oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
PRAGMATISMO E ESCOLA NOVA NO BRASIL  [cached]
Elisabete Aparecida Ribeiro,Pedro Angelo Pagni
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa Democracia, Pragmatismo e Escola Nova no Brasil (em andamento). Descreve brevemente o cenário histórico e educacional em que o movimento Escola Nova se encontra, na ocasi o em que os temas filosófico-educacionais ganham proje o na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e na Educa o e Ciências Sociais. Focaliza os temas filosófico-educacionais presentes nos debates travados nesses periódicos e discute a rela o entre filosofia e ciência, supondo-a como central para a compreens o das formas de apropria o do pragmatismo, para sustentar a concep o de democracia e para oferecer um sentido democrático à concep o escolanovista de educa o, durante os anos 1950 e 1960. Recorremos a uma revis o preliminar da literatura sobre o assunto, focalizamos as rela es que s o estabelecidas entre a Escola Nova e o Pragmatismo e como autores como J. Roberto Moreira e Jayme Abreu se apropriam desta corrente da filosofia para tratar da educa o no período.
A escola de Gramsci e a escola rural brasileira: um diálogo possível?
Lúcia Gracia Ferreira,Móisés dos Santos Viana
Revista Espa?o Acadêmico , 2010,
Abstract: Este trabalho refere-se a escola idealizada por Gramsci em seus estudos e sua contribui o para pensarmos a escola rural brasileira dos dias atuais. Intentamos aqui pensarmos sobre o teórico Gramsci e ousamos verificar se havia entre a escola por ele idealizada e a escola rural brasileira um diálogo possível. Trata-se de um estudo teórico que se inicia pela biografia de Gramsci e seus estudos, daí partindo para sua idéia de intelectual e de escola. A partir de ent o norteamos a discuss o caracterizando a escola rural brasileira, tra ando verossimilhan a entre ambas.
Forma o e alteridade: pesquisa na e com a escola
Laura Noemi Chaluh
ETD : Educa??o Temática Digital , 2008,
Abstract: CHALUH, L. N. Forma o e alteridade: pesquisa na e com a escola. 318fl. 2008. Tese (Doutorado em Educa o) – Faculdade de Educa o, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008.
A escola e a exclus o  [cached]
Dubet Fran?ois
Cadernos de Pesquisa , 2003,
Abstract: Para abordar com serenidade as rela es entre educa o e exclus o importa primeiro distinguir o que depende da exclus o social e de seus efeitos na escola, da exclus o escolar propriamente dita. A situa o atual é, sem dúvida, definida pelo refor o dos processos sociais de exclus o com o aumento das desigualdades e do desemprego. Entretanto, o fen meno mais marcante e mais paradoxal é o desenvolvimento da exclus o escolar propriamente dita, como conseqüência de uma vontade de interroga o inigualada. Quanto mais a escola intensifica o seu raio de a o, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fen meno. Nesse contexto, a exclus o n o é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimens es da experiência escolar dos alunos.
DESENVOLVIMENTO MORAL E INDISCIPLINA NA ESCOLA  [cached]
Rita Melissa Lepre
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O presente artigo configura-se como uma reflex o acerca da indisciplina e suas possíveis causas. Para debater sobre o assunto apresentamos a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget e articulamos suas descobertas com a quest o da indisciplina na escola. S o feitas, ainda, reflex es sobre o ambiente em que nossas crian as encontram-se inseridas por, pelo menos, cinco horas diárias.
Papel do Regimento Escolar na Organiza o e Funcionamento da Escola  [cached]
Tsutaka Watanabe
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: Papel do Regimento Escolar na Organiza o e Funcionamento da Escola
Os Baniwa e a escola: sentidos e repercuss es  [cached]
Valéria Augusta Weigel Cerqueira de Medeiros
Revista Brasileira de Educa??o , 2003,
Abstract: Por que um povo indígena se mobiliza e empreende lutas por escola? Quais sentidos e repercuss es a educa o escolar tem tido para o povo Baniwa, habitante milenar da bacia do rio I ana, afluente da margem direita do rio Negro, no noroeste do estado do Amazonas? Essas perguntas têm motivado a realiza o de estudos sobre a escola nessa área indígena, em que se mostra esse povo em suas rela es com os outros atores sociais existentes na regi o, vivenciando a implanta o da escola. O exame destas rela es revela a existência por diferentes projetos educacionais, tecidos por diferentes interesses e vis es de mundo e engendrando diferentes sentidos e repercuss es para o povo Baniwa.
Terra e escola: duas faces da mesma luta
Elison Antonio Paim,Maria K. Schneider,Noeli Candatem
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2008, DOI: 10.5902/1984644425
Abstract: Este artigo é parte da pesquisa historiográfica “Educa o no Assentamento 29 de Outubro”. Procura-se destacar a resistência e exclus o de um grupo de professoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em assentamento do município de Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul; o confronto da Rede Estadual de Ensino e a comunidade de assentados na luta pelo programa de ensino a ser desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marli Rissotto Zanchet. Historiciza-se a luta pela conquista da terra e da escola pelo grupo de pais, professores e alunos. Palavras-chave: Luta pela Terra. Conquista da Escola. MST.
O tempo da escola e o tempo na escola como pauta na discuss o de políticas de qualidade para a escola pública  [cached]
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Revista Espa?o Acadêmico , 2009,
Abstract: Eventualmente merece destaque no cenário educacional um tema recursivo: a qualifica o da escola pública através de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva, o texto prop e a discuss o do que se entende como tempo na escola e o tempo da escola, a partir de uma pesquisa em uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense que, há duas administra es, edifica escolas em tempo integral. Como conclus o, o texto acena para o cotejo de outros elementos (espa o físico, material de apoio...) que, agregados ao aumento do tempo de permanência da crian a na escola, podem alterar a qualidade em termos educacionais.
Democratiza o escolar e justi a da escola  [cached]
Fran?ois Dubet
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2008,
Abstract: A democratiza o é uma realidade na escolariza o do ponto de vista da igualdade de acesso aos estudos; no entanto, parece que uma escola a priori mais justa que em outros tempos criou sentimentos novos de injusti a, freqüentemente contraditórios entre si. Modificando o foco de análise e buscando observar mais claramente esse sentimento de injusti a e de decep o paradoxal, o presente artigo aprecia a situa o da escola francesa a partir de vários critérios de justi a. Palavras-chave: Escola. Democratiza o da educa o. Justi a.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.