oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Criptococose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada  [cached]
Silva Ana Carina Gamboa da,Marchiori Edson,Souza Jr. Arthur Soares,Irion Klaus L.
Radiologia Brasileira , 2003,
Abstract: A criptococose pulmonar é uma doen a causada pelo Criptococcus neoformans, um fungo unimórfico que possui distribui o mundial, existindo na mesma forma tanto no seu habitat natural quanto em animais e humanos. A doen a possui apresenta es clínica e patológica variáveis e pode manifestar-se tanto em pacientes com a imunidade normal como em imunocomprometidos, que representam a maioria dos casos. Neste trabalho s o analisados os aspectos encontrados nas tomografias computadorizadas do tórax de 14 pacientes com criptococose pulmonar confirmada. Os achados mais freqüentes na tomografia do tórax foram as massas e os nódulos pulmonares. Outros aspectos observados foram as áreas de escava o, as consolida es, o espessamento do interstício peribroncovascular e o reticulado difuso. Massa pulmonar foi o achado isolado mais comum (64,2%), seguido dos nódulos isolados ou múltiplos (35,7%). Doen a pulmonar difusa foi vista em apenas 14,2% dos casos. Os lobos superiores foram os mais comprometidos, sendo a doen a mais comum nas regi es anteriores. A tomografia do tórax permitiu avaliar com precis o o grau de comprometimento do parênquima pulmonar.
Amiloidose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada  [cached]
Marchiori Edson,Souza Jr. Arthur Soares,Ferreira Angela,Azevedo Karla Confessor
Radiologia Brasileira , 2003,
Abstract: Neste trabalho foram estudados os aspectos tomográficos observados em cinco pacientes com diagnóstico de amiloidose pulmonar confirmado histopatologicamente. Dois deles apresentaram a forma traqueobr nquica da doen a e mostraram nodula es e forma o de placas nas paredes traqueais, com calcifica es. Dois tinham a forma parenquimatosa difusa, um deles com opacidades reticulares e nodulares subpleurais, e o outro com espessamento nodular de septos interlobulares e consolida es parenquimatosas. Ambos apresentavam calcifica es de permeio às les es. O último paciente tinha a forma nodular da doen a, com nódulos de contornos regulares em ambos os pulm es, com calcifica es. Os aspectos tomográficos observados, embora n o patognom nicos, s o muito sugestivos do diagnóstico de amiloidose.
Paracoccidioidomicose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada de alta resolu o  [cached]
Muniz Maria Angélica Soares,Marchiori Edson,Magnago Marcelo,Moreira Luiza Beatriz Melo
Radiologia Brasileira , 2002,
Abstract: O comprometimento pulmonar na paracoccidioidomicose é muito freqüente, podendo até ser a única manifesta o da doen a. Neste trabalho s o analisados os aspectos encontrados nas tomografias computadorizadas de alta resolu o do tórax de 30 pacientes com paracoccidioidomicose confirmada. Por meio desta análise foram determinados os achados mais comuns e suas formas de apresenta o e distribui o nos pulm es. Os aspectos mais freqüentemente observados foram: espessamento esparso de septos interlobulares (96,7%), opacidades em vidro fosco (66,7%), nódulos (60%), aumento irregular do espa o aéreo (enfisema paracicatricial) (56,7%), espessamento de paredes br nquicas (46,7%), espessamento pleural (36,7%), cavidades (36,7%), dilata o da traquéia (33,3%), distor o arquitetural (30%), consolida o do espa o aéreo (30%), bandas parenquimatosas (23,3%), reticulado intralobular (13,3%) e espessamento irregular do interstício axial peri-hilar (10%). A radiografia do tórax apresenta limitada capacidade de avaliar doen as pulmonares difusas, tornando a tomografia computadorizada de alta resolu o do tórax essencial para avalia o dos pacientes com paracoccidioidomicose pulmonar.
Malária pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada de alta resolu o - relato de caso  [cached]
Rodrigues Rosana,Marchiori Edson,Souza Daniel Andrade Tinoco de
Radiologia Brasileira , 2004,
Abstract: Neste trabalho é relatado o caso de paciente do sexo masculino, de 38 anos de idade, que desenvolveu quadro de malária com comprometimento pulmonar. A tomografia computadorizada de alta resolu o evidenciou espessamento de septos interlobulares e de bainhas peribroncovasculares, com áreas esparsas de atenua o em vidro fosco e de consolida es, além de derrame pleural bilateral, aspectos compatíveis com edema pulmonar. O paciente recebeu tratamento específico, evoluindo bem e tendo alta 11 dias após a interna o.
Linfangioliomiomatose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada de alta resolu o  [cached]
Castro Netto Eduardo Curty,Marchiori Edson,Souza Jr. Arthur Soares,Irion Klaus L.
Radiologia Brasileira , 2003,
Abstract: Neste trabalho foram estudados, retrospectivamente, 17 pacientes com linfangioliomiomatose pulmonar diagnosticada por biópsia pulmonar a céu aberto. Todos os pacientes eram do sexo feminino, com idade média de 39,6 anos. Duas pacientes tiveram também o diagnóstico de esclerose tuberosa. As pacientes foram submetidas a tomografia computadorizada de alta resolu o, cujos achados revelaram cistos com conteúdo gasoso, de formas variadas e com diferentes tamanhos, n o ultrapassando 60 mm de diametro. A grande maioria tinha as paredes finas. Todos os cistos apresentaram distribui o difusa pelo parênquima pulmonar. Somente duas pacientes apresentaram pneumotórax associado. Nódulos parenquimatosos e espessamento de septos interlobulares n o foram observados. Dessa forma, as características tomográficas utilizadas para o diagnóstico foram a ausência de nódulos e a presen a de cistos de tamanhos variados, em geral menores que 20 mm, arredondados e distribuídos difusamente pelo parênquima pulmonar.
Les es traumáticas do mediastino: aspectos na tomografia computadorizada  [cached]
Melo Alessandro Severo Alves de,Moreira Luiza Beatriz Melo,Marchiori Edson
Radiologia Brasileira , 2003,
Abstract: As les es traumáticas mediastinais constituem achados pouco freqüentes no trauma torácico, mas s o de extrema importancia, por representarem mau prognóstico, dada a sua gravidade e les es associadas. O trauma mediastinal é cada vez mais diagnosticado pela tomografia computadorizada, em especial pelo rápido tempo de aquisi o decorrente da técnica helicoidal, que permite a avalia o de pacientes em estado grave, possibilitando a ado o de conduta terapêutica eficiente. Os autores estudaram 11 pacientes com trauma torácico submetidos a tomografia computadorizada, os quais apresentaram les es mediastinais. A hemorragia mediastinal representou a les o mais comum nesta casuística, manifestando-se sob a forma de infiltra o da gordura mediastinal, com a presen a de material denso permeando os espa os mediastinais, ou sob a forma de hematoma. O hemopericárdio representou a segunda les o mais comum, caracterizado por material denso ou líquido no interior do pericárdio. As les es aórticas foram observadas em três casos, caracterizadas por irregularidade parietal no contorno aórtico ou por pseudo-aneurisma. Neste trabalho o trauma torácico fechado foi observado em seis casos, enquanto o trauma aberto ocorreu em cinco pacientes. As causas de trauma fechado foram atropelamento, colis o automobilística e queda de altura. A forma penetrante de traumatismo torácico decorreu de dois modos de agress o: les o por arma de fogo e les o por arma branca
Criptococose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada
Silva, Ana Carina Gamboa da;Marchiori, Edson;Souza Jr., Arthur Soares;Irion, Klaus L.;
Radiologia Brasileira , 2003, DOI: 10.1590/S0100-39842003000500005
Abstract: pulmonary cryptococcosis is caused by cryptococcus neoformans, a world-wide distribution unimorphic fungus that exhibits the same form in its natural habitat, animals and humans. the disease presents variable clinical and pathologic features and occurs in immunocompetent and immunocompromised patients. we reviewed the computed tomography findings of 14 patients with confirmed pulmonary cryptococcosis. the most frequent computed tomography findings were masses and pulmonary nodules. other abnormalities included cavities, areas of consolidation, peribronchovascular interstitial thickening and diffuse linear opacities. pulmonary masses were the most frequent findings (64.2%), followed by nodules (35.7%) whereas diffuse pulmonary disease accounted for 14.2% of the cases. the most affected areas were the upper lobes and the anterior regions. computed tomography scan of the chest allows a precise assessment of pulmonary parenchymal involvement in patients with pulmonary cryptococcosis.
Amiloidose pulmonar: aspectos na tomografia computadorizada
Marchiori, Edson;Souza Jr., Arthur Soares;Ferreira, Angela;Azevedo, Karla Confessor;Fialho, Suzane Mansur;Crespo, Sheila Jandira Vianna;
Radiologia Brasileira , 2003, DOI: 10.1590/S0100-39842003000200007
Abstract: we report the computed tomography findings of five patients with pathology proven pulmonary amyloidosis. tracheobronchial amyloidosis with calcified nodules and plaques in the tracheal wall were seen in two patients. two other patients had diffuse parenchymal disease with calcified lesions, one had reticular and nodular subpleural opacities whereas the other had nodular interlobular septal thickening and a parenchymal consolidation. the latter presented the nodular type of the disease with multiple sharp nodules scattered throughout the lungs and interspersed calcifications. the computed tomography findings observed were not specific but strongly suggestive of amyloidosis.
Paniculite mesentérica: aspectos na tomografia computadorizada  [cached]
Moreira Luiza Beatriz Melo,Pinheiro Ricardo Andrade,Melo Alessandro Severo Alves de,Alves José Ricardo Duarte
Radiologia Brasileira , 2001,
Abstract: A paniculite mesentérica é um processo inflamatório que constitui o segundo estádio de uma doen a rara e progressiva que envolve o tecido adiposo do mesentério. Entre os métodos radiológicos utilizados no diagnóstico est o os estudos baritados, a ultra-sonografia, a tomografia computadorizada e a ressonancia magnética do abdome. A tomografia computadorizada tem importancia tanto no diagnóstico e avalia o da extens o da doen a quanto no planejamento do tratamento, e os aspectos tomográficos variam de acordo com o estádio da doen a e se o componente predominante é inflamatório ou fibroso, tendo boa correla o com os achados da anatomopatologia. Os autores estudaram dez casos de paniculite mesentérica submetidos a tomografia computadorizada, sendo que em um deles foi realizada ressonancia magnética. Em todos os casos o aspecto tomográfico era o de forma o expansiva heterogênea, com densidade predominantemente adiposa, apresentando vasos ectasiados e bandas lineares com densidade de partes moles de permeio, localizada no mesentério.
Nódulos com sinal do halo na aspergilose pulmonar angioinvasiva: correla o da tomografia computadorizada de alta resolu o com a anatomopatologia  [cached]
Marchiori Edson,Valiante Paulo Marcos,Souza Jr. Arthur Soares
Radiologia Brasileira , 2002,
Abstract: O objetivo do trabalho é apresentar os achados precoces da aspergilose angioinvasiva na tomografia computadorizada de alta resolu o e correlacioná-los com a anatomopatologia. Foram analisadas as tomografias computadorizadas de alta resolu o de dois pacientes com aspergilose angioinvasiva, ambos com leucemia, e feita a correla o com os achados de necropsia. Os nódulos corresponderam a infartos hemorrágicos, com necrose de coagula o, permeados por hifas dos fungos. O halo em vidro fosco correspondeu a hemorragia intra-alveolar. Os nódulos com sinal do halo observados na tomografia computadorizada de alta resolu o de pacientes com aspergilose angioinvasiva apresentaram estreita correla o com os aspectos anatomopatológicos. As altera es dos nódulos com sinal do halo demonstradas à anatomia patológica explicam claramente as características da les o à tomografia computadorizada de alta resolu o.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.