oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
CIDADANIA E EDUCA O CONSCIENTES  [cached]
Nara Suzana Stainr Pires,Rossana Braga Pires Cavichioli
Revista Eletr?nica do Curso de Direito da UFSM , 2009, DOI: 10.5902/198136947027
Abstract: O ponto chave para o desenvolvimento reflexivo e de conhecimento da busca pelo desaparecimento das desigualdades sociais através da lutas dos membros do conjunto interessado, é a educa o, demonstrando assim a forma o ajustada na busca pela importancia de todos como verdadeiros cidad os. Ocorre que ser cidad o é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Enquanto cidadania pressup e também deveres. O cidad o tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a na o, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribui o. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justi a em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. Constituir-se cidad o aquele que possui consciência de que é sujeito de direitos. Direitos como à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, direitos civis, políticos e sociais. Falar em cidadania implica além dos direitos inerentes, também deveres. E a educa o funciona, sem nenhuma dúvida, como garantidora e formadora desta consciência cidad .
Educa o para a cidadania: quest o colocada pelos movimentos sociais  [cached]
Ribeiro Marlene
Educa??o e Pesquisa , 2002,
Abstract: O artigo problematiza a rela o entre a cidadania e a educa o das camadas populares. Tem por objetivo dialogar, no espa o e no tempo, com o conceito de cidadania, buscando averiguar se este possui conteúdo para infundir-se na educa o das camadas populares e quais seus limites e possibilidades que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a novos conceitos e práticas. Para alcan ar tal objetivo os conceitos de cidadania e de educa o s o mergulhados na história e na filosofia, mais propriamente nas condi es em que se assenta a constitui o de um cidad o, deduzindo-se, a partir daí, a educa o necessária a uma tal constitui o. As contradi es mostram as possibilidades e os limites da educa o como via preferencial de acesso à cidadania, e o fato de que os movimentos sociais populares criam novas formas de produzir, de conviver e de se educar. Nesse processo, gestam novos conceitos cujos conteúdos, marcados pelas práticas de coopera o e solidariedade, parecem projetar a emancipa o social em sentido mais amplo do que o proposto pelos princípios formais de liberdade e igualdade em que se assenta a cidadania burguesa. Assim, os movimentos sociais populares ampliam também o horizonte da educa o para além da cidadania.
Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília  [cached]
Martha dos Reis
Revista Ciência em Extens?o , 2010,
Abstract: Introdu o: Educa o, Direitos Humanos e Cidadania s o os conceitos norteadores do conjunto dos trabalhos desenvolvidos pelo NUDHUC - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marilia, sediado e coordenado pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília.Sua existência remonta ao início do ano de 1997 e se caracteriza como um espa o de discuss o e de interven o sobre a realidade social da cidade de Marília(SP) e adjacências o que é facilitado pela sua composi o plural, pois reúne membros da Universidade, representantes de entidades civis, institui es públicas e particulares e voluntários diversos. Objetivos: Os princípios que norteiam os trabalhos desenvolvidos pelo NUDHUC se pautam na compreens o de que a promo o e defesa dos direitos humanos se fazem através de um processo que deve estar em conformidade com os propósitos da Declara o Universal dos Direitos Humanos (1948) e da Declara o e Programa de A o de Viena, adotada em 1993. Tais documentos reconhecem a educa o como meio fundamental para a promo o e defesa dos direitos humanos. Diante de tal premissa, as Universidades e os centros de pesquisa têm uma responsabilidade social frente à necessidade de se educar para a paz e para a tolerancia e, consequentemente, buscar meios efetivos para a concretiza o dos direitos humanos apregoados nas Cartas e tratados internacionais. Métodos: As atividades est o sistematizadas em projetos de extens o universitária centrados no desenvolvimento de pesquisa e de interven o na realidade pesquisada. Resultados: Sendo assim, as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo ao longo da sua existência foram: coordena o da elabora o do Programa Municipal de Direitos Humanos de Marília (SP), envolvendo aproximadamente 4.000 pessoas, Seminários sobre Direitos Humanos no Século XXI, neste ano (2005), estamos na quarta edi o, Semana da Mulher e Seminários Temáticos, palestras, oficinas e conferências, coordena grupo de estudos composto por alunos da gradua o e profissionais da educa o e de outras áreas, exposi es temáticas, exibi o e debates sobre filmes e documentários. Tais projetos têm resultado na elabora o de metodologias alternativas de ensino e de material didático alternativo destinados à educa o popular de crian as, jovens e adultos. Do mesmo modo, têm favorecido uma maior aproxima o da Universidade com a comunidade na qual está inserida, pois o público alvo do conjunto dessas a es envolve a comunidade em geral e, sobretudo, grupos denominados por minorias sociais: crian as, mulheres, idosos, gays, negros, presidiários, entre outros.
Educa o, amplia o da cidadania e participa o
Jacobi Pedro Roberto
Educa??o e Pesquisa , 2000,
Abstract: Este artigo apresenta uma reflex o sobre educa o e as possibilidades de amplia o da cidadania e da participa o, considerando especialmente as condi es em que está se construindo um espa o público no Brasil, assim como os alcances e limites do processo de consolida o de engenharias institucionais inovadoras na gest o da coisa pública. Os dados foram colhidos em pesquisa realizada em quatro municípios paulistas S o Paulo, Santo André, Itu e Botucatu com a finalidade de examinar em que medida e de que forma se dá a participa o na gest o da educa o. Os resultados permitem avaliar as possibilidades e impossibilidades de viabiliza o de dinamicas inovadoras na rela o gest o local/popula o usuária. Dada a diversidade de formas de a o, foi possível analisar o papel dos diversos atores intervenientes, num contexto em que ainda convivem formas tradicionais de gest o e experiências inovadoras que come am a se legitimar aos olhos da popula o. O argumento que está no centro da reflex o sustenta que a participa o encontra-se em estreita vincula o com o processo de descentraliza o e pode ser um mecanismo essencial para a democratiza o do poder público, além de constituir um espa o vital para o fortalecimento de uma cidadania ativa e para o processo de democratiza o da a o do Estado e das suas práticas institucionalizadoras. O tema articulador tem em vista a participa o popular na gest o pública e as transforma es qualitativas na rela o Estado/Sociedade Civil, consideradas como referência de um ponto de inflex o e refor o das políticas públicas centradas na amplia o da cidadania ativa.
Educa??o permanente: direito de cidadania, responsabilidade do estado
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal;
Trabalho, Educa??o e Saúde , 2006, DOI: 10.1590/S1981-77462006000200011
Abstract: aiming to maintain a dialogue with the conception of adriana geisler, which analyze the meaning of citizenship in brazil today and propose " identifying to which concept of citizenship the notion of polytechnic is affiliated" the text tries to contribute with the composition of brazilian social reality structure, showing some reflections as assumed by social rights and the process of governmental policies to establish its totalities in the country. in this sense, the text considers, at first, the meaning of permanent education as a collective social right, and in continuation, since alteration on the nature and performance of the state in the 1990's, it analyzes the changes on the aspects of social rights and public policies of education and work. finally, it recovers the discussion on polytechnic education trying to measure it, as well as its importance, on current conditions of the education fo brazilian population.
Educa o ambienta e cidadania  [cached]
Karla Aguiar Kury
Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego , 2010,
Abstract: Este artigo objetiva estimular a reflex o acerca do modelo de desenvolvimento adotado, no mundo globalizado, e das suas implica es na quest o ambiental e na organiza o da sociedade moderna. A autora aponta a importancia da mobiliza o pública para a manuten o da qualidade ambiental, destacando a responsabilidade dos educadores na constru o de estratégias de supera o das desigualdades sociais, e a educa o ambiental como meio de articular solu es para o resgate das rela es interpessoais e do homem com a natureza, de modo a formar cidad os políticos e preocupados com a prote o ambiental e com a manuten o do direito mais importante existente no planeta, que é o direito à vida. Enviromental education and citizenship This article aims to stimulate discussion on the development model adopted by the globalized world and its implications on environmental issues. The author points out the importance of public mobilization for the conservation of environmental quality, emphasizing the responsibility of educators in building strategies to overcome social inequality, as well as environmental education as a means to reestablish interpersonal and man-nature relationships, in order to prepare political citizens concerned with environmental protection and the assurance of the most fundamental right: the right to life itself.
A Responsabilidade Social do Pesquisador em Educa o  [cached]
Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: Neste texto, critico a ideia de que a responsabilidade social do pesquisador em educa o possa ser compreendida através do bin6mio "competênciatécnica mais compromisso políticos". Analiso esta responsabilidade, examinando seus diversos aspectos, para sugerir uma outra perspectiva de síntese.
Responsabilidade social & educa o universitária  [PDF]
Maira Meira Pinto
Barbarói , 2012,
Abstract: O presente artigo versa sobre um estudo acerca da responsabilidade social de universidade comunitária do Rio Grande do Sul na vis o de seus gestores. A responsabilidade social universitária é compreendida como a capacidade que tem a universidade como institui o de difus o e coloca o em prática de um conjunto de princípios e valores. Os agentes envolvidos no processo de responsabilidade social da universidade, professores, funcionários e alunos, precisam estar disponíveis e entenderem sua participa o nesse processo, enquanto desenvolvimento da competência social, importante elemento para que se possa compreender o papel da Universidade para com seu entorno e, também, para a constru o de conhecimento. Entende-se que aí reside o principal desafio da responsabilidade social universitária: o de cada um questionar suas intencionalidades individuais frente a si, ao outro, à comunidade, à sociedade e ao mundo, tendo como referencial o propósito de vida, potencial em cada um de nós, para, após, transformá-las, juntamente com as criatividades singulares e as constru es de conhecimento particulares, em a es e atividades institucionais e coletivas. Isso será possível na medida em que os gestores universitários conseguirem estabelecer espa os de autoforma o que viabilizem processos de participa o coletivos, envolvendo docentes, discentes e funcionários nos processos decisórios. Abstract This article presents a study on the social responsibility of the community university of Rio Grande do Sul in the vision of its managers. The universitarian social responsibility is understood as the ability of the university as an institution for disseminating and putting into practice a set of principles and values. The agents involved in the social responsibility, such as university faculty, staff and students, must be available and understand their participation in this process, as development of social competence, an important element to be able to understand the role of the university to its surroundings and also for the construction of knowledge. It is understood that there lies the main challenge of universitarian social responsibility: the questioning make by each subject about his/her individual intentions against his/herself, others, community, society and the world, having as reference the purpose of life, beating in each of us, and then, transform them, along with the unique creativity and individual constructions of knowledge, into institutional and collective actions and activities . This will be possible in that university administrators can establish areas o
Educa o popular em saúde: um instrumento para a constru o da cidadania
Valeria Alves da Silva Nery,Iv?ne Gon?alves Nery,Wellington Gon?alves Nery
Ciência & Desenvolvimento , 2012,
Abstract: A Educa o Popular em Saúde (EPS) é um saber importante para a constru o da cidadania e participa o social na medida em que vem contribuindo para a cria o de uma nova consciência sanitária das políticas públicas. Adotada como “diretriz teórica e metodológica da política de Educa o em Saúde do Ministério da Saúde” (BRASIL, 2007), um de seus desafios é propor estratégias que possam ser incorporadas nos cursos de gradua o da área de saúde. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em relatar a experiência docente no incentivo da prática do exercício popular na forma o de profissionais de saúde. Trata-se de um relato de experiência fundamentado em uma abordagem qualitativa, das atividades desenvolvidas pelos docentes, bolsistas e discentes voluntários do Projeto de Extens o Construindo a cidadania na perspectiva da Educa o popular em saúde, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no município de Jequié-BA. Os dados foram obtidos a partir das oficinas e atividades desenvolvidas com a comunidade, no período de mar o de 2005 a julho de 2008. Os resultados evidenciaram que as atividades do projeto vêm despertando e incentivando a comunidade acadêmica e extra-acadêmica quanto à necessidade e importancia da prática da educa o popular em saúde, enfocando a participa o popular e o controle social no Sistema único de Saúde (SUS) e a necessidade e relevancia da articula o entre as atividades de extens o, pesquisa e de ensino para subsidiar a forma o profissional.
Educa o e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de acelera o em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF/Education and citizenship: stories from an essay along pupils from an acceleration class of basic education in Brasilia - DF
Alane de Lucena Leal,Ana Maria Falc?o de Arag?o Sadalla,Roberta Gurgel Azzi,Ana Maria Falc?o de Arag?o Sadalla,Leny Magalh?es Mrech,Patrícia Cristina Albieri de Almeida,Sylvia Helena Souza da Silva Batista,Marilene Proen?a Rebello de Souza,Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha,Maria Helena Melhado Stroili,Priscila Larocca,Maria Luiza Fava Lopes Camargo de Assis,Cristina de Carvalho Bar?o,Maria de Fátima Guimar?es Bueno,Andréa Varsone Carreri,Andrea Patapoff Dal Coleto,Valéria Maria Chaves de Figueir
ETD : Educa??o Temática Digital , 2007,
Abstract: O presente trabalho relata os resultados preliminares da realiza o de uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do DF, de uma Classe de Acelera o-CA, como base para um novo modelo da prática de ensino e da forma o da cidadania. Para tanto, desenvolveram-se oficinas com alunos da CA, utilizando-se a prática do Psicodrama Pedagógico bem como exercícios de Tai Chi Chuan. Nesses encontros, foram trabalhados elementos pertinentes ao tema Cidadania, entendido como o próprio direito à vida no sentido pleno. This paper aims reports some results of a counseling program carried out with elementary school as a basic developed under the psychodramatic approach its essence and one’s own citizenship. The paper developed workshops with students from an Acceleration Class in a Public System Elementary School. Those meetings approached to Citizenship, which was understood through broader meanings of the right to live. Keywords Constru o da cidadania --- Cidadania-Educa o --- Cidad o --- Forma o pela educa o --- Citizenship --- Education
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.