oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Trabalho em grupo nas empresas alem s: Um novo modelo de produ o e uma proposta conceitual de forma o profissional
Markert Werner
Educa??o & Sociedade , 1998,
Abstract: O presente trabalho é resultado parcial do projeto "Conceito de Forma o Profissional para os trabalhadores de fabrica o em grupo em pequenas e médias empresas". A base do projeto abrange estudos teóricos e pesquisas empíricas. O objetivo central é o desenvolvimento de um conceito de forma o profissional para os trabalhadores envolvidos no processo de reorganiza o da produ o em empresas exemplares. Para tanto, prop e-se analisar os novos conceitos implantados nas empresas alem s e as conseqüências para a qualifica o profissional, centrando-se na quest o do novo perfil necessário ao trabalhador no modelo de trabalho em grupo. Pretende-se mostrar que este novo perfil contem a necessidade de requalifica o do pessoal, envolvendo conhecimentos técnicos específicos e capacidades orientadas no novo modelo de coopera o entre departamentos.
AS PRIVATIZA ES E O NOVO MODELO DO SETOR ELéTRICO BRASILEIRO: O IMPACTO SOBRE O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR  [PDF]
Moises Ari Zilber,Sérgio Lex,Cely Ades
Gest?o & Regionalidade , 2005,
Abstract: Historicamente a gera o, a transmiss o e a distribui o de energia elétrica no Brasil eram atividades estatais. A partir da necessidade de investimentos no Setor Elétrico, houve a migra o da gest o estatal para um novo modelo de privatiza es e aporte de capital nacional e estrangeiro. O presente estudo mostra como as mudan as ocorridas no novo modelo de gest o do setor alteraram o atendimento aos clientes. Um novo modelo concorrencial, em um mercado maduro, deve nortear a introdu o de mudan as, para que ele possa se ajustar às necessidades dos consumidores de energia elétrica.
O estranho, o estranhamento e o estrangeiro em Monique Proulx e Clarice Lispector  [cached]
Haydée Ribeiro Coelho
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 2004,
Abstract: Resumo: Esse texto aborda o estranho, o estranhamento e o estrangeiro a partir de alguns contos da literatura do Québec (Les aurores montréales, de Monique Proulx) e de outras narrativas, de Clarice Lispector. Para desenvolver o tema, ser o focalizados: o insulamento feminino e a descoberta do “eu”; a adolescência e a experiência do estranho; e, finalmente, o olhar do estrangeiro e o sentimento de ser estrangeiro/estrangeira. Palavras-chave: Literatura comparada; literatura canadense; Monique Proulx; literatura brasileira; Clarice Lispector; estranhamento. Résumé: Ce texte aborde l’étrange, l’étrangeté à partir des quelques nouvelles de la littérature du Québec (Les aurores montréales, de Monique Proulx) et d’autres récits, de Clarice Lispector. Pour développer le thème, les aspects suivants seront priveligiés: l’isolement féminin et la découverte du “moi”; l’enfance, l’adolescence et l’expérience de l’étrangeté; et, finalment, le regard de l’étranger et le sentiment d’être étranger/étrangère. Mots-clés: Littérature comparée; littérature canadienne; Monique Proulx; littérature brésilienne; Clarice Lispector; étrangeté. Keywords: Comparative literature; Canadian literature; Monique Proulx; Brazilian literature; Clarice Lispector; estrangement.
O direito e o absurdo: uma análise de “O estrangeiro”, de Albert Camus
Luis Carlos Cancellier de Olivo,Ada Bogliolo Piancastelli de Siqueira
Sequência : Estudos Juridicos e Politicos , 2008,
Abstract: O artigo visa aproveitar-se da rela oentre o Direito e a Literatura para realizar umaanálise da obra “O Estrangeiro”, de Albert Camus.Tem como inten o levantar questionamentos éticospertinentes ao Direito por meio da narrativacamusiana. Busca analisar as proposi es moraistrazidas pelo romance. Pretende também tecer críticasao funcionamento da justi a e à característicaopressora desta institui o social.The paper intends to take advantage ofthe academic interaction between Law andLiterature to analyze Albert Camus’ novel TheStranger. Within its aims is the discussion of ethicalalternatives relevant to the study of Law and theanalysis of the workings of Camus’ absurd justice.It also intends to demonstrate Camus’ critics toLaw as an oppressive and excludent institution.
A Educa o dos Brasileiros e o Estrangeiro: breve histórico da internacionaliza o dos estudos no Brasil  [cached]
Marina Alves Amorim
Brasiliana : Journal for Brazilian Studies , 2012,
Abstract: Propomos, neste texto, um breve histórico da internacionaliza o dos estudos no Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade, e buscamos vislumbrar as raz es de ser desse fen meno. Ao fazer isso, demonstramos como as temporadas de estudos no exterior constituem práticas culturais bastante enraizadas entre os brasileiros e que só podem ser compreendidas se levarmos em conta o lugar que o estrangeiro tradicionalmente ocupa no processo de reprodu o das elites locais.
Perfil epidemiológico do trauma ocular penetrante antes e após o novo código de transito  [cached]
Silber Paulo Caldas,Souza Luciene Barbosa de,Tongu Maira Tiyomi Sacata
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , 2002,
Abstract: Objetivo: Comparar o perfil epidemiológico dos pacientes com trauma ocular penetrante (TOP) antes e após a regulamenta o do novo código de transito. Métodos: Estudo retrospectivo de 253 pacientes com TOP examinados na Se o de Trauma Ocular (UNIFESP) de janeiro de 1997 a abril de 1999. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo I, pacientes com trauma ocular antes da implanta o do novo código; Grupo II, história de trauma após sua implanta o. Os pacientes foram avaliados em rela o a diferentes aspectos do trauma e exame oftalmológico. Resultados: Os achados epidemiológicos em rela o à idade, sexo e ra a foram similares em ambos os grupos. No grupo I, os pacientes entre 21 e 50 anos apresentaram distribui o similar quanto à etiologia do trauma, ao passo que no grupo II, no mesmo intervalo de idade, predominaram os acidentes automobilísticos. Em rela o ao uso do cinto de seguran a, 60% e 92% dos pacientes n o estavam usando o cinto, nos grupos I e II, respectivamente. 60% dos pacientes no grupo II mencionaram consumo de álcool, contra 40%, no grupo I. Conclus o: Apesar das medidas de impacto tomadas pelo governo para controlar os acidentes, os danos do trauma ocular continuam relacionados a fatores passíveis de preven o, como o uso do cinto de seguran a e consumo de álcool.
Tecnologias da informa o e comunica o: o caso do Grupo Back sob a perspectiva de gera o de conhecimento e rela o com seus clientes externos
Letícia Bonatti
Revista Eletr?nica de Estratégia e Negócios , 2010,
Abstract: O presente artigo aborda teorias e conceitos sobre a Tecnologia da Informa o e Comunica o (TIC) na perspectiva de gera o de conhecimento do Grupo Back com rela o a seus clientes externos. O tema à tecnologia da informa o e comunica o foi explorado nas teorias sobre o novo paradigma organizacional, os impactos da TIC, seu surgimento histórico, ERP, Call Center, CRM, sua aplica o à gest o do conhecimento. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. O emprego do método exploratório-descritivo com corte transversal é utilizado para obter informa es do fen meno em estudo. Os levantamentos de pesquisa foram realizados em campo, abrangendo amostra intencional de 120 funcionários do Grupo Back. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a organiza o estudada possui o conhecimento dos seus clientes externos por intermédio das tecnologias da informa o e comunica o aplicada como ferramenta de auxílio à comunica o com seus clientes.
O Impacto da Cultura sobre o Sistema de Controle Gerencial: uma Análise de Empresas Brasileiras Adquiridas por Capital Estrangeiro
Raimundo Nonato Sousa Silva,Walter Gassenferth,Fanny da Silva
Contabilidade Vista & Revista , 2008,
Abstract: Nas últimas décadas, come ou-se a considerar o papel da cultura nacional nodesenvolvimento de modelos e ferramentas gerenciais, e na aceita o de mudan as. Esseestudo prop e analisar a influência da cultura nacional no desenho e na atualiza o daestrutura organizacional e do sistema de controle gerencial de empresas brasileirasadquiridas por capital estrangeiro, a partir de dois casos estudados. O desenvolvimentointernacional do país levou a um aumento contínuo e crescente dos investimentosestrangeiros no Brasil, tanto como a uma expans o e o investimento das organiza esbrasileiras no exterior. Para tanto, foi analisado o caso de duas organiza es brasileirasprivatizadas e adquiridas por empresas americanas. Uma delas foi, num segundo tempo,comprada por uma organiza o de origem mexicana. Os resultados obtidos nesta pesquisasugerem que todas as componentes de um sistema de controle gerencial sofrem altera esdepois de um processo de aquisi o internacional. Sobretudo, o estudo revelou o papel dacultura nacional como fator de aceita o ou rejei o de um novo modelo de controle.
Globaliza o e investimento direto estrangeiro: um estudo exploratório da indústria automotiva brasileira  [cached]
Guedes Ana Lucia,Faria Alexandre
Revista de Sociologia e Política , 2002,
Abstract: Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa cujo objetivo é desenvolver um referencial teórico para analisar antecedentes e implica es da globaliza o econ mica no Brasil. Mais especificamente, o artigo enfoca quest es de governan a e sustentabilidade ambiental relacionados a investimentos diretos estrangeiros feitos na indústria automotiva na Regi o Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. A investiga o segue uma perspectiva particular sobre a globaliza o, contemplando tanto mecanismos e estruturas globais como também a esfera decisória dos governos locais. Os autores concluem que pesquisadores devem incluir em suas análises tanto aspectos sociais, quanto políticos, bem como seguir abordagens interdisciplinares com a área de economia política internacional, em investiga es envolvendo investimentos, estratégias e opera es de empresas transnacionais no Brasil.
Feliz Ano Velho… e Novo!
Antonio Ozaí da Silva
Revista Espa?o Acadêmico , 2010,
Abstract: Reflex o sobre o tempo e o significado do recome o a cada novo ano.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.