oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O "ALFONIC", um pré-alfabeto que deu certo  [cached]
Rafael Eugenio Hoyos-Andrade
Alfa : Revista de Linguística , 2001,
Abstract: Preocupa es semelhantes às dos alfabetizadores brasileiros de hoje levaram, anos atrás, os seus colegas franceses a uma proposta singular a utiliza o de um sistema de escrita nao-ortogr fico que permitiria às crian as reproduzir livremente a linguagem oral própria. Esse sistema, de inspira o fonológica, chamado ALFONIC baseia-se no critério da biunivocidade entre letras e sons ("fonemas") e na necessidade de possibilitar às pessoas n o alfabetizadas, sem o constrangimento e incongruências da ortografia tradicional, a comunica o gráfica, como substituto direto da comunica o oral. Um dos primeiros resultados constatados foi "uma explos o de produ o escrita". N o poderia esta experiência ser aplicada ao português?
Múltiplas dimens es para um país de leitores: resenha
Francisca Rasche
Revista ACB , 2005,
Abstract: [Portuguese] Resenha sobre o livro LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura política para o livro. S o Paulo: Summus, 2004. [ English ] Book review from LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura política para o livro. S o Paulo: Summus, 2004.
História da Leitura, Leituras da História: O Livro e os Leitores na Idade Moderna
Rosilene Alves de Melo
S?culum : Revista de História , 1996,
Abstract: Autor/Obra Resenhada: Roger Chartier. A Ordem dos Livros: Leitores, autores e Bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Brasília, Editora da UNB, 1994.p. 233-238
1989-1999 : deu anys d'informatització de la Xarxa de Biblioteques
Pi i Vendrell, Núria
BiD : Textos Universitaris de Biblioteconomia i Documentació , 2000,
Abstract: Versió abreujada del treball realitzat el maig de 2000 com a memòria de l'assignatura de Pràctiques de la llicenciatura en Documentació. L'article presenta la trajectòria del Projecte d'informatització de la Xarxa de Biblioteques des de 1989, any en què es va adquirir un sistema de gestió bibliotecària, fins l'abril de 2000. Després d'una breu introducció sobre el context, s'hi descriuen l'evolució dels diferents elements del Projecte, i l'equipament i infraestructura. Finalment es fa una valoració general de les fites assolides pel Projecte durant aquests deu anys. Les valoracions i opinions són exclusivament les de l'autora i no tenen la intenció de representar l'opinió del Servei de Biblioteques de la Diputació de Barcelona.
OS LEITORES COMO GATEKEEPERS DAS NOTíCIAS ON-LINE: Brasil, China e Estados Unidos  [cached]
Pamela J. Shoemaker,Philip R. Johnson,Hyunjin Seo,Xiuli Wang
Brazilian Journalism Research , 2010,
Abstract: A popularidade dos itens de notícias on-line é calculada pelos sitesde notícias como fun o do comportamento dos leitores, tais comoclicar sobre ou ler artigos, encaminhá-los via e-mail para outraspessoas, comentá-los ou discuti-los e até seguir os links para elesnos blogs. Os sites de notícias on-line muitas vezes fornecemlistas que mostram a ordem de popularidade dos artigos que s oatualizadas durante o dia todo. A popularidade reflete n o somenteo interesse dos indivíduos, mas pode também representar acomunica o de um leitor individual a outras pessoas. No caso dosartigos enviados via e-mail , os destinatários podem ser amigos,parentes ou colegas. Quando os leitores acrescentam comentáriosembaixo de um artigo, podem alcan ar qualquer um na Internet.Quando os leitores se comunicam com outros leitores, aumentam oprocesso normal de gatekeeping, porém suas escolhas podem n orefletir os valores das notícias dos jornalistas que elaboraram ossites. Este estudo compara os valores das notícias dos leitores noBrasil, na China e nos Estados Unidos.
A FORMA O DE PROFESSORES-LEITORES: AS MARCAS DE UM CAMINHO E SUAS RELA ES COM UMA EDUCA O PARA A LEITURA  [cached]
Ana Cláudia de Souza
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: A FORMA O DE PROFESSORES-LEITORES: AS MARCAS DE UM CAMINHO E SUAS RELA ES COM UMA EDUCA O PARA A LEITURA
MARGINáLIA, ‘ZEITGEIST’ E MEMóRIA DO TEMPO PRESENTE: OS COMENTáRIOS DE LEITORES NO CIBERJORNALISMO  [cached]
Marcos Palacios
Brazilian Journalism Research , 2012,
Abstract: Este ensaio prop e-se a uma aplica o do conceito de Marginália ao texto jornalístico e mais particularmente sua utiliza o para a caracteriza o de Comentários de Leitores no Ciberjornalismo, como uma forma emergente de Memória. Marginália é discutido em sua acep o clássica e em seguida transposto para a situa o de produ o jornalística. A ideia de Marginália jornalística é também associada ao tema da Guerra das Memórias, mas assinala-se, fundamentalmente, o valor da preserva o de tais comentários como possíveis indicadores de um Zeigeist a ser eventualmente recuperado, a partir de uma determinada distancia histórica. S o fornecidos alguns exemplos de Marginália em jornalismo em veículos on-line. Chama-se a aten o para a necessidade de entendimento de Marginália como um “texto”, no sentido amplo da palavra, pelo que todos os formatos (multi)mediáticos incorporados como contribui es de leitores devem ser englobados pelo conceito e, consequentemente, pelos esfor os que se devem envidar para a sua preserva o para usos futuros.
Prezados Leitores,  [cached]
Débora P. Ronconi
Produ??o , 2011, DOI: 10.1590/s0103-65132011000400001
Abstract:
Prezados Leitores  [cached]
Linda Lee Ho
Produ??o , 2010, DOI: 10.1590/s0103-65132010000400001
Abstract:
Prezados Leitores  [cached]
Linda Lee Ho
Produ??o , 2010, DOI: 10.1590/s0103-65132010000300001
Abstract:
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.