Poland. The argument embarks from an analysis of changing nation state policies in Poland after state socialism and emphasises the growing influence of European Union (EU) policies on the public representation of ethnicity. These policies have moved ethnicity from the level of everyday practice, but also from an arena of political tensions, into an institutionalised and policy dominated form of identification. In the region of Przemy′sl, where the events under scrutiny take place, tourism is another key factor facilitating the establishment of market forces in projects of heritage preservation, multiculturalism and the promotion of ethnic particularities. My analysis of how these factors have impeded on the region shows the emergence of a multicultural development project that does not have a unifying but an ambivalent effect. The paper investigates the way in which the Ukrainian minority in Przemy′sl is subject to wider processes of re-scaling ethnic policies from the national to both the European and the regional level and is in this process turned into a commodifiable group valued by the EU, the state, tourists and locals for its distinctive culture. I thus demonstrate the ambivalent relationship between ritual practice, public representations of authenticity, ethno-tourism and social change influenced by EU policies and discourses. Este artigo aborda a encena o da etnicidade ucraniana durante as celebra es da Noite de Kupaly, um ritual comunitário que é realizado anualmente no Sudeste da Polónia. A argumenta o parte de uma análise da mudan a nas políticas nacionais polacas após o socialismo de Estado e sublinha a influência crescente das políticas da Uni o Europeia (UE) na representa o pública da etnicidade. Tais políticas fizeram com que o ambito da etnicidade deixasse de ser o da prática quotidiana, ou mesmo o de uma arena de tens es políticas, tornando-se uma forma de identifica o institucionalizada e dominada pelas políticas preconizadas. Na regi o de Przemy′sl, cenário dos acontecimentos aqui analisados, o turismo é um outro factor-chave a favorecer a influência das for as de mercado em projectos relacionados com a preserva o do património, o multiculturalismo e a promo o de particularidades étnicas. A análise aqui desenvolvida acerca do modo como estes factores prejudicaram a regi o demonstra a emergência de um projecto multicultural que tem efeitos ambivalentes, mais do que unificadores. O artigo expl
Music from the Forest: on 'culture' among the Xokleng
Hoffmann, Kaio Domingues;
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology , 2011, DOI: 10.1590/S1809-43412011000100016
Abstract: this text reflects on some of the meanings denoted by forest music in the xokleng universe, focusing in particular on the dimensions of ‘culture,’ politics and mythic time. with this aim in mind, the text briefly describes some of the native conceptions of both this music and the rituals during which it is performed. the progressive transformation enabled by the mythic episode of leaving the forest and the contemporary appropriations of its indexes (appropriations which the group’s ethics and aesthetics hold to be adequate) form the empirical basis for the way in which this music is perceived by the indigenous people concerned.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.