oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Biblioteca digital de teses e disserta es da UERJ: desafios e oportunidades Biblioteca digital de tesis y disertaciones de la UERJ: desafíos y oportunidades.  [cached]
Christina Thereza Rachel Bottari,Neusa Cardim da Silva
Informa??o & Informa??o , 2011, DOI: 10.5433/1981-8920.2011v16n1p88-101
Abstract: Aborda a importancia das bibliotecas digitais, especificamente de teses e disserta es, no contexto da dissemina o da informa o produzida pelas comunidades acadêmicas. Tra a um panorama dos Programas de Pós-Gradua o oferecidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Destaca o papel do IBICT como idealizador e coordenador do Projeto da Biblioteca Digital Nacional de Teses e Disserta es (BDTD) e os procedimentos estabelecidos para a ades o das Institui es de Ensino Superior (IES), como participantes desse projeto. Cita o Sistema TEDE, customizado e distribuído gratuitamente pelo IBICT, com a finalidade de apoiar as IES na implanta o de suas BDTDs. Descreve as etapas do processo de implanta o da BDTD-UERJ, bem como os obstáculos e desafios enfrentados. Finaliza destacando os benefícios obtidos, as perspectivas futuras de cria o de novos produtos e servi os e da avalia o dos métodos e técnicas empregados até o momento.
Envelhecimento e dependência: desafios a serem enfrentados
Areosa, Silvia Virginia Coutinho,Areosa, Antonio Luiz
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2008,
Abstract: O envelhecimento da popula o mundial e a quest o da dependência s o dois importantes desafios que os países ter o que enfrentar neste século. Esses desafios requerem maiores exigências econ micas e sociais e necessitam de políticas e programas adequados para que a seguridade social possa continuar atendendo as necessidades das pessoas com mais de 65 anos e das que sofrem de algum tipo de dependência. A Organiza o Mundial da Saúde (OMS) sustenta que todos os países e, principalmente, os em vias de desenvolvimento precisam fazer planos e agir, pois as medidas para ajudar que as pessoas de mais idade continuem ativas devem ser tratadas prioritariamente. As taxas de dependência das pessoas idosas mudam rapidamente em todo mundo (a tendência é de que quase dupliquem até 2025) e mostram o prognóstico das políticas previdenciárias ao longo dos anos. Este estudo bibliográfico tem por objetivo mostrar a importancia da seguridade social no Brasil, nas formas de aposentadoria, pens o e benefícios. Para tanto fará uso de dados secundários colhidos através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2002).
THE CHALLENGES FACED BY THE MALE GENDER EXECUTIVE SECRETARY PROFESSIONAL IN CONTEMPORARY ORGANIZATIONS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO DO GêNERO MASCULINO NAS ORGANIZA ES CONTEMPOR NEAS
Concei??o de Maria Pinheiro Barros,Diego Saulo Alves Izequiel,Joelma Soares da Silva
Revista de Gest?o e Secretariado , 2011,
Abstract: The Professional Executive Secretary has been occupying space increasingly evident in the labor market and organizational structure, both because of market demand, the needs of dynamism in the modern administration that demonstrates the growth of the reference to it. It has sought in his field vision and attitude of performance excellence with fulfilling its role with its own characteristics. This study aims to investigate the general challenges for the Executive Secretariat professional male in contemporary organizations. We defined the following objectives: to analyze the insertion of the male in the profession of Executive Secretary and identify the challenges faced by the Executive Secretary of the males to their development and professional growth. To this end, we performed a literature search, followed by a field survey. It is a qualitative research because data collected, and then make a qualitative analysis of results from selected literature. The survey was conducted in organizations from the public and private, state of Ceará. The sample was represented by professional male graduates in the executive secretariat at the Federal University of Ceará and working in the area. After analyzing the data it was concluded that despite the obstacles to be overcome, the tendency is that these opportunities work for the professional male grow, requiring that all actors in the field to seek gender equity in the profession. O profissional de secretariado executivo vem ocupando espa o cada vez mais evidente no mercado de trabalho e na estrutura organizacional, tanto em virtude da demanda de mercado, quanto das necessidades de dinamismo na administra o moderna que demonstra o crescimento da referência deste profissional. Tem buscado em seu campo de trabalho vis o e atitude de atua o com excelência cumprindo o seu papel com características próprias. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios para o profissional de secretariado executivo do gênero masculino nas organiza es contemporaneas. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar a inser o do gênero masculino na profiss o de secretariado executivo e identificar os desafios enfrentados pelo secretário executivo do gênero masculino para o seu desenvolvimento e crescimento profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por apresentar os dados coletados e, em seguida, fazer uma análise qualitativa dos resultados com base na literatura selecionada. A pesquisa foi efetuada em organiza e
Mapas comunicativos e desafios na era digital  [PDF]
Hung, Elías Said
Civitas , 2009,
Abstract: O presente artigo realiza um trabalho reflexivo iniciado na tese apresentada pelo autor (Said, 2006) no Doutorado “Tecnologia, estruturas e tratamento da informa o” da Universidad Complutense de Madrid. A partir deste trabalho avan ouse para a SIC, que se refere à sociedade da informa o e do conhecimento, digitaliza o, telemática e prop s também um termo que se espera venha a ser recebido com interesse pela comunidade acadêmica e profissionais relacionados com o assunto tratado neste texto: mapas comunicativos, que será apresentado neste artigo, com o objetivo de contribuir para a gera o de propostas que conduzam a solu es sobre como lidar com os desafios comunicativos colocados pelas realidades sócio-culturais, políticas e econ micas específicas das nossas sociedades.
Communicative maps and challenges in the digital era =Mapas comunicativos e desafios na era digital  [PDF]
Hung, Elías Said
Civitas , 2009,
Abstract: O presente artigo realiza um trabalho reflexivo iniciado na tese apresentada pelo autor (Said, 2006) no Doutorado "Tecnologia, estruturas e tratamento da informa o" da Universidad Complutense de Madrid. A partir deste trabalho avan ou-se para a SIC, que se refere à sociedade da informa o e do conhecimento, digitaliza o, telemática e prop s também um termo que se espera venha a ser recebido com interesse pela comunidade acad~emica e profissionais relacionados com o assunto tratado neste texto: mapas comunicativos, que será apresentado neste artigo, com o objetivo de contribuir para a gera o de propostas que conduzam a solu es sobre como lidar com os desafios comunicativos colocados pelas realidades sócio-culturais, políticas e econ micas específicas das nossas sociedades.
Educa o, preven o e drogas: resultados e desdobramentos da avalia o de um jogo educativo
Monteiro Simone Souza,Vargas Eliane Portes,Rebello Sandra Monteiro
Educa??o & Sociedade , 2003,
Abstract: Este artigo apresenta os resultados da avalia o do "Jogo da Onda", um jogo sobre a preven o contra HIV/AIDS e uso de drogas, desenvolvido pela Funda o Oswaldo Cruz. Informado por uma abordagem qualitativa (grupo focal, observa o direta do uso do jogo e questionário), o estudo analisa a opini o de 62 estudantes e 17 educadores da rede pública de ensino (Rio de Janeiro/Brasil) sobre o uso do jogo e as temáticas tratadas no material. Para os estudantes e educadores o jogo gera informa o, estimula a reflex o e o diálogo acerca de situa es do cotidiano relacionadas ao uso de drogas. A vis o dos jovens acerca dos temas do jogo aponta para a relevancia da percep o do usuário na avalia o do alcance das mensagens veiculadas em recursos de educa o em saúde. Os resultados do estudo motivaram o desenvolvimento e a avalia o de novos conteúdos, principalmente sobre saúde reprodutiva e rela es de gênero, que ir o integrar as edi es futuras do "Jogo da Onda". Os novos conteúdos privilegiam as interfaces entre os desafios enfrentados pela juventude na atualidade: epidemia de HIV/AIDS, DST, consumo de drogas lícitas e ilícitas, inicia o sexual, gravidez n o-planejada, entre outros.
Sobreviver ao medo da viola??o: Constrangimentos enfrentados pelas mulheres
Berta,Margarida; Ornelas,José H.; Maria,Susana G.;
Análise Psicológica , 2007,
Abstract: this paper main goal is to explore more about women lives constraints resulting from fear of rape, to know its reality as well as how women deal with it, and where do they think this fear come from. the existence of these constraints, due to fear of rape, are legitimate and should be faced as both a social phenomenon and problem itself. eighteen college students from instituto superior de psicologia aplicada, with 19 to 25 years old, participate in our research. data was gathered through focus groups formation, in a feminist participatory research context. the results analysis leads the authors to assume that crime of rape constrain women freedom, as well as their lives quality and well being, and a change to a social structure free from this crime is necessary.
OS DESAFIOS DO PROCESSO DE EXPATRIA O NO CENáRIO SINO-BRASILEIRO: O CASO DA WEG S.A NA CHINA  [cached]
Janaina Mortari Schiavini,Flavia Luciane Scherer,Gilnei Luiz de Moura,Italo Fernando Minello
InternexT : Revista Eletr?nica de Negócios Internacionais da ESPM , 2011,
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de expatria o da WEG Equipamentos Elétricos S.A na China. O movimento recente de internacionaliza o de empresas brasileiras é caracterizado por casos de multinacionais como a WEG, que realiza Investimentos Diretos no Exterior buscando aumentar suas participa es no mercado internacional e obter vantagem competitiva. O estudo possui caráter descritivo e natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, no qual o objeto de observa o foi o processo de expatria o da WEG na China. Utilizaram-se inicialmente dados secundários, com objetivo de caracterizar a empresa, seu histórico de internacionaliza o e a decis o do modo de entrada na China. Posteriormente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujos questionamentos buscaram entender como ocorreu a expatria o dos colaboradores da WEG na miss o chinesa, com base no modelo de Tanure, Evans e Pucik (2007), referente às etapas do processo de expatria o. Os resultados da pesquisa mostram os desafios enfrentados pela empresa com a sua inser o no mercado asiático, além dos aspectos determinantes no processo de expatria o. Espera-se que este trabalho contribua para gera o de conhecimento sobre a internacionaliza o de empresas brasileiras e a condu o de suas expatria es, sendo essas as temáticas que demandam por pesquisas conclusivas para maior esclarecimento dos modelos teóricos na realidade brasileira.
Obligaciones hacia generaciones futuras: el caso contractual  [PDF]
Loewe, Daniel
Veritas , 2010,
Abstract: Neste texto, investiga-se a extens o diacr nica da comuni- dade moral no ambito de teorias contratualistas. Para isso, examinam-se críticas à possibilidade lógica de sustentar obriga es em rela o a gera es futuras e se abordam modelos argumentativos contratualistas de justifica o dessas obriga es que se baseiam no interesse próprio e na imparcialidade. De acordo com essa pesquisa, a melhor defesa dessas obriga es se pode articular recorrendo a esse último tipo de contratualismo.
Fotografia: desafios da interdisciplinaridade  [PDF]
Borges, Maria Eliza Linhares
Estudos Ibero Americanos , 2005,
Abstract: O presente artigo toma a fotografia como ponto de partida para refletir sobre os possíveis diálogos entre dois campos de conhecimento específicos: a História Social da Cultura e a História da Arte. Além de analisar algumas das principais quest es que hoje permeiam o debate relativo ao uso das representa es imagéticas, sobretudo da fotografia, na História da Arte, na Historia da Fotografia e na História Social da Cultura, o artigo também identifica e discute os desafios enfrentados pelo profissional da História strictu senso na análise da composi o fotográfica, cada vez mais utilizada nas pesquisas históricas.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.