oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Jornalismo e literatura: modos de dizer  [cached]
Fabrício Marques
Conex?o : Comunica??o e Cultura , 2009,
Abstract: Tomando como base as fun es da linguagem sob o ponto de vista de Roman Jakobson, o objetivo deste trabalho é propor uma fundamenta o das características próprias da literatura e do jornalismo.
Jornalismo: sensibilidade e complexidade
Antonio Fausto Neto
Galáxia , 2010,
Abstract: The study examines conjectures that allow a comprehension of the mediatization impacts on the universe of the mediatic - journalistic communication, affecting the notion of news, the status of journalism - its nature and its professional identity – the insertion of readers in the production chain, the role of technologies, reformulating concepts as the one of happening. These aspects raise concerns about the enunciative competence of this discursive practice and the autonomy of its field – mainly the relationship of its actors with sources and readers, producing other schemes of self-referentiality that engender in the world "of amateur authors". Would journalism be in the face of a dilution or dissolution of its nature? Or is there a possibility of restoration of its intermediation strength? Examina-se conjecturas que permitam a compreens o de impactos da midiatiza o sobre o universo da comunica o midiática-jornalística afetando a no o da notícia, o status do jornalismo - sua natureza e identidade profissional - a inser o do leitor na cadeia produtiva, o papel das tecnologias reformulando no es como a de acontecimento. Esses aspectos colocam em quest o a competência enunciativa desta prática discursiva, a autonomia do seu campo - principalmente a rela o de seus atores com fontes e leitores, produzindo outros esquemas de autorreferencialidade que se engendram no mundo "dos autores amadores". Estaria o jornalismo diante de uma dilui o ou dissolu o de sua natureza? Ou da há possibilidade de restaura o da sua for a de intermedia o?
JORNALISMO LíQUIDO: TENDêNCIAS DE AMPLIA O DO CAMPO  [cached]
Anelise Rublescki,Alexandre Rocha da Silva
Brazilian Journalism Research , 2012,
Abstract: O artigo deriva de uma investiga o mais abrangente que discute as metamorfoses que se instauram para a media o e para a processualidade da notícia na cultura da convergência e da digitaliza o. Como resultado direto da investiga o sinalizam-se sete tendências de alargamento das fronteiras do campo: 1) jornalismo difuso, 2) jornalismo de recupera o residual e 3) jornalismo de aprofundamento em colabora o, 4) predominancia de notícias centradas no leitor, 5) valoriza o do conteúdo local, 6) personaliza o da frui o das notícias e 7) pluralidade de vozes e enquadramentos sobre um mesmo fato. Metodologicamente, é um artigo de cunho teórico-crítico, desenvolvido a partir de revis o bibliográfica e observa o empírica.
Max Martins, a hora indiferente Max Martins, the indifferent hour  [cached]
Manoel Ricardo de Lima
Alea : Estudos Neolatinos , 2012, DOI: 10.1590/s1517-106x2012000100009
Abstract: Este texto trata de uma ideia de oficina compartilhada em torno da poesia de Max Martins com alguns conceitos retirados do pensamento crítico-poético de Mário Faustino. Este texto describe una idea de taller compartido en la poesía de Max Martins utilizándose de algunos conceptos del pensamiento crítico-poético de Mário Faustino. This paper describes the idea of a shared workshop on the poetry of Max Martins with some concepts taken from Mário Faustino's critical-poetic thought.
Pesquisas em Jornalismo  [cached]
Jose Luiz Aidar (Editor Científico),Beatriz Becker
Galáxia , 2010,
Abstract: Editorial O desenvolvimento dos meios de comunica o aceleraram a circula o de notícias e outras mensagens, constituindo fluxos de informa o em escala nacional e internacional, gerando uma espécie de pseudo-plenitude informativa e um lugar estratégico para o jornalismo na contemporaneidade. Hoje, a prática do jornalismo, entendida como atividade singular de constru o de conhecimentos por meio de suas narrativas e representa es de "realidades" experimenta reconfigura es em suas media es sociais e culturais, em fun o do uso do computador e das redes e de novas rela es estabelecidas entre produtores e consumidores de notícias, entre fatos, fontes e leitores.
Jornalismo e História nas Cr nicas de Carlos Drummond de Andrade: 1930 - 1950.  [cached]
Matheus de Mesquita e Pontes
OPSIS : Revista do Departamento de História e Ciências Sociais , 2004,
Abstract: This article tries, at an amalgam of History, Literature and Journalism, to make an analysis of the first, second and third books of chronicle from Carlos Drummond de Andrade. / Esse artigo busca através de uma rela o interdisciplinar entre a História, a Literatura e o Jornalismo, fazer uma análise dos três primeiros livros de cr nicas de Carlos Drummond de Andrade.
As rotinas do jornalismo  [cached]
Renato Levi
Galáxia , 2008,
Abstract: O livro reúne oito artigos e resumos de trabalhos desenvolvidos por jornalistas e professores do Brasil e de Portugal que comp em a Rede de Pesquisadores em Telejornalismo. Os trabalhos avaliam as rotinas de produ o e a linguagem utilizada no jornalismo televisivo, buscando rela es dessas práticas com suas implica es políticas, sociais e econ micas no contexto da mídia como um espa o privilegiado de constru o social da realidade. Palavras-chave: telejornalismo; televis o; edi o Abstract: The routines of journalism — This book contains eight articles and abstracts of papers written by journalists and professors in Brazil and Portugal, who make up the Telejournalism Research Network. The papers evaluate the routines of production and language used in television journalism, seeking relations between these practices and their political, social and economic implications within the context of the media as a privileged space for the social construction of reality. Keywords: telejournalism; television; edition
Manual de laboratório de jornalismo na internet  [cached]
Jorge Felz
Brazilian Journalism Research , 2011,
Abstract: Manual de laboratório de jornalismo na internet. PALACIOS, Marcos and RIBAS, Beatriz. Salvador: Publisher of UFBA, 2007.
A comédia desclassificada de Martins Pena
Costa, Iná Camargo;
Trans/Form/A??o , 1989, DOI: 10.1590/S0101-31731989000100001
Abstract: after pointing out the ideologic character of basic concepts usually employed in dramatic literature analysis, this study tries to show how we can see farther when free from their limitations. once noted the classist basis of theatre theories in brazil, ideological fight arises as an useful spotlight to illuminate the regularly shadowed faces of martins pena's comedies.
Dispositivos semióticos do jornalismo  [cached]
J.S. Faro
Galáxia , 2008,
Abstract: O livro de Djalma Benette faz um estudo semiótico do jornal impresso diário a partir de uma perspectiva peirciana e da semiótica da cultura, oferecendo uma excelente contribui o para a compreens o das dimens es discursivas da imprensa e de seus condicionantes sociológicos. Palavras-chave imprensa, jornalismo, semiótica da cultura Abstract Djalma Benette's book approaches the daily printed press from the point of view of Charles S. Peirce ′s semiotics and that of the Semiotic of Culture, thus offering an excellent contribution to the understanding of the discursive dimensions of the press and its sociological conditionings. Key words press, journalism, semiotic culture.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.