oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Educa o, identidade negra e forma o de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo  [cached]
Gomes Nilma Lino
Educa??o e Pesquisa , 2003,
Abstract: Este artigo discute as particularidades e possíveis rela es entre educa o, cultura, identidade negra e forma o de professores/as, tendo como enfoques principais a corporeidade e a estética. Para tal, apresenta a necessidade de articula o entre os processos educativos escolares e n o-escolares e a inser o de novas temáticas e discuss es no campo da forma o de professores/as. Dando continuidade às reflex es realizadas pela autora na sua tese de doutorado, discutem-se as representa es e as concep es sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembran as e depoimentos de homens e mulheres negras entrevistados durante a realiza o de uma pesquisa etnográfica em sal es étnicos de Belo Horizonte. Para essas pessoas, a experiência com o corpo negro e o cabelo crespo n o se reduz ao espa o da família, das amizades, da militancia ou dos relacionamentos amorosos. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espa o no qual também se desenvolve o tenso processo de constru o da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela é lembrada como uma institui o em que o negro e seu padr o estético s o vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de constru o da identidade negra, ainda n o tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre forma o de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também , ao considerar tal diversidade, deverá se abrir para dialogar com outros espa os em que os negros constroem suas identidades. Muitas vezes, locais considerados pouco convencionais pelo campo da educa o, como por exemplo, os sal es étnicos.
A constitui o das teorias pedagógicas da educa o física  [cached]
Bracht Valter
Cadernos CEDES , 1999,
Abstract: O presente ensaio analisa o processo de constru o das teorias pedagógicas da educa o física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concep o e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no ambito da educa o física se colocam numa perspectiva crítica em rela o aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da vis o moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transi o coloca para a educa o/educa o física.
CRIAN AS, INF NCIAS, EDUCA O E CORPO  [cached]
Márcia Buss Sim?o,Eloísa Acires Candal Rocha
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2010,
Abstract: No presente artigo s o desenvolvidas reflex es sobre a necessidade de compreender as crian as, e suas diferentes infancias como categoria social e destaca uma concep o de corpo como biológico e social ao mesmo tempo, tornando possível e, necessário, um cruzamento das rela es entre crian as, educa o e corpo. Essas reflex es objetivam contribuir para a efetiva o do estatuto de sujeitos de direitos conferidos às crian as e; contribuir com indica es para uma Pedagogia da Infancia no ambito das interven es educativas, as quais incidem, sobretudo, sobre a dimens o corporal das crian as. Trata-se de uma investiga o de reflex o teórica para qual utilizou-se, estudos de orienta o histórico-cultural nas contribui es da Sociologia da Infancia, da Antropologia da Crian a e demais áreas que estudam a infancia, buscando um cruzamento multidisciplinar na abordagem desta rela o corpo, infancia e educa o.
SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZA O: CONTRIBUI ES PARA A REORIENTA O DAS PRáTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCA O FíSICA
Marcus Aurélio Taborda de Oliveira,Luciane Paiva Alves de Oliveira,Alexandre Fernandez Vaz
Pensar a Prática , 2008,
Abstract: O presente texto reúne contribui es para o debate sobre a constitui o de diretrizes curriculares para o ensino de Educa o Física no estado do Paraná. Depois de apresentar o contexto no qual foi gerado – que inclui resultados de debates com professores escolares daquele estado – discute-se uma concep o para a disciplina Educa o Física na escola, espa o pedagógico no qual a educa o do corpo é protagonista. Dessa forma, é apresentada uma série de conceitos e argumentos em favor da corporalidade como centro articulador das aulas de Educa o Física que, por sua vez, podem se organizar em torno de quatro eixos: o corpo que brinca e aprende, potencial expressivo do corpo, desenvolvimento corporal e constru o da saúde, rela o do corpo com o mundo do trabalho. Argumenta-se, em consonancia com o conceito de corporalidade apresentado, por um alargamento da compreens o das práticas corporais que considere elementos para além do movimento corporal.
Corpo e religi o: marcas da educa o evangélica no corpo feminino Cuerpo y religión: marcas de la educación evangélica en el cuerpo femenino Body and religion: evangelical education's marks on the female's body  [cached]
Ana Carolina Capellini Rigoni,Elaine Prodócimo
Revista Brasileira de Ciências do Esporte , 2013,
Abstract: Este estudo teve como objetivo compreender a forma como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus influencia na educa o do corpo das meninas que a frequentam. O estudo teve como base o referencial teórico da Sociologia e da Antropologia, constituindo-se como uma etnografia, realizada em um templo da Assembleia de Deus na cidade de Campinas/SP, entre mar o de 2006 a dezembro de 2007. A partir deste estudo percebemos o modo como a educa o religiosa recebida pelas meninas gera implica es na educa o do corpo das mesmas, que estabelecem uma espécie de negocia o entre os costumes postulados pela Igreja e outras formas de educa o. Esta investigación tuvo como objectivo comprender la forma como la Iglesia Evangélica Asamblea de Dios influye en la educacion del cuerpo de las ni as que la asisten. El estudio se basó en el marco teórico de la Sociología y la Antropología, estableciéndose como una etnografía realizada en un templo de la Asamblea de Dios en la ciudad de Campinas/SP, entre marzo de 2006 y diciembre de 2007. De este estudio podemos ver como la educación religiosa recibida por las ni as tiene implicaciones em la educación del cuerpo de ellas, que establecen uma espécie de negociación entre las prácticas acreditadas por la Iglesia y otras formas de educación. This research aims to figure out how protestant church specifically one known as Assembleia de Deus influences the body education of the girls who visit often this type of institution. This study rests on the theoretical framework of sociology and anthropology and consists of an ethnography which took place in Assembleia de Deus church located in Campinas city/S o Paulo, between March/2006 and December/2007. From this study we understood the way how religious education impacts in body education of the girls, which establish a kind of negotiation between the practices postulated by the church and others kind of education.
O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avalia o da aprendizagem significativa da Biomecanica em um curso de Licenciatura em Educa o Física
Rachel Saraiva Belmont,Luiz Alberto Batista,Evelyse dos Santos Lemos
Revista electr?3nica de investigaci?3n en educaci?3n en ciencias , 2011,
Abstract: A Biomecanica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreens o pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educa o Física. Cientes de que congrega informa es essenciais à prática desse profissional, procuramos compreender, neste estudo de caso, de abordagem qualitativa, o processo de aprendizagem significativa de conceitos necessários para a adequada elabora o do Diagrama de Corpo Livre. Os sujeitos da investiga o foram os alunos da disciplina Biomecanica do curso de Licenciatura em Educa o Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. Assumimos a Teoria da Aprendizagem Significativa como marco teórico e a observa o participante como estratégia metodológica. Além das notas de campo, tomamos como registros as respostas de um questionário e de quatro testes realizados durante e após a disciplina que, conforme natureza, foram categorizadas. Os resultados sugeriram que, no continuum aprendizagem mecanica–significativa, a aprendizagem realizada tendia à primeira, apesar do evidente avan o do conhecimento dos alunos, o qual, em rela o ao conjunto das atividades realizadas, pareceu-nos aquém do esperado para o nível do curso.
ESPORTE E INDúSTRIA CULTURAL EM THEODOR W. ADORNO: REFLEX ES SOBRE A EDUCA O DO CORPO  [cached]
Alexandre Fernandez Vaz
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2010,
Abstract: é nos marcos da industria cultural que se estrutura boa parte das práticas pedagógicas contemporaneas. Nao é diferente quando com a educa o do corpo, em especial com uma de suas mais marcantes formas, o esporte. O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir alguns fragmentos da obra de Theodor W. Adorno, em parceria com Max Horkheimer ou n o, que tratam dessa temática. Tomando como ponto de partida a tecnologiza o do corpo, procura-se pensar os caminhos que s o indicados para a reflex o de uma pedagogia do corpo na contemporaneidade. Nesse quadro, situam-se as próprias concep es de Adorno a respeito do corpo e, com elas, a respeito do esporte.
ECOTURISMO E EDUCA O AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNóSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUA U (RJ)  [cached]
Marcia Luiza Figueiredo Machado,Nadja Maria Castilho Costa
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2011,
Abstract: A constru o de uma proposta pedagógica para as a es de Educa o Ambiental (EA) tem grande fonte de contribui o na ciência geográfica. Um bom exemplo dos caminhos alternativos para a sensibiliza o e mudan as de atitudes é a integra o das práticas de EA e de Ecoturismo, em Unidades de Conserva o (UCs). Tal proposta orienta os atores sociais envolvidos a definirem as práticas político-pedagógicas que melhor atendam às necessidades da sociedade sustentável. Conhecer e compreender o campo da EA justifica-se, portanto, como uma necessidade primordial para o desenvolvimento de iniciativas e interven es, de diagnostico ambiental e de gerenciamento e manejo em UC. Em consonancia com essa perspectiva, centra-se o objetivo desta pesquisa: produzir um diagnóstico que possibilite subsidiar estudos e proposi es para cinco escolas da Rede Municipal de Educa o de Nova Igua u - RJ, situadas na Unidade Regional de Governo Centro, área de influência do Parque Natural Municipal de Nova Igua u (PNMNI). A metodologia aplicada constituiu-se de: levantamento bibliográfico alicer ado nas diretrizes estabelecidas nos Parametros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano de Manejo do Parque, acompanhamento semestral das atividades pedagógicas e avalia o das a es de EA desenvolvidas nas escolas enquanto difusoras de conhecimentos e práticas conservacionistas do ambiente local, trabalho de campo e entrevista com o gestor do Parque, aplica o de questionários para a equipe pedagógica e para os professores, visitas e participa o nos cursos de forma o oferecidos pela Secretaria de Educa o. Os resultados obtidos revelaram que os PCNs n o s o referenciais em muitas escolas, o que pode representar um entrave para as práticas de EA. Além disso, identificamos a falta de suporte material adequado para a realiza o de atividades de campo. E ainda, as comunidades locais pertencentes às escolas do entorno do PNMNI muitas vezes n o tem nesta área protegida o referencial ambiental local para as práticas de EA e ecoturismo. Já sobre o PNMNI, identificamos que o Plano de Manejo, documento basilar na gest o do Parque, é pouco conhecido, como, também, os objetivos dos subprogramas de ecoturismo e educa o ambiental. Nesta perspectiva, o diagnóstico realizado através de avalia es investigativas revelou informa es importantes que subsidiar o um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente, além de levantar o caráter emergencial da qualifica o específica do gestor do Parque, da capacita o do educador e, por conseguinte, da forma o do educando, habilitando-o a interagir com o
Fazendo diferen as: teorias sobre gênero, corpo e comportamento  [cached]
CITELI MARIA TERESA
Revista Estudos Feministas , 2001,
Abstract: Desde o final do século XIX, quando Darwin publicou suas obras sobre evolu o, muitas cientistas têm reagido adotando basicamente duas perspectivas: enquanto algumas negam o potencial das ciências biológicas para explicar arranjos sociais, outras reinterpretam estudos da Biologia sobre diferen as sexuais, admitindo que estes podem explicar comportamentos humanos e desigualdades sociais. Procurando entender de que maneira as diferen as sociais s o atribuídas ao corpo humano, o presente trabalho discute vertentes teóricas da recente produ o das ciências biológicas e das sociais que buscam afirmar ou negar a plausibilidade de teorias que invocam diferen as sexuais presumidamente localizadas no corpo (cérebro, genes e fisiologias masculina e feminina) para explicar possíveis varia es das habilidades, capacidades, padr es cognitivos e sexualidade humanos. Registra ainda a repercuss o de perspectivas essencialistas na agenda da mídia nacional e internacional.
A educa o do corpo em ambientes educacionais The Education of the body in education atmospheres Educación del cuerpo em ambientes educacionales  [cached]
Ari Lazzarotti Filho,Lilian Brand?o Bandeira,Antonio Chadud Jorge
Pensar a Prática , 2006, DOI: 19806183/rpp.v8i2.111
Abstract: Este trabalho apresenta as principais quest es oriundas de pesquisa que objetivou investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educa o escolar de crian as e jovens. Procuramos correlacionar aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educa o Física com as disciplinas Ciências e Ensino Religioso, assim como do esporte escolar e sua presen a nas aulas de Educa o Física. A pesquisa foi realizada com alunos e professores da segunda fase do Ensino Fundamental, em escola pública de Goiania, onde percebemos a educa o do corpo sustentada por uma concep o biológica, com valoriza o da disciplina Ciências. O esporte escolar mantém, através do sistema esportivo, o modelo de manifesta o e express o na escola por intermédio das competi es, da forma o dos ídolos, da racionaliza o, do treinamento e do desenvolvimento dos seus valores. Ao final, constatamos a necessidade de entender a educa o do corpo de forma multidisciplinar e de ampliar o foco de ensino do esporte na escola. PALAVRAS-CHAVE: educa o do corpo – escola – educa o física – esporte escolar This work presents the main subjects originating from of a research that it aimed at to investigate, in compared perspective, the cares with the body and the corporal techniques in the children’s school education and young, correlating aspects of contents and methodologies of the teaching of Physical education with the disciplines Sciences and Religious Teaching, as well as of the school sport and your presence in the classes of Physical education. The research was carried out a public school of Goiania with students and teachers of the second phase of the Fundamental Teaching. We understood an education of the body in the school sustained in a biological conception, with valorization of the discipline of Sciences and strongly present in the school sport which maintains, through the sporting system, the manifestation model and expression in the school: through the competitions, of the formation of the idols, of the rationalization, of the training and of the development of their values. At the end, we understood the need to understand the education of the body of discipline form and of enlarging the focus of teaching of the sport in the school. KEY-WORDS: education of the body – school – physical education – school sport Este trabajo presenta las principales cuestiones originarias de una pesquisa con el objetivo de investigar, en perspectiva comparada, los cuidados con el cuerpo y las técnicas corporales en la educación escolar de ni os y jóvenes, haciendo la
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.