oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da rede pública municipal de Pelotas e a inexistência de políticas públicas sistematizadas (1987-2003)
Renata Braz Gon?alves
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informa??o , 2007,
Abstract: A pesquisa buscou investigar a existência de uma política sistematizada de incentivo à leitura na rede pública municipal de ensino de Pelotas/RS, entre os anos de 1987 e 2003. A metodologia utilizada abarcou a revis o bibliográfica e a pesquisa documental, tendo como fontes documentos pertencentes aos arquivos inativos da Secretaria Municipal de Educa o de Pelotas. Constatou-se que, nesse período, n o houve uma política sistematizada de incentivo à leitura por parte do governo municipal e que mínimos foram os reflexos dos programas nacionais de incentivo à leitura na rede de ensino estudada. No entanto, verificou-se a preocupa o e a insistência de muitos professores, principalmente aqueles que atuavam em bibliotecas das escolas municipais, em promover o incentivo à leitura. Dessa forma, este artigo mostra que dificuldades foram enfrentadas e que estratégias foram utilizadas por esses professores para amenizar tais limita es.
Relato de experiência: utiliza o de cartazes estilizados como medida de incentivo à higieniza o das m os  [PDF]
Zilah Candida Pereira das Neves,Anaclara Ferreira Veiga Tipple,Adenícia Custódia Silva e Souza,Dulcelene de Sousa Melo
Revista Eletr?nica de Enfermagem , 2009,
Abstract: Diversos pesquisadores ao longo da história demonstraram que a higieniza o das m os é um procedimentoeficaz na preven o das infec es associadas ao cuidado em saúde. Entretanto, o índice de ades o a estaprática continua sendo baixo, demonstrando que as informa es n o est o atingindo o seu maior objetivo, queé a mudan a de comportamento. O objetivo deste artigo é divulgar uma estratégia de incentivo a higieniza odas m os. Tendo como premissa a importancia da higieniza o das m os para o controle de infec o, foramelaborados cartazes estilizados com aperfei oamento por um especialista em desenho gráfico. A divulga odestes apresentou-se como uma estratégia interativa com a equipe de saúde, podendo ser utilizada emdiferentes servi os.
Incentivo ao uso da biblioteca nas séries iniciais: relato de experiência
Raquel Pacheco
Revista ACB , 2007,
Abstract: [Portuguese]Relata a experiência das atividades educacionais desenvolvidas no ambiente da Biblioteca Escolar Monteiro Lobato da Escola Desdobrada Retiro da Lagoa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com alunos de séries iniciais. Com o intuito de levar as crian as a compreenderem que o acervo da biblioteca é organizado em determinada ordem favorecendo o desenvolvimento de habilidades e capacidades para a sua adequada utiliza o. Como resultado constatou-se maior socializa o das crian as e o desenvolvimento das suas aptid es e senso de responsabilidade promovendo o uso aut nomo da biblioteca e a manifesta o de solidariedade. [English]Refer the experience with the educational activities that are developed in the environment of the library Monteiro Lobato from the school “Escola Desdobrada Retiro da Lagoa” with primary students. To take children understand why the books of the library are organized in order to facility the developing of abilities and capacities of then good use. Some results are checking bigger children integration, developing of then skills and responsibility idea promoting alone use of the library and solidarity with students.
Project of training teachers of communication and expression in reading: report of experience Treinamento de professores da área de comunica o e express o em atividades de leitura: relato de experiência  [cached]
Vilma Aparecida Gimenes da Cruz,Terezinha de Jesus Fokama Gondo
Semina : Ciências Sociais e Humanas , 1996, DOI: 10.5433/
Abstract: Report about Training Teachers of Communication and Expression from 5a to 8a series, 1o level, in reading activist project, realized in 1992 to 1995 period at "Colégio Estadual Professor José Aloisio de Arag o", Londrina. Introduces in general the developed actívities, the methodology used and the evaluation adquired at the end of experimental periods. Relato do Projeto Treinamento de Professores da área de Comunica o e Express o de 5a a 8a séries do 1° Grau, em Atividade de Leitura, realizado no período de 1992 a 1995 no Colégio Estadual Professor José Aloísio de Arag o, Londrina. Apresenta no geral as atividades desenvolvidas, a metodologia utilizada e a avalia o obtida no final do período experimental.
Leitura para portadores de deficiência com necessidades especiais: relato de uma experiência
Maria Emília da Silva,Gleisy Regina Bóries Fachin
Revista ACB , 2002,
Abstract: [Portuguese] Este artigo relata a experiência de leitura para alunos portadores de deficiência com necessidades especiais. Descreve os passos da atividade de leitura para alunos da Associa o de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Florianópolis, bem como apresenta alguns dos resultados obtidos. [English] This article shows the experience of reading for special carrying pupils of deficiency with necessities. It describes the steps of reading activities for pupils of the Associa o de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Florianópolis. APAE of Florianópolis. As well as it presents some of the gotten results.
Bibliotecário e leitura: hábitos de leitura dos futuros profissionais da informa o / Librarian and reading: reading habits of future information professionals
Ana Claudia Ribeiro,Daniel Xavier Garcia
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informa??o , 2010,
Abstract: A presente pesquisa tra a um perfil dos estudantes de um curso de gradua o em Biblioteconomia a fim de estudar seus hábitos de leitura e para fomentar a pesquisa foram levantadas quest es, quanto a freqüência de leitura, sua literatura favorita, o incentivo da leitura, o ambiente de incentivo, leitura da bibliografia indicada pelos professores, entre outras. Partindo-se de tais quest es foi possível responder a quest o do tema proposto: Qual a importancia da Leitura para os Futuros profissionais da Informa o?
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades  [cached]
Caroline Corrêa Fortes,Soraia Napole?o Freitas
Revista Educa??o Especial , 2007,
Abstract: Este artigo centra a discuss o acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identifica o à orienta o de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extens o “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educa o Especial: Intera o e Inclus o Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de inicia o científica em caráter de pesquisa e extens o propiciou às autoras estabelecerem uma interliga o entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo a es com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a constru o de uma escola inclusiva, visando a articula o de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de a es coletivas que possibilite a amplia o dos espa os educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discuss o em rela o ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje n o está preparada para promover uma educa o de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educa o Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.
Sala De Leitura: Formando Pequenos Leitores (Relato De Uma Experiência Que Deu Certo)  [cached]
Renata Junqueira de Souza
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: A biblioteca da UNESP de Presidente Prudente atende crian as e adolescentes. Percebeu-se que poderíamos fazer algo específico para a forma o do leitor mirim e resolveu-se montar uma sala de leitura, com dois objetivos específicos: 1. Oferecer às crian as um contato diferente e prazeroso com o livro infantil; 2. Proporcionar ao futuros pedagogos, alunos do curso de Pedagogia da UNESP, oportunidade de conhecer a literatura infantil e diferentes maneiras de trabalhá-la em sala de aula, para formar o pequeno leitor. Uma sala com almofadas e livros infantis foi montada, os alunos tiveram acesso a literatura infantil, e aprenderam diferentes técnicas de se contar uma história. Criamos, ent o, "A Hora do conto" que atende crian as da creche da Universidade e crian as de Presidente Prudente e regi o, além de transportar as crian as ao mundo da fantasia do livro infantil; a crian a e o aluno de Pedagogia têm contato com a oralidade do texto, resgatando as origens do ato de contar histórias. As crian as ainda têm oportunidade de desenvolver o senso crítico e a imagina o quando convidadas a interpretar a história contada com exercícios que envolvem arte-educa o e interdisciplinaridade. Atividades que as crian as fazem brincando, enfatizam o aspecto positivo desse tipo de trabalho, que além de aproximar a crian a do livro, a desperta para a leitura.
Incentivo da leitura e atividades lúdicas a crian as de 0 a 3 anos de idade: bebeteca e brinquedoteca uma oportunidade no desenvolvimento e hábito pela leitura

Encouragement of reading and ludic activities to children from 0 to 3 years old: bebeteca and brinquedoteca an opportunity to develop the reading habit p.47-68
Alessandra Barros,Ana Paula Souza dos Santos
Revista ACB , 2009,

Abstract: O presente artigo vem ressaltar a importancia dos espa os bibliotecas, bebeteca e brinquedoteca e os programas de leitura, como isso pode interferir no cotidiano das crian as principalmente na vida escolar. Ler para se tornar um ser humano com potencial, pois quem lê se expressa melhor, escreve melhor e se destaca dos demais. Esse artigo tem a inten o de despertar no público que interessar a importancia de incentivar mais cedo pelo menos o hábito pela leitura, pois para quem n o gosta ter pelo menos o habito. Pois o prazer da leitura se ensina
Biblioteca escolar e a leitura
Araci Isaltina de Andrade Hillesheim,Gleisy Regina Bóries Fachin
Revista ACB , 2003,
Abstract: [Portuguese] Relata-se a experiência em projetos de extens o apoiados pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de desenvolver atividades de incentivo à leitura em bibliotecas das escolas do ensino fundamental de Florianópolis/SC. As atividades de incentivo à leitura s o imprescindíveis em qualquer escola, principalmente no ensino fundamental, onde estas atividades deveriam ser realizadas com a colabora o mútua entre professores e a biblioteca. Destaca-se que a presen a do bibliotecário passou a ser valorizada e fundamental para o desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura e outras inerentes à biblioteca escolar. [Emglish] Presents the work developed within the community project sponsored by the Federal University of Santa Catarina – UFSC, with objetive to incentive readings by pupils of the elementary school in Florianópolis /SC. The activities regarding reading are essential to the school environment, in particular in the elementary level. At this level it is important the integrated action of librarians and teachers. The present work brought a valorization of the librarian as an active element within the learning process, as well as an other activities related the school library.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.