oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A importancia dos festivais na forma o do artista
Márcia Maria Strazzacappa Hernández,Paulino José Orso,Márcia do Nascimento V. Antunes,Luís Marcelo Alves Ramos
ETD : Educa??o Temática Digital , 2000,
Abstract: O presente texto relata as experiências de forma o artística da autora, destacando o papel dos Festivais como instrumento desta forma o. O texto discute ainda o preconceito enfrentado pelos professores de arte e artistas em geral. The present text shows the artistic formation experiences of the author. It emphasizes the hole of Festival as instrument of this formation. This paper also discuss the prejudice that art teachers and artists should face. Keywords Arte --- Forma o artística --- Professor de arte --- Artista --- Art --- Artistic formation --- Art teacher --- Artist
A linha educa o e artes e as pesquisas em educa o musical no contexto do Programa de Pós-Gradua o em Educa o – UFSM  [cached]
Cláudia Ribeiro Bellochio,Luciane Wilke Freitas Garbosa,Ana Lúcia de Marques e Louro,Luis Fernando Lazzarin
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2012,
Abstract: O texto apresenta a linha Educa o e Artes do Programa de Pós-Gradua o em Educa o (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, destacando a constru o de pesquisas em educa o musical pelo grupo Fapem: Forma o, A o e Pesquisa em Educa o Musical – diretório CNPq, que está vinculado ao Laboratório de Educa o Musical (LEM/CE). O objetivo deste artigo é apresentar uma parte da história da linha de pesquisa e discutir as contribui es do grupo para a pesquisa em educa o musical no contexto da Pós-Gradua o em Educa o, exemplificando com alguns trabalhos já realizados. As temáticas investigadas na linha abrangem temas como forma o de professores, suas práticas educativas, seus processos de profissionaliza o; a análise, constru o, utiliza o de materiais didáticos, em abordagens contemporaneas e históricas; a investiga o dos diferentes artefatos e contextos artísticos e culturais (escola, mídia, Centro de Tradi es Gaúchas – CTG, festivais musicais e de dan a, exposi es e mostras de arte contemporanea, ONGs, coletivos, interven es urbanas) enquanto produtores de subjetividades, identidades e modos de viver. A apresenta o desta trajetória de pesquisas demarca investiga es em educa o musical realizadas pelo Fapem no contexto do PPGE e suas contribui es para a constru o da área no contexto da educa o musical brasileira. Palavras-chave: Educa o musical, Educa o e Artes, Fapem.
Quem media a cultura do shuffle?: cibercultura, mídias e cenas musicais  [PDF]
, Simone Pereira de
Sess?es do Imaginário , 2006,
Abstract: O trabalho discute algumas premissas para a abordagem das práticas culturais da cibercultura, problematizando o enfoque corrente sobre as no es de desintermedia o e de descentraliza o. Para se compreender as transforma es da indústria do entretenimento e especialmente das práticas musicais, torna-se necessário discutir alguns pressupostos do debate. This paper discuss some issues about cyberculture practices focusing the notions of desintermediation e decentralization. To understand the entertainment industry and musical practices is necessary to leave behind solid definitions about cyberculture and deal with the mediation and the media dynamics.
A FORMA O DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO NO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO
Cibele Barsalini Martins,Penha Mendes Terra,Emerson Antonio Maccari,Ismar Vicente
Revista de Gest?o e Secretariado , 2010,
Abstract: Neste estudo busca-se propor uma reflex o sobre o processo de forma o educacional do profissional em Secretariado Executivo, visando a identificar as transforma es ocorridas no ambito do trabalho e suas implica es em um contexto globalizado. Para tanto, aborda-se as quest es relacionadas com a evolu o educacional da mulher, bem como se apresentam alguns aspectos do trabalho feminino tais como: dupla jornada de trabalho, remunera o diferenciada por gênero, qualifica o profissional e principalmente o enfoque dado ao processo de trabalho nos países centrais, semiperiféricos e periféricos, afetados pelo processo de globaliza o. Este trabalho de base bibliográfica apresenta como principais pressupostos teóricos os estudos da Mulher e a Educa o abordados por Pimentel (1998), Valdéz & Gomariz, (1995); o Histórico da M o-de-obra Feminina na vis o de Antunes, (2000), Munhoz, (2000); e, por fim, a Globaliza o e seus efeitos abordados pelos autores Hobsbawn, (2000), Forrester, (1997), entre outros. Os resultados do estudo apontam que o profissional em Secretariado Executivo, apesar de que todos os preconceitos e dificuldades enfrentadas ao longo de décadas e principalmente pelos efeitos da globaliza o, têm conquistado espa os próprios no mercado de trabalho e vem procurando constante aperfei oamento educacional notadamente por meio de cursos superiores objetivando melhorar, cada vez mais, sua qualifica o profissional.
LUGAR, N O LUGAR E REALIDADE VIRTUAL NO TURISMO GLOBALIZADO  [cached]
Adyr Balastreri Rodrigues
Revista do Departamento de Geografia , 1996, DOI: 10.7154/rdg.v0i10.198
Abstract: LUGAR, N O LUGAR E REALIDADE VIRTUAL NO TURISMO GLOBALIZADO
Perfil do executivo no mercado globalizado
Echeveste, Simone;Vieira, Berenice;Viana, Débora;Trez, Guilherme;Panosso, Carlos;
Revista de Administra??o Contemporanea , 1999, DOI: 10.1590/S1415-65551999000200009
Abstract: the globalization process has led the brazilian transnational companies to redefine their executives' profiles. implementing these changes requires specific knowledge and capabilities in order to act in the current business environment. presently, the goal of the study is to describe the profile of the executive facing the demands of a global market. we emphasized the main attributes that this executive must have as described by the visionaries of the top 500 companies ranking from exame magazine (1997). to do this we implemented a descriptive research in two stages: (1) an exploratory research which generated the attributes that will be evaluated and; (2) a quantitative stage to measure the degree of importance for each indicator.the executive principal attributes on the global market are: integrity, strategic view, leadership, business operations knowledge, ability to make decisions, ability to negotiate and coordinate team efforts, profit mindedness, ability to understand social and professional ethical questions, motivation, proactivity and the skills to manage interpersonal relationships.
Música Popular Brasileira no contexto das tecnologias digitais: a produ o independente e a emergência de novas estratégias e representa es sobre as identidades musicais  [cached]
Thiago Pires Galletta
Ciberlegenda , 2011,
Abstract: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as novas condi es de forma o e estabelecimento das identidades musicais no campo da música popular brasileira, emergentes a partir do avan o das tecnologias digitais de produ o e distribui o musical, durante a última década. Considerando a contínua expans o e sedimenta o da produ o independente, verificada neste contexto, busca-se discutir e problematizar alguns dos marcos tradicionais de análise que tem referenciado parte importante dos estudos deste campo até aqui, como é o caso da rela o entre grande Indústria Fonográfica e produ o musical.
Processos midiáticos musicais, mercado e alternativas  [cached]
Valério Cruz Brittos,Ana Paola de Oliveira
Comunica??o, Mídia e Consumo , 2005,
Abstract: O artigo discute a midiatiza o da produ o musical no canal de televis o MTV Brasil, enquanto apresenta a cena alternativa e a pirataria. Esses movimentos relacionam-se com a inova o tecnológica, que funciona como refor o do espa o hegem nico. S o debatidas as rela es das companhias de TV com outras organiza es culturais. Identificam-se os processos midiáticos conformados por projetos de marketing, sendo prioritariamente publicizados tópicos musicais de cantores e grupos com forte base de sustenta o econ mica. Palavras-chave: Economia política da comunica o; processos midiáticos; políticas de comunica o. ABSTRACT This paper argues about the musical production media processes in the MTV Brazil channel, the alternative scene and piracy. These movements become related with the technological innovation that works as reinforcement of the hegemonic space. The relations between TV companies and other cultural organizations are discussed. The article identifies media processes conformed by marketing projects, in which musical topics of singers and groups with strong economic support are more readily publicized. Keywords: Political economy of communication; media processes; communication policies.
Marketing vivencial: o caso de eventos musicais no shopping.
Ana Akemi Ikeda,Edson Crescitelli,Rogério Miola
Revista de Administra??o Mackenzie , 2005,
Abstract: à medida que o mercado de shopping centers vem crescendo no Brasil e tornando-se cada vez mais competitivo, gerar fluxo de freqüentadores torna-se uma tarefa, cada vez mais, desafiadora. Diante deste cenário, o objetivo neste artigo é estudar a experiência proporcionada por eventos musicais em shopping. Para isso, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, foi analisado um projeto de shows musicais realizado pelo Shopping Anália Franco, em S o Paulo, que visava a melhorar a atra o de visitantes, permanência do público no local e impacto nas vendas. O trabalho foi complementado com uma pesquisa de campo com os freqüentadores dos shows musicais. Os resultados mostraram que esse tipo de experiência pode beneficiar o estabelecimento em termos de maior simpatia e satisfa o do público, melhoria de imagem, atra o de novos consumidores, aumento do fluxo de visitantes e do volume de vendas.
Culturas populares e identifica es emergentes: Reflex es a partir do manguebeat e de express es musicais brasileiras contemporaneas Popular Cultures and Emerging Identifications: Reflections from Manguebeat and Contemporary Brazilian Musical Expression Cultures populaires et identifications émergentes: réflexions à partir de manguebeat et des expressions musicales brésiliennes contemporaines  [cached]
Luciana F. M. Mendon?a
Revista Crítica de Ciências Sociais , 2012, DOI: 10.4000/rccs.622
Abstract: O artigo analisa a interac o de diversos factores que, relacionados com transforma es socioculturais recentes, contribuem para a centralidade da música e de outras formas de express o estética em processos de rearticula o das identidades, no ambito dos quais se observa um renovado interesse pelas manifesta es populares tradicionais e a dinamiza o de espa os urbanos. Buscando a compara o com outros contextos, toma-se como ponto de partida o estudo do movimento manguebeat, de Recife, Pernambuco, cujos elementos permitem a discuss o de quest es ligadas às rela es entre o local e o global, a tradi o e a modernidade, a cria o e a frui o cultural. A pesquisa confirmou algumas tendências da música contemporanea, que colocam certas formas musicais regionais em sintonia com as transforma es do campo musical em geral. Uma quest o chave é a dos processos de ressignifica o das culturas populares. This article analyses the interaction among several factors which, related to recent socio-cultural changes, contribute to the centrality of music and other forms of aesthetic expression in processes of re-articulating identities, within which we can observe renewed interest in traditional popular manifestations and the energising of urban spaces. Seeking to compare with other contexts, this article starts from a study of the Recife, Pernambuco, manguebeat movement, whose elements allow for a debate of issues linked to relations between the local and the global, tradition and modernity, cultural creation and enjoyment. Research has confirmed a number of trends in contemporary music, which places certain regional musical forms in unison with changes in the musical domain in general. A key issue is that of processes of re-signification of popular cultures. Cet article analyse l’interaction des divers facteurs qui, liés aux transformations socioculturelles récentes, créent une place centrale pour la musique et d’autres formes de l’expression esthétique dans le processus de la réarticulation des identités, à propos duquel on peut constater un intérêt renouvelé par les manifestations populaires traditionnelles ainsi que par la dynamisation des espaces urbains. Cherchant la comparaison avec d’autres contextes, nous choisirons ici, comme point de départ, l’étude du mouvement manguebeat, de Récife (capitale de Pernambouc), dont les éléments constitutifs permettent de discuter les questions liées aux rapports entre le local et le global, la tradition et la modernité, la création et la jouissance culturelle. La recherche constate certaines tendances de la musique contemp
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.