oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Viagens e sexo on-line: a internet na geografia do turismo sexual  [cached]
Piscitelli Adriana
Cadernos Pagu , 2005,
Abstract: Considerando a relevancia da Internet na constitui o do mercado transnacional do sexo, neste texto analiso as imagens de mulheres da América do Sul que, difundidas no ciberespa o, se integram na altera o dos circuitos mundiais de turismo sexual. Argumento que embora haja uma íntima rela o entre turismo sexual e desigualdade, a pobreza, nem sequer quando é extrema, garante o "sucesso" de um novo centro de turismo sexual. No marco de certas condi es econ micas, aspectos culturais que se expressam na imbrica o entre tra os étnico/regionais e estilos de sexualidade operam à maneira de atra o para o surgimento de novos alvos. Apresento, primeiro, as especificidades do espa o virtual analisado e uma caracteriza o de seus usuários. Descrevo, depois, as intera es propiciadas pelo site e os códigos nele vigentes e, levando em conta as conceitualiza es associadas a diferentes regi es, analiso as características das fronteiras etno-sexuais tra adas. Finalmente retomo meu argumento inicial, refletindo sobre como os processos de racializa o que operam nesse espa o virtual participam nos deslocamentos na geografia mundial do turismo sexual.
O (in)compreendido turismo sexual: algumas notas metodológicas para se pensar o comércio do corpo
Jean Henrique Costa
Revista Espa?o Acadêmico , 2011,
Abstract: O breve ensaio a seguir discute a temática do “turismo sexual” como uma realidade estrutural de muitos espa os turísticos brasileiros, objetivando fornecer algumas notas metodológicas para sua análise e, conseqüentemente, evitar uma compreens o valorativa do fen meno.
DO ESTUDO DO MEIO AO TURISMO GEOEDUCATIVO: RENOVANDO AS PRáTICAS PEDAGóGICAS EM GEOGRAFIA  [cached]
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Boletim Goiano de Geografia , 2006,
Abstract: O presente artigo desenvolve uma reflex o a respeitodo Estudo do Meio, enquanto metodologia organizadadas aulas de campo em Geografia. Trabalha com a demonstra oconceitual de suas duas naturezas. Umadiretamente ligada à busca de conhecimento empíricoe aberta à realidade exterior à sala de aula. Porém,submetida aos limites de uma a o científica limitadaà exclusiva confirma o do que está sendo estudado nointerior da escola. A segunda, aberta a utopia de recriaras metodologias escolares a partir desse tipo de estudo.Na parte final desse artigo é revisto o sentido de estudodo meio na atualiza o das práticas de um turismo educativo,mais acessível à escola contemporanea e comomelhores condi es de reconciliar as duas naturezas emquest o.
Geografia econ mica e economia  [cached]
Paul Claval
Geotextos : Revista da Pós-Gradua??o em Geografia da Universidade Federal da Bahia , 2008,
Abstract: Vou apresentar a geografia econ mica moderna e suas rela es com a economia. Para explicar a sua gênese e as suas mudan as, acho necessário refletir sobre a evolu o da Geografia Econ mica e dos seus la os com a Economia. Vou distinguir quatro fases nessas rela es, sublinhando as duas ultimas.
Cartografias intensivas: notas para uma educa o em geografia  [cached]
Ana Maria Hoepers Preve
Geografares , 2012,
Abstract: As quest es levantadas no presente texto derivam de uma oficina na qual se estabeleceu uma situa o de jogo. O trabalho foi realizado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Florianópolis/SC com um grupo de pacientes-internos. O jogo – experimenta es da oficina de educa o em geografia – deu a perceber que existe uma geografia de intensidade que se reporta aos espa os intensivos. Tal percep o tensiona o hábito consolidado por uma prática geográfica escolar de pensar os mapas como verdades do espa o e do território. Esse é um dos pontos importantes do trabalho, cuja ênfase recai na apresenta o dos resultados de uma pesquisa de educa o em geografia na qual se utilizou oficinas como meio para inventar espa os no espa o conhecido e percorrido.
A instala o da UFRB, a a o do Programa Monumenta e o turismo étnico na reestrutura o urbana e no cotidiano de Cachoeira-BA: Notas preliminares de pesquisa  [cached]
Wendel Henrique
Geotextos : Revista da Pós-Gradua??o em Geografia da Universidade Federal da Bahia , 2009,
Abstract: No Rec ncavo Baiano cidades médias e pequenas, antigos centros da economia urbana e regional, após décadas de estagna o econ mica e esvaziamento populacional recebem aten o do Estado através de programas e a es que visam resgatar o desenvolvimento econ mico perdido para os novos nós da rede urbana desta regi o. Em Cachoeira (32.252 habitantes) programas e a es federais e estaduais, envolvendo uma grande quantidade de investimentos, est o sendo implementados na reestrutura o urbana (requalifica o e refuncionaliza o do casario histórico) e na gera o de renda e emprego através do incentivo aos servi os e comércios ligados ao ensino superior e ao turismo, como o campus da recém criada Universidade Federal do Rec ncavo da Bahia (Ministério da Educa o), o Programa Monumenta (Ministério da Cultura) e o Projeto de Turismo étnico (Ministério do Turismo). Os novos moradores de Cachoeira, bem como os estudantes universitários que passam o dia na cidade, geralmente possuem maior renda e acabam levando a um aumento expressivo dos valores cobrados para aquisi o e aluguel de imóveis. Há modifica o na estrutura do emprego e na constru o de infraestruturas para atender as novas fun es e servi os. Constatamos processos de exclus o social/econ mica e segrega o de parte da popula o, que fica, assim, à margem do desenvolvimento socioecon mico que se pretende, além de ocasionar modifica es profundas no cotidiano dos moradores.
Geografia, História e História da Geografia  [cached]
Antonio Carlos Robert Moraes
Terra Brasilis : Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica , 2001,
Abstract: Vale iniciar colocando a necessidade de bem caracterizar os dois campos disciplinares - história e geografia - e de bem equacionar suas rela es e articula es. Em outros termos, cabe delimitar o universo de investiga o enfocado e explicitar as motiva es teóricas de seu estudo, evitando o fascínio do empirismo historiográfico, postura com possibilidade de ampla difus o num campo ainda pouco explorado em termos de levantamentos empíricos como o da história da geografia no Brasil. De imediato...
Turismo e etnicidade
Grünewald Rodrigo de Azeredo
Horizontes Antropológicos , 2003,
Abstract: Um dos aspectos mais significativos que marcam os estudos em antropologia do turismo é o da mudan a cultural percebida em sociedades hospedeiras em conseqüência do impacto de um fluxo turístico. Muitas vezes essas mudan as s o acompanhadas de uma reorganiza o da popula o hospedeira em linhas étnicas, ou seja, com o estabelecimento de etnicidades orientadas para o turismo. O artigo pretende examinar as rela es entre turismo e etnicidade em termos teóricos e tentar promover uma melhor compreens o do turismo étnico para o meio acadêmico.
TURISMO E URBANIZA O  [cached]
GT 3
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2012,
Abstract: Pressupomos o turismo como atividade que, mesmo quando n o realizada em ambiente citadino, é essencialmente "urbanizadora" face à natureza das rela es sociais travadas e mesmo considerando a infra-estrutura de suporte da prática turística. O eixo convida a refletir sobre os processos e conteúdos da urbaniza o fomentados pelo turismo e seu diálogo com a base local, envolvendo temas como: o capital imobiliário e a especificidade da segrega o socioespacial em cidades turísticas; city marketing e representa es do urbano; morfologia e as novas centralidades na cidade; os espa os públicos, a cidadania e as políticas urbanas relacionadas ao turismo; paisagens, lugares e territórios da urbaniza o turística. Coordena o: Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho (UNICAMP), Profa. Dra. Elizabete Tamanini (UNIVILLE) e Prof. Dr. José Manoel Gol alves Gandara (UFPR)
História da Geografia e Geografia Histórica: à procura dos híbridos
David Palacios,Marcelo Wener da Silva
Terra Brasilis : Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica , 2012,
Abstract: Este primeiro número da Nova Série da Terra Brasilis – Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica apresenta as potencialidades da nossa área de trabalho e a amplitude e versatilidade do leque das nossas preocupa es hibridas. Os artigos que apresentamos à continua o misturam em formas diferentes história do pensamento geográfico, história da cartografia, historia do ensino da geografia, história das institui es geográficas, geografia histórica, história urbana...
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.