oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O envolvimento da família no processo de integra o/inclus o do aluno com necessidades especiais  [cached]
Renato Paula Vieira Lopes,Reinoldo Marquezan
Revista Educa??o Especial , 2000,
Abstract: O aluno da Educa o Especial é t o especial quanto qualquer pessoa. A família é a principal responsável pelas a es do seu filho com necessidades especiais. é ela que lhe oferece a primeira forma o. Na integra o/inclus o escolar, o aluno, com a orienta o dos profissionais e da família, poderá adquirir competência profissional e pessoal. Este artigo é resultado do trabalho de pesquisa realizado para identificar o envolvimento da família no processo de integra o/inclus o escolar da pessoa com necessidades especiais.
A INCLUS O DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCA O FíSICA ESCOLAR  [cached]
Hugo Norberto Krug
Revista Educa??o Especial , 2012, DOI: 10.5902/1984686x5130
Abstract: Este artigo teve como objetivo analisar as possibilidades de inclus o dos portadores de necessidades educativas especiais na escola e nas aulas de Educa o Física. Inicialmente, para contextualiza o da temática, realizou-se um resgate histórico da legisla o sobre Educa o Especial. Posteriormente, analisou-se as vantagens e desvantagens da inclus o das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola comum, o preparo das escolas e profissionais para a inclus o e a a o da Educa o Física. Para concluir destacamos que a inclus o das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola e conseqüentemente na Educa o Física escolar é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno normal. No entanto, a inclus o escolar n o é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, principalmente, a falta de professores habilitados e de estruturas físicas adequadas aos alunos portadores de deficiências. Salientamos ainda que a inclus o do deficiente deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar que deve sentir-se comprometida facilitando assim a plena integra o do deficiente. Palavras-Chave: Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Educa o Física escolar; Educa o Especial.
A atua o de profissionais da educa o na inclus o escolar do aluno com deficiência intelectual  [cached]
Anaí Cristina da Luz Stelmachuk,Marcos José da Silveira Mazzotta
Revista Educa??o Especial , 2012, DOI: 10.5902/1984686x5245
Abstract: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5245 A pesquisa investigou como professores regentes e supervisores escolares têm atuado em rela o aos alunos com deficiência intelectual, tendo em sala de aula um auxiliar. A fundamenta o teórica baseou-se em literatura especializada e pesquisa documental referente à legisla o brasileira e publica es oficiais sobre Educa o Especial. A pesquisa de campo seguiu a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 10 supervisores escolares e 16 professoras regentes de classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Uni o da Vitória - PR. Para a coleta de dados, os sujeitos responderam a questionários e 30% dos supervisores e 31,25% das professoras foram entrevistadas. As respostas foram categorizadas em: significado de inclus o escolar, conceito de deficiência intelectual e objetivo educacional em rela o ao aluno com deficiência intelectual, facilidades e dificuldades da inclus o desse aluno nas escolas e condi es de apoio à inclus o. Após análise dos dados constatou-se que: os auxiliares s o solicitados à Secretaria Municipal da Educa o pelas escolas; 88,46% dos sujeitos da pesquisa orientam os auxiliares. 69,23% sentem-se parcialmente preparados e 23,07% sentem-se preparados para tal fun o. Professoras consideram que seus alunos com deficiência intelectual apresentam maior necessidade de apoio na área acadêmica. Supervisores e professoras consideram que o apoio do auxiliar em sala de aula reflete positivamente no desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, evidenciando ressalvas em rela o ao desenvolvimento da autonomia. Os sujeitos questionam o perfil e a forma o dos auxiliares e sugerem forma o continuada para estes e para si. Palavras-chave: Profissionais da Educa o; Inclus o Escolar; Deficiência Intelectual.
Investigando o espectro do autismo: perfil do alunado e interven o educacional na rede pública do Distrito Federal  [cached]
Tania Maria de Freitas Rossi,Erenice Natália Soares Carvalho
Revista Educa??o Especial , 2011, DOI: 10.5902/1984686x4179
Abstract: O projeto de pesquisa Perturba es do espectro de autismo – perfil do alunado e interven o educacional na rede pública do Distrito Federal integra o Programa de Apoio à Educa o Especial, iniciativa da Secretaria de Educa o Especial, em parceria com a Capes, que vem alocando investimentos técnicos e financeiros para apoiar e incentivar a pesquisa em educa o especial. Como tal, o projeto volta-se à realiza o de investiga es e estudos acerca da inclus o de pessoas com perturba es do espectro do autismo e à capacita o, em nível de pós-gradua o lato e stricto sensu de profissionais que atuam na educa o especial. Pretende ser um, dentre os múltiplos instrumentos e a es, que possibilitem o atendimento das atuais prerrogativas educacionais que regem a Política Nacional de Educa o: a inclus o escolar de todos os alunos. A literatura aponta que ainda há um grande contingente de pessoas com e sem deficiência, sem escolariza o, excluído do processo educacional e do atendimento educacional especializado, apesar dos esfor os até ent o envidados nesse sentido. O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência vinha sendo desenvolvido, prioritariamente, em classes e escolas especiais, em salas de recursos, por meio de servi os de itinerancia, dentre outras modalidades, situa o que a política hodierna pretende reverter, direcionando esfor os no sentido de oferecer insumos técnicos e financeiros para criar condi es de sustentabilidade a esse atendimento na classe comum, como preconiza o princípio da inclus o escolar. Palavras-chave: Espectro de Autismo. Educa o Especial. Inclus o.
Educa o Especial – desafios em busca da inclus o
Yara Xang? Espíndola
Revista Espa?o Acadêmico , 2009,
Abstract: O objetivo do presente artigo é discutir algumas das principais quest es relacionadas à Educa o Especial, seus princípios e modalidades. Analisando alguns desafios e dificuldades sob a perspectiva de especialistas na área, juntamente com a contribui o da Declara o de Salamanca, um documento fundamental para a educa o inclusiva que proporciona uma vis o ampla a respeito dos assuntos relacionados à Educa o Especial, verifica-se as inúmeras controvérsias existentes. O artigo focaliza, em especial, as controvérsias entre dois princípios: integra o e inclus o. Estes princípios, muitas vezes considerados erroneamente como sin nimos, revelam-se como sendo duas vertentes, pólos opostos na Educa o Especial. Conclui-se que, apesar da preferência pela educa o inclusiva e sua realiza o em classes regulares, a realidade tende a favorecer o ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ou classes especiais. Esta incoerência entre teoria e prática ocorre devido à falta de recursos e suporte pedagógico para a implementa o e desenvolvimento da educa o inclusiva de forma efetiva em classes regulares. Argumenta-se ainda que a maior barreira a ser superada ainda é o preconceito e a falta de informa o, que impedem que a inclus o se estenda do ambiente escolar para a comunidade local na qual a escola se insere.
Análise preliminar da pesquisa em educa o especial e inclus o educacional na anped sul  [cached]
Maria Inês Naujorks
Revista Educa??o Especial , 2008, DOI: 10.5902/1984686x105
Abstract: Neste estudo analisamos parte da pesquisa em Educa o Especial e Inclus o Educacional apresentada na ANPEd Sul. Tomamos como objeto de análise as edi es de 2004 e 2006, totalizando 79 produ es. Constatamos a consolida o da área na regi o. Entretanto, verifica-se concentra o de produ o em determinadas institui es. A partir desta análise parcial identificamos tendências, avan os e as temáticas que carecem de aprofundamento, o que poderá balizar futuras pesquisas na área. Palavras-chave: Educa o Especial. Inclus o Educacional. Pesquisa.
Caracteriza o dos profissionais responsáveis pela identifica o da deficiência intelectual em escolares  [cached]
Aline Aparecida Veltrone,Enicéia Gon?alves Mendes
Revista Educa??o Especial , 2011,
Abstract: Este estudo tem por objetivo descrever a caracteriza o dos profissionais da escola envolvidos na identifica o da deficiência intelectual, bem com os procedimentos por eles utilizados. Participaram do estudo 67 profissionais de escola especial, rede municipal e rede estadual de ensino de cinco municípios do interior do estado de S o Paulo. Os dados descrevem a forma o da equipe de avalia o, cargo ocupado, forma o acadêmica e os procedimentos utilizados. De uma maneira geral, os dados revelam que n o existe uma padroniza o de quem s o os profissionais envolvidos na avalia o e nem sobre procedimentos utilizados. Além disso, também revela procedimentos diferenciados utilizados pela escola especial, rede municipal e rede estadual de educa o, evidenciando que a deficiência intelectual acaba sendo compreendida conforme a necessidade de atendimento e também de acordo com as concep es presentes no contexto cultural e social imediato do qual o aluno faz parte. Palavras-chave: avalia o; deficiência intelectual; inclus o escolar.
A acessibilidade e a educa o: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência  [cached]
Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro
Revista Educa??o Especial , 2012, DOI: 10.5902/1984686x4415
Abstract: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4415 Os recentes avan os na política para atendimento da pessoa com deficiência no Brasil têm aproximado várias áreas do conhecimento. Profissionais de diversos ramos (arquitetura, engenharia e direito, por exemplo) participam do debate trazendo enriquecimento para a área da educa o, bem como levantando quest es sobre a sua prática. Levando em considera o que a educa o é um direito social e a acessibilidade é um direito constitucional, buscou-se identificar essa interface e trazer reflex es para a efetiva o da inclus o escolar. A pesquisa foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, disserta es e teses encontrados foram sistematizados a fim de subsidiar a discuss o. Conclui-se que a conquista desse direito constitucional, como ferramenta para a efetiva o de um direito social – a educa o – é um processo que requer a participa o ativa das institui es de ensino, principalmente do ensino superior, ao qual compete a forma o dos profissionais que lidam com a quest o, de forma direta ou indireta. Palavras-chave: Acessibilidade; Educa o Especial; Inclus o escolar.
(Re)pensando o papel do educador especial no contexto da inclus o de alunos surdos  [cached]
Cinara Franco Rechico,Vera Lucia Marostega
Revista Educa??o Especial , 2002,
Abstract: A presente pesquisa refere-se a uma das quest es mais discutidas, atualmente, na área da Educa o Especial: a Escola Inclusiva. Percebe-se que na caminhada de uma educa o para todos e sem exclus o, é fundamental que o educador especial tenha seu papel definido para que assim esteja consciente da sua prática pedagógica. Busca-se, por meio desta, (re)pensar o papel do educador especial na classe do sistema regular de ensino em que haja inclus o de alunos surdos. Esta pesquisa envolve como sujeitos a educadora especial, a professora da classe regular de ensino e o instrutor surdo, os quais vivenciaram a experiência de inclus o na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Maria - RS. Palavras Chave: Escola Inclusiva; Educador Especial; Surdo.
Sala de recursos no processo de inclus o do aluno com deficiência intelectual na percep o dos professores Resource classroom in the process of inclusion of students with intellectual disability from teachers' standpont  [cached]
Esther Lopes,Maria Cristina Marquezine
Revista Brasileira de Educa??o Especial , 2012, DOI: 10.1590/s1413-65382012000300009
Abstract: Este trabalho é recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais. O objetivo da pesquisa foi analisar a percep o dos professores sobre a importancia da sala de recursos multifuncional Tipo I - Atendimento Educacional Especializado - AEE, no processo de inclus o do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. A pesquisa contou com a participa o de quatro profissionais da educa o, os quais exercem diferentes fun es na escola. No estudo foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa-a o, utilizando entrevistas com roteiros semiestruturados, para coleta de dados. O referencial teórico contempla breve histórico da Educa o Especial, apontando a deficiência intelectual como um dos maiores desafios nesse processo. Apresenta a sala de recursos como apoio no processo inclusivo e a importancia da presen a do professor especializado, para esse atendimento. Os resultados ressaltam a importancia da sala de recursos no processo inclusivo. Contudo, revela que o trabalho nela desenvolvido n o deve e n o pode ser confundido com refor o escolar ou repeti o de conteúdos curriculares da classe regular. Ela deve ser um espa o de desafio no qual o aluno, com deficiência, encontra condi es necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com vistas à supera o de seu próprio limite, em busca da verdadeira inclus o. This paper is part of a study carried out at an elementary school - beginning years. The study's aim was to analyze teachers - perceptions of the importance of a multifunctional resource classroom type I - Specialized Educational Service - SES in the inclusion process of students with intellectual disabilities in regular education. Four education professionals, who have different functions in the school, participated in the study. Qualitative research guidelines were followed, with emphasis on action-research practices, using a semi-structured interview guide for data collection. The theoretical framework covers a brief history of special education, indicating that intellectual disability is one of the biggest challenges in this process. The paper presents the resource classroom as a major support in the inclusive process, and highlights the importance of specialized teachers in this service. The results emphasize the importance of the resource classroom in the inclusive process. However, the study defends that the work carried out in that venue should not be confused with school tutoring or repetition of regular class curriculum content. It should pro
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.