oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A Filosofia e sua didática  [cached]
Paulo Ghiraldelli Jr
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2002,
Abstract: O texto parte de uma reflex o sobre a necessidade de se questionar a banalidade do mundo a partir das pressuposi es filosóficas. Na compara o com o saber científico, Hegel, Marx e Richard Rorty s o utilizados como exemplos do genuíno espírito filosófico, capaz de nos distanciar do mundo para melhor admirá-lo nos seus múltiplos aspectos. A fidelidade ao espírito filosófico conduz à necessidade de ensinar a filosofia. A didática da Filosofia n o serve para retirar o rigor da tarefa filosófica. Grandes pensadores, como Descartes, souberam escrever para os eruditos e para o grande público. Embora haja características diferenciadas em cada tipo de publica o, n o deixam nada a desejar tanto para o ensino, como para a didática, e muito menos para a própria Filosofia. Palavras-chave: Filosofia, ensino, didática.
A Filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informa o  [cached]
Renato Nunes Bittencourt
Revista Espa?o Acadêmico , 2010,
Abstract: Neste artigo se problematiza de que maneira a Filosofia (enquanto saber e disciplina escolar), se encontra em uma situa o de contesta o perante a ordem tecnocrática imperante em nossa “pós-moderna” sociedade da informa o, caracterizada pela legitima o de um “utilitarismo” vulgar em que se considera que somente é pertinente para a vida humana a realiza o de estudos ou fun es que pretensamente tragam resultados materiais imediatos. Tanto pior, esse modelo “informativo” rompe com o paradigma intelectual de “forma o” individual, que é intrinsecamente singular e regulada por disposi es existenciais alheias aos parametros “morais” da normatiza o do sistema de ensino. Favorecendo a reflex o e a análise paciente e rigorosa da realidade circundante, a Filosofia pode ser um recurso de transforma o do mecanismo alienante vigente, presente mesmo no local onde a mediocridade deveria ser progressivamente eliminada, as institui es de ensino.
Forma o de professores para o programa de Filosofia com crian as na escola  [cached]
Amarildo Luiz Trevisan,Catia Piccolo Viero,Elaine Conte
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2002,
Abstract: O artigo visa a relatar as reflex es surgidas a partir da implementa o de um projeto de pesquisa e extens o do CE/UFSM, objetivando a reconstru o da metodologia de educa o para o pensar, a partir da realiza o de uma experiência em quatro escolas municipais de Santa Maria - RS/Brasil. A crítica desconstrutiva ao ensino de Filosofia faz com que a disciplina perca as certezas procedimentais da via oferecida pela metafísica da subjetividade. Por isso, torna-se necessário repensar a práxis filosófica nas escolas, para além do contexto de crise do paradigma epistemológico dominante na modernidade, o qual funciona como alicerce da prática pedagógica moderna. As idéias de Lipman, Habermas e Paulo Freire auxiliam a repensar a forma o filosófica de professores, promovendo a necessária inser o crítica da Filosofia na escola básica. Palavras-chave: metodologia, Filosofia, forma o de professores.
Filosofia no ensino médio e seu professor: algumas reflex es  [cached]
Elisete M. Tomazetti
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2002,
Abstract: O ensino de Filosofia tornou-se novamente objeto de debates, estudos e polêmicas no campo educacional brasileiro, dando mostras de que, efetivamente, temos avan ado muito pouco na demarca o de sua importancia para a forma o do jovem estudante do ensino médio. Apesar do consenso sobre sua importancia nesse grau de ensino, continuamos a nos indagar sobre o que ensinar, como ensinar e por que o jovem aluno desprestigia esse saber juntamente, muitas vezes, com os professores de outras disciplinas. Também perguntamos sobre os problemas e desafios na forma o inicial do professor de Filosofia, que podem ser resumidos na concep o de que a docência é menos importante do que a pesquisa. Palavras-chave: ensino de Filosofia, ensino médio, professor de Filosofia.
Filosofia, Cinema e Ensino  [PDF]
Fábio Luciano Oliveira Costa
Revista Trías , 2011,
Abstract: O objetivo deste artigo é promover uma discuss o entre filosofia, cinema e ensino. Um texto (primeira se o da primeira parte de “Ser e Tempo”), com um tema filosófico (ontologia) e um filósofo (Martin Heidegger), foram escolhidos para compor a estrutura do trabalho, junto com o filme “Waking Life” (de Richard linklater), em uma turma com estudantes de filosofia do ensino médio. Outro texto,espelhado em alguns dos conceitos fundamentais da obra de Heidegger foi elaborado para constituir a pe a principal da reflex o textual filosófica em sala de aula. O texto foi distribuído e posteriormente lido e discutido com os estudantes, em seis aulas, cada uma com cinquenta minutos. Depois do texto, três cenas do filme foram exibidas, uma vez de forma ininterrupta e uma outra de forma pausada, em duas aulas, com a discuss o entre a linguagem e os temas das cenas do filme com a linguagem textual filosófica. Por fim, em mais uma aula, uma produ o escrita que respondesse a um questionário sobre o exercício realizado foi feita pelos estudantes para a finaliza o do trabalho.
Reflex es sobre a rela o entre Wittgenstein e as preocupa es contemporaneas da filosofia
Ivanaldo Santos
Princípios : Revista de Filosofia , 2011,
Abstract: O objetivo desse artigo é apresentar duas reflex es sobre a rela o entre Wittgenstein e as preocupa es contemporaneas da filosofia. Essas reflex es s o fundamentadas principalmente nas Investiga es filosóficas. Para se alcan ar esse objetivo, inicialmente, é apresentada a crítica que Wittgenstein realiza, nas Investiga es filosóficas, a tradi o filosófico-linguística do Ocidente. Após essa apresenta o, s o feitas as considera es sobre a rela o entre Wittgenstein e as preocupa es contemporaneas da filosofia.
Reflex o e constru o de conhecimentos docentes na prática de ensino de língua inglesa  [cached]
Sandra Mari Kaneko Marques
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2011, DOI: 10.5902/198464443557
Abstract: O curso de forma o inicial de professores é um dos principais espa os para a constru o de conhecimentos docentes sobre a sala de aula, envolvendo teo-rias de ensino e aprendizagem de línguas. Alguns autores argumentam que tais conhecimentos devem ser relacionados aos conhecimentos locais, uma vez que métodos e práticas desenvolvidos por pesquisadores externos podem n o condizer com as especificidades de um grupo de aprendizes num contexto educacional particular, inserido num determinado meio sociocultural (Birch, 2009). A Prática de Ensino, componente comum em tais cursos, prevê a inser o de alunos-estagiários no cotidiano escolar para que eles reconhe am e recons-truam seus conhecimentos pedagógicos, tomando como base as diversidades e adversidades dos contextos educacionais nos quais se dá a atividade docente (Gebhard, 2009). Este artigo tem como objetivo discutir dados de uma pesquisa qualitativa, que buscou investigar a complexidade do processo de (re)constru o de conhecimentos teórico-práticos em um curso de forma o inicial de professores de língua inglesa. Em se tratando de um recorte, neste trabalho, ser o discutidos os dados coletados por meio de questionários de alunos-professores e relatórios de estágio, com o intuito de melhor compreender elementos presentes nas reflex es acerca dos contextos educacionais e verificar conhecimentos acessados durante essa prática reflexiva. Resultados indicaram que durante a experiência formativa vivenciada na Prática de Ensino, os alunos-estagiários puderam desenvolver habilidades e reconstruir conhecimentos para o ensino de línguas, reconhecendo as particularidades dos contextos educacionais, por meio da prática reflexiva e colaborativa. Palavras-chave: forma o inicial, prática de ensino, reflex o.
DENEGRINDO A FILOSOFIA: O PENSAMENTO COMO COREOGRAFIA
Renato Noguera
Griot : Revista de Filosofia , 2011,
Abstract: Partindo da ideia de Deleuze que filosofia é criar conceitos, este artigo tem como objetivo apresentar a filosofia afroperspectivista, criando conceitos para articular ensino de filosofia e a educa o das rela es etnicorraciais. O conceito de denegrir trabalha para problematizar o nascimento da filosofia na busca por uma nova coreografia do pensamento.
Reflex es sobre a filosofia e a cozinha  [cached]
Uhle Agueda Bernadete Bittencourt
Cadernos CEDES , 1997,
Abstract: Este texto foi escrito buscando estudar, com base na memória biográfica, problemas específicos da realidade social, neste caso, o lugar da escola e da família na defini o do destino profissional. Trata-se aqui da história de um chefe de cozinha, com forma o universitária em filosofia e filho de família de tradicionais cozinheiros na rede hoteleira da regi o de S o Paulo. Est o em estudo, neste trabalho, os hábitos da família, a forma o profissional em escola técnica e a escola como espa o de socializa o, desejos e sonhos individuais associados aos projetos familiares e as condi es oferecidas pela sociedade em dado momento histórico. O estudo realiza também uma reflex o sobre a memória como fonte de pesquisa em sociologia da educa o.
A natureza da Filosofia e o seu ensino  [cached]
Desidério Murcho
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2002,
Abstract: O ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreens o da natureza da própria Filosofia — e do conhecimento em geral. Neste artigo, procuro mostrar que a Filosofia difere apenas em grau, e n o em espécie, de outros tipos de conhecimento, e retiro daí conseqüências para o seu ensino. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informa o adequada. Só assim poderá participar de igual para igual no debate de idéias filosóficas. Apesar de essas idéias serem praticamente senso comum nas melhores universidades onde se ensina Filosofia, elas constituem algo que ainda está longe de ser uma realidade no ensino português da Filosofia. Palavras-chave: filosofar, discuss o, aprendizagem.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.