oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Saúde coletiva: uma "nova saúde pública" ou campo aberto a novos paradigmas?  [cached]
Paim Jairnilson S.,Almeida Filho Naomar de
Revista de Saúde Pública , 1998,
Abstract: Trata-se de ensaio que apresenta um estudo exploratório da retórica paradigmática da saúde com o objetivo de analisar os principais elementos de discurso dos movimentos ideológicos que historicamente construíram o campo social da saúde, particularmente na segunda metade do século XX. S o destacados os esfor os empreendidos pela Organiza o Panamericana da Saúde para debater a teoria e a prática da saúde pública na regi o das Américas cotejando-os com as demandas emergentes no contexto econ mico, político e social dos países latino-americanos. Neste particular, destaca-se a necessidade de construir uma agenda política comum, a partir da confluência de três temáticas - reforma setorial, "Renova o da Saúde para Todos" (RSPT) e "nova saúde pública", contemplando os planos doutrinário, conceitual, metodológico e operativo. Apresenta-se uma breve sistematiza o do marco conceitual da saúde coletiva, em elabora o na América Latina, situando mais particularmente as suas potencialidades de constru o de um conhecimento transdisciplinar. Conclui-se que, apesar de em si n o constituir um paradigma, a saúde coletiva, enquanto movimento ideológico comprometido com a transforma o social, apresenta possibilidades de articula o com novos paradigmas científicos capazes de abordar o objeto saúde-doen a-cuidado respeitando sua historicidade e integralidade.
Novos paradigmas para especifica o de juntas soldadas New paradigms for specification of welded joints  [cached]
Ivan Guerra Machado
Soldagem & Inspe??o , 2012, DOI: 10.1590/s0104-92242012000300012
Abstract: O fim último da Tecnologia da Soldagem é a especifica o da junta que será produzida. Isto inclui o seu dimensionamento, bem como a adequa o de diversos fatores, tais como a tenacidade e outras propriedades mecanicas e metalúrgicas, o ambiente no qual ela está, além da sua finalidade. Porém, adicionalmente há uma nova tendência mundial ―através de Códigos, normas etc.― de considerar a especifica o da junta soldada como fruto de complexas intera es entre os fen menos metalúrgicos, os aspectos relativos aos mecanismos das conex es e o comportamento mecanico de todos os materiais envolvidos. Apesar de neste artigo considerarmos como metais base os a os estruturais, n o há absolutamente perda de generalidade e com esta relativamente nova perspectiva, dever o sofrer profundas mudan as o nível e a qualidade da informa o usualmente acessível aos engenheiros de soldagem e aos projetistas de estruturas soldadas. Portanto, buscando alertar estes profissionais para os novos paradigmas, apresentaremos quest es relativas ao projeto das estruturas soldadas (ou produzidas por brasagem), principalmente sob o ponto de vista do apoio que o engenheiro de soldagem pode oferecer ao projetista. The paramount aim of Welding Technology is the specification of the joint that will be produced. This includes its dimensioning, as well as the suitability of many factors, such as toughness and other mechanical and metallurgical properties, the environment in which it is, besides its fitness for purpose. However, additionally there is a new world-wide trend ―through Codes, standards etc.― in to consider the welded joint specification as a result of complex interactions among the metallurgical phenomena, the aspects related to connections mechanisms and the mechanical behaviour of all materials involved. In despite of in this paper we consider structural steels as base metals, absolutely there is not lack of generality and with this relatively new outlook, it is expected that profound changes will occur in the level and quality of the information usually accessible to welding engineers and designers of welded structures. Therefore, aiming to caution those professionals to the new paradigms, we will pose questions related to the design of welded structures (or produced by brazing), mainly under the point of view of the support that the welding engineer can offer to the designer.
Aprendendo a Aprender Coletivamente: Novos Paradigmas sobre a Gest o do Conhecimento em Ambientes de Redes  [cached]
Julio Araújo Carneiro da Cunha,Jo?o Luiz Passador,Cláudia Souza Passador
Desenvolvimento em Quest?o , 2007,
Abstract: A atual Economia do Conhecimento, em sua concep o, estimula a forma o de alian as interorganizacionais e de arranjos empresariais constituídos em redes. Deste modo, as organiza es deparam-se com um cenário em que o aprendizado de novos conhecimentos n o deve ser mantido protegido, exclusivamente para si, a fim de se manter uma vantagem competitiva, uma vez que as atuais estratégias de vantagem competitiva passam a ser desenvolvidas de forma mais rápida e sinergética pela uni o dos esfor os organizacionais na constru o de um conhecimento coletivo. As organiza es devem estar prontas para atuarem neste contexto em que a gest o de seus recursos (principalmente intelectuais) deve se dar de forma cooperada para possibilitar o aprendizado coletivamente. N o se trata mais de buscar e desenvolver individualmente os conhecimentos necessários para a organiza o, mas sim de agir cooperativamente. N o obstante isso, n o se limita a apenas saber buscar o conhecimento externamente, por meio da rede de relacionamentos da organiza o, mas, sobretudo, de saber desenvolvêlo mediante suas parcerias. Deste modo, constrói-se coletivamente conhecimentos sociais, institucionais e da própria rede (seu sistema de funcionamento e das características dos parceiros) e aprende-se estes novos conhecimentos conjuntamente no próprio grupo.
Os novos paradigmas do direito e o poder transformador da jurisdi o  [cached]
Emília Sime?o Albino Sako
Scientia Iuris , 2002,
Abstract: The domain of information and technology implied social transformations and caused one of the major crisis of Law's regulating capacity. In cross-modernity, Positive Law faces a social context marked by misery, dissatisfaction, insecurity, and exclusion, problems caused mostly by inhumane economic practices, centered in the idea of profit and, by means of research, carried out in vulnerable human beings, animals, and vegetables. The new courses of economy, politics, science, and technology demand a new way of thinking and of applying Law. The judge has to fill the gaps and imperfections of Positive Law and, in the solution of troublesome cases, often times he/she will have to go beyond its traditional genetics, that is, beyond the right traditionally created by the State. When Positive Law does not present at least one answer to the problem, the judge will have to make use of the legal system, to mould the facts to the Law or the Law to the facts so that a solution is provided. O domínio da informa o e os avan os da ciência e da tecnologia implicaram transforma es sociais e ensejaram uma das maiores crises da capacidade reguladora do direito. Na pós-modernidade, o direito positivo depara-se com um contexto social marcado pela miséria, insatisfa o, inseguran a e exclus o, mazelas causadas principalmente pelas práticas econ micas desumanas, centradas na idéia de lucro, e pelas pesquisas, realizadas em seres humanos vulneráveis, em animais e vegetais. Os novos rumos da economia, política, ciência e tecnologia exigem do intérprete, principalmente do juiz, um novo modo de pensar e aplicar o direito. O juiz tem de suprir as faltas e imperfei es do direito positivo e, na solu o dos casos problemáticos, muitas vezes, tem de ir além de sua genética tradicional, ou seja, além do direito tradicionalmente criado pelo Estado. Quando o direito positivo n o apresentar pelo menos uma resposta ao problema, o juiz terá de recorrer ao sistema jurídico, amoldando os fatos ao direito ou o direito aos fatos para que a solu o se apresente.
Novos paradigmas literários
Guimar?es, Denise Azevedo Duarte;
Alea : Estudos Neolatinos , 2005, DOI: 10.1590/S1517-106X2005000200002
Abstract: this article investigates the emergence of new literary paradigms as it tries to understand new contemporary textualities. it analyses some hypertexts and multimedia poetry trying to trace how new expressive procedures are being created. how can these new languages be identified and what are their relations to previous theories which dealt with the literary printed text? this study approaches questions linked to the reading of different types of signs and the modes they function towards the fabrication of these new hybrid languages.
PLANEJAMENTO DE LAZER E CONSERVA O AMBIENTAL NUM GRANDE CENTRO URBANO: PARQUES NATURAIS MUNICIPAIS DE S O PAULO  [cached]
Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2011,
Abstract: As atividades de lazer, turismo, educa o ambiental e recrea o em áreas protegidas para a popula o de seu entorno e também para visitantes advindos de outras regi es se inserem em um programa de gest o denominado Programa de Uso Público. O presente artigo apresenta os principais aspectos do planejamento do Uso Público em quatro novos Parques Naturais Municipais que est o em processo de cria o, no município de S o Paulo, a saber: Parque Natural Municipal de Bororé, da Varginha, do Itaim e do Jaceguava. Dá-se destaque no presente trabalho aos dois primeiros parques – Bororé e Varginha. Produto de compensa o ambiental, essas novas Unidades de Conserva o (UCs) est o inseridas em uma regi o caracterizada pela escassez de servi os públicos básicos, como saúde, educa o, transporte, lazer, cultura e esporte. Desta forma, ser o objeto de grande press o por uso público. A partir da observa o, embasada na teoria da interpreta o das culturas, e também de entrevistas semi-estruturada com atores-chave das comunidades do entorno das novas UCs, p de-se identificar as principais práticas de lazer e turismo dos moradores da regi o, assim como as dificuldades encontradas para que possam desfrutar seu tempo livre. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é compatibilizar as aspira es de lazer das comunidades com as a es de conserva o ambiental dos parques. Dentre os principais resultados, identificou-se que os principais espa os demandados pela popula o s o: ciclovias, campo de futebol, locais para caminhar com seguran a e espa os recreativos infantis. Com isso, compatibilizar as aspira es de lazer das comunidades com as a es de conserva o ambiental dos parques torna-se o principal desafio da gest o do Uso Público dessas novas UCs.
Globaliza??o e urbaniza??o subdesenvolvida
Ferreira, Jo?o Sette Whitaker;
S?o Paulo em Perspectiva , 2000, DOI: 10.1590/S0102-88392000000400003
Abstract: o presente artigo discute as rela??es entre o novo paradigma econ?mico da globaliza??o e a urbaniza??o acelerada das grandes metrópoles subdesenvolvidas. baseando-se em dados estatísticos, ressalta-se o extremo grau de pobreza comum a todas essas cidades da periferia da economia-mundo capitalista. analisa-se, por fim, o caráter das novas matrizes de planejamento urbano relacionadas à globaliza??o, questionando sua eficácia no combate aos determinantes estruturais da pobreza urbana.
Novos paradigmas e saúde
Martins, André;
Physis: Revista de Saúde Coletiva , 1999, DOI: 10.1590/S0103-73311999000100004
Abstract: this work aims at placing the health epistemology studies on the philosophy and experimental rationality history. since the presentation of a new scientific, ontological and epistemological paradigm of quantum and spinozistic paradigms, paradigms of non-separability and continuity of the discontinuous, le. a new relation between nature and culture, and hence a new conception of the human being, of science and reason, this work suggests a new definition for the concepts of life and death, health and illness.
Novos recursos informacionais  [cached]
Adriana Rosecler Alcará
Informa??o & Informa??o , 2009, DOI: 10.5433/1981-8920.2009v14n1p
Abstract: Novos recursos informacionais
Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produ o: implica es para uma nova didática na forma o profissional
Markert Werner
Educa??o & Sociedade , 2000,
Abstract: A inten o do presente trabalho é apresentar uma discuss o sobre as análises de como a modifica o de futuros potenciais de conhecimento influenciaram, por um lado, os novos conceitos de currículo e didática e, por outro lado, as reformas pedagógicas efetuadas no sistema educacional na Alemanha, a partir de um projeto desenvolvido pelo autor - pesquisador do Instituto Federal de Forma o Profissional/BIBB/Berlin. Ao longo do texto procurar-se-á indicar que, como conseqüência das inova es pedagógicas ligadas ao conceito de qualifica o-chave, ou seja competência profissional para a a o, ocorreu decisivamente uma nova orienta o na constru o de currículos e na teoria didática do referido país.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.