oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Os tribunais e as novas tecnologias de comunica o e de informa o  [cached]
Santos Boaventura de Sousa
Sociologias , 2005,
Abstract: Este artigo discute como, a partir da década de 1990, a problemática da rela o entre os tribunais e as novas tecnologias de comunica o e de informa o (NTCI) e, em especial, da rela o entre os tribunais e a comunica o social, coloca novas quest es para uma análise das rela es entre as institui es de justi a e a sociedade. De um lado, surge a quest o da vontade e da capacidade do Estado e do Direito para regular as novas tecnologias e os novos interesses de comunica o e de informa o, bem como para incriminar e punir as novas atividades socialmente danosas que, por via delas, tornaram-se possíveis. De outro lado, o impacto da expans o exponencial das novas tecnologias e dos novos interesses informacionais e comunicacionais no Direito e nas suas institui es, nomeadamente os tribunais. S o debatidas quest es como a informatiza o dos tribunais, as novas técnicas de gest o e seus impactos nas rela es inter-profissionais, na mediatiza o da justi a, na funcionalidade interna dos tribunais e nas regras e estilos de atua o profissional, assim como, o impacto das novas tecnologias de comunica o e de informa o e, sobretudo, dos meios de comunica o na rela o entre os tribunais e a sociedade informatizada e mediatizada. Conclui afirmando a necessidade de explorar as potencialidades democráticas das novas tecnologias, as novas possibilidades de democracia deliberativa e participativa, as novas formas de controle público, tanto do Estado como da produ o privada de bens públicos.
Novas tecnologias de informa o e gest o em tempos de globaliza o Nuevas tecnologias de información y gestión en tiempos de globalización  [cached]
Edmeire Cristina Pereira,Raquel Rutina
Informa??o & Informa??o , 2001, DOI: 10.5433/1981-8920.2001v6n2p
Abstract: Analisa os efeitos da globaliza o da economia sobre as novas tecnologias de informa o e gest o. Procura caracterizar algumas tendências que parecem relacionar-se diretamente ao estudo da biblioteconomia brasileira e, por conseguinte, do mercado de trabalho de seus profissionais, a saber: a informa o como instrumento estratégico da política econ mica, novas tecnologias de armazenagem, recupera o e dissemina o da informa o, novas formas de a o/gest o dos recursos informacionais e o Mercosul, como uma excelente oportunidade de negócios para os profissionais da informa o. Conclui e sugere aos bibliotecários ou profissionais da informa o que, estes devem se comprometer com as transforma es sociais e apresentar nesta década de 90 um comportamento profissional pró-ativo, em termos de: inova o, criatividade, vis o estratégica, comportamento empreendedor e educa o continuada, nas unidades de informa o sob sua responsabilidade.
INFORMA O AMBIENTAL E NOVAS TECNOLOGIAS: Da necessidade de politiza o para a sustentabilidade  [cached]
Francielle Benini Agne Tybusch,Ricardo Rossato
Revista Eletr?nica do Curso de Direito da UFSM , 2013, DOI: 10.5902/198136948399
Abstract: O presente artigo tem como objetivo destacar a informa o ambiental e as novas tecnologias como instrumentos capazes de produzir a politiza o para a sustentabilidade do meio ambiente. Pois, a informa o concede ao indivíduo a possibilidade de atuar de forma consciente no desenvolvimento; no conhecimento das Novas Tecnologias e no que se refere ao meio ambiente. Além disso, as tecnologias podem ser utilizadas em processos de mobiliza o, divulga o e dissemina o de informa es que podem ser consideradas instrumentos eficazes na busca pela sustentabilidade, produzindo assim, possíveis solu es para algumas das demandas ambientais atuais.
Tecnologias Semanticas: Novas Perspectivas para a Representa o de Recursos Informacionais Tecnologías Semánticas: Nuevas Perspectivas para la Representación de los Recursos de Información  [cached]
Rogério Aparecido Sá Ramalho,Marcos Teruo Ouchi
Informa??o & Informa??o , 2012, DOI: 10.5433/1981-8920.2011v16n3p60-75
Abstract: Introdu o: O aumento exponencial no volume de informa es disponibilizadas em ambientes digitais e as novas tecnologias Web têm acarretado verdadeiras mudan as paradigmáticas no ambito da atua o dos profissionais da informa o, evidenciando a necessidade de novos instrumentos e métodos de representa o e organiza o de informa es. Objetivo: Apresentar uma vis o geral das denominadas Tecnologias Semantica, analisando a evolu o tecnológica e conceitual à luz dos avan os teóricos da área de Ciência da Informa o. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Verificou-se que a utiliza o de Tecnologias Semanticas apresenta-se como uma abordagem capaz de suprir as necessidades informacionais emergentes e oferece um impulso para o reposicionamento dos profissionais da informa o na sociedade contemporanea, apontando perspectivas inovadoras e novas possibilidades no fazer profissional da área de Ciência da Informa o. Conclus es: As análises revelam a importancia das novas tecnologias de representa o, evidenciando a necessidade do fortalecimento da forma o lógico-matemática no ambito da área de Ciência da Informa o e sistematiza o de diretrizes teórico-metodológicas que favore am o ensino das novas competências profissionais necessárias para representa o e organiza o de conteúdos em ambientes digitais.
ENSINO DE HISTóRIA E A INCORPORA O DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMA O E COMUNICA O: UMA REFLEX O
Carlos Augusto Lima Ferreira
Revista de História Regional , 2007,
Abstract: The objective of this article is to discuss the teaching of History and the Incorporation of New Technologies of Information and Communication, besides fomenting a reflection of the professionals of the area specially teachers of high school and basic level. This is a pertinent discussion and it is applied to a revision of the teaching of History, aiming at contributing to its improvement and allowing that teachers and students can learn and construct history using new didactic resources. O objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino de História e a Incorpo-ra o das Novas Tecnologias da Informa o e Comunica o, além de fomentar uma reflex o dos profissionais da área - notadamente os professores do ensino médio e fundamental. Esta é uma discuss o pertinente e se aplica a uma revis o do ensino de História, visando a contribuir para a sua melhoria e permitindo que professores e alunos possam aprender e construir a história com a utiliza o de novos recursos didáticos.
Considera es sobre o bibliotecário frente às tecnologias da informa o
Helena Pereira da Silva,Aline Fran?a de Abreu
Revista ACB , 1999,
Abstract: [Portuguese]Diante de uma nova ordem organizacional e comportamental, que está transformando o cenário mundial, e que encaminha para a necessidade de "mudar para sobreviver", este artigo tra a algumas considera es / indaga es para reflex o, sobre o bibliotecário diante dessa nova revolu o ocasionada pelas tecnologias da informa o. [English]In face of a new organizational and behavioral paradigm which is transforming the world scene, and leading us to apply the new order: "change to survive", this paper raises some issues regarding the librarians role in face of the information technology revolution.
Desenvolvimento sustentável local na sociedade em rede: o potencial das novas tecnologias de informa o e comunica o  [cached]
Frey Klaus
Revista de Sociologia e Política , 2003,
Abstract: Face às crescentes críticas aos modelos predominantes de desenvolvimento voltados ou para solu es de mercado ou para a es estatais centralizadoras e impositivas, este trabalho prop e uma investiga o teórica das possibilidades de fomentar um desenvolvimento local mais sustentável através do fortalecimento de redes sociais e sua inser o progressiva nos processos político-administrativos locais. Partindo de uma leitura crítica da concep o do capital social, o artigo evidencia a importancia de estratégias de desenho institucional capazes de mobilizar o capital social e garantir às comunidades locais acesso ao poder social e político. Na seqüência, e considerando as condi es sociais e políticas específicas do Brasil, o texto discute as possibilidades e dilemas do uso das novas tecnologias de informa o e comunica o para revigorar processos de coordena o social no ambito das comunidades locais e para revitalizar a participa o comunitária na gest o pública local. Por fim, discute-se o novo papel exigido pelos governos locais visando explorar de maneira efetiva a op o comunitária para promover o desenvolvimento sustentável na emergente sociedade em rede.
Consultoria e o profissional da informa o: um campo em expans o
Adriana Calegari Crispim,Shyrlei Karyna Jagielski
Revista ACB , 2001,
Abstract: [Portuguese] é uma análise do atual mercado de trabalho para o profissional da área de informa o, baseado em experiências pessoais de consultoria e empregabilidade e sustentado pela literatura existente na área. Exp e as novas necessidades e exigências desse mercado, apontando como conseqüência a mudan a do perfil das pessoas que trabalham na área de informa o especificamente do consultor no tratamento da informa o. Tenta mostrar o que as empresas, em geral, exigem deste novo profissional e as características que deve ter para sobreviver e ter atitudes pró-ativas, buscando o seu aperfei oamento contínuo. Procura nortear os profissionais que est o ingressando na área de consultoria em unidades de informa o, sobretudo recém formados, com rela o a forma de cobran a e alguns passos para a venda do seu produto, mostra que por mais difícil que possa parecer, há um espa o grande e importante que deve ser ocupado pelo profissional da informa o, e tornar evidente a sua capacidade para desenvolver um trabalho de qualidade e de grande interesse, principalmente empresarial. Considerou-se unidade de informa o como sendo arquivos, bibliotecas e centros de documenta o empresariais. E como profissional da informa o os arquivistas, bibliotecários e documentalistas. [English] The text is about na analysis of the present work market for the professional of working the information field, based in personal experiences and supported by existent literature in this field. It tries to show the new necessities and demands of this work market, bringing as consequence the changing of the people who work specificilly in the information field. It aims to present the demando f companies regarding this professional and the characteristics that they must have to survive and be pro-ative, searching for their carrier in consultancy in information units, especially thosewho have just graduated, advising them on ways of charging and selling theis products. It shows that, however difficult it mau seem, there is a large and inportant space that must be filled by information professional, showing their capacity to developed a work with quality and great interest, as far as entrepreneurial context is concerned. In this paper, its been considered as information unit: files, libraries, entrepreneurial documentation centers in general. And as information professional: archivists, librarians; document keepers and/or any other professional who do this kind of work.
Apontamentos Esparsos Sobre Novas Tecnologias De Informa o E Educa o  [cached]
Claudio Benito Oliveira Ferraz
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O homem vive no espa o e no tempo. Conforme os mecanismos que cria para se inteirar do seu espa o tempo, acaba por ter uma determinada no o espacial e temporal de seu mundo e de si no mundo. Atualmente, com a sofistica o tecnológica dos meios de comunica o e informa o, toda a nossa percep o do mundo se transformou, devido a velocidade e quantidade enorme de informa es, o que nos leva a buscar parametros em processos de representa o de intera es espa o-temporais em outros momentos históricos e, assim fazendo, perceber que o homem atual precisa se educar para melhor vivenciar e compreender a realidade atualmente produzida. Eis aí o papel central da escola.
Consultoria e o profissional da informa o: um campo em expans o

Consulting and the information professional: a field in expansion
Adriana Calegari Crispim,Shyrlei Karyna Jagielski
Revista ACB , 2005,

Abstract: é uma análise do atual mercado de trabalho para o profissional da área de informa o, baseado em experiências pessoais de consultoria e empregabilidade e sustentado pela literatura existente na área. Exp e as novas necessidades e exigências desse mercado, apontando como conseqüência a mudan a do perfil das pessoas que trabalham na área de informa o especificamente do consultor no tratamento da informa o. Tenta mostrar o que as empresas, em geral, exigem deste novo profissional e as características que deve ter para sobreviver e ter atitudes pró-ativas, buscando o seu aperfei oamento contínuo. Procura nortear os profissionais que est o ingressando na área de consultoria em unidades de informa o, sobretudo recém formados, com rela o a forma de cobran a e alguns passos para a venda do seu produto, mostra que por mais difícil que possa parecer, há um espa o grande e importante que deve ser ocupado pelo profissional da informa o, e tornar evidente a sua capacidade para desenvolver um trabalho de qualidade e de grande interesse, principalmente empresarial. Considerou-se unidade de informa o como sendo arquivos, bibliotecas e centros de documenta o empresariais. E como profissional da informa o os arquivistas, bibliotecários e documentalistas. Abstract: The text is about na analysis of the present work market for the professional of working the information field, based in personal experiences and supported by existent literature in this field. It tries to show the new necessities and demands of this work market, bringing as consequence the changing of the people who work specificilly in the information field. It aims to present the demando f companies regarding this professional and the characteristics that they must have to survive and be pro-ative, searching for their carrier in consultancy in information units, especially thosewho have just graduated, advising them on ways of charging and selling theis products. It shows that, however difficult it mau seem, there is a large and inportant space that must be filled by information professional, showing their capacity to developed a work with quality and great interest, as far as entrepreneurial context is concerned. In this paper, its been considered as information unit: files, libraries, entrepreneurial documentation centers in general. And as information professional: archivists, librarians; document keepers and/or any other professional who do this kind of work. Keywords: Consultancy; Information profissional; Working market. p. 147-156
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.