oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DAS ARTES COMO PRECURSORAS E AGENTES DA MODERNIZA O  [cached]
Paulo Marques
Revista do Departamento de Geografia , 1999, DOI: 10.7154/rdg.v0i13.149
Abstract: APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DAS ARTES COMO PRECURSORAS E AGENTES DA MODERNIZA O
Apontamentos sobre o personalismo político paranaense  [cached]
Evandir Codato
Diálogos , 2010, DOI: 10.4025/dialogos.v3i1.299
Abstract: O artigo faz apontamentos sobre a natureza do discurso do governador Moisés Lupion, presente na Mensagem à Assembléia Legislativa, de 1949. Este discurso apresenta características que refor am uma imagem personalista, vertente da denominada nova cultura política brasileira. Utiliza-se a análise do discurso como instrumento para destacar o juízo ético de valor, como componente importante da personifica o criada pelo governador, de promotor do progresso paranaense.
Apontamentos históricos sobre o Turismo Social  [cached]
Bernardo Lazary Cheibub
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2012,
Abstract: Este artigo é fruto de uma investiga o em andamento, desde 2011, acerca da origem, constitui o e implementa o da ideia de turismo social no Servi o Social do Comércio (Sesc), examinando as circunstancias em que o lazer e o turismo tornam-se relevantes nas suas políticas. Procuramos entender as metamorfoses e readequa es que nortearam as a es da Institui o, e como as modifica es no conceito de turismo social no Brasil e no mundo vêm dialogando com suas diretrizes, posturas e inten es. Mapeamos e analisamos a produ o acadêmica, sobretudo brasileira, que de forma central ou tangencial, abordou a temática. Foram realizadas quatro entrevistas, com profissionais responsáveis pelos setores de pesquisa e documenta o das administra es regionais do Sesc do Rio de Janeiro e de S o Paulo – duas regionais atuantes e “atentas” às ideias e mudan as envolvendo o turismo social no mundo e representativas na história do turismo social no país – e com profissionais do setor de Turismo Social do Departamento Nacional, que comp em uma equipe responsável pelas diretrizes nacionais do Sesc. Foram feitas algumas visitas à Biblioteca do Sesc Nacional, um dos poucos lugares que congrega documentos importantes relacionados à história do Turismo Social na Institui o.
RESENHA - Brasil: o enigma enfrentado
Valdir Júnio dos Santos,Jeane Andréia Ferraz Silva
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2012,
Abstract: Resenha sobre a obra "Um enigma chamado Brasil: 29 intérpretes e um país", de BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Orgs.). S o Paulo: Companhia das Letras, 2009. 441 p
O Enigma do Capital  [cached]
Claudio Zanotelli
Geografares , 2012,
Abstract: Trata-se de resenha do livro O enigma do capital de David Harvey
O enigma da cor: Disserta o sobre a variedade das cores da espécie humana
Pimentel, Maria do Rosário
Ellipsis , 2010,
Abstract: Na época Moderna, a revis o dos saberes e a formula o de explica es convincentes exigiram, relativamente ao ser humano, explica es sobre o seu aparecimento e evolu o. Influências do meio ambiente e social, factores biológicos, for as intrínsecas e extrínsecas, processos evolutivos e degenerativos, pressupostos religiosos foram argumentos apresentados, como factores de diversidade. Invocaram-se autoridades,confrontaram-seteoriasantigascom testemunhos modernos, abalizaram-se conceitos, sondou-se a ordem divina. O manuscrito português intitulado Disserta o sobre a variedade das cores da espécie humana (1799), cuja transcri o apresentamos em anexo, integra-se nesta problemática transversal a épocas e lugares. O autor incide sobre a raz o das diferen as de cor dos homens a partir da conjuga o dos factores hereditários e do meio ambiente.
Apontamentos sobre a qualidade da urbaniza o: a regi o sul do país  [cached]
Rosetta Mammarella
Revista Paranaense de Desenvolvimento , 2001,
Abstract: The text presents some reflections and results of a work about the South Region of Brazil under the project “Characterization and Trends of the Urban Net in Brazil” (supported by a contract with IPEA, IBGE, NESUR/IE/UNICAMP and IPARDES). It discusses the contradictory effects of the economic and demographic growth upon the urban environment in big and medium sized cities. The benefits cities may offer to their population are directly correlated with the capacity to access elements necessary to improve the quality of life: income, services, urban equipments, health and education. Under this perspective, the text analyses three main indicators that describe the urbanization quality - income, education and housing– in three Brazilian Southern States. These indicators show the existence of an urbanization pattern that on average promotes a poor quality of urban life. O texto apresenta algumas reflex es e resultados do estudo sobre a Regi o Sul do país no contexto do projeto Caracteriza o e Tendências da Rede Urbana do Brasil (convênio IPEA, IBGE, NESUR/IE/UNICAMP, IPARDES). Aborda os efeitos contraditórios do crescimento econ mico e demográfico sobre o meio urbano, em especial nas grandes e médias cidades. Os benefícios que as cidades podem oferecer à sua popula o est o em correla o direta com as possibilidades de acesso aos meios capazes de proporcionar qualidade de vida à sua popula o: renda, servi os e equipamentos urbanos, saúde, educa o. Nessa perspectiva, o texto analisa três indicadores centrais que denotam qualidade de urbaniza o nos três estados da Regi o Sul – renda, educa o e moradia – apontando para a existência de um padr o de urbaniza o que, em média, se define por uma baixa qualidade de vida urbana.
A INSTITUI O CRECHE: APONTAMENTOS SOBRE SUA HISTóRIA E PAPEL  [cached]
Beatriz Carmo Lima de Aguiar
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: Este trabalho enfoca o inicio da institui o creche e a composi o de for as que asseguraram sua sobrevivência histórica. A temática em foco e analisada considerando-se o contexto social em que a institui o foi criada, evidenciando com isso, a servi o de quem estava a creche e como era vista socialmente a crian a que a frequentava. Constata-se ent o, que somente a partir da década de 80 e que se iniciaram no Brasil debates sobre a fun o da creche para a sociedade, momento no qual a creche passa a se pensada e reivindicada como um lugar de educa o coletiva das crian as. Verificando-se assim a busca pela supera o da vis o do papel assistencialista com a qual sempre foi identificada.
Apontamentos Esparsos Sobre Novas Tecnologias De Informa o E Educa o  [cached]
Claudio Benito Oliveira Ferraz
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O homem vive no espa o e no tempo. Conforme os mecanismos que cria para se inteirar do seu espa o tempo, acaba por ter uma determinada no o espacial e temporal de seu mundo e de si no mundo. Atualmente, com a sofistica o tecnológica dos meios de comunica o e informa o, toda a nossa percep o do mundo se transformou, devido a velocidade e quantidade enorme de informa es, o que nos leva a buscar parametros em processos de representa o de intera es espa o-temporais em outros momentos históricos e, assim fazendo, perceber que o homem atual precisa se educar para melhor vivenciar e compreender a realidade atualmente produzida. Eis aí o papel central da escola.
Alguns apontamentos sobre a interven o profissional do assistente social na área da violência urbana
Silva, José Fernando Siqueira da
Educa??o , 2003,
Abstract: Este artigo oferece elementos para uma análise sobre a interven o profissional dos assistentes sociais na área da violência urbana. O estudo tem como referência empírica os depoimentos de profissionais de Servi o Social e de autoridades que gerenciaram, entre os anos de 2000 e 2001, propostas de trabalho social e a es de seguran a pública. Tais informantes exerceram suas atividades em três regi es significativas da cidade de S o Paulo: Jardim ngela, Cap o Redondo e Santo Amaro. This paper proposes elements for an analysis about professional intervention of social workers in the area of urban violence. Its empirical reference is the statements of professionals of Social Service and of authorities who managed, between 2000 and 2001, proposals of social work and actions of public security. These informants practiced their activities in tree important areas of the city of S o Paulo: Jardim ngela, Cap o Redondo e Santo Amaro.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.