oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Hermenêutica, teorias da representa o e da argumenta o no campo da comunica o  [cached]
Luís Carlos Lopes
Ciberlegenda , 2011,
Abstract: Este texto pretende explorar as possibilidades de uso da hermenêutica, das teorias da representa o e da argumenta o no campo da comunica o. Deseja-se verificar os problemas de uma possível supera o do paradigma informacional, baseado nas teorias da propaganda e da informa o (matemática e n o-matemática) que tanto influenciaram a constitui o do campo dos estudos comunicacionais, instituído no pós-guerra. Deseja-se discutir os aspectos universais e locais (latino-americanos) de uma possível epistemologia da comunica o considerando tanto as incurs es teóricas como a realidade prática em que estamos envolvidos. Quer-se, a partir de um balan o de algumas das op es teóricas existentes, contribuir para a constru o de novos paradigmas científicos. Estes estariam relacionados às mudan as contemporaneas - em gesta o - em nossas realidades materiais e simbólicas, pautadas na centralidade social, cultural e econ mica do processo comunicacional e informacional.
Abordagens na forma o de professores: uma reconstru o aproximativa do campo conceitual  [cached]
Catia Piccolo Viero Devechi,Amarildo Luiz Trevisan
Revista Brasileira de Educa??o , 2011,
Abstract: La formación de profesores es un tema provocativo para un debate sin fin, pero, al mismo tiempo, demasiado fructífero para el avance de la investigación educativa en Brasil. Son muchas las pesquisas educacionales, principalmente de posgrado, que realizan discuciones sobre ese tema. No es al acaso que eso se sucede, pues se trata de una preocupación característica del hecho historico actual, que busca esclarecer las bases teóricas de la formación para que sea posible una educación de calidad para todos. Las motivaciones deste estudio buscan aliarse a la emergencia en el enfrentamiento de eses problemas del campo de la formación detectados en las pesquisas académicas, los cuales desafortunadamente han tratados por veces de forma solamente habitual. Pero, más que todo eso, ellos exigen en la verdad una reformulación de su esfera conceptual. Por esta grande exigencia, pretendemos, en este trabajo, cumplir una tarea, definida por la filosofía de la educación, de modo solamente aproximativa, proponiendo una mirada hermenéutico-reconstructivo con la meta de repensar los eventuales equívocos en los rumbos del debate.
Representa es em A Queda e Eu Fui Secretária de Hitler
Spuldar, Rafael
Sess?es do Imaginário , 2005,
Abstract: O fim do Terceiro Reich serve tanto de objeto de debate intenso no campo da História quanto como tema de diversas produ es cinematográficas. Recentemente, dois longas-metragens alem es utilizaram abordagens completamente díspares para retratar o mesmo depoimento de uma testemunha ocular daquele período. A proposta do presente trabalho é reconhecer em cada filme modelos de representa o cinematográfica, tendo como parametro as perspectivas de três diferentes autores sobre esta no o.
Viagem pelo imaginário do interior feminino  [cached]
Del Priore Mary
Revista Brasileira de História , 1999,
Abstract: Esse artigo n o se pretende uma pesquisa completa ou uma parcela acabada da história do corpo feminino. O fato de que deste tema emanam tantos problemas, indica a extens o do campo a ser explorado, bem como aquele das diversas abordagens utilizadas nas pesquisas em andamento. N o pretendo entrar nas controvérsias epistemológicas sobre a quest o, mas, simplesmente, rascunhar uma história dos corpos femininos a partir das representa es predominantemente médicas do século XVIII.
Pensar o pensamento comunicacional  [cached]
Marcia Perencin Tondato
Comunica??o, Mídia e Consumo , 2009,
Abstract: Comunica o: saber, arte ou ciência? Quest es de teoria e pistemologia é resultado do registro do seminário “Comunica o: saber, arte ou ciência?”, promovido pelo grupo de pesquisa “Comunica o, recep o e identidade” do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, realizado por ocasi o da comemora o dos 60 anos da faculdade. O eixo do debate, delineado no título, é o avan o da fase de “crise” para a etapa de discuss es e reflex es acerca da epistemologia da comunica o, entendida como o próprio pensamento comunicacional, conforme definido na Apresenta o, indo além do “pensar o fazer no campo da comunica o”.
Cepticismo e inteligibilidade do pensamento comunicacional  [cached]
Luiz Cláudio Martino
Galáxia , 2008,
Abstract: Quais s o as teorias da comunica o? A disparidade das respostas encontradas nas obras especializadas mostra a necessidade de ir-se além da simples compila o das teorias, a fim de refletir sobre sua sistematiza o. O problema que se coloca para este artigo consiste em analisar e explicitar as bases do cepticismo que cerca a quest o, amplamente predominante entre os especialistas da Comunica o e n o sem conseqüências para a estrutura o da área. Palavras-chave epistemologia da comunica o, teorias da comunica o, pensamento comunicacional What are the theories of communication? The different answers found in specialized studies show us the necessity to go further, beyond a simple compilation of theories, in order to think about their systematization. This article intends to analyze and explain the foundations of the skepticism around this question, a situation prevailing among communication specialists and not without consequences to the structuring of the field. Key words: epistemology of communication, theories of communication
ALGUMAS ABORDAGENS TEóRICAS DO ESPA O URBANO E DOS PROCESSOS SóCIO-ESPACIAIS E A CONTRIBUI O DE LEFEVBREO  [cached]
Prissilla Mello de Oliveira
Revista Tamoios , 2009,
Abstract: O objetivo deste artigo é destacar a contribui o de Lefebvre para a análise dos processos sócio-espacias urbanos e a importancia das representa es na teoria crítica do espa o. No entanto, para entender as atuais discuss es acerca do espa o urbano é fundamental apresentar a importancia, as críticas e as transforma es relacionadas as abordagens teóricas e metodológicas marxista, estruturalistas e pós-estruturalistas do espa o urbano e dos processos sócio-espaciais. Palavras chaves: abordagens teóricas; espa o urbano; representa es; Lefevbre.
A modernidade envolve o campo político: representa??es e práticas do processo eleitoral na Porto Alegre da década de 1920
Pacheco, Ricardo de Aguiar;
Revista Brasileira de História , 2005, DOI: 10.1590/S0102-01882005000200005
Abstract: the article approaches the political conjuncture in the city of porto alegre (rio grande do sul) in the 1920's. it was characterized by: the plea to the political control by the prr; the process of modernization of the social relations present in the brazilian society; and the insufficience of the oligarchical structures of domination. the administrative continuity of the prr during the exchange of mayor operated in the years of 1924 and 1928 cannot be taken as a continuity of previous administrative politics. it is necessary to perceive the elements of continuity and of rupture to understand this long period of control in the city of porto alegre.
Reinventando a vida: proposta para uma abordagem sócio-antropológica do cancer de mama feminina  [cached]
Gomes Romeu,Skaba Márcia Marília Vargas Fróes,Vieira Roberto José da Silva
Cadernos de Saúde Pública , 2002,
Abstract: O artigo objetiva analisar as representa es sociais do cancer de mama e, com base nessa análise, discutir a possibilidade da inclus o de aspectos simbólicos na abordagem dessa doen a. A metodologia, de um lado, fundamenta-se numa revis o crítica da temática, pontuando quest es sócio-antropológicas e, de outro lado, baseia-se na experiência acumulada dos autores no campo da oncologia. Com base nesses princípios, o trabalho se configura a partir de (a) resgate de aspectos históricos das abordagens clínica e cirúrgica do cancer de mama; (b) discuss o teórica da problemática à luz das representa es socialmente construídas em torno do cancer; (c) considera es sobre a incorpora o da dimens o simbólica na abordagem de mulheres com neoplasias de mama. Os autores concluem que as políticas de aten o às mulheres com neoplasias mamárias devem formular princípios para que se possa lidar, ao mesmo tempo, com o aperfei oamento das interven es técnicas e da dimens o simbólica construída na trajetória de ser portador dessa doen a.
Cepticismo e Inteligibilidade do Pensamento Comunicacional
Luiz Carlos Martino
Ciberlegenda , 2001,
Abstract: Quais s o as teorias da Comunica o? A disparidade das respostas encontradas nas obras especializadas mostra a necessidade de ir-se além da simples compila o das teorias, a fim de refletir sobre sua sistematiza o. O problema que se coloca para este artigo consiste em analisar e explicitar as bases do cepticismo que cerca a quest o, amplamente predominante entre os especialistas da Comunica o e n o sem conseqüências para a estrutura o da área.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.