oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Tecnologias e letramento digital: navegando rumo aos desafios  [cached]
Ivanda Martins Silva
ETD : Educa??o Temática Digital , 2011,
Abstract: Computadores, celulares, redes sociais, ferramentas de pesquisa e intera o on-line s o recursos utilizados pelos alunos no mundo dinamico da cibercultura. As tecnologias da informa o e comunica o est o exigindo leitores e produtores de textos ainda mais participativos. Aos textos impressos, somam-se os hipertextos e os suportes eletr nicos, que demandam diferentes estratégias de leitura e escrita. Será que a escola consegue criar espa os para as práticas de letramento digital dos alunos? Os professores precisam aprender a gerenciar as tecnologias da informa o e comunica o. Ensinar com e para o uso crítico das tecnologias é fun o primordial da escola no processo de inclus o digital. Nesse sentido, n o basta apenas usar aleatoriamente as tecnologias, sem planejamentos ou objetivos claros, mas sim transformar as rela es dos sujeitos com os suportes tecnológicos. O presente trabalho discute a inser o das tecnologias na escola e apresenta contribui es para repensar o planejamento didático, considerando a diversidade de recursos tecnológicos que os professores podem utilizar na organiza o de situa es de aprendizagem que levem o aluno a aprimorar as práticas de letramento digital.
Implementa??o de Eco-Tecnologias rumo à ecologia industrial
Giannetti, Biagio Fernando;Almeida, Cecília M. Villas Boas de;Bonilla, Sílvia H.;
RAE eletr?nica , 2003, DOI: 10.1590/S1676-56482003000100011
Abstract: this work displays a reflection on conceptual changes of the development/implementation of eco-technology from an industrial ecology perspective. initially, the fundamentals of the concepts cleaner technology and eco-technology are discussed. an extensive bibliographic review of non-conventional technologies is presented for positioning production in a strategic context. drawing on examples from heavy metal attenuation, such as chromium from tannery industry, this work discusses the need of including scientific research on the concept of industrial ecology, by means of the development of eco-technologies. this paper brings to discussion a clear definition of eco-technology employing a proposition for application of these technologies to industrial sectors in south brazil. the work attributes great responsability to professionals who may estimulate sinergistic actions in industries, regarding the disposal and effluent treatment, as alternative to the present isolated practices.
ORIENTA O EMPREENDEDORA: REVISITANDO CONCEITOS E APROXIMANDO COM A INTERNACIONALIZA O DAS ORGANIZA ES
Cristina Dai Prás Martens,Henrique Freitas,Jean-Pierre Boissin
Revista da Micro e Pequena Empresa , 2011,
Abstract: Este artigo aborda a orienta o empreendedora em organiza es como fator de melhor desempenho organizacional tanto no mercado local como no global, finalizando com aspectos de sua rela o com a internacionaliza o das organiza es. O empreendedorismo é uma das importantes áreas de estudo quando se trata de desenvolvimento. Schumpeter (1982) definiu o empreendedor como aquele que destrói a ordem econ mica existente pela introdu o da inova o, sendo responsável pela gera o de riqueza e o desenvolvimento. Aplicando o conceito de empreendedorismo à organiza o, surge a orienta o empreendedora (LUMPKIN e DESS, 1996): o processo empreendedor, o empreendedorismo no nível organizacional. A orienta o empreendedora pode influenciar positivamente a performance de uma organiza o (MILLER, 1983; COVIN e SLEVIN, 1991; ZAHRA, 1993), como também é positivamente associada com o crescimento da organiza o (ZAHRA e COVIN, 1995 e WIKLUND, 1999). Zahra e Garvis (2000) também apontam que a orienta o empreendedora aumenta a rela o entre a internacionaliza o da organiza o e o crescimento em organiza es estabelecidas.
Educa o, desenvolvimento e aprendizagens novas na Europa: o caso português = Education, development and new learning in Europe: the portuguese case  [PDF]
Carvalho, António Vítor N. de
Educa??o , 2006,
Abstract: Actualmente, Portugal enfrenta numerosos desafios e está a apostar, segundo as directrizes europeias, na forma o dos recursos humanos, novas tecnologias e inova o como ingredientes essenciais para enfrentar e integrar a economia global. Isto implica, invariavelmente, altera es significativas na educa o, forma o e ensino, e uma remodela o das aprendizagens rumo à ambicionada sociedade do conhecimento.
A INCLUS O DA DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO NO CURSO DE ADMINISTRA O COMO DISSEMINADORA DA CULTURA EMPREENDEDORA
Carlos Henrique Berrini da Cunha
Revista da Micro e Pequena Empresa , 2011,
Abstract: Este trabalho tem por objetivo avaliar a dissemina o da cultura empreendedora nos cursos de Administra o e a conseqüente percep o de alunos sobre os conceitos de empreendedorismo e características comportamentais do indivíduo empreendedor. Para tal, realizou-se pesquisa em dois grupos de alunos de bacharelado do curso de Administra o. Um grupo que ainda n o havia e outro que já havia cursado a disciplina de empreendedorismo. A escolha pelo tema em estudo deveu-se à necessidade de se avaliar como a cultura empreendedora tem se disseminado, informal e formalmente, no ensino superior. Além da urgência em se avaliar o papel da dissemina o formal, por meio da educa o, na forma o do indivíduo empreendedor. A concretiza o deste estudo deu-se por meio de pesquisa de campo e análise bibliográfica à luz de referenciais teóricos sobre empreendedorismo. As respostas foram categorizadas e a conclus o demonstra um incremento percentual bastante significativo na categoria educa o, demonstrando uma percep o bastante clara quanto à necessidade de estudo para desenvolvimento do empreendedorismo. Este fato demonstra, para este grupo, que o conceito de empreendedorismo está profundamente relacionado com a educa o.
As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem  [cached]
Eliane Vigneron Barreto Aguiar
Vértices , 2010,
Abstract: Este artigo tem por objetivo analisar as modifica es que se fazem necessárias em salas de aula com a utiliza o das novas Tecnologias de Informa o e Comunica o (TICs). A necessidade de implementa o do uso de novas tecnologias na educa o requer um repensar da prática pedagógica em salas de aula. Pesquisas feitas sobre a influência dos jogos digitais na aprendizagem, a importancia dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino a distancia e a utiliza o das Tecnologias de Informa o e Comunica o como forma de inclus o digital para as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEEs) s o também discutidas. New technologies in teaching and learning This article aims at analyzing the necessary changes in the classroom brought by the use of the New Information and Communication Technologies (NICT). The implementation of these technologies in educational settings demands a review of pedagogical practices in the classroom. Research on the influence of digital games on learning, the importance of virtual learning environments in distance education, and the use of Information and Communication Technologies as a way to promote digital inclusion for disabled people are also discussed in this article.
Inova o e responsabilidade social no discurso da universidade empreendedora
Votre, Sebasti?o Josué
Letras de Hoje , 2007,
Abstract: N o possui resumo
Educa o Popular e novas tecnologias =Popular Education and new technologies  [PDF]
Adams, Telmo,Streck, Danilo Romeu
Educa??o , 2010,
Abstract: O artigo aborda as mudan as da Educa o Popular no que se refere à sua contribui o para a forma o da cidadania, com aten o especial aos meios de comunica o digital. A base conceitual é fornecida pelas reflex es sobre Educa o Popular e sobre as novas tecnologias no campo da educa o. Argumenta-se que cabe à Educa o Popular o papel de vigilancia crítica no uso das novas tecnologias que, sob o manto da neutralidade, se colocam como promotoras das novas utopias sociais. S o identificados algumas tendências e desafios em rela o à intera o da Educa o Popular com as tecnologias digitais e os impactos destas últimas na educa o em geral.
Tecnologias na forma o de professores: o discurso do MEC  [cached]
Barreto Raquel Goulart
Educa??o e Pesquisa , 2003,
Abstract: Como síntese da pesquisa Tecnologias da informa o e da comunica o e educa o a distancia: o discurso do MEC, o presente artigo analisa o discurso das políticas de forma o de professores em curso no Brasil. Está organizado em quatro se es. A primeira aborda os sentidos atribuídos às tecnologias na educa o, na sua rela o com os modos pelos quais as tecnologias da informa o e da comunica o (TIC) têm sido incorporadas aos processos educacionais. Para tanto, focaliza as perspectivas e propostas definidoras da recontextualiza o das TIC no discurso pedagógico. A segunda se o discute o conjunto das ressignifica es que têm sustentado as políticas de forma o de professores, com especial destaque para no es como a do ''divisor digital'', bem como para as rela es entre o deslocamento do trabalho docente para atividade e tarefa, a proposta da forma o baseada em competências e o uso intensivo de tecnologias. Em outras palavras, está centrada na rela o entre as TIC e a educa o a distancia (EaD), nas suas múltiplas dimens es. A terceira se o explicita as redu es operadas na incorpora o das tecnologias na educa o, a partir da análise de discurso dos textos do MEC, cujo movimento principal tem sido o de priorizar a forma o de professores à distancia, em consonancia com as recomenda es dos organismos internacionais aos países em desenvolvimento. Finalmente, a quarta se o pontua as tendências atuais das políticas de forma o de professores, retomando e remetendo às quest es relativas aos sentidos das tecnologias e aos modos da sua apropria o educacional, em diferentes contextos.
TENDêNCIAS TEMáTICAS DO GT4 NO ENANCIB 2011: RUMO à GEST O DA INOVA O  [cached]
Emeide Nóbrega Duarte
Perspectivas em Gest?o & Conhecimento , 2012,
Abstract: Comenta as temáticas focalizadas no Grupo de Trabalho 4 (GT4) da Associa o Nacional de Pesquisa e Pós-Gradua o em Ciência da Informa o (ANCIB), que aborda a Gest o da informa o e do conhecimento nas organiza es, ora representadas pelos relatos de pesquisas selecionados entre os apresentados durante o XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informa o (ENANCIB) em 2011, que comp em o corpus do periódico científico Perspectivas em Gest o & Conhecimento, em seu número especial de 2012. Por meio da rela o existente entre os temas focalizados nos relatos de pesquisas e as dimens es da gest o da inova o propostas por José Cláudio Terra, entende-se que existe interface entre esses indicadores que permitem aferir o rumo à gest o da inova o nas organiza es.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.