oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Duas leituras sobre as transforma es da cultura urbana de Porto Alegre nos anos 1970: entre memória e fic o  [PDF]
Monteiro, Charles
Estudos Ibero Americanos , 2004,
Abstract: O artigo problematiza a memória e a percep o das transforma es dos espa os, das formas de sociabilidade e da cultura urbana em Porto Alegre nos anos 1970 através das cr nicas de Nilo Ruschel e Moacyr Scliar.
Transforma??es na estrutura produtiva da economia paranaense nos anos 80 e 90
Rodrigues, Rossana Lott;Parré, José Luiz;Moretto, Antonio Carlos;Alves, Alexandre Florindo;
Economia Aplicada , 2007, DOI: 10.1590/S1413-80502007000100004
Abstract: this article presents the evolution of the productive structure of the economy of the state of paraná in the 1980's and 1990's. a set of 5 regional input-output matrices, divided in 32 sectors, was estimated for the years of 1980, 1985, 1990, 1995 and 1999, in order to calculate the field of influence, the hirschman-rasmussen and pure linkages and the sectors multipliers. these indicators allowed to identify, besides the key sectors, the evolution of economic and inter-industrial relationships in the period. the results showed trends of diversification in the productive structure of state and of greater commercial opening, both reflected in fewer internal linkages and in production multipliers.
OS MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS NOS ANOS 70 E 80: UM BALAN O HISTORIOGRáFICO  [cached]
Luiz Cláudio Duarte
Vértices , 2010,
Abstract: Este artigo constitui-se em um balan o historiográfico dos debates a respeito das motiva es, sentidos e significa es dos movimentos sociais urbanos ocorridos no Brasil nos anos 70 e 80 deste século.
POESIA FEMININA EM TEMPO DE REPRESS O AS MULHERES QUE SE EXPRESSARAM EM VERSO NOS ANOS 70 E 80  [cached]
REGINA ZILBERMAN
Signótica , 2004, DOI: 10.5216/sig.v16i1.3755
Abstract: Exame da poesia produzida nas décadas de 1970 e 1980 por mulheres, configurando o espa o temático e artístico doravante ocupado pelas autoras estudadas.
Tendências da segrega o social em metópoles globais e desiguais: Paris e Rio de Janeiro nos anos 80  [cached]
Preteceille Edmond,Ribeiro Luiz Cesar de Queiroz
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 1999,
Abstract: A globaliza o tem sido amplamente associada ao crescimento das desigualdades, da pobreza e da segrega o urbanas. O modelo da cidade global, em particular, tem difundido a idéia de que a reestrutura o do mercado de trabalho gerada pelo processo de globaliza o econ mica produz inevitavelmente um novo tipo de dualiza o. Os casos de Paris e do Rio de Janeiro permitem uma compara o de duas cidades com mercados de trabalho bastante distintos e afetadas diferentemente pela globaliza o econ mica. Que tendências s o observadas na evolu o das estruturas sociais destas cidades? Para responder esta pergunta, as mudan as no conjunto da estrutura ocupacional e seus efeitos sobre os padr es de segrega o s o sistematicamente comparados a partir dos dados dos últimos censos. Uma série de hipóteses s o propostas para interpretar as similaridades e diferen as observadas entre as duas cidades e o modelo de cidade global, e para refletir sobre suas rela es com formas específicas de reestrutura o econ mica global e com as características específicas das rela es de trabalho, da política social, da estrutura de classes e da estratifica o.
O “retorno” à democracia e o ofício do historiador na América Latina. O caso da Argentina nos anos ‘80  [cached]
Fernando J. Remedi
Diálogos , 2011, DOI: 10.4025/dialogos.v14i1.451
Abstract: Este artigo se prop e refletir sobre “a escrita da história” na Argentina entre meados da década de 1980 e final do século XX, colocando a ênfase nas mudan as observadas nas práticas historiográficas dos historiadores argentinos, inseridos no ambito latino-americano. Concretamente, pretende-se examinar a historiografia argentina das décadas de 1980 e 1990 a partir de um ponto de vista metodológico, abordagem escassamente observada nas pesquisas sobre o desenvolvimento da disciplina n o só na Argentina, sen o também na América Latina. This article proposed a reflection on the “writing of history” in Argentina between the mid-1980s and the end of the 20th century, emphasizing the changes that affected the historiographical practices of Argentine historians, within the scope of Latin America. In practice, the aim is to examine Argentine historiography in the 1980s and 90s from a methodological point of view, which is a scarcely contemplated approach in questions on the development of that discipline, not only in Argentina but also in Latin America. Este artículo se propone reflexionar acerca de “la escritura de la historia” en la Argentina entre mediados de los a os ‘80 y fines del siglo XX, poniendo énfasis en los cambios que afectaron a las prácticas historiográficas de los historiadores argentinos, insertos dentro del ámbito de América Latina. En concreto, se pretende examinar la historiografía argentina de las décadas del ‘80 y ‘90 desde un punto de vista metodológico, forma de abordaje escasamente contemplada en las indagaciones sobre el desarrollo de la disciplina, no sólo en la Argentina sino también en América Latina.
Características da indústria paulista nos anos 90: em dire o a uma city region?  [cached]
Matteo Miguel,Tapia Jorge Ruben Biton
Revista de Sociologia e Política , 2002,
Abstract: A literatura internacional que discute as transforma es provocadas pela globaliza o econ mica, difus o das novas tecnologias da informa o sobre países, territórios e empresas tem apresentado algumas hipóteses que sustentam a emergência de novas configura es econ micas e territoriais chamadas ora de global city ora de city region. Elas refletem uma nova dinamica baseada em redes de atores envolvidos em intensos fluxos de conhecimento e tecnologia e em uma progressiva capacidade de aprendizado institucional. Neste trabalho discutimos essas hipóteses à luz da experiência da economia paulista, procurando pensar a possibilidade ou n o de assimilar o processo de reconcentra o ampliada aos conceitos de global city e city region. Além dos enfoques mencionados, examinamos e apoiamo-nos, em termos teóricos, nas proposi es dos autores filiados à escola regulacionista. A partir da leitura crítica dessas correntes, desenvolvemos a concep o de que, justamente devido às mudan as ocorridas na economia do estado de S o Paulo nos anos noventa, houve um refor o da concentra o espacial da indústria, a qual, embora apresente alguns aspectos associados às configura es econ micas espaciais denominadas de city regions, têm marcadas e importantes diferen as. Por isso, esse movimento de concentra o ampliada, marcado pela forte predominancia da regi o metropolitana de S o Paulo (aí incluída a regi o do ABC) e as regi es que comp em o seu entorno (Campinas, S o José dos Campos, Santos e Sorocaba), n o pode ser caracterizado como uma dinamica regional conectada com redes de cidades globais e desarticulada do restante da economia brasileira. Também, diferentemente do que afirma a literatura internacional que discute a emergência das cidades globais, n o associamos as mudan as mencionadas a uma virtual substitui o do setor secundário pelo terciário.
O setor editorial: uma análise da produ o especializada e as transforma es impostas por adquirentes internacionais de organiza es brasileiras nos anos recentes  [cached]
Laércio Bento
Revista Organiza??es em Contexto , 2006,
Abstract: Um país com quase 200 milh es de habitantes - a maior popula o entre os países centro e sul americanos -, certamente, pode representar um mercado potencial para muitos produtos. Assim tem acontecido com o Brasil. Alguns produtos requerem condi es específicas mais favorecidas para seu consumo. Já, investir para desenvolver mercado é uma decis o para retorno de longo prazo. Quando falamos de literatura especializada voltada para o ensino superior, o problema agrava-se com rela o ao consumo. Nem por isso, esse subsetor deixou de receber a aten o de editoras internacionais. Possivelmente, foram atraídas pelo crescimento do mercado, demonstrado pelo aumento de matrículas, segundo dados da Sinopse Estatística do MEC/Inep. No presente artigo, dentro das ciências sociais aplicadas com 4.016 cursos no país, focalizaremos a subárea de administra o, e, somente nesse particular, em 2003, os dados apresentaram um total de 1.710 cursos, com 1.113.453 matrículas. Partindo-se desse quadro, demonstrase a produ o científica brasileira e a produ o comercializada pelas principais editoras do país, dentro da subárea de administra o. O objetivo será relacionar a produ o editorial dos autores nacionais com a produ o de obras traduzidas, originadas, muitas vezes, dos países-sede das editoras internacionalizadas, no período de 2000 a 2005.
Os congressos brasileiros: pontes para a liberdade e transforma o da enfermagem  [cached]
Padilha Maria Itayra Coelho de Souza,Silva Alcione Leite da,Borenstein Miriam Süsskind
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2001,
Abstract: O estudo trata da compreens o dos pontos de convergências dos Congressos Brasileiros de Enfermagem e a forma como se apresentam na produ o do conhecimento em Enfermagem. O método de investiga o utilizado é a pesquisa histórica, com análise documental dos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem no período de 1977 a 1987. Os principais pontos de convergência presentes nos discursos dos palestrantes referem-se a: educa o superior e de nível médio; assistência de enfermagem hospitalar e de saúde pública; políticas de saúde e; a imagem da/o enfermeira/o e suas transforma es ao longo dos anos.
As transforma es da infra-estrutura de transportes e o porto de Paranaguá  [cached]
Julio Takeshi Suzuki Júnior,Luiz Fernando Oliveira Wosch
Revista Paranaense de Desenvolvimento , 2000,
Abstract: Português Este texto apresenta um breve comentário a respeito das transforma esinstitucionais no setor de transportes. Nos últimos anos, verificouseum nítido processo de transferência das opera es para a iniciativaprivada, como conseqüência da deteriora o da capacidade de investimentodo setor público, resultando em concess es de direitos deexplora o e arrendamentos de estruturas de transporte. Nesse contextoanalisa-se o Porto de Paranaguá, desde a sua influência econ micaaté as particularidades da movimenta o de cargas, evidenciandoa dinamica e a dimens o deste importante componente da infra-estruturade transportes.English The present text summarizes the transport sector institutional changes.In the last years, there was a clear operational transfer process frompublic to private sector as a consequence of the public sector investingcapacity deterioration. Such deterioration resulted in the award of rightsto explore and lease transport structures. Paranaguá Harbor wasanalyzed through this concept viewpoint, from its economic influenceto cargo traffic particularities, highlighting the dynamics and dimensionof this transport structure important component.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.