oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Conversando con Marta Dujovne  [cached]
Ilaria Magnani
Altre Modernità , 2011,
Abstract: Conversando con Marta Dujovne por Ilaria Magnani
Conversando com bibliotecários
Gra?a Maria Fragoso
Revista ACB , 2003,
Abstract: [Portuguese] Reflex es referente à profiss o do bibliotecário na Sociedade do Conhecimento sobre qual será a posi o do bibliotecário diante dela, sobre se a máquina substituirá o homem, sobre se haverá uma espécie de competitividade entre homem e máquina e, finalmente, sobre se a máquina supera as fun es do homem. [English] Reflections about the librarians profession at the Kwonledge Society: which will be his position, if and how the machine will the machine will substitute the man, if will be a competitive enviromental impact between man and machine and how the machines will surpassable the men functions.
Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investiga es sobre abuso de substancias  [cached]
Carlini-Cotrim Beatriz
Revista de Saúde Pública , 1996,
Abstract: Descreve-se e discute-se o grupo focal, método qualitativo de coleta de dados de ampla aplica o na Saúde Pública. Especial ênfase é conferida às potencialidades do uso do grupo focal em investiga es, na área de abuso de drogas.
SELF-INTERPRETING ANIMALS: UMA INQUIRI O PRAGMáTICOEXPRESSIVISTA SOBRE AS INVESTIGA ES FILOSóFICAS DE WITTGENSTEIN
Osvaldino Marra Rodrigues
Revista Redescri??es : Revista on-line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-Americana , 2009,
Abstract: Este artigo tem como pressuposto a tese que as Investiga es Filosóficas de Ludwig Wittgenstein constituem o primeiro ensaio na filosofia analítica da linguagem particularmente representativo de uma vis o pragmático-expressivista, no sentido estrito. Este pressuposto está fundamentado nas leituras sobre as obras de Richard Rorty e Charles Taylor.This article has as suppose the thesis that the Philosophical Investigations of Ludwig Wittgenstein constitute the first essay in the analytical philosophy of language particularly representative of a pragmatic-expressivist vision, in the strict sense. These suppose is based on the readings on the works of Richard Rorty and Charles Taylor.
Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investiga o  [cached]
Marta Maria Chagas de Carvalho
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2005,
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a dissemina o do chamado "escolanovismo" no Brasil. é examinado o modo pelo qual o impresso funcionou como dispositivo de configura o do campo da pedagogia e de conforma o das práticas escolares. Recusando-se automatizar o ideário escolanovista das práticas em que se inscreveu e dos dispositivos que o fizeram circular, a investiga o situou-se no domínio de uma história material da circula o do impresso e de suas apropria es. Palavras-chave: Escola Nova. Impresso. Pedagogia.
Algumas reflex es teóricoconceituais na climatologia geográfica em mesoescala: uma proposta de investiga o  [cached]
Emanuel Fernando Reis de Jesus
Geotextos : Revista da Pós-Gradua??o em Geografia da Universidade Federal da Bahia , 2009,
Abstract: O sistema climático é formado por um conjunto de elementos altamente dinamicos que interagem com os fatores geográficos do clima, existindo assim uma permanente troca de energia e interdependência. Para efeito de estudo, as análises climatológicas s o organizadas obedecendo a uma ordem de grandeza escalar em que, no plano da abordagem geográfica, em particular, prioriza a quest o espacial dos diversos ambientes climáticos. O enfoque na mesoescala deve expressar o nível de correla o existente entre os aspectos dinamicos e controladores do clima assim como as técnicas de investiga o mais apropriadas para esse nível escalar. Este trabalho tem por objetivo principal tecer algumas considera es sobre estas quest es, que ainda s o relativamente pouco discutidas quando comparadas com outras linhas de estudo da Climatologia. Ao final, é apresentada uma proposta escalar para o estudo dos mesoclimas, aplicada ao Estado da Bahia.
Investiga o de inclus es n o metálicas em fios elétricos de alumínio  [cached]
Fernandes Neto Marcolino,Pires José Carlos Santos,Garcia Amauri,Pinto Fernando Nicoletti
Rem: Revista Escola de Minas , 2002,
Abstract: Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas nacionais fabricantes de condutores elétricos, de alumínio, tem sido a ocorrência de inclus es n o metálicas. Tais inclus es causam a ruptura dos fios ao longo dos processos de lamina o, trefila o e encordoamento. Assim, a presen a de inclus es n o metálicas nesses materiais tem impactos significativos na capacidade de produzir fios elétricos com pequenos diametros, bem como no atendimento dos rigorosos requisitos de resistência à tra o e à fadiga estabelecidos para esses materiais. Nesse sentido, o presente trabalho analisou as inclus es n o metálicas em fios elétricos de alumínio, que causaram a ruptura dos mesmos na etapa do processo de trefila o, através do método metalográfico convencional com auxílio do MEV/EDS, na busca de identificar a origem das inclus es. Também foi desenvolvido, nesse trabalho, um método de separa o de inclus es n o metálicas, presentes nos fios elétricos de alumínio, através da dissolu o da matriz de alumínio em solu o de ácido clorídrico. A análise das inclus es isoladas da matriz de alumínio permitiu uma investiga o mais ampla quanto ao tamanho, à forma e à quantidade de tais inclus es. Os resultados mostraram que as inclus es responsáveis pelo rompimento dos fios s o do tipo alumina e que as mesmas s o provenientes do arraste de parte da camada de óxido de alumínio que protege o metal líquido nas calhas revestidas com material refratário.
O lugar das crian as nos estudos africanos: reflex es a partir de uma investiga o com crian as em Mo ambique
Elena Colonna
Poiésis , 2009,
Abstract: A partir da apresenta o de um projecto de investiga o sobre a realidade das crian as que tomamconta de outras crian as nos bairros periféricos da cidade de Maputo, em Mo ambique, o artigopretende levantar algumas quest es mais gerais sobre a rela o existente entre a investiga ocientífica e as crian as do continente africano. Em primeiro lugar, nota‐se que, apesar da faixa etáriados 0 aos 18 anos representar cerca da metade popula o africana, permanece ainda escasso onúmero de investiga es científicas voltas ao estudo específico da realidade das crian as destecontinente. Em segundo lugar, observa‐se que, na maioria dos casos, quando as crian as constituemo objecto principal de investiga o, se trata de crian as desfavorecidas ou que se encontram emsitua es excepcionalmente difíceis (crian as de rua, crian as chefes da família, crian as soldados,crian as trabalhadoras, crian as órf s, ...). S o raros os trabalhos que objectivam estudar a realidadedas crian as consideradas “normais” dentro de um determinado contexto e ainda mais raros s o osestudos que apresentam o ponto de vista das próprias crian as sobre as suas experiências e as suasvivências quotidianas. Em terceiro lugar, discute‐se a legitimidade de aplicar o conceito de “infancia”,assim como foi criado em Ocidente, ao estudo de contextos culturais profundamente diferentes,quais os dos países africanos. Finalmente, a comunica o conclui‐se com uma reflex o sobre apossibilidade e as formas de conciliar a universalidade dos Direitos da Crian a com as especificidadesculturais de um determinado contexto local.
Investiga es epidemiológicas sobre demência nos países em desenvolvimento  [cached]
Scazufca M,Cerqueira ATAR,Menezes PR,Prince M
Revista de Saúde Pública , 2002,
Abstract: Na medida em que a popula o mundial está envelhecendo, a demência está se constituindo em importante problema de saúde pública, particularmente nos países em desenvolvimento. Investiga es epidemiológicas nestes países s o escassas e apresentam dificuldades metodológicas adicionais, principalmente no que se refere à adequa o sociocultural dos instrumentos utilizados para a defini o de casos. Tendo em vista estas preocupa es, foi fundado o "Grupo de Pesquisa em Demência 10/66", que é constituído por uma rede internacional de pesquisadores, predominantemente de países em desenvolvimento. O nome do grupo tem como referência o paradoxo de que menos de 10% dos estudos populacionais sobre demência s o dirigidos aos 2/3 ou mais de casos de pessoas com demência que vivem em países em desenvolvimento. O objetivo do artigo é atualizar informa es da literatura sobre as diferen as de prevalência e incidência de demência encontradas em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Parmênides e frege: um breve estudo sobre as rela es entre o poema sobre a natureza e as investiga es lógicas  [cached]
Rafael Huguenin
Kriterion: Revista de Filosofia , 2013,
Abstract: O presente texto tem como objetivo estabelecer algumas rela es entre o poema de Parmênides e as Investiga es Lógicas, de Frege. Mais especificamente, nosso objetivo é iluminar certos aspectos do poema de Parmênides por meio de uma compara o com certas no es utilizadas por Frege para caracterizar aspectos centrais de seu pensamento. The aim of this paper is to establish some relationships between Parmenides' Poem and Frege's Logical Investigations. More specifically, our objective is to illuminate some aspects of the Parmenides' Poem by comparing it to certain notions used by Frege in his Logical Investigations.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.