oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Alfabetiza??o, leitura, escrita: 25 anos da ANPEd e 100 anos de Drummond
Goulart, Cecília;Kramer, Sonia;
Revista Brasileira de Educa??o , 2002, DOI: 10.1590/S1413-24782002000300011
Abstract: this article seeks to review the trajectory of the working group ";literacy, reading and writing";, in the period 1991-2001, based on an analysis of diverse historical texts, reports, programmes and abstracts of the annual meetings of anped. it emphasises the principle themes and areas of knowledge, indicates and analyses important advances and fragilities, mapping the development of the working group and revealing aspects of the history of the association itself. the poet carlos drummond, in the year in which we commemorate the centenary of his birth, accompanied us in our review of this period, revealing unseen aspects of the reality under analysis, highlighting simplicity as a criterion. the text is dedicated to magda soares, one of the founders of the working group, with a notable production in this field of study.
Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise dessa rela o em crian as em fase inicial de alfabetiza o  [cached]
Volney da Silva RIBEIRO
Entrepalavras : Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC , 2011,
Abstract: Este artigo é uma revis o bibliográfica que busca analisar a rela o entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita, em crian as em fase inicial de alfabetiza o. Ele analisa diversos estudos os quais verificam se a estimula o da consciência fonológica, de fato, auxilia as crian as em fase inicial de alfabetiza o no que diz respeito a sua evolu o em leitura e em escrita. Esta revis o bibliográfica procura examinar n o só a importancia da consciência fonológica para a leitura e a escrita, sobretudo em ortografias transparentes, como o português brasileiro, mas também aclarar quest es relativas ao melhor desempenho na aquisi o do código escrito, por atividades que estimulem a consciência fonológica.
SíNDROME DE DOWN: ANáLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZA O DE 2001 A 2011. DOWN SYNDROME: ANALYSIS OF ARTICLES ABOUT READING, WRITING AND LITERACY (2001 - 2011)  [PDF]
Bruna Cristina Comin,Maria da Piedade Resende da Costa
Revista Eletr?nica de Educa??o , 2012,
Abstract: Com os avan os das pesquisas e dos recursos disponíveis para o atendimento à pessoa com Síndrome de Down é que se torna possível observar os espa os que esta vem conquistando no mercado de trabalho, assim como no ensino superior. Desta forma, o papel da leitura e escrita é fundamental para que este caminho se torne possível. Pensando nestas afirma es, este estudo traz a seguinte problemática: quais artigos relacionam a temática da Síndrome de Down com assuntos como: leitura, escrita e alfabetiza o? Diante desta quest o é que este estudo tem como objetivo identificar os Artigos já produzidas na área da Síndrome de Down, focando a leitura, escrita e alfabetiza o por meio de uma revis o bibliográfica pelo SciELo, Google Acadêmico e Portal CAPES. O presente estudo justifica-se na medida em que oferece uma dimens o da totalidade de trabalhos produzidos sobre a temática em quest o, identificando os avan os tidos sobre o assunto. Os dados apontam que a maior parte das pesquisas sobre a Síndrome de Down é realizada pela área de biológicas. é possível concluir, portanto, a importancia em se desenvolver mais trabalhos pela área de humanas sobre a pessoa com Síndrome de Down. Na segunda parte deste estudo, sobre a rela o entre o termo Síndrome de Down e os termos leitura, escrita e alfabetiza o, foram identificadas contribui es de diversas áreas do saber.With advancements in research and available resources for Down Syndrome people it is possible to observe the space they are conquering in labor market, as well as in college. Hence, reading and writing have an essential role in making this path possible. Bearing these statements in mind, this work brings the following question up: how many and which are the articles that have already been produced in Down Syndrome field that focus on reading, writing and literacy? A bibliography research was made via SciELo, Google Scholar and Portal CAPES tools. The present study is justified because it presents the total dimension of academic works about Down Syndrome. Data indicate that most of Down Syndrome research is carried out by the Biology field. It is possible to conclude, therefore, the importance of developing more works about Down Syndrome in Humanities. On the second part of this research, on the relationship between Down Syndrome and reading, writing and literacy terms, contributions in several knowledge areas were identified.
Psicogênese da língua escrita, universais lingüísticos e teorias de alfabetiza o  [cached]
Luiz Antonio Gomes Senna
Alfa : Revista de Linguística , 2001,
Abstract: O que há entre universais lingüísticos e a psicogênese da língua escrita? Neste artigo, levanto algumas quest es polêmicas sobre um possível problema conceituai no uso da lingüística chomskyana numa teoria semiótica de alfabetiza o. Os universais de Chomsky - baseados no Dispositivo de Aquisi o da Linguagem (LAD) e numa mente modular - podem comprometer todo o projeto de abordagem psicogenética do desenvolvimento da língua escrita, uma vez que n o existe nenhuma motiva o filogenética, com base na qual se possa tratar da alfabetiza o de modo similar Tao empregado para explicar a aquisi o da língua materna.
Aprendendo a ler e a escrever: a narrativa das crian as sobre a alfabetiza o  [cached]
Correa Jane,MacLean Morag
Psicologia: Reflex?o e Crítica , 1999,
Abstract: Esse estudo examina as narrativas orais feitas por crian as da primeira série escolar acerca da alfabetiza o. Foram entrevistadas 38 crian as vindas de famílias de baixa renda e que freqüentavam uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. A maioria das crian as que encontraram dificuldade durante o processo de alfabetiza o produziu narrativas que se referiam à descri o da rotina escolar ou de atividade relacionada à leitura e à escrita sem men o ao desempenho do protagonista da história. Por outro lado, as crian as que foram bem-sucedidas produziram um número significativo de histórias relatando o sucesso do protagonista durante o aprendizado inicial da leitura e da escrita. Poucas histórias foram produzidas, por ambos os grupos, narrando o insucesso do protagonista. Os resultados foram discutidos com rela o às representa es acerca da experiência de sucesso ou fracasso experimentado pela crian a em seu aprendizado.
A escrita da língua de sinais como meio natural para a alfabetiza o  [cached]
Giovana Fracari Hautrive,Edna Márcia de Souza
Revista Educa??o Especial , 2010,
Abstract: Tomar o tema alfabetiza o de crian as surdas, atualmente, é direcionar o olhar para a prática docente que demanda rumos para além do espa o escolar. Questionamentos que circulam a prática cotidiana transformam-se em um desafio,exigindo uma atitude investigativa. O artigo tem o propósito de problematizar o processo de alfabetiza o de crian as surdas. A reflex o proposta emerge da prática cotidiana. Este artigo estrutura-se a partir de fios teóricos que contemplam estudos de Vigotski (1989, 1994, 1996, 1998), Stumpf (2005), Quadros (1997), Bolzan(1998, 2002), Skliar ( 1997a, 1997b, 1998), a partir dos quais problematiza os processos envolvidos na constru o da linguagem escrita. Destacam-se, como resultados, a importancia da aquisi o da língua de sinais como primeira língua na educa o de surdos e o aprendizado da língua de sinais escrita. Aspectos importantes para que o aluno surdo seja respeitado na condi o de ser alfabetizado na sua primeira língua. Aponta-se para a necessidade de um redirecionamento no processo de alfabetiza o de crian as surdas, fazendo com que aspectos importantes da linguagem, como seu papel na estrutura o do pensamento e seu aspecto comunicativo, sejam respeitados e considerados nesse processo. Dessa forma, sublinha-se a aprendizagem da escrita da língua de sinais como fundamental, que deve ocupar um papel central na proposta didática da sala de aula, favorecendo as contradi es que colocam o aluno em situa o de conflito cognitivo, respeitando a diversidade inerente a cada ser humano. Considera-se que a produ o da língua de sinais escrita é uma ferramenta adequada para que os alunos surdos registrem sua língua visual. Palavras-chave: Alfabetiza o. Escrita da Língua de Sinais. Surdos.
O processo de alfabetiza o escolar numa perspectiva crítica
Sérgio Antonio da Silva Leite,Cíntia Wolf do Amaral,Maria do Carmo Martins,Maria de Lourdes Pinto de Almeida,,Milton José de Almeida,Sandra Berenice Villodre Alliegro,Célia Maria Boscolo,Silvia Maria Azevedo dos Santos,Maria José D'Elboux Diogo,Paulino José Orso,Márcia Maria Strazzacappa Hernández,Paulino José Orso,Márcia do Nascimento V. Antunes,Luís Marcelo Alves Ramos
ETD : Educa??o Temática Digital , 2000,
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetiza o escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concep o de alfabetiza o considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetiza o escolar pode colaborar com a forma o do cidad o crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracteriza o do cidad o crítico; papel da escola na forma o do cidad o crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetiza o escolar numa perspectiva crítica. This research aimed to describe the characteristics of the literacy process, developed in a critical perspective. It was planned a selected sample with four educators who maintained a modern literacy concept, according to previous criterion. Data were collected by recurrent interviews, aiming to identify the relations between the school literacy process and critical citizenchip. The analysis of verbal reports identified four thematic groups: the characteristics of critical citizenchip; the role of the school in critical student development; the analysis of traditional educational practices; the theoritical and methodological principles of school literacy process in a critical perspective. Keywords Alfabetiza o crítica --- Alfabetiza o e cidadania --- Leitura/escrita --- Critical literacy --- Literacy and citizenchip --- Reading/writing
Cartilha de alfabetiza o e cultura escolar: um pacto secular  [cached]
Mortatti Maria do Rosário Longo
Cadernos CEDES , 2000,
Abstract: No Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organiza o republicana da instru o pública, observa-se o início de um movimento de escolariza o das práticas de leitura e escrita e de identifica o entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a quest o dos métodos. A partir de ent o, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretiza o dos métodos propostos e, em decorrência, de configura o de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concep es de alfabetiza o, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas quest es, problematizar a rela o entre cartilha de alfabetiza o e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educa o e da alfabetiza o em nosso país.
Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetiza??o
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra;Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo;Ferracini, Fernanda;Caparrotti, Nayá Bellintani;Carvalho, Marlene Ribeiro de;Raad, Alexandre José;
Psicologia Escolar e Educacional , 2004, DOI: 10.1590/S1413-85572004000200007
Abstract: this study aims to identify the reading strategies &– logographic, alphabetic and orthography &– used by children without reading learning difficulties manifested and the relation between the strategies and writing performance. it were evaluated 55 first class students from public school with the prova de escrita sob ditado and teste de competência de leitura silenciosa &– tecolesi. the results showed positive correlation between the students‘ score in prova de escrita sob ditado and tecolesi (r = 0,33; p = 0,028). the poor readers group was discriminated by the phonological strategy performance; the others didn‘t discriminate the groups. it‘s shows that this strategy is the more frequently used in this school stage. by this result, it‘s suggests to teach reading strategies in the beginning of the reading acquisition.
O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetiza o de crian as no primeiro ano do ensino fundamental  [cached]
Tamara Cardoso André,Leilah Santiago Bufrem
ETD : Educa??o Temática Digital , 2012,
Abstract: Estuda o conceito de escrita que pode ser inferido das teorias de Vygotsky e Leontiev. Os autores n o elaboraram um conceito acabado de escrita. No entanto, os experimentos realizados por Vygotsky para o estudo do desenvolvimento da escrita, suas concep es acerca das fun es psicológicas superiores e dos sistemas de signos e instrumentos, bem como a teoria da atividade de Leontiev, contribuem para a formula o de uma concep o de escrita e alfabetiza o. Apresenta as observa es etnográficas em uma classe de alfabetiza o, com o objetivo de investigar sobre as rela es entre a crian a de cinco anos e a escrita. O problema da pesquisa é o significado da alfabetiza o desde a terna infancia, defendido por Vygotsky (2000), e o modo como isto vem ocorrendo no caso específico de uma sala de aula.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.