oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Método bootstrap aplicados em níveis de reamostragem na estima o de parametros genéticos populacionais  [cached]
Carlini-Garcia Luciana Aparecida,Vencovsky Roland,Coelho Alexandre Siqueira Guedes
Scientia Agricola , 2001,
Abstract: Marcadores isoenzimáticos ou moleculares têm sido empregados em estudos da estrutura genética e do sistema reprodutivo de popula es naturais. Parametros genéticos populacionais de interesse s o estimados, porém, há pouca informa o sobre o erro associado a essas estimativas em fun o dos diferentes níveis de amostragem. Neste trabalho, o método de reamostragem bootstrap foi aplicado sobre locos, indivíduos, popula es e indivíduos e popula es concomitantemente, em dados de popula es naturais. Para os parametros índice de fixa o total (F ), índice de fixa o intrapopulacional ( f ), diversidade entre popula es (teta) e taxa aparente de cruzamento (t a) foram obtidos, em fun o das fontes de reamostragem, os erros associados às estimativas desses parametros, a distribui o de empírica dessas estimativas e intervalos de confian a para tais parametros. Geralmente, os menores erros est o associados a , e verificou-se que apenas as distribui es empíricas de e tendem à normalidade quando indivíduos est o envolvidos na reamostragem. Foram feitas reamostragens com tamanho variável de amostras bootstrap, visando obter o número necessário de locos, indivíduos e popula es para atingir um dado nível de precis o na estima o de F, f e teta. Em geral, os tamanhos amostrais utilizados nas pesquisas com popula es naturais foram suficientes apenas para estimar teta, com a precis o estabelecida. A fonte de varia o de locos foi responsável pelos maiores erros associados a e , sendo recomendável aumentar o número de locos em pesquisas dessa natureza. A amostragem de popula es também deverá merecer aten o no planejamento de pesquisas futuras.
índice de Pre o de Viagens e Turismo: metodologia, estima o e retrospecto  [cached]
Armênio de Souza Rangel,Heron Esvael do Carmo
Revista Turismo em Análise , 2011,
Abstract: O objetivo desse artigo é apresentar a metodologia de constru o do índice de Pre os de Viagens e Turismo e analisar os resultados de sua evolu o no período de 1994 a 2009. O índice toma como base os pre os coletados pelo IPCA do IBGE e a composi o dos gastos realizados por viajantes e turistas. A importancia desse tipo de informa o é imediata na análise das principais tendências do turismo doméstico na medida em que os consumidores tomam suas decis es de gasto tendo por base o comportamento dos pre os relativos. Deve-se ressaltar, também, a sua importancia nas atividades de planejamento turístico de curto e longo prazos, principalmente por parte dos órg os públicos.
Avalia o de procedimentos na estima o de parametros genéticos em bovinos de corte  [cached]
Freitas Alfredo Ribeiro de
Revista Brasileira de Zootecnia , 2000,
Abstract: RESUMO - Estimativas de variancias, covariancias e herdabilidades (h2) de dados de pesos ao nascimento (y1), à desmama (y2), aos 12 (y3), 18 (y4) e 24 meses (y5) e circunferência escrotal aos 12 (y6) meses de idade foram obtidas de três amostras de dados de animais Canchim, machos e fêmeas, nascidos de 1961 a 1991, em S o Carlos, SP. Foram utilizadas análises univariada, por meio do Método 3 de Henderson, Máxima Verossimilhan a (ML), ML Restrita (REML), Método Iterativo Simples de Henderson (IHSM), Método da Estima o Quadrática N o-viesada de Variancia Mínima (MIVQUEo) e procedimento GLM do SAS, e multivariada por IHSM, ML e REML, com e sem a inclus o da matriz de parentesco entre os animais. As estimativas de h2 variaram de 0,33 a 0,34 (y1), 0,30 a 0,81 (y2), 0,28 a 0,68 (y3), 0,27 a 0,27 (y4), 0,40 a 0,40 (y5) e 0,40 a 0,40 (y6). Detectou-se afastamento da normalidade para quase todas as características e heterogeneidade de variancias para os efeitos fixos de sexo, ano e época de nascimento, idade da vaca ao parto, gera o do animal e efeito aleatório de touros. A transforma o dos dados fornecendo escores normais como resposta foi a mais eficiente em aproximar os dados a uma distribui o normal. Métodos de estima o, análise univariada ou multivariada, amostragem e tipo de transforma o de dados, nesta ordem, foram os que mais influenciaram as estimativas de h2.
Estima o de parametros genéticos e sele o de procedências e famílias de Dipteryx alata Vogel (baru) utilizando metodologia de REML/BLUP e E(QM)  [PDF]
Rodrigo Barros Rocha,Maria das Gra?as Barros Rocha,Reynaldo Campos Santana,Abadio Hermes Vieira
CERNE , 2009,
Abstract: The baru (Dipteryx alata Vogel, Faboideae Leguminosae) that occurs in Brazil Central is valued by its multiple uses. The objective of this study was to quantify the genetic variability of baru provenances and the genetic progress with the different selection strategies. The increase in total height was measured in progeny and provenance test of three years old using experimental random blocks design with plot information using six replications of ten plants per family with row spacing of 3 x 2m. There were no significant differences between the studied provenances and only “Santa Vitória”, “Capinópolis” and “Campina Verde” showed significativally genetic variability among progenies within provenances. The combined selection provided genetic gains of greater magnitude and accuracy. The low accuracy of the families selection of was mainly due to lack of genetic variability among families within some origins.
Estima o de parametros genéticos de características reprodutivas em suínos  [cached]
Pires Aldrin Vieira,Lopes Paulo Sávio,Torres Robledo de Almeida,Euclydes Ricardo Frederico
Revista Brasileira de Zootecnia , 2000,
Abstract: Com o objetivo de estimar os parametros genéticos e fenotípicos de características reprodutivas de suínos, foram utilizados dados de peso da leitegada ao nascimento (PLN), peso da leitegada ajustado para 21 dias (PL21), tamanho de leitegada ao nascimento (TLN), tamanho de leitegada ao desmame (TLD) e taxa de mortalidade (TM), de três ra as de suínos, Duroc, Landrace e Large White. Variancias e covariancias genéticas e fenotípicas foram estimadas pelo Método da Máxima Verossimilhan a Restrita (REML), usando modelo que inclui os efeitos genéticos direto e materno e comum de leitegada. Estes componentes foram usados para calcular as herdabilidades direta (), materna () e total (), o efeito comum de leitegada (c2) e as correla es genéticas e fenotípicas. As herdabilidades direta, materna e total apresentaram valores baixos a médios: 0,00 a 0,17, 0,00 a 0,14 e 0,00 a 0,15, respectivamente, destacando a importancia da sele o com base nas informa es de parentes para o melhoramento genético destas características. As correla es entre os efeitos genéticos aditivos direto e materno foram, de modo geral, altas e negativas, evidenciando antagonismo entre estes efeitos. As estimativas de c2 foram em geral baixas para todas as características. As correla es genéticas entre PLN, PL21, TLN e TLD tenderam a ser altas e positivas, e as correla es entre estas características e TM apresentaram-se ora positivas, ora negativas.
Estima o de parametros da cinética de transito de partículas em bovinos sob pastejo por diferentes seqüências amostrais
Detmann Edenio,Cecon Paulo Roberto,Paulino Mário Fonseca,Zervoudakis Joanis Tilemahos
Revista Brasileira de Zootecnia , 2001,
Abstract: Objetivou-se, neste estudo, avaliar a capacidade de ajustamento de um modelo n o-linear no processo de estima o dos parametros da cinética de transito de partículas de bovinos em pastejo, empregando-se diferentes seqüências de amostragem fecal. Foram utilizados cinco novilhos F1 Limousin x Nelore, fistulados no es fago e rúmen, sob pastejo de Brachiaria decumbens, com suplementa o concentrada, durante o período das águas. O experimento constituiu de três períodos experimentais, conduzido em delineamento em blocos casualizados. Empregou-se como indicador o cromo mordante, produzido a partir de amostras de extrusa. Ajustou-se às curvas de excre o fecal do indicador o modelo duplo exponencial tempo-dependente, empregando-se as seguintes seqüências amostrais: SEQ 1 - 22 coletas (seqüência amostral completa); SEQ 2 e SEQ 3 - 17 coletas (redu o de pontos de coleta nas fases ascendente e descendente da curva, respectivamente); e SEQ 4 e SEQ 5 - 13 e 10 coletas fecais (redu o do número de coletas em todo o perfil da curva). As seqüências reduzidas foram produzidas a partir da omiss o de pontos específicos da seqüência amostral completa (SEQ 1). A compara o entre as estimativas dos parametros cinéticos e da excre o fecal; a análise descritiva do número de itera es necessário à convergência do modelo e do coeficiente de determina o; e a avalia o de falta de ajustamento n o apontaram diferen as entre as seqüências. A análise residual apontou, contudo, melhorias quanto ao comportamento gráfico e perfil de corridas de sinal dos resíduos com a redu o do número de coletas para SEQ 4 e SEQ 5. Em fun o de pequena perda de eficiência, avaliada frente à variancia residual, observada em SEQ 5, recomenda-se o emprego de 13 coletas fecais (SEQ 4) para avalia o da curva de excre o fecal do indicador em estudos desta natureza.
METHODS OF ESTIMATION IN MULTIPLE LINEAR REGRESSION: APPLICATION TO CLINICAL DATA MéTODOS DE ESTIMACIóN EN REGRESIóN LINEAL MúLTIPLE: APLICACIóN A DATOS CLíNICOS MéTODOS DE ESTIMA O EM REGRESS O LINEAR MúLTIPLA: APLICA O A DADOS CLíNICOS
Coelho-Barros Emílio Augusto,Sim?es Priscila Angelotti,Achcar Jorge Alberto,Martinez Edson Zangiacomi
Revista Colombiana de Estadística , 2008,
Abstract: In this paper, we show different parameters estimation forms for multiple linear regression model. We used clinical data, where the interest was to verify the relationship among the mechanical assay maximum stress with femoral mass, femoral diameter and group of ovariectomized Wistar rats. We used three inference methods: Classic inference, based on the least square method; bayesian inference, based on the Bayes theorem; and bootstrap inference, based on resampling processes. En este trabajo se muestran diferentes formas de estimación de parámetros para el modelo de regresión lineal múltiple. Para estimar los parámetros del modelo se utilizaron los datos de un ensayo clínico donde el interés era verificar la relación entre la tensión mecánica máxima del fémur con la masa y el diámetro femoral en un grupo experimental de ratas ovariectomizadas de la raza Rattus norvegicus albinos, variedad Wistar. Para estimar los parámetros del modelo se compararon tres métodos: la metodología clásica basada en el método de mínimos cuadrados, la metodología bayesiana, basada en el teorema de Bayes y la inferencia bootstrap basada en los procesos de remuestreo. Nesse artigo, tem-se o interesse em avaliar diferentes estratégias de estima o de parametros para um modelo de regress o linear múltipla. Para a estima o dos parametros do modelo foram utilizados dados de um ensaio clínico em que o interesse foi verificar se o ensaio mecanico da propriedade de for a máxima (EM-FM) está associada com a massa femoral, com o diametro femoral e com o grupo experimental de ratas ovariectomizadas da ra a Rattus norvegicus albinus, variedade Wistar. Para a estima o dos parametros do modelo ser o comparadas três metodologias: a metodologia clássica, baseada no método dos mínimos quadrados; a metodologia Bayesiana, baseada no teorema de Bayes; e o método Bootstrap, baseado em processos de reamostragem.
Compara o de metodologias para estima o de parametros genéticos em popula o de aves submetida à sele o  [cached]
Azevedo Jr P.C.,Silva M.A.,Fridrich A.B.,Lopes P.S.
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 2002,
Abstract: O trabalho utilizou peso corporal de 11.700 aves de corte e convers o alimentar de 2.400 aves e produ o de pintos de 560 fêmeas selecionadas para reprodu o, em cada uma de quatro gera es de sele o (1992-1995) para comparar estimativas de parametros genéticos obtidas por meio do Método III de Henderson, incluindo todas as observa es disponíveis de peso corporal no 42o dia de idade (PC), convers o alimentar (CA) e produ o de pintos (PP) com as obtidas pela máxima verossimilhan a restrita - REM, em diferentes composi es de arquivos, definidos em: 1 - análise de uma gera o de sele o com todas as informa es (RUC) de PC, CA e PP; 2 - análise de duas gera es de sele o incluindo ou n o PP; 3 - análise de três gera es de sele o incluindo ou n o PP; e 4 - análise de quatro gera es de sele o incluindo ou n o PP. As estimativas de herdabilidade de PC, CA e PP obtidas pelo Método III de Henderson e pelo REML, utilizando popula es com uma gera o de sele o (RUC2, RUC3 e RUC4), apresentaram diferen as de pequena relevancia. As estimativas de correla o genética (r g) entre pares de características apresentaram valores com diferentes magnitudes. Os valores de r g entre PC e PP e entre CA e PP obtidos pelo método III de Henderson ao longo das gera es sugeriram presen a de vieses causados pela mudan a de freqüência gênica, em conseqüência do processo de sele o. As estimativas REML foram mais estáveis no decorrer do programa de sele o e melhor refletiram as rela es biológicas entre características estudadas. Dessa forma, o REML foi mais adequado para obter estimativas dos parametros genéticos dessa popula o submetida a processo de sele o.
Correla??o entre caracteres e estima??o de parametros populacionais para batata-doce
Gon?alves Neto, álvaro C;Maluf, Wilson Roberto;Gomes, Luiz Antonio A;Maciel, Gabriel M;Ferreira, Raphael de Paula D;Carvalho, Regis de C;
Horticultura Brasileira , 2012, DOI: 10.1590/S0102-05362012000400025
Abstract: sweetpotato cultivars currently grown were selected essentially for their use in human consumption, with little regard for their other potential uses such as ethanol production or animal feed. the objective of this work was to estimate population parameters and genotypic, phenotypic and environmental correlations associated with these traits. thirty-nine sweetpotato genotypes from the germplasm bank of the universidade federal de lavras were assayed in a randomized complete block design trial with 2 replications. the estimated genetic (cvg) and environmental (cve) coefficients of variation, the broad sense heritabilities (ha2) and the b= cvg/cve ratio favor selection of the majority of the traits analysed, with estimates generally higher than 9.52%, 1.44 and 79.31% for cvg, cvg/cve and ha2, respectively. for all pairs of traits studied, the genotypic and phenotypic correlations had the same sign, and were similar in both magnitude and level of significance. in the cases where correlations were significant, the estimates of the genotypic correlations were slightly higher than those of the phenotypic correlations, and both were higher than environmental correlations as was observed between total fresh root yield x percentage of dry matter in roots, percentage of dry matter in the leaves+vines x total fresh root yield, mean root shape ratings x general root shape ratings. no genetic or phenotypic correlation was observed beetween percentage of root dry matter and measured root density. the selection and recommendation of sweet potato genotypes based on a set of these studied characteristics (depending on the segment of market to be explored), will make possible the complete use of this precious vegetable genetic resource, and its more intense adoption in national agriculture.
Uma metodologia para parametriza o do processo MIG/MAG CA A methodology for parameterization of the AC MIG/MAG process  [cached]
Américo Scotti,Lindbergh Souza Monteiro
Soldagem & Inspe??o , 2012, DOI: 10.1590/s0104-92242012000300011
Abstract: O processo MIG/MAG CA tem um potencial muito grande de aplica o, por permitir unir as características da soldagem MIG/MAG convencional (corrente contínua, com o eletrodo no positivo) com as de se usar corrente negativa na soldagem MIG/MAG. Entretanto, o formato de onda de corrente (alternada, pulsada no positivo e constante no negativo) demanda uma sele o criteriosa de seus inúmeros parametros de regulagem, o que vem limitando o estudo e aplica o desta vers o de processo MIG/MAG. O objetivo deste trabalho foi propor e avaliar uma metodologia capaz de estimar os parametros de regulagem do processo MIG/MAG CA, de tal forma a se obter soldas com estabilidade de comprimento de arco e cord es com geometria adequada. é feita uma descri o passo a passo da defini o dos parametros de entrada e da forma de se obter experimentalmente alguns valores de parametros necessários para estima o de outros valores de regulagem. As equa es de estima o s o apresentadas e discutidas. é feita uma demonstra o da aplica o da metodologia, com a valida o dos resultados pela compara o entre valores estimados e reais. The AC MIG/MAG process presents remarkable application potential, since it allows join the characteristics of the conventional MIG/MAG process (direct current, electrode positive) with the ones obtained when negative current is applied in MIG/MAG welding. However, the current wave shape (alternate, pulsed in positive and constant in negative polarities) demands a criterions selection of its innumerous setting parameters, fact that limits the development and application of this process version. The objective of this work was to propose and assess a methodology able to estimate the setting parameters of the CA MIG/MAG welding process, in such a way to result in welds with arc length stability and adequate bead geometry. A step-a-step description of the input parameter definitions and of the way to experimentally obtain some parameter values needed to estimate other setting parameters. The estimation equations are presented and discussed. A demonstration of the methodology application is carried out, with validation through actual welds.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.