oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A recupera o de informa o em trabalhos apresentados em encontros nacionais e regionais de estudantes de Biblioteconomia, Documenta o, Ciência e Gest o da Informa o: uma proposta de utiliza o do programa Open Conference Systems
Josué Sales Barbosa,Lucas Carlos de Oliveira Silva,Hugo Oliveira Pinto Silva
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informa??o , 2009,
Abstract: O conhecimento científico-tecnológico oriundo de pesquisas visa a solucionar os problemas da sociedade e contribuir para seu desenvolvimento. A partir disso, o processo de comunica o científica, através de canais formais ou informais, torna-se essencial para que a evolu o do estado da arte de uma área seja sempre constante. Porém, nem sempre as informa es s o encontradas nos meios tradicionais de publica o de conhecimento, fazendo com que a literatura cinzenta torne-se uma fonte valiosa para diversas áreas do conhecimento. O desenvolvimento e a evolu o das novas tecnologias de informa o garantem a essa comunica o um caráter ágil e dinamico, permitindo que a literatura cinzenta avance para um reconhecimento de sua importancia no meio acadêmico. Portanto, faz-se necessário o gerenciamento desse tipo de literatura, que possibilita uma alternativa aos meios tradicionais de aquisi o de informa o científica. A proposta de criar um ambiente de recupera o de informa o e gerenciamento da literatura gerada em encontros de estudantes desenvolve-se a partir da ideia de que, muitas vezes, é possível antecipar tendências que só seriam perceptíveis quando da publica o das mesmas pesquisas em meios já consolidados, muitas vezes ocasionando perda de informa es existentes apenas em seu andamento, subtraídas quando da reda o de artigos ou livros. Assim, a proposta de utiliza o do programa Open Conference Systems possibilita n o somente maior agilidade e dinamismo na organiza o de eventos, mas também tem como objetivo a possibilidade da cria o de um ambiente digital em que sejam recuperados trabalhos apresentados nos eventos estudantis de Biblioteconomia, Documenta o, Ciência e Gest o da Informa o, permitindo intera o entre pesquisadores, de modo a se tornar uma alternativa para publica o, exercendo fun o memorial para os eventos estudantis da área e constituir uma fonte de informa o relevante para a comunidade acadêmica.
A recupera o de informa o em trabalhos apresentados em encontros nacionais e regionais de estudantes de biblioteconomia, documenta o, ciência e gest o da informa o: uma proposta de utiliza o do programa open conference systems / The information retrieval from papers presented at national and regional meetings of students of librarianship, information, science and information management: a proposal to use the program open conference systems
Josué Sales Barbosa,Lucas Carlos de Oliveira Silva,Hugo Oliveira Pinto e Silva
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informa??o , 2010,
Abstract: O conhecimento científico-tecnológico oriundo de pesquisas visa a solucionar os problemas da sociedade e contribuir para seu desenvolvimento. A partir disso, o processo de comunica o científica, através de canais formais ou informais, torna-se essencial para que a evolu o do estado da arte de uma área seja sempre constante. Porém, nem sempre as informa es s o encontradas nos meios tradicionais de publica o de conhecimento, fazendo com que a literatura cinzenta torne-se uma fonte valiosa para diversas áreas do conhecimento. O desenvolvimento e a evolu o das novas tecnologias de informa o garantem a essa comunica o um caráter ágil e dinamico, permitindo que a literatura cinzenta avance para um reconhecimento de sua importancia no meio acadêmico. Portanto, faz-se necessário o gerenciamento desse tipo de literatura, que possibilita uma alternativa aos meios tradicionais de aquisi o de informa o científica. A proposta de criar um ambiente de recupera o de informa o e gerenciamento da literatura gerada em encontros de estudantes desenvolve-se a partir da ideia de que, muitas vezes, é possível antecipar tendências que só seriam perceptíveis quando da publica o das mesmas pesquisas em meios já consolidados, muitas vezes ocasionando uma perda de informa es existentes apenas em seu andamento, subtraídas quando da reda o de artigos ou livros. Assim, a proposta de utiliza o do programa Open Conference Systems possibilita n o somente uma maior agilidade e dinamismo na organiza o de eventos, tendo também como objetivo a possibilidade para a cria o de um ambiente digital em que trabalhos apresentados nos eventos estudantis de biblioteconomia, documenta o, ciência e gest o da informa o, permitindo uma intera o entre pesquisadores, tornando-se uma alternativa para publica o, exercendo fun o memorial para os eventos estudantis da área e constituir uma fonte de informa o relevante para a comunidade.
Tecnologia da informa o: uso da internet complementando atividades de ensino no curso de biblioteconomia
Ursula Blattmann,Gleisy Regina Bóries Fachin
Revista ACB , 1998,
Abstract: [Portuguese]Relata a experiência no uso de novas tecnologias da informa o no Curso de Biblioteconomia. Apresenta a quest o operacional sobre a utiliza o de interfaces na Internet. Reflete sobre mudan as advindas da informática na Biblioteconomia catarinense.
Tecnologia da informa o: uso da Internet complementando atividades de ensino no Curso de Biblioteconomia p. 23-29
Ursula Blattmann,Gleisy Regina Bóries Fachin
Revista ACB , 2005,
Abstract: Relata a experiência no uso de novas tecnologias da informa o no Curso de Biblioteconomia. Apresenta a quest o operacional sobre a utiliza o de interfaces na Internet. Reflete sobre mudan as advindas da informática na Biblioteconomia catarinense.
Arquitetura da informa o em bibliotecas digitais: uma abordagem da Ciência da Informa o e da Biblioteconomia Arquitectura de la información en bibliotecas digitales: acercamientos de la Ciencia de la Información y de Bibliotecología  [cached]
Rafael dos Santos Nonato,Graciane S. Bruzinga Borges,Benildes Coura Maculan,Gercina ?ngela Borém de O. Gabol Lima
Informa??o & Informa??o , 2009, DOI: 10.5433/1981-8920.2008v13n2p125-141
Abstract: O artigo descreve os quatro elementos da arquitetura da informa o, propostos por Rosenfeld e Morville em 1998, para o desenvolvimento de websites, s o eles: sistema de organiza o; sistema de rotulagem; sistema de navega o e sistema de busca. Apresenta o uso de teorias, ferramentas e técnicas da Ciência da Informa o e da Biblioteconomia para a implementa o de cada um desses elementos no desenvolvimento de bibliotecas digitais. Ficou evidenciada a relevante contribui o da Ciência da Informa o e da Biblioteconomia nesse processo.
A Biblioteconomia e a Ciência da Informa o na taxionomia das ciências de Charles Sanders Peirce
Carlos Candido de Almeida
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informa??o , 2005,
Abstract: Mostra a taxionomia das ciências desenvolvida por Charles Sanders Peirce (1839-1914) que divide as ciências em três ramos: ciências teóricas, ciências da revis o e ciências aplicadas. Detalha principalmente as ciências teóricas: a Matemática, a Filosofia e a Idioscopia. Discute também o conceito de Biblioteconomia e de Ciência da Informa o e que segundo as defini es e características, encontradas na literatura consultada, est o na condi o de ciências aplicadas, direcionadas a problemas práticos da sociedade, ou seja, o problema de controle e dissemina o da informa o.
Análise cientométrica dos estudos bibliométricos publicados em periódicos da área de biblioteconomia e ciência da informa??o (1990-2005)
Machado, Raymundo das Neves;
Perspectivas em Ciência da Informa??o , 2007, DOI: 10.1590/S1413-99362007000300002
Abstract: the aim of this study was to analyze the theme "bibliometric studies" published on five brazilian journals, from 1990 to 2005, particularly the aspects of geographic origin, chronological evolution and thematic orientation. the methodology used was the quantitative-description analysis, using articles published on the following journals: ciência da informa??o, transinforma??o, perspectivas em ciência da informa??o, datagramazero - revista de ciência da informa??o, revista da escola de biblioteconomia da ufmg. twenty-one articles were used as the sample. they were written by brazilian authors from brazilian academic institutions. the results point out that the theme bibliometrics published in articles published over the period of 16 years (1990 to 2005) was presented in anti-symmetrical form, varying between the minimum of one to a maximum of six articles/year; ciência da informa??o was the journal with the greatest number of articles (71.4%) followed by transinforma??o and revista da escola de biblioteconomia of ufmg. one characteristic of this production is the nature of the authors, with a predominance of single authorship, even though a large number of authors publishing about bibliometrics was not observed. the citation analysis thematics, one of the styles of bibliometric studies, is what promotes brazilian studies on this area since the beginning of the 21st century.
BARREIRAS à PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA E CIêNCIA DA INFORMA O: UM ESTUDO ENTRE BOLSISTAS DE PESQUISA  [PDF]
K. S. Sivakumaren,S. Swaminathan,B. Jeyaprakash,G. Karthikeyan
Brazilian Journal of Information Science , 2011,
Abstract: Este artigo analisa as barreiras relacionadas ao campo científico da Biblioteconomia e Ciência da Informa o (BCI). Um questionário estruturado foi elaborado e aplicado diretamente aos bolsistas de pesquisa da área de BCI, e que est o atualmente desenvolvendo pesquisas nas universidades/faculdades de Tamil Nadu (índia). Um total de 124 questionários foi distribuído entre os pesquisadores e obteve-se o retorno de 109 respondentes. A maioria dos obstáculos enfrentados pelos entrevistados refere-se a ‘gastos excessivos’, ‘falta de conhecimento estatístico’, ‘infraestrutura inadequada’ e ‘má qualidade das respostas obtidas na coleta de dados’. Recomenda-se que as universidades/faculdades que oferecem programas de investiga o devem considerar a redu o de gastos, no que tange a estrutura de custos para o desenvolvimento de pesquisa e, também, as escolas/departamentos e seu corpo docente que oferecem programas de investiga o devem redesenhar o conteúdo programático, a fim de incluir os conhecimentos necessários para se executar uma pesquisa. Além disso, enfatiza-se que os profissionais de BCI devem estimular e dar apoio aos bolsistas de pesquisa, provendo-lhes os dados indispensáveis à pesquisa.
A rela o interdisciplinar entre a ciência da informa o e a ciência da comunica o: o estudo da informa o e do conhecimento na biblioteconomia e no jornalismo / The interdiciplinary relationship between information science and communication science: the study of information and knowledge in librarianship and journalism
Sandryne Bernardino Barreto Januário
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informa??o , 2010,
Abstract: Trata da rela o interdisciplinar entre a Ciência da Informa o e a Ciência da Comunica o, através do estudo dos “objetos” informa o e conhecimento em duas de suas áreas, a Biblioteconomia e o Jornalismo, respectivamente. Analisa ainda aspectos semelhantes e diferentes dos objetos nas áreas das Ciências.
A DIMENS O EPISTEMOLóGICA DA CIêNCIA DA INFORMA O E SEU IMPACTO SOBRE O ENSINO EM ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA  [PDF]
Tom Wilson
Brazilian Journal of Information Science , 2008,
Abstract: Epistemologia é o estudo da possibilidade e natureza do conhecimento humano e, como agências que se ocupam dos registros desse conhecimento, agora em meios eletr nicos e impressos, parece razoável explorar a epistemologia do trabalho e do ensino em Informa o e em Biblioteconomia para as profiss es da informa o. é claro que qualquer que seja nossa compreens o sobre o modo com que o conhecimento é construído nos seres humanos, os registros desse conhecimento têm alguma existência “real”. Conhecimento, isto é, aquilo que está no aparato intelectual do indivíduo (ou “entre duas orelhas”, como Drucker menciona), pode ser socialmente construído, mas o que pode ser registrado desse conhecimento, isto é, aquilo que de outro modo chamamos de “informa o”, toma uma forma “real”. A forma “real” pode ser difícil de ser vista, como no caso dos símbolos cortados a laser em um CD-ROM, ou os bits gravados em um disco rígido, mas ali est o. Este trabalho considerará as conseqüências de uma epistemologia realista para a Biblioteconomia e Arquivologia e para o ensino nesses campos.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.